O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Hoje é sexta-feira - hashtag graças a Deus. Infelizmente, o grito de sextou de hoje não é de animação, mas de alívio. Chega ao fim uma semana dura para os mercados, que teve tsunami, tempestade perfeita, maré vermelha, o que você preferir chamar. Para muita gente, é possível que o happy hour vire um happy “sour”, azedo, ácido, com gosto ruim na boca.
Terminamos a semana não só com o dólar acima de R$ 4, como também na maior cotação de fechamento desde 19 de setembro de 2018.
Para completar a lista de recordes pouco lisonjeiros, a bolsa caiu apenas um pentelhésimo no pregão desta sexta, mas foi o suficiente para perder os 90 mil pontos e atingir seu o menor patamar do ano. Ainda não foi o suficiente para zerar os ganhos de 2019, mas foi quase.
No começo da semana, a bolsa brasileira e o real apanharam pelas reações gringas às tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Mas foi só essa briga de gigantes dar uma trégua que o mercado se voltou para o cenário doméstico e encontrou a casa bastante bagunçada.
O combo denúncias contra Flávio Bolsonaro + manifestações populares + rispidez de Bolsonaro contra manifestantes + aparente desarticulação política + menor apoio popular ao governo + economia patinando tem deixado muita gente preocupada com o andamento da reforma da Previdência.
Como resultado, a bolsa seguiu em queda, e os investidores continuaram buscando refúgio no dólar, num movimento de alta que pode deixar todos perplexos, se perguntando onde vai parar. Até porque não podemos esquecer que a valorização da moeda americana é global.
Leia Também
Mas nem tudo é negativo nesse cenário. Sempre há empresas que se beneficiam, por exemplo, do real mais desvalorizado. O Victor Aguiar traz todos os detalhes do pregão de hoje e da semana nesta reportagem.
E, bem, para um Ibovespa que outro dia mesmo estava nos 100 mil pontos, essa queda abaixo de 90 mil pode sinalizar bom momento para compra, dadas as perspectivas de alguns grandes investidores para quando a turbulência ficar para trás. Aqui na redação mesmo estávamos comentando de comprar ETF atrelado ao Ibovespa.
A frase de um amigo do repórter Eduardo Campos poderia até dar samba, mas o fato é que reflete direitinho o que vimos no mercado nesta semana de dólar em alta. Mesmo sendo o mercado financeiro o reduto mais puro do liberalismo econômico (ao menos, em tese), já é possível ver investidor desejando uma intervençãozinha do Banco Central no câmbio. Mas será que rola? E qual seria o impacto disso? O Edu te conta nesta matéria.
Já vimos que a postura do presidente Jair Bolsonaro ao lidar com as crises do seu governo não está ajudando os mercados. No meio do tsunami, o capitão preferiu recorrer à sua base nas redes sociais para defender seu governo. Sobre o contingenciamento de gastos na Educação, chamou quem foi aos protestos desta semana de “idiotas úteis” e “imbecis”. Para o presidente, quem não entende a lógica da medida é um “abutre”. O Eduardo Campos, que acompanha de perto os bastidores de Brasília, conta como essas posturas do capitão podem trazer ainda mais desgastes a um governo que precisa urgentemente entregar uma reforma da Previdência.
Mas parece que a base do presidente talvez ande meio abalada… A pesquisa IP Brasil Opinião, que monitora a popularidade de Bolsonaro nas redes sociais, mostrou que o capitão viu sua taxa de aprovação no ambiente on-line cair para o patamar dos 30%, “nível considerado de emergência em imagem e reputação”, especialmente considerando um político que chegou aonde chegou graças, em grande parte, ao ativismo na internet. Nossa colunista Angela Bittencourt analisou todos os dados do levantamento a fundo e preparou para você esta análise sobre o que eles representam em termos políticos.
Diante de tantas cabeçadas do governo Bolsonaro, não é de surpreender que pessoas como eu e você, que colocaram parte do patrimônio em risco na expectativa da aprovação de reformas e retomada econômica, comecem a considerar cenários alternativos. Afinal, que investidor não anda, ao menos um pouco aflito? O nosso colunista Felipe Miranda é um dos que se encontram perplexos diante da não concretização de uma agenda reformista que, na opinião dele e de muita gente sabida, estava dada. Parece que ele não contava com o realismo fantástico brasileiro. Mas já que aqui tudo é possível, o Felipe resolveu imaginar como seria se acontecesse, digamos, um impeachment do presidente…? Tudo no sentido hipotético, viu, caro leitor?
Tá, mas e do ponto de vista da grana, bufunfa, din din, pila, money, como é que fica? No fim, para você investidor, são os resultados das empresas que importam, certo? E você já deve saber que a economia brasileira está demorando a reagir. O BTG Pactual resolveu olhar com atenção os balanços do primeiro trimestre deste ano e concluiu que a coisa realmente está feia por ali: boa parte deles veio abaixo das estimativas e fez com que os acionistas disparassem o alerta vermelho. Saiba aqui os detalhes dessa análise.
Eu não poderia terminar a última newsletter desta semana tensa sem citar a guerra comercial entre Estados Unidos e China, claro. De acordo com analistas do J.P. Morgan, para que a Apple não seja impactada por esse duelo de titãs, ela teria que aumentar em 14% o preço dos seus iPhones. A Bruna Furlani foi atrás dessa história e conta tudo para você nesta matéria.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Um bairro da Zona Norte tem o maior número de ruas com imóveis que integram o novo limite do Minha Casa, Minha Vida, mas ainda está fora do radar dos compradores
Fundo vê risco de pressão persistente nos preços e alerta para impacto nas expectativas; mercado brasileiro já revisa IPCA para cima
Em evento, Gabriel Galípolo afirma que novos choques externos não mudaram a trajetória da política monetária; veja o que ele disse
Economistas ajustam expectativas para os próximos anos e reforçam cenário de desinflação mais lenta; veja estimativas no relatório desta semana
Mega-Sena acaba de sair pela terceira vez em março e fica longe do pódio dos maiores prêmios das loterias da Caixa. Dupla de Páscoa lidera pela segunda semana seguida, mas posição tem data de validade.
Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.
Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também
Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais
Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado
No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%
Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate
Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira