Menu
2019-06-21T19:06:22-03:00
Estadão Conteúdo
De olho nos poços

Produção de petróleo cresce 1,7% em abril ante março, diz ANP

Produção de petróleo no mês foi de 2,604 milhões de barris por dia (bpd), alta de 1,7% em relação a março

3 de junho de 2019
15:59 - atualizado às 19:06
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

Os volumes de petróleo e de gás natural produzidos no Brasil cresceram em abril, nas comparações mensal e anual, pela segunda vez consecutiva, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Somadas, as produções totalizaram 3,314 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A produção de petróleo no mês foi de 2,604 milhões de barris por dia (bpd), alta de 1,7% em relação a março e de 0,3% ante igual mês do ano anterior. Já a extração de gás ficou em 113 milhões de m?/dia, um avanço de 1,3% na comparação mensal e de 3,8%, na anual.

O pré-sal respondeu por 59,8% da produção nacional. Em março, respondia por 59,4%. Na região, foram produzidos 1,572 milhões de bpd de petróleo e 64,9 milhões de m³/d de gás, totalizando 1,98 milhão de boe/d. Em comparação a março, houve um crescimento de 2,3% e em relação a abril de 2018, de 10,9%.

A ANP informou ainda que o aproveitamento do gás natural em abril manteve-se estável em relação a março, correspondendo a 94,7% do total produzido. Foram disponibilizados ao mercado 55,3 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia). A queima de gás aumentou 2,8% se comparada com o mês anterior, e 76,5% se comparada ao mesmo mês de 2018.

A queima de gás totalizou 6,0 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). A principal justificativa para o aumento em abril foi a continuidade dos comissionamentos das plataformas FPSO P-76 e P-77, ambas localizadas no campo de Búzios.

O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o que mais produziu petróleo e gás, com uma média de 873 mil de barris de petróleo por dia (bbl/d) e de 37,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/dia).

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

MERCADOS HOJE

Ibovespa ignora tensão em Brasília e busca romper marca histórica; dólar recua

Exterior positivo traz fôlego aos negócios locais, mas problemas em Brasília persistem

Exile on Wall Street

Bolsa não precisa de motivos para subir e os ganhos acontecerão – mesmo no pior cenário

Do fim de fevereiro até este meio de abril, o Ibovespa retomou os 120 mil pontos rapidamente, e sem qualquer utopia. Isso nos traz uma importante lição enquanto investidores agnósticos: a Bolsa não precisa de motivos para subir. Repita o mantra: não precisa de motivos para subir, não precisa de motivos… assim como você não […]

Taxa zero pra todo o lado

Easynvest zera taxa de corretagem para maioria das operações com ações, BDRs e opções

A corretora digital já não cobrava por investimentos em renda fixa e agora quer expandir essa ideia para ações, BDRs e opções do aplicativo

O melhor do Seu Dinheiro

A magia dos dados da Boa Vista, Arezzo, Hering e outros destaques do dia

No começo do ano, vazaram na internet dados de mais de 220 milhões de brasileiros, incluindo CPF, nome, endereço e renda. O número é maior que o da população brasileira porque o arquivo incluía pessoas que já faleceram. Mas não são apenas criminosos que espalham referências sobre quem somos por aí. Todos os dias nós […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies