Menu
2020-08-20T13:57:25-03:00
Estadão Conteúdo
ECONOMIA

Depois de Justiça suspender liminar, leilão de Biodiesel será retomado nesta quinta

O leilão, segundo a ANP, será retomado da etapa 3, ou seja, de onde parou na primeira tentativa.

20 de agosto de 2020
13:54 - atualizado às 13:57
gasolina carro combustível
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai retomar nesta quinta-feira, 20, às 14 horas, o 75º Leilão de Biodiesel cancelado na última terça-feira, 18, depois que a liminar que impedia o certame foi derrubada na Justiça.

O anúncio da agência acontece ao mesmo tempo em que os produtores de biodiesel se reúnem com o ministro de Minas E Energia, em Brasília, para expor os motivos do pedido de cancelamento do leilão.

O setor não aceita a retomada do leilão que já havia sido iniciado e foi interrompido pelo próprio governo, que alegou falta de produto e reduziu de 12% para 10% o porcentual exigido para a mistura ao diesel em setembro e outubro.

O leilão, segundo a ANP, será retomado da etapa 3, ou seja, de onde parou na primeira tentativa. Segundo os produtores, com a redução do porcentual seria necessário fazer uma nova chamada para a venda, já que o volume influi no preço.

O setor de biodiesel vive uma queda de braço com o governo, por conta do Preço Máximo de Referência (PMR) estipulado para o leilão. Os produtores alegam que, com o aumento das exportações de soja, o óleo, matéria prima para produção de biodiesel, ficou mais caro, e o preço do leilão não remunera adequadamente a produção.

O setor porém se dividiu, com alguns produtores buscando o diálogo com o governo, enquanto outros decidiram partir para a judicialização do problema.

Desde o início da obrigatoriedade da mistura do biodiesel ao diesel, a ANP realiza leilões por meio de um sistema da Petrobras (Petronet) para abastecer o mercado por dois meses.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Em 2009

Carlos Bolsonaro comprou imóvel por preço 70% abaixo do fixado pela prefeitura

A prática não é ilegal, mas costuma despertar suspeitas – por possibilitar, em tese, pagamentos “por fora”, sem registros oficiais.

Em expansão

E-commerce, mercado financeiro e delivery puxam contratações de executivos

Segundo dados do LinkedIn, houve 1.269 movimentações para cargos executivos entre março e agosto, 80% delas foram para esses setores.

Judiciário

Celso de Mello antecipa saída e acelera sucessão no STF

Com saída, abre-se a primeira vaga para indicação do presidente Jair Bolsonaro.

Mais lidas

MAIS LIDAS: De bolso cheio para brigar contra todos

Na semana em que o Seu Dinheiro completou dois anos no ar, refleti sobre quanta água rolou em tão pouco tempo. Foram muitos acontecimentos relevantes para os mercados, como eleição presidencial, guerra comercial de China e Estados Unidos, aprovação da Reforma da Previdência e a chegada do coronavírus. A Julia Wiltgen levantou o ranking de […]

Aviação regional

Governo quer licitar cinco blocos de aeroportos na Amazônia Legal

Pontapé inicial será no Amazonas, onde o governo espera transferir para uma empresa a operação de oito aeroportos regionais em 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements