Os clientes da NuConta, a conta do Nubank, estão sendo transferidos automaticamente de modalidade de depósito. Depois da última atualização do aplicativo, os usuários que acessam sua conta se deparam com um aviso dizendo que os novos depósitos na NuConta passarão a ser feitos em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank, e não mais em títulos públicos, como era o padrão.
Os depósitos feitos na NuConta eram aplicados automaticamente em títulos públicos Tesouro Selic. Mas desde que o Nubank lançou o seu RDB - título de renda fixa similar aos CDBs dos bancos - os clientes passaram a poder optar por este tipo de papel, que conta com proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investimentos de até R$ 250 mil por CPF.
Agora, a lógica se inverteu. O padrão passa a ser a aplicação em RDB, tanto para clientes antigos - migrados automaticamente - quanto para clientes novos, que abrirem a NuConta a partir de agora. Os depósitos já feitos na NuConta em títulos públicos permanecem na mesma aplicação. Apenas os novos depósitos serão feitos em RDB.
Todos os clientes, porém, são avisados da migração e precisam dar a sua anuência, clicando no botão "OK, entendi". O Nubank não pode migrar os clientes de modalidade sem autorização.
Segundo o Nubank informou em nota, "conforme a nossa base de clientes cresce e o cenário econômico evolui, precisamos sempre pensar em novas formas para manter os benefícios que tornaram a NuConta a melhor alternativa às contas tradicionais: uma conta livre de tarifas escondidas e com rendimento maior do que a poupança."
Como voltar à versão original da NuConta
Se desejar, porém, o cliente pode retornar à versão original, de conta de pagamentos com recursos aplicados em Tesouro Selic. Para fazer isso, basta acessar o menu clicando no seu nome no topo da tela do app e ir até Configurar NuConta>Opções de Depósito. Ali você poderá desativar a opção do RDB, o que o fará com que os novos depósitos voltem a ser feitos em Tesouro Selic.
O RDB do Nubank também rende 100% do CDI com liquidez diária e sem taxas, assim como o investimento em Tesouro Selic. A tributação de ambas as aplicações também é a mesma: tabela regressiva de IR e IOF quando o investimento tiver menos de 30 dias.
O RDB, entretanto, é um título de crédito privado. Apesar de contar com a proteção do FGC, o título está, em última análise, exposto ao risco da financeira do Nubank, que é a emissora do papel.
O Tesouro Selic, por sua vez, não conta com a proteção do FGC, mas nem precisaria, uma vez que se trata de um título público, contanto com garantia do governo. Trata-se, portanto, do investimento mais seguro da economia brasileira.
Nesta matéria, eu expliquei porque acho que vale mais a pena permanecer na versão antiga da NuConta, com aplicações em Tesouro Selic, do que migrar para o RDB do Nubank.