Menu
2019-04-05T14:20:58-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Banco Central

Sabatina de Roberto Campos Neto no Senado será dia 26 de fevereiro

Comissão de Assuntos Econômicos foi instalada nesta quarta-feira. Novos diretores serão sabatinados no mesmo dia. Omar Aziz conduzirá os trabalhos

13 de fevereiro de 2019
17:00 - atualizado às 14:20
Roberto Campos Neto
Imagem: Arquivo Pessoal

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai realizar sabatina e a votação da indicação de Roberto Campos Neto para a presidência do Banco Central (BC) no dia 26 de fevereiro.

A CAE retomou os trabalhos nesta quarta-feira, confirmando a indicação do senador do PSD do Amazonas, Omar Aziz, para presidir a comissão, que terá importante papel na discussão de toda a agenda macro e microeconômica do novo governo. A vice-presidência está com o senador Plínio Valério (PSDB-AM).

A mensagem presidencial à CAE com a indicação de Campos Neto chegou ao Senado na semana passada. Agora será defino um relator. A mensagem com a indicação de dois novos diretores ainda não chegou ao senado.

Em sua “argumentação escrita”, na qual faz um resumo de sua formação acadêmica e fala de sua experiência profissional, Campos Neto afirma ter “perfeita afinidade intelectual e moral com a equipe econômica” e se diz convicto de que pode contribuir para o desenho de um país melhor.

A expectativa com a sabatina é grande, pois Campos Neto poderá dar indicações de como atuará como banqueiro central. Desde que foi indicado, em 15 de novembro do ano passado, ele optou por não dar declarações.

Em sua fala ao assumir a CAE, Aziz disse que montará uma pauta de trabalho a ser apresentada aos senadores na próxima terça-feira e prometeu conduzir os trabalhos respeitando o pensamento dos colegas.

Com a definição da presidência da CAE e seus membros, em breve, Campos Neto e os diretores deve iniciar um périplo pelos gabinetes dos senadores para se apresentarem.

Além de passar pela CAE, os nomes do novo presidente do BC e dos diretores também têm de ser apreciados pelo Plenário do Senado.

Além dessas etapas, ainda são necessárias a nomeação oficial e a posse. Mas todos esses passos devem ser cumpridos a tempo de Campos Neto comandar a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) dos dias 19 e 20 de março.

Diretores

A CAE também irá apreciar a indicação de dois novos diretores. Bruno Serra Fernandes para a diretoria de Política Monetária e João Manoel Pinho de Mello para a diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

seu dinheiro na sua noite

O IPO da Caixa Seguridade vem aí; vale a pena entrar?

Depois de algumas idas e vindas, o já mítico IPO da Caixa Seguridade finalmente vai sair. O processo de abertura de capital da holding de seguros da Caixa Econômica Federal foi paralisado duas vezes no ano passado, mas finalmente será concluído na semana que vem, com a estreia das ações na bolsa. O IPO da […]

plano do ipo

Espaçolaser compra lojas franqueadas em GO e PR por R$ 35,6 milhões

Rede de depilação já detinha opção de compra; no início do mês, companhia anunciou aquisição de outras 18 lojas

FECHAMENTO

Bolsa, dólar e juros terminam o dia no vermelho com repercussão do Orçamento e novo plano Biden

Plano de Biden de aumentar impostos não agradou o mercado e a perspectiva de nova injeção de estímulos puxou para baixo o dólar. Já os juros futuros recuaram de olho na sanção do Orçamento

dança das cadeiras

Carrefour muda alto escalão, em processo de integração com Grupo BIG

Sébastien Durchon deixa o cargo de vice-presidente de finanças e de relações com investidores; executivo ficará à frente do processo de integração com a companhia adquirida

Concorrência pesa

Lucro líquido da Intel despenca 41% no 1º trimestre

Apesar do resultado negativo, a receita da companhia caiu apenas 1% na comparação com os primeiros três meses do ano passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies