Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A velha política de volta

Deputado do PSL relata troca de cargos por votos a favor da Previdência, diz O Globo

Áudios envolvem o deputado Guillem Lemos (PSL-PB) e o secretário geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, Fabio Nobrega Lopes

Jair Bolsonaro
Áudio de deputado do PSL mostra que governo Bolsonaro teria se rendido à velha políticaImagem: Shutterstock

O jornal "O Globo" publicou na manhã deste sábado uma reportagem mostrando que a chamada "velha política" está à todo vapor em Brasília. Parlamentares têm negociado a indicação de cargos no governo de Jair Bolsonaro em troca de votos para a reforma da Previdência, a principal pauta econômica da atual gestão federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Circula em Brasília, inclusive entre assessores do Palácio do Planalto, um áudio que mostra uma conversa entre o deputado Guillem Lemos (PSL-PB) e o secretário geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, Fabio Nobrega Lopes. Na conversa, Lemos afirma que conseguiu junto à Casa Civil o poder de indicar nomes para cargos de direção na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O deputado diz, ainda, que outros parlamentares estão buscando acordos semelhantes em troca de votos.

Ainda segundo o áudio divulgado pelo "O Globo", Lemos diz que vai conseguir "logo de cara" indicações para a Funasa e o Incra, mas que também tentará "um terceiro negócio". A conversa, segundo o jornal, ocorreu em fevereiro e também cita uma reunião na Casa Civil. Nesse encontro, lideranças teriam acertado cargos em "nível estadual", a serem distribuídos após o carnaval.

De acordo com Lopes, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, participou de um dos encontros em que eram discutidas trocas de indicações a cargos da máquina federal por votos. O ministro foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou.

Após a repercussão da reportagem do Globo, o deputado paraibano questionou a origem da gravação, chamando-a de "grampo ilegal" e que pedirá investigações à Polícia Federal. Sobre o teor, diz que "não tem nada que desabone" sua conduta e que "é uma conversa republicana" sobre "uma conjuntura política".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a respeito da fala de Lopes, Lemos diz não ver o áudio com conteúdo "comprometedor de esquema". "O Fabio dá uma opinião que é dele, até de certo modo ingênua. Fabio não tem legitimidade nenhuma, não é político", afirmou.

Leia Também

O PLANO BILIONÁRIO DA ESTATAL

Petrobras (PETR4) anuncia R$ 37 bilhões em investimentos em SP e promete diesel autossuficiente até 2030

NEYMAR VAI!

Neymar vai e valor de mercado da seleção brasileira é quase bilionário; veja lista e jogadores mais valiosos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
18 de maio de 2026 - 13:05

EL NIÑO?

Qual a chance de um “super” El Niño acontecer?

18 de maio de 2026 - 13:05
vale refeição vr vale alimentação va (1) ID da foto:1174172849 18 de maio de 2026 - 13:05
18 de maio de 2026 - 8:42
Loja da Riachuelo 15 de maio de 2026 - 19:48
desenrola caixa economica federal (1) 15 de maio de 2026 - 16:20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 15 de maio de 2026 - 15:42
Logo Smart Fit e fundo que remete a ESG 15 de maio de 2026 - 13:30
CNH 15 de maio de 2026 - 11:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia