🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Pensando em gastos

7 coisas comuns e muito caras que você consome e que não fazem seu dinheiro valer a pena

Pensando em investimentos, cada consumo mal feito pode ser uma chance perdida de ampliar seus lucros

Dinheiro gastos
Imagem: Shutterstock

Para muitas pessoas hoje em dia o céu é o limite quando o assunto é gastos. Provavelmente você já ouviu ou até mesmo usou algumas frases como "vou comprar isso porque eu mereço" ou "vou comprar isso porque só vivemos uma vez".

É inegável que exibir itens luxuosos, ostentar roupas de marca ou frequentar aquele restaurante famoso são coisas que fazem bem. Agora, pensando em matéria de investimentos, cada centavo mal aproveitado pode ser uma chance perdida de ampliar seus lucros.

E esse desperdício de oportunidades começa justamente no seu dia-a-dia, com despesas comuns (e muitas vezes caras) que, no fim do dia, em nada agregam ao seu bolso. Se você fazer um pente-fino no seu próprio orçamento, vai encontrar vários itens que ou são plenamente dispensáveis ou são obsoletos.

O site Business Insider fez uma lista de coisas comuns que muita gente consome no dia-a-dia e que não valem o dinheiro investido, de relógios de luxo a rosas de Dias dos Namorados. Separamos sete delas que mais pesam na suas metas de investimentos.

1. Planos e internet ilimitados

Esse e o típico erro de quem consome mais do que realmente necessita. Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que uma pessoa gasta, em média, 4,6 GB de internet por mês. Logo, se você é um dos adeptos dos planos ilimitados, vale a pena observar a quantidade de dados mensais que você realmente precisa e adaptar seu plano para ele.

Vale lembrar que muitas operadoras, na prática, fornecem pacotes ilimitados mas com velocidades limitadas. Ou seja, a partir de certo volume utilizado, a potência da internet acaba diminuindo.

2. Cafés gourmet

É claro que para uma reunião de negócios ou um encontro com amigos especiais, um café mais elaborado cai bem. Mas isso não significa que ele deva necessariamente fazer parte da sua rotina. Ir à Starbucks uma vez por dia e gastar quase R$ 20 em um café com leite pode custar alguns milhares de reais no final de um ano, que poderiam estar sendo investidos e trazendo uma renda extra.

Se você é daqueles que não se importa sobre a origem do café que toma todos os dias, vale a pena repensar seus hábitos, como por exemplo fazer sua própria bebida.

3. Itens de marca

Uma peça de luxo pode fazer toda a diferença na hora de montar um guarda-roupa, mas isso não significa que todos os itens de lá devam ser de alguma marca famosa. Investir em peças variadas e menos badaladas, além de realçar o valor do artigo de luxo que você já tem, acabará te rendendo um bom dinheiro para os investimentos.

4. Smartphones ultra-modernos

Os "applemaníacos" que nos perdoem, mas é sempre bom avaliar a real necessidade de se ter um smartphone de última geração, sobretudo se o seu atual já é um dos mais avançados. Salvo em casos de real necessidade, como uso para o trabalho e que requer o melhor modelo possível, os smartphones ainda são bens de consumo duráveis. Isso significa que, sempre que for comprar um novo aparelho, analise se o gasto vale a pena e se você realmente precisa dele.

Ah, e não esqueça de sempre pesquisar os produtos disponíveis no mercado antes de comprar. Às vezes os smartphones mais badalados não são necessariamente os melhores.

5. Planos de TV a cabo

Em tempos de guerra dos streamings, uma das coisas que menos valem a pena no orçamento de qualquer pessoa ou família são os planos de TV a cabo. Seja Netflix, HBO Plus ou as novidades Apple TV Plus e Disney Plus, essas sem dúvidas serão melhores alternativas do que os caros e quase obsoletos pacotes de TV.

Nesse tipo específico de gasto, vale a pena observar se você ou sua família de fato fazem bom uso ou se o aparelhinho na estante da sala se tornou um artigo de decoração. Muitas vezes a resposta será negativa e você pode economizar uma boa quantia.

6. Academias de luxo

É claro que todo mundo gosta de fazer exercícios em aparelhos novos e dentro de um ambiente confortável. Mas em muitos casos os gastos com academia acabam sendo muito maiores do que as pessoas realmente necessitam.

Observe sua rotina de treino e compare ela com o plano que você paga. Se nessa lista estiverem itens que você utiliza pouco ou nunca utiliza, talvez seja hora de mudar para um plano mais básico e usar o dinheiro para razões mais vantajosas.

7. Delivery de comida

Eles são práticos? Sim. Economizam tempo na cozinha? Sim. Ajudam pessoas que têm a rotina corrida? Sim. Valem a pena? Depende. Os serviços de delivery são outra armadilha que as pessoas costumam cair em nome do conforto. É só você olhar para as taxas de entrega ou até mesmo as comidas abaixo das expectativas que muitas vezes são entregues e perceber que esse tipo de gasto pode não valer a pena. E olha que, no fim do mês, ele pode chegar a algumas centenas de reais.

Fora que passar um tempo cozinhando algo fresquinho, seja sozinho ou com pessoas próximas, ou até mesmo conversando em um restaurante enquanto espera a comida, acaba sendo algumas das experiências mais prazerosas do dia-a-dia.

*Com informações da Business Insider.

Compartilhe

Receita para o fracasso

‘Você pode fracassar com seu dinheiro’: 4 coisas que podem destruir sua vida financeira e na Bolsa

14 de abril de 2022 - 15:44

Ninguém tem o caminho para o sucesso, mas dar alguns passos para longe do fracasso é sempre bom

PROBLEMA RESOLVIDO

Bancos dos EUA querem resolver o problema de custódia de stablecoins e buscam criar a sua própria criptomoeda; entenda

13 de janeiro de 2022 - 16:10

Com isso, o usuário pode se beneficiar da segurança da blockchain e ainda ter o respaldo legal de um banco americano para negociar criptomoedas

Radiocash

“Esses 4 milhões de pessoas na Bolsa vieram para ficar”, diz Gustavo Cerbasi

29 de novembro de 2021 - 11:44

Com 16 livros publicados e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, o ex-professor universitário encara com cautela a fama, e rejeita alguns rótulos

Investidor 3.0

Investidores tendem a comprar ações que estão recebendo muita atenção da mídia, diz Terrance Odean, especialista em finanças comportamentais

8 de novembro de 2021 - 19:04

O professor de Berkeley foi um dos convidados do evento de aniversário de 12 anos da Empiricus, onde fez uma palestra sobre o comportamento dos investidores pessoa física

PODCAST MESA PRA QUATRO

Mario Sergio Cortella dá lições filosóficas de como lidar com o dinheiro

23 de outubro de 2021 - 9:48

O filósofo e professor foi convidado do podcast Mesa Pra Quatro e contou sobre a sua trajetória, relação com o dinheiro e investimentos

de olho nas finanças

48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, mostra pesquisa CNDL/SPC

28 de janeiro de 2020 - 11:35

Segundo o levantamento, a frequência de análise de orçamento é inadequada mesmo entre a maioria dos 52% de brasileiros que utilizam alguma forma de controle de suas finanças

em busca da felicidade?

Trocar paixão por objetivo pode ser a chave para uma carreira bem sucedida, diz estudo

30 de novembro de 2019 - 13:30

Em artigo publicado na revista Harvard Business Review, pesquisador diz que a felicidade é um péssimo guia de carreira

segurança é tudo

De usuário do Nubank ao de bancão: 5 dicas para cuidar do seu dinheiro online

2 de novembro de 2019 - 14:21

Comportamento online também reflete a maneira como você lida com o próprio dinheiro; aqui vão cinco dicas para você não colocar o seu dinheiro em risco

Vídeo

Como as emoções interferem nas suas decisões financeiras – e o que fazer para controlá-las

11 de outubro de 2019 - 12:00

Saiba o que a ciência já descobriu sobre a influência do nosso lado mais irracional nos processos de tomada de decisões financeiras e o que fazer para driblá-la

Investimentos

As sete características dos grandes investidores que você nunca terá

7 de outubro de 2019 - 15:27

Gente como Warren Buffett e Charlie Munger dividem alguns traços de personalidade que por mais que você tente, estude e se esforce, jamais conseguirá

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies