Menu
2019-11-30T13:40:55-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
em busca da felicidade?

Trocar paixão por objetivo pode ser a chave para uma carreira bem sucedida, diz estudo

Em artigo publicado na revista Harvard Business Review, pesquisador diz que a felicidade é um péssimo guia de carreira

30 de novembro de 2019
13:30 - atualizado às 13:40
trabalho felicidade carreira
Imagem: Shutterstock

Seguir sua paixão é um dos conselhos mais repetidos quando se fala em carreira de trabalho. Mas um estudo sugere que, para a maioria de nós, o trabalho duro faz as pessoas se apaixonarem pela área em que atuam, e não o contrário.

O caminho seria, então, concentrar-se no objetivo. É o que diz o professor da Harvard Business School, Jon Jachimowicz, em artigo publicado na revista Harvard Business Review. Segundo ele, a felicidade é um péssimo guia de carreira.

Ao realizar um estudo com centenas de colaboradores e suas carreiras de trabalho, ele disse ter descoberto que aqueles que acreditavam que seguiam uma paixão eram menos propensos a serem bem-sucedidos e tendiam a deixar o emprego em nove meses.

Em vez de seguir a paixão, você deve ir atrás de um propósito, diz o pesquisador: pergunte a si mesmo com o que você se importa profundamente.

Ao se concentrar no objetivo, você alinha seu trabalho com seus valores mais profundos e também se isenta da expectativa de que a longa jornada de uma carreira seja só de felicidades, defende o professor.

Segundo Jachimowicz, o objetivo lhe dá coragem para ter sucesso. "Descobri que a paixão sozinha é apenas fracamente relacionada ao desempenho dos funcionários no trabalho. Mas a combinação de paixão e perseverança estava relacionado um desempenho superior ", escreve.

Ou seja, um senso de propósito bem enraizado dá a você muito mais coragem do que a própria paixão jamais poderia - o que provavelmente fará com que você tenha sucesso a longo prazo.

Portanto, se você está no início de sua carreira ou está pensando em mudar de direção, pare de tentar seguir sua paixão pelo emprego certo e, em vez disso, faça a si mesmo esta pergunta simples: com o que realmente me importo?

*Com informações do site Inc.com

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

saídas possíveis

Merkel defende unidade europeia e fundo franco-alemão para vencer crise

Chanceler da Alemanha ressaltou que o bloco precisa fortalecer suas instituições como forma de estimular o investimento e amortecer os impactos econômicos da covid-19

Reflexos da pandemia

Mundo entrou na pior recessão em quase 100 anos, diz presidente de órgão da UE

Von der Leyen também defendeu a unidade europeia e o fundo franco-alemão bilionário para amortecer os impactos da covid-19 sobre a economia

Inimigos do Investidor

Por que os seus erros importam mais do que os acertos

O desafio não é você ter uma caminhada sem erros, algo que não existe. O desafio é que seus erros tenham um custo muito menor do que os ganhos que você vai incorrer.

Otimismo local

É hoje? Ibovespa sobe quase 2% e se aproxima dos 100 mil pontos; dólar cai

A surpresa positiva com o resultado de vendas no varejo no Brasil em maio, somada ao avanço nos estudos para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, dão ânimo ao Ibovespa e tiram pressão do dólar à vista

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quarta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements