Menu
2019-11-30T13:40:55-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
em busca da felicidade?

Trocar paixão por objetivo pode ser a chave para uma carreira bem sucedida, diz estudo

Em artigo publicado na revista Harvard Business Review, pesquisador diz que a felicidade é um péssimo guia de carreira

30 de novembro de 2019
13:30 - atualizado às 13:40
trabalho felicidade carreira
Imagem: Shutterstock

Seguir sua paixão é um dos conselhos mais repetidos quando se fala em carreira de trabalho. Mas um estudo sugere que, para a maioria de nós, o trabalho duro faz as pessoas se apaixonarem pela área em que atuam, e não o contrário.

O caminho seria, então, concentrar-se no objetivo. É o que diz o professor da Harvard Business School, Jon Jachimowicz, em artigo publicado na revista Harvard Business Review. Segundo ele, a felicidade é um péssimo guia de carreira.

Ao realizar um estudo com centenas de colaboradores e suas carreiras de trabalho, ele disse ter descoberto que aqueles que acreditavam que seguiam uma paixão eram menos propensos a serem bem-sucedidos e tendiam a deixar o emprego em nove meses.

Em vez de seguir a paixão, você deve ir atrás de um propósito, diz o pesquisador: pergunte a si mesmo com o que você se importa profundamente.

Ao se concentrar no objetivo, você alinha seu trabalho com seus valores mais profundos e também se isenta da expectativa de que a longa jornada de uma carreira seja só de felicidades, defende o professor.

Segundo Jachimowicz, o objetivo lhe dá coragem para ter sucesso. "Descobri que a paixão sozinha é apenas fracamente relacionada ao desempenho dos funcionários no trabalho. Mas a combinação de paixão e perseverança estava relacionado um desempenho superior ", escreve.

Ou seja, um senso de propósito bem enraizado dá a você muito mais coragem do que a própria paixão jamais poderia - o que provavelmente fará com que você tenha sucesso a longo prazo.

Portanto, se você está no início de sua carreira ou está pensando em mudar de direção, pare de tentar seguir sua paixão pelo emprego certo e, em vez disso, faça a si mesmo esta pergunta simples: com o que realmente me importo?

*Com informações do site Inc.com

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Renda fixa que varia

Após abalo na crise, debêntures voltam a render acima do CDI; vale a pena investir?

Após queda de 8% em março com temor de calote de empresas na crise, índice de debêntures voltou ao positivo e rende 2,1% no acumulado do ano, contra 2% do CDI

guru de bolsonaro

Olavo de Carvalho diz que teve conta no Paypal fechada

“Eis o tipo de debate democrático que os comunistas praticam: tanto se esforçaram, que conseguiram fechar a minha conta do Paypal”, disse Olavo de Carvalho

apesar da retomada

Dia dos pais não anima varejo e só 19% dos empresários estão otimistas com vendas

Na análise por setor, a perspectiva de aumento é de 15% no comércio, 10% em serviços, e 29% para a indústria

projeto em discussão

Relator no Senado mantém limite de 30% em juros do cheque e cartão crédito

Lasier Martins disse que não vai aceitar mais emendas ao parecer, mas relatou forte pressão para desidratar a medida

11 lotes

Aneel aprova edital de leilão de transmissão; investimentos serão de R$ 7,3 bilhões

Estimativa é que sejam gerados 15 mil empregos. Os contratos terão prazo de 30 anos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements