Novidades na Embraer: a empresa informou há pouco que o Consórcio Águas Azuis — formado pelo braço de Defesa da companhia, pela Thyssenkrupp Marine Systems e pela Atech — foi escolhido pela Marinha brasileira como fornecedor preferencial para a construção de quatro navios.
As embarcações tem previsão de entrega entre 2024 e 2028 e fazem parte do Programa CCT (Corvetas Classe Tamandaré), uma iniciativa da Marinha para modernizar sua esquadra com novos navios-escolta. O estaleiro Oceana, em Itajaí (SC), será contratado pelo consórcio para a construção.
"Neste consórcio com a Thyssenkrupp oferecemos um modelo sólido de parceria nacional com capacidade comprovada de reter a transferência de tecnologia, garantindo o desenvolvimento de futuros projetos estratégicos de defesa no Brasil", diz Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A Atech, empresa do Grupo Embraer, será fornecedora de alguns sistemas de combate e administração integrada das embarcações — também será receptora de transferência de tecnologia, em cooperação com subsidiárias da Thyssenkrupp Marine Systems.