Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A Bula do Mercado

Dia de decisão de BCs

Bancos Centrais dos EUA e do Brasil anunciam decisão de juros, mas atenção do mercado financeiro está na sinalização dos próximos passos

MercadosBCs
Ainda assim, noticiário sobre guerra comercial dá o tom da dinâmica dos ativos

Enfim, é hoje o dia da decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, mas o mercado financeiro está mesmo atento é nas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo. A proximidade do prazo para uma nova rodada de tarifas de importação norte-americanas sobre produtos chineses dá o tom da dinâmica dos ativos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na reta final para o deadline de Washington, no próximo domingo (dia 15), a falta de progresso em relação à fase um do acordo comercial sino-americano eleva a preocupação entre os investidores, que seguem em busca de pistas sobre o andamento das conversas. O temor é de que haja um novo impasse entre EUA e China, prolongando o conflito.    

À espera de novidades, os mercados internacionais se retraem, no aguardo também dos eventos envolvendo o Federal Reserve, à tarde, o que limita a movimentação dos negócios. Os índices futuros das bolsas de Nova York e na Europa amanheceram com leves baixas, apesar de uma sessão positiva na Ásia, onde apenas Tóquio caiu. 

Xangai e Hong Kong subiram, com os investidores cautelosamente animados com a notícia de que o presidente do EUA, Donald Trump, pode adiar o aumento da tarifa em US$ 160 bilhões em produtos chineses populares, como smartphones e laptops. Ma não há nenhuma indicação de que a Casa Branca tenha tomada uma decisão sobre o assunto.

Com isso, os investidores buscam proteção no dólar e nos bônus dos EUA, o que enfraquece as commodities, em meio à preocupação de que a sobretaxa programada possa resultar em uma nova escalada da guerra comercial, com a China retaliando. Mas uma piora na disputa pode levar o Fed a agir novamente - agora, porém, deve sinalizar uma pausa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia de Fed e Copom

Enquanto o Fed deve manter os juros entre 1,50% e 1,75% hoje, após três cortes consecutivos na taxa básica norte-americana, o Comitê do Banco Central brasileiro (Copom) deve promover a quarta queda seguida da Selic, em mais meio ponto, para 4,5%. Com isso, as atenções dos investidores estarão voltadas para os próximos passos. 

Leia Também

FRASES

“Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil. Porque uma pessoa preguiçosa encontrará uma maneira fácil de fazê-lo”: eficiência segundo Bill Gates

MORADIA MAIS SALGADA

Fim da escala 6×1 pode aumentar taxa de condomínio em até 15%, estima associação do setor

No caso do Fed, a expectativa é de que tanto a mensagem logo após a reunião quanto o gráfico de pontos (dot plot) e a entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizem que os juros norte-americanos devem seguir estáveis por um período prolongado - talvez ao longo de 2020 inteiro. Mais que isso, o passo seguinte será de alta da taxa.

O anúncio da decisão do Fed será feito às 16h, juntamente com a publicação das projeções para as principais variáveis macroeconômicas norte-americanas. Na sequência, às 16h30, Powell concede a última entrevista coletiva deste ano. Antes, pela manhã, será conhecido o índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA em novembro (10h30).

Já no Brasil, a decisão do Copom será conhecida apenas no fim da tarde, às 18h20, adiando a reação do mercado doméstico - principalmente do dólar - para o dia seguinte. É grande a expectativa pelo comunicado que acompanhará o anúncio, que deve sinalizar o fim do atual ciclo, já a partir neste mês ou logo no início de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer forma, a expectativa é por uma linguagem dura (“hawkish”) no texto, diante do choque de preços recente, do real mais desvalorizado e do ritmo mais acelerado da‌ ‌atividade‌.‌ Aliás, o dado sobre as vendas no varejo em outubro deve dar novas pistas sobre o processo de retomada da economia doméstica no início do último trimestre deste ano.  

A expectativa é de que o comércio varejista registre o sexto resultado mensal positivo consecutivo, com alta de 0,2% em relação a setembro, acumulando ganhos de mais de 2% no período, e avance pela sétima vez, no confronto anual, em +2,5%. Os números efetivos serão conhecidos às 9h. Antes, sai a primeira prévia deste mês do IGP-M (8h).

Tem mais...

Ainda no calendário econômico do dia, saem os dados semanais sobre os estoques norte-americanos de petróleo bruto e derivados (12h3) e sobre a entrada e saída de dólares do Brasil, o chamado fluxo cambial, às 14h30. Também será divulgado o orçamento do Tesouro dos EUA em novembro (16h).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
tesla cybertruck 21 de maio de 2026 - 10:39
Lotofácil 3690 Quina 7030 21 de maio de 2026 - 8:37
21 de maio de 2026 - 7:45
A Keeta é a marca internacional da gigante Meituan, líder no mercado de entregas na China 20 de maio de 2026 - 18:00
brinquedos estrela (1) 20 de maio de 2026 - 14:53
estrela brinquedos (1) 20 de maio de 2026 - 12:07
lotofácil 3689 20 de maio de 2026 - 8:43
vestibular ID da foto:1310204202 20 de maio de 2026 - 8:00
Presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, com a mão na cabeça. 19 de maio de 2026 - 15:44
19 de maio de 2026 - 15:12
Família de quatro pessoas adultas, preocupadas e triste com o acúmulo de dívidas 19 de maio de 2026 - 14:58
Area Saúde Dinheiro Tio Patinhas Chapéu 19 de maio de 2026 - 11:46

Toneladas e mais toneladas

Os bancos centrais com maior reserva de ouro; Brasil é destaque

19 de maio de 2026 - 11:46
remédio anvisa medicamentos (1) 19 de maio de 2026 - 10:48
rg registro geral documento (1) ID da foto:1214499667 19 de maio de 2026 - 10:12
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia