🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Para o investidor iniciante

Primeiro banco digital do país quer pôr um robô para gerir o seu dinheiro

O Sofisa Direto foi o primeiro banco a oferecer conta digital gratuita, mas acabou sendo eclipsado pela concorrência; agora, aposta em robô advisor para gerir investimentos para quem está dando os primeiros passos neste universo

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
7 de setembro de 2019
5:30 - atualizado às 18:54
Alessandro Andrade, CEO do Sofisa Direto
Alessandro Andrade, CEO do Sofisa Direto. Imagem: Divulgação

Você sabe qual foi o primeiro banco digital do país? Se pensou num certo banco laranja ou num certo cartão roxo, errou. Quem pode ostentar esse título é o Sofisa Direto, banco digital lançado em 2011, quando essa história de conta sem tarifas ainda não era moda e as plataformas de investimento on-line ainda davam seus primeiros passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando nasceu, o Sofisa Direto oferecia, além de uma conta gratuita, uma plataforma para a pessoa física investir diretamente nos CDB, LCI e LCA emitidos pelo banco Sofisa, instituição financeira fundada em 1961 e especializada na concessão de crédito para pequenas e médias empresas.

Na época, tratava-se de uma grande inovação em renda fixa, já que os CDB de bancos médios começavam a ganhar notoriedade como alternativas mais rentáveis à poupança e aos CDB de grandes bancos, com a mesma proteção contra calotes, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Porém, o acesso a esses produtos ainda era bastante limitado. Os bancos de menor porte não contavam com a opção do investimento fácil e on-line, e as corretoras de valores ainda eram muito voltadas para a bolsa, deixando a renda fixa um pouco de lado.

Para o cliente, o Sofisa Direto era uma forma de investir em CDB com melhores rendimentos do que os grandes bancos ofereciam. Para o Sofisa, a plataforma nascia como um canal para catação de recursos para o banco. O dinheiro que capta nos CDB pode usar para dar crédito a outros clientes, obviamente cobrando um juro maior do que o que paga ao investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a posterior queda na taxa básica de juros e as mudanças nas regras de remuneração da poupança, os CDB de bancos médios, LCI e LCA passaram a chamar ainda mais a atenção dos investidores.

Leia Também

De fato, além da praticidade e da conta sem tarifas, o Sofisa Direto se diferenciava pela rentabilidade dos seus títulos. Seu CDB de liquidez diária que paga 100% do CDI, existente até hoje, é mais rentável e acessível do que as alternativas similares que os bancões oferecem aos investidores de varejo.

Com o tempo, porém, o que era novidade foi deixando de ser diferencial. As contas digitais gratuitas estão se tornando cada vez mais comuns, enquanto que as plataformas de investimentos on-line se proliferaram e hoje oferecem de tudo, inclusive renda fixa.

Diversas instituições financeiras de médio porte disponibilizam CDB ou RDB com liquidez diária e rentabilidade de 100% do CDI, fora as contas de pagamento que oferecem o mesmo retorno, também sem taxas, mas com lastro em títulos públicos federais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De pioneiro, o Sofisa Direto foi sendo eclipsado pelos concorrentes e andou meio apagado nos últimos anos. Mas do ano passado para cá, o primeiro banco digital do país resolveu dar um gás para voltar ao páreo.

Eu e a editora-chefe do Seu Dinheiro, Marina Gazzoni, fomos à sede do Sofisa na região da Avenida Paulista, em São Paulo, conversar com Alessandro Andrade e saber um pouco mais sobre a reestruturação do Sofisa Direto. Posteriormente, eu ainda bati um papo com ele por telefone, para detalhar alguns pontos das novas tecnologias.

No prédio de recepção bege e minimalista, com cara de banco tradicional, o andar do Sofisa Direto se distingue pela atmosfera descolada de fintech, sem salas ou divisórias, e repleta de televisores cheios de números.

A “segunda onda” de inovação

Depois do que eles chamam de uma “primeira onda” de inovação, caracterizada pela democratização do acesso a uma conta-corrente, o pessoal do Sofisa Direto iniciou uma “segunda onda”, a democratização do acesso à consultoria de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Somos um banco pró-cliente, democrático, sem pegadinha e transparente”, caracteriza Alessandro Andrade, CEO do Sofisa Direto, ao explicar a opção por esses modelos sem custo para o cliente, possível devido à estrutura enxuta do banco, que ganha dinheiro mesmo é na concessão de crédito.

A estratégia do Sofisa Direto é de se manter simples, direto e seguir a filosofia do “menos é mais”. Ao contrário de corretoras com centenas de opções na prateleira, a plataforma de investimentos oferece apenas os títulos de renda fixa emitidos pelo próprio Sofisa (CDB, LCI e LCA), além de 12 fundos de investimento de vários gestores, de diferentes classes de ativos.

Por ora, a instituição descarta oferecer títulos de outros bancos. Quanto aos fundos, a quantidade pode até aumentar, mas a lista não deve crescer muito.

A ideia é justamente simplificar ao máximo a plataforma para o investidor leigo em finanças. Para Alessandro Andrade, um número muito grande de produtos confunde a cabeça do investidor e acaba atrapalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de pesquisas, o Sofisa descobriu que seu público-alvo gostaria de ter uma ferramenta que resolvesse a sua vida no que diz respeito aos investimentos, sem que fosse necessário falar com alguém.

Foi essa premissa que pautou o desenvolvimento do GPS Financeiro, um robô de investimentos - ou robô advisor, como a ferramenta é mais conhecida. Lançado no fim de 2018 e desenvolvido pela startup Allgoo, o robô monta, gratuita e automaticamente, carteiras de investimentos para os clientes que desejarem a consultoria, sempre baseado no perfil do investidor, na quantia disponível e no prazo de investimento.

Mesmo com poucos produtos em comparação a outras plataformas de investimento, o GPS Financeiro é capaz de montar 7.237 carteiras diferentes, baseadas no perfil do investidor (conservador, moderado, arrojado ou agressivo) e no valor que ele tem para investir.

“O importante não é a quantidade de produtos, mas que eles façam sentido dentro das carteiras. Nós não estamos no negócio de vender produto, mas sim de vender carteiras. Queremos oferecer solidez de banco com rentabilidade de corretora”, diz Andrade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, as carteiras do GPS Financeiro têm rendido entre 103% do CDI e 190% do CDI, algo como 6,08% e 11,51%, respectivamente, considerando o CDI atual de 5,90% ao ano.

O Sofisa Direto não abre seu número de clientes, mas afirma que, desde que essa nova onda de novidades começou, em junho de 2018, até julho de 2019, o número de contas abertas multiplicou por oito.

Um robô para cuidar do seu dinheiro - você toparia?

Um robô advisor - ou “robô conselheiro” numa tradução livre - é um sistema de inteligência artificial capaz de montar e gerir carteiras de investimentos diversificadas a partir do perfil do investidor e seus objetivos financeiros, o que inclui prazo e capital disponível para investir.

A partir da rentabilidade passada ou projetada dos investimentos oferecidos pela instituição financeira e da tolerância a risco do investidor, o robô sugere a carteira que oferece a melhor relação risco-retorno para o cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a sugestão for aceita, é possível investir com apenas um clique, pois o robô já distribui o valor que o investidor tem disponível pelos diferentes ativos, na proporção recomendada.

Dali para frente, o investidor não precisa fazer mais nada. Caso as circunstâncias do mercado mudem e seu investimento saia da rota - ou mesmo se a instituição financeira passar a oferecer novos ativos - o próprio robô indica mudanças na carteira.

Essa forma automatizada de investir oferece algumas vantagens. Ela barateia o custo do aconselhamento financeiro, possibilitando que a instituição financeira ofereça o serviço a praticamente qualquer cliente, independentemente de quanto ele tem para investir.

Trata-se de uma forma de democratizar uma consultoria sofisticada, que se baseia em algoritmos cujas premissas são estabelecidas por gestores profissionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra vantagem é a eliminação da emoção. Ao montar a carteira e fazer o rebalanceamento de forma automatizada, o robô advisor tira o emocional do investidor (ou do gestor) da jogada, permitindo uma gestão baseada em dados e contribuindo para manter a disciplina do cliente.

Os críticos dessa modalidade de investimento, porém, alegam que as carteiras sugeridas por robôs advisors não são totalmente personalizadas, não contemplam situações financeiras mais complexas e que há fatores humanos na gestão de investimentos que não podem ser perfeitamente substituídos por máquinas.

Foco no investidor iniciante

Mas para quem não tem muita disciplina ou educação financeira, não quer se envolver muito com o mundo dos investimentos nem tem uma situação patrimonial e familiar muito complexa, um robô advisor que sugere aplicações rentáveis dentro do seu perfil de risco já é uma bruta mão na roda.

Eu particularmente gosto do modelo, já que a maioria das pessoas não tem muito tempo nem interesse de se debruçar sobre os investimentos e não quer ter trabalho. Fora que eu sou super a favor de tirar o emocional da jogada, pois esse é um dos fatores que mais atrapalham o investidor na sua jornada para o sucesso financeiro. Quanto mais automatizarmos nossa vida financeira, melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, ainda são poucos os robôs advisors independentes ou oferecidos por instituições financeiras, e o Sofisa Direto é o único banco que conta com tal funcionalidade, por enquanto.

A maioria das plataformas de investimento trabalha com simuladores ou assessores financeiros de carne e osso. O investidor recebe a recomendação, mas precisa ativamente investir em cada ativo sugerido, na proporção recomendada. O rebalanceamento também não costuma ser automático.

Como o foco do Sofisa Direto é o investidor iniciante, a aposta numa ferramenta como essa parece realmente fazer sentido.

A ferramente é acessível mesmo para quem tem pouco dinheiro. Segundo Andrade, é possível começar a investir com apenas R$ 1, todos os produtos oferecidos têm valores de aplicação inicial baixos e todos os clientes recebem as mesmas rentabilidades em cada investimento, independentemente do seu porte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra vantagem do GPS Financeiro para ajudar o investidor é a possibilidade de estabelecer múltiplos objetivos para o dinheiro aplicado. O cliente pode montar uma carteira diferente para cada uma das suas metas - casa própria, carro, faculdade dos filhos, viagem de férias.

De acordo com Andrade, essa funcionalidade também veio a atender à demanda dos clientes, que organizam sua vida financeira desta forma.

“As pessoas separam os recursos em contas diferentes, e até em instituições financeiras diferentes, para não misturar e acabar caindo na tentação de gastar o que não devem”, explica.

O futuro

Mas da mesma forma que as contas digitais gratuitas e o investimento pela internet acabaram se proliferando e já começam a se popularizar, é possível que o mesmo aconteça aos robôs de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O GPS financeiro e a usabilidade são as apostas do Sofisa Direto neste momento, mas segundo Alessandro Andrade, o banco não vai ficar parado. Há novidades por vir, que ele disse ainda não poder divulgar.

“Que venham outros robôs advisors é inevitável”, diz o CEO do Sofisa Direto. “Mas não vamos ficar parados no robô. Recentemente ganhamos um prêmio de banco digital mais inovador [Prêmio Whow! de Inovação]. Nós nos reinventamos uma vez e vamos nos reinventar de novo”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS E MAIS RICOS

Os bilionários da tecnologia ficaram ainda mais ricos em 2025 — e tudo graças à IA

26 de dezembro de 2025 - 15:52

Explosão dos investimentos em inteligência artificial impulsionou ações de tecnologia e adicionou cerca de US$ 500 bilhões às fortunas dos maiores bilionários do setor em 2025

CORRIDA FORA DA PISTA

Quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Mesmo campeão, Lando Norris está longe de ser o mais bem pago

26 de dezembro de 2025 - 11:26

Mesmo com o título decidido por apenas dois pontos, o campeão de 2025 não liderou a corrida dos maiores salários da Fórmula 1, dominada por Max Verstappen, segundo a Forbes

NA MIRA

Caso Master: Toffoli rejeita solicitação da PGR e mantém acareação em inquérito com Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central

25 de dezembro de 2025 - 11:05

A diligência segue confirmada para a próxima terça-feira, dia 30

OTIMISMO NOS NEGÓCIOS

Bons resultados do fim de ano e calendário favorável reforçam confiança entre empresários de bares e restaurantes para 2026, aponta pesquisa

25 de dezembro de 2025 - 10:35

O próximo ano contará com dez feriados nacionais e deve estimular o consumo fora do lar

MISTÉRIO

O que aconteceu com o ganhador da Mega da Virada que nunca foi buscar o prêmio

25 de dezembro de 2025 - 9:28

Autor de aposta feita pelos canais eletrônicos da Caixa não reivindicou o prêmio da Mega da Virada de 2020 e o dinheiro ficou com o governo; saiba o que fazer para não correr o mesmo risco

ACIMA DA INFLAÇÃO

Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou

24 de dezembro de 2025 - 13:30

A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior

NA MIRA DA JUSTIÇA

Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF

24 de dezembro de 2025 - 12:42

O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB

ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar