🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Onde estará o grosso do dinheiro até o final do ciclo?

A trajetória dos ativos é não linear, marcada por grandes saltos aleatórios e imprevisíveis; agora, se a pergunta fosse: onde estará o grosso do dinheiro daqui até o final do ciclo? Eu apontaria as small caps

23 de novembro de 2018
13:10 - atualizado às 13:58
Dinheiro
Imagem: Shutterstock

"Pôncio Pilatos: 'Uma coisa é querer mudar como as pessoas vivem. Mas você quer mudar a forma como eles pensam, como eles sentem'.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jesus: 'Tudo que estou dizendo é que a mudança vai acontecer com amor, não com mortes'.

A Última Tentação de Cristo"

Ele está meticulosa e circularmente mexendo o drink. Em tese, já adicionou o que precisava. Ali estão o Campari, o vermute e o gin. A casca de laranja e o gelo (precisamente redondo) ainda não foram acrescentados.

Mexe mais um pouco. Prova. Ainda não está perfeito. Mais uma gota de Campari. Mistura de novo, com a cabeça inclinada para baixo e os olhos fixos na bebida; uma disciplina monástica e sem qualquer pressa. O mundo para enquanto ele elabora a obra de arte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estou sentado no balcão, bem no canto à esquerda logo que você entra no Boca de Ouro. Não há frescura ou sofisticação. Ninguém bate foto para publicar no Instagram. As pessoas são de verdade, estão ali pela (boa) bebida – e só. Aguardo sem qualquer pressa, pacientemente. A própria espera pelo drink é um exercício em si, remete à reflexão e ao preparo interno. Uma pessoa sentada na outra ponta do balcão está me olhando.

Leia Também

Ele está adicionando o gelo e a casca de laranja. Bingo! Acho que está pronto. A visão periférica me aponta: a pessoa me olha uma vez mais. Estou ali apenas à espera da minha bebida. O barman caminha na minha direção. Sem querer, esbarro de novo com os olhos verdes penetrantes. Três, quatro vezes.

Não foi tão difícil

Alguém sem qualquer educação interrompe a caminhada do barman. Tenho de esperar um pouco mais. Outro olhar. Não faça isso. Eu estou de luto, desinteressado, não é por mal, me desculpe.

Pronto. A bebida chegou. A espera valeu a pena. O melhor Negroni preparado em São Paulo chega à minha garganta premiando a paciência e a convicção. Não foi tão difícil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O quanto você está disposto a esperar para, no final, ganhar dinheiro em seus investimentos?

Talvez ávido por ofertas imperdíveis na Black Friday, esteja eufórico, no estado de mania, e queira algo de curtíssimo prazo. Um alívio passageiro ou uma distração momentânea para colocar uns reais no bolso. Eu não julgo.

Ou talvez não. A paciência já estaria dentro de você como uma virtude, com seu ambiente psíquico devidamente estável e preparado para fazê-lo persistir, mesmo diante de grandes dificuldades no meio do caminho. Você não está preocupado com a Black Friday. Você está jogando a vida da sua família naquilo.

Efeito da ancoragem

Nos próximos dias, começam a circular os relatórios de “perspectivas para os investimentos em 2019”. Desce mais um Negroni! Além de enfadonhos, desprovidos de insights, alimentados pelo efeito da ancoragem e sem que ninguém queira se comprometer muito (na Faria Lima e no Leblon, é melhor errar com todo mundo do que acertar sozinho!), não oferecem sequer coerência interna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda faltam 40 dias para acabar o ano e estamos pensando em 2019? Estou mesmo preocupado com o que vou almoçar hoje. A trajetória dos ativos é não linear, marcada por grandes saltos aleatórios e imprevisíveis. Em um mês, acontecem valorizações (e desvalorizações, claro) absurdas na Bolsa – não precisa ir muito longe: pegue as maiores altas dos últimos 30 dias e veja se é razoável jogarmos isso fora. Não faz sentido falar em segundo gol sem que tenhamos marcado o primeiro. Cada coisa na sua hora.

Não nego, porém, que haja alguma dicotomia entre ganhar dinheiro agora ou ganhar muito dinheiro lá na frente. Pragmaticamente, o que estou querendo dizer?

Quando olho para valuation, crescimento à frente e fluxos de capital no mundo, bem como tento traçar um prognóstico para os desdobramentos da economia e da política brasileiras, vejo dois grandes temas para alocação de recursos nos próximos meses: i) alongamento dos durations na renda fixa – muito interessante como os grandes ganhadores de dinheiro em câmbio e juro no Brasil, depois de muito resistir, agora começam a flertar com o juro longo; e ii) aumento da posição em Bolsa, via ETFs ou ações mais líquidas ligadas ao ciclo doméstico – há muito tempo o smart money local não se dedicava com tanto afinco a isso; os fundos de ações domésticos reduziram muito suas posições de caixa e muitos multimercados, historicamente céticos e, em certo sentido, avessos a Bolsa, começam a comprar renda variável mais fortemente.

Small caps

Agora, se a pergunta fosse: onde estará o grosso do dinheiro daqui até o final do ciclo? Eu apontaria as small caps. Essas provavelmente devem demorar mais para subir. No final, porém, quem comprar agora e tiver paciência, vai ganhar muito dinheiro com esse negócio num horizonte de três a cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, por uma razão simples. Elas são betas bastante altos em relação ao mercado. Sempre assim. Ademais, quanto maior o risco, maior o retorno. Nenhuma heterodoxia aqui. Tudo em linha com o mais do que clássico Fama-French de três fatores.

Para complementar, há um completo desinteresse neste momento por ações de baixa liquidez nos mercados emergentes. Estamos anestesiados aqui por conta das questões domésticas e do rali das eleições. Mas emergentes estão simplesmente destruídos neste ano, muito “underowned” e com valuations extremamente deprimidos para os padrões históricos. Small caps de emergentes então… esquece! Essas são as verdadeiras barganhas hoje, a preços de Black Friday por conta da completa falta de apetite do gringo – ele também está de luto diante de seus próprios problemas.

Esse negócio provavelmente não vai subir agora. Mas depois de uma pernada das blue chips, o fluxo vai começar a chegar às menores. E daí prepara.

A verdade é filha do tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados

Mercados iniciam a sexta-feira sem tendência definida. Ponderam nova queda das commodities lá fora, com mais uma baixa para o petróleo, novas nomeações para o governo de Jair Bolsonaro (com viés liberal e privatizante; os Chicago Boys estão invadindo a nossa praia, trazendo a farofa e a galinha) e inflação novamente abaixo do esperado, com IPCA-15 apontando alta de 0,19 por cento em novembro, aquém das projeções de 0,24.

Na agenda, temos ainda IPC-S e leitura preliminar do PMI composto nos EUA. Mercados fecham mais cedo em Wall Street, o que retira um pouco da liquidez hoje.

Ibovespa Futuro abre em baixa de 0,4 por cento, dólar sobe contra o real e juros futuros caem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MUDANÇA NA ESTRUTURA

Desglobalização à vista? Economista alerta para nova “ordem mundial” com era Trump 2.0 

31 de janeiro de 2026 - 10:00

Nova globalização será responsável por remodelar estruturalmente as próximas décadas, diz Matheus Spiess, economista pelo Insper, no programa Touros e Ursos

METAIS PRECIOSOS EM QUEDA LIVRE

Ouro cai mais de 11% e prata derrete 31% em um único dia; entenda o que causou o nervosismo no mercado

30 de janeiro de 2026 - 18:30

Investidores reagem à indicação de Kevin Warsh para o Fed e a dados de inflação acima do esperado nos EUA

ALTO PADRÃO

Como será o hotel de luxo que casal bilionário dono da melhor vinícola do mundo vai construir no Brasil

30 de janeiro de 2026 - 16:03

Rede de hotéis de luxo associada à casal de bilionários terá primeira unidade no Brasil, no interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2027 ou 2028

VAI TER DESCANSO?

Carnaval 2026 não é feriado nacional; veja quem tem direito à folga

30 de janeiro de 2026 - 11:13

Apesar da tradição, o Carnaval não é feriado nacional em 2026; datas aparecem como ponto facultativo no calendário oficial

DEBATE ACALORADO

Escala 6×1 com os dias contados? Por que essas empresas se anteciparam e decidiram acabar com ela

30 de janeiro de 2026 - 10:40

Enquanto o Congresso ainda discute o fim da escala 6×1, empresas de setores que operam no limite da jornada legal começam a antecipar mudanças e adotar modelos de trabalho com mais dias de descanso

A ESCOLHA FOI FEITA

Adeus, Jerome Powell, olá, Kevin Warsh: conheça o escolhido de Trump para ocupar a presidência do Fed

30 de janeiro de 2026 - 10:10

Em suas redes sociais, Trump afirmou que não tem dúvidas de que Warsh será lembrado como um dos grandes presidentes do Fed

ROUBOU A CENA

Quina aproveita bola dividida na Lotofácil 3600 e faz o maior milionário da rodada; Mega-Sena tem repetição improvável

30 de janeiro de 2026 - 7:10

Enquanto a Quina roubou a cena da Lotofácil, a Mega-Sena acumulou de novo na quinta-feira (29) e o prêmio em jogo subiu para R$ 115 milhões.

VAI CAIR MAIS

Selic em 11,50% em 2026 — o que levou o UBS BB a mudar a projeção para os juros? Spoiler: não foi apenas a sinalização do Copom de corte em março

29 de janeiro de 2026 - 18:32

Esta é a primeira revisão do banco suíço para a taxa básica desde março de 2025; projeção anterior era de 12% até o final do ano

REGULAMENTAÇÃO

Cannabis medicinal já pode ser cultivada por universidades no Brasil: veja o que muda com as novas regras aprovadas pela Anvisa

29 de janeiro de 2026 - 16:00

Anvisa aprovou novas regras para a cannabis medicinal, permitindo o cultivo da planta por universidades e instituições de pesquisa, sob exigências rígidas de controle e segurança; veja as novas regras para a Cannabis medicinal no país

DIRETORES AFASTADOS

Fiscal de si mesmo: BC abre investigação interna para apurar crescimento acelerado e liquidação do Master

29 de janeiro de 2026 - 9:35

O objetivo da medida é tentar entender o que aconteceu com o Master, e como o Banco Central pode reforçar a sua governança interna de fiscalização.

ÁGUA

Califórnia resolve um problema que as mudanças climáticas não garantem mais

29 de janeiro de 2026 - 8:42

Diante das secas cada mais vez imprevisíveis, o estado mais rico dos EUA passou a tratar a água como infraestrutura estratégica

GRANDES PRÊMIOS DE CONSOLAÇÃO

Lotofácil acumula de novo e prêmio dispara, mas não faz nem cócegas nos R$ 102 milhões em jogo hoje na Mega-Sena

29 de janeiro de 2026 - 7:09

Depois de acumular pelo segundo sorteio seguido, a Lotofácil pode pagar nesta quinta-feira (29) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa, mas a Quina vem logo atrás.

NÃO FOI DESSA VEZ, MAS...

Copom mantém Selic em 15% ao ano — e sinaliza primeiro corte para março

28 de janeiro de 2026 - 18:38

Decisão correspondeu às expectativas do mercado e surpreendeu com sinalização direta sobre o início dos cortes

SELIC ALTA DEMAIS, BOLSA SEM LASTRO?

“Banco Central já deveria cortar a Selic em 0,25 p.p”, diz Felipe Guerra, da Legacy, que alerta para bolha na bolsa

28 de janeiro de 2026 - 17:10

Enquanto a Legacy defende corte imediato de 0,25 ponto nos juros, Genoa alerta para o risco de o Banco Central repetir erros do passado

NO MAPA DOS GRINGOS

Enquanto brasileiros miram a Europa, destino no Brasil está entre os queridinhos dos estrangeiros para 2026

28 de janeiro de 2026 - 11:55

Cidade brasileira aparece entre os destinos mais reservados para 2026, atrás apenas de Paris e Bangkok, segundo levantamento da eDreams ODIGEO

CASA DE SAL

Casa de garrafas de vidro salta aos olhos no litoral de Pernambuco — e você pode se hospedar nela por R$ 430

28 de janeiro de 2026 - 11:13

Na Ilha de Itamaracá, duas mulheres recolheram cerca de 8 mil garrafas de vidro abandonadas nas praias e a transformaram em lar

DEVO, NÃO NEGO...

Foi mais difícil pagar aluguel em 2025: inadimplência teve leve alta no último ano, mas jogo pode virar em 2026

28 de janeiro de 2026 - 9:00

Levantamento mostra que os imóveis comerciais lideraram as taxas de inadimplência, com média de 4,84%

ENCALHADAS

Mega-Sena encalha e prêmio em jogo agora passa dos R$ 100 milhões; Lotofácil, Quina e outras loterias também emperram

28 de janeiro de 2026 - 7:05

Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).

ENTREVISTA SD

“Não há nenhuma emergência que leve o Banco Central a apressar o corte da Selic”, diz Tony Volpon

28 de janeiro de 2026 - 6:03

O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%

POLÍTICA MONETÁRIA

Selic a 8% ou a 15%? Ex-diretores do Banco Central explicam o dilema que o Brasil terá pela frente

27 de janeiro de 2026 - 18:46

Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar