Menu
Victória Mantoan
Clube do livro
Victória Mantoan
É jornalista e especialista em conteúdo da Empiricus
2018-12-28T16:06:16-02:00
Clube do livro

Desafio de livros (e do seu dinheiro) para 2019

Na onda das revisões e resoluções para o próximo ano, veja indicações de bons livros para dar um gás nos seus investimentos em 2019

30 de dezembro de 2018
6:02 - atualizado às 16:06
livros-victoria
Uma boa leitura pode abrir caminhos sobre como você investe seu dinheiro - Imagem: Andrei Morais/SeuDinheiro

Você topa um desafio?

Fim de ano costuma ser, para grande parte das pessoas, um tempo de rever o que se conseguiu fazer nos últimos 365 dias e, mesmo que apenas mentalmente, revisar ou renovar algumas promessas ou metas estabelecidas.

De minha parte, a única coisa que repito anualmente é meu desafio autoimposto. Todo início de ano, eu me proponho a ler algum livro que normalmente eu não teria tempo ou paciência para ler. Um grande clássico, alguma obra modernosa que desafia o status quo da literatura e que exige uma baita concentração do leitor.

Quer me acompanhar? Calma, prometo que não vou falar aqui para você gastar seus possíveis dias de folga encarando Os Miseráveis (admito, é um candidato meu neste 2019).

Mas vou deixar seu desafio mais legal.

Que tal começar o ano dedicando um tempo dos seus dias a ler algo interessante e que possa agregar uma boa dose de conhecimento à forma como você investe seus recursos?

Tenho uma boa lista para você tentar encarar. Escolha o título que achar mais interessante, o que você ainda não leu, ou, se você for um ávido por leitura, tente todos eles.

Depois me escreve contando o que você mais gostou (ou não) e de que forma o livro te ajudou a cuidar melhor do seu dinheiro. No fim desta coluna, eu conto como foi para mim. Mas prometa que você só vai ler o que eu aprendi depois de ter encarado o seu próprio desafio.

Um homem para qualquer mercado

Vamos começar bem fácil. A vida do matemático Edward Thorp é uma lista de lições para qualquer investidor disfarçada de uma grande história digna de cinema. É a sua chance de acompanhar o homem que desbancou os cassinos de Las Vegas e revolucionou a forma de ganhar dinheiro em Wall Street.

Princípios

Agora pense em um homem que gere 160 bilhões de dólares em patrimônio de terceiros, à frente de uma grande gestora, e saiba exatamente como ele norteia seu trabalho. Adicione a essa fórmula a possibilidade de entender em detalhes como um grande fracasso ajudou a construir uma história de muito sucesso. Se conseguir, termine seguindo a dica do próprio Ray Dalio, da Bridgewater, para seus leitores.

A lógica do Cisne Negro/Antifrágil

Vou dar uma roubadinha aqui e dizer que, quem escolher essa opção para o desafio, terá dois livros para ler. A única pessoa capaz de fazer você aceitar e até se sentir um pouco confortável com a ideia de que você não pode prever ou controlar o que acontece à sua volta (e mesmo o que acontece com os seus investimentos) é Nassim Taleb. Isso quer dizer que você não precisa fazer nada, então? Se foi o que você entendeu, vá direto iniciar a leitura dos livros.

Minhas lições (leia apenas depois de ter cumprido seu desafio de 2019):

Além de conhecer uma história de vida incrível, Ed. Thorp me ensinou que, às vezes, o melhor que você pode fazer é não fazer nada e esperar pela melhor hora de agir.

Ray Dalio me ensinou a levar em conta as minhas virtudes e falhas na hora de montar uma estratégia para o meu dinheiro (não adianta nada ser intolerante a perdas e colocar todo o seu dinheiro em criptomoedas e opções).

Taleb me ensinou que não basta ter uma carteira robusta, ela precisa ser antifrágil (até então, nunca soube bem a diferença). Vou dar um spoiler aqui e dizer que o que extraí disso foi que aquilo que vai me proteger não pode simplesmente não ir mal em uma crise, é necessário que aquele ativo também se beneficie dela.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Em 2009

Carlos Bolsonaro comprou imóvel por preço 70% abaixo do fixado pela prefeitura

A prática não é ilegal, mas costuma despertar suspeitas – por possibilitar, em tese, pagamentos “por fora”, sem registros oficiais.

Em expansão

E-commerce, mercado financeiro e delivery puxam contratações de executivos

Segundo dados do LinkedIn, houve 1.269 movimentações para cargos executivos entre março e agosto, 80% delas foram para esses setores.

Judiciário

Celso de Mello antecipa saída e acelera sucessão no STF

Com saída, abre-se a primeira vaga para indicação do presidente Jair Bolsonaro.

Mais lidas

MAIS LIDAS: De bolso cheio para brigar contra todos

Na semana em que o Seu Dinheiro completou dois anos no ar, refleti sobre quanta água rolou em tão pouco tempo. Foram muitos acontecimentos relevantes para os mercados, como eleição presidencial, guerra comercial de China e Estados Unidos, aprovação da Reforma da Previdência e a chegada do coronavírus. A Julia Wiltgen levantou o ranking de […]

Aviação regional

Governo quer licitar cinco blocos de aeroportos na Amazônia Legal

Pontapé inicial será no Amazonas, onde o governo espera transferir para uma empresa a operação de oito aeroportos regionais em 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu