Menu
Victória Mantoan
Clube do livro
Victória Mantoan
É jornalista e especialista em conteúdo da Empiricus
2018-12-28T16:06:16-02:00
Clube do livro

Desafio de livros (e do seu dinheiro) para 2019

Na onda das revisões e resoluções para o próximo ano, veja indicações de bons livros para dar um gás nos seus investimentos em 2019

30 de dezembro de 2018
6:02 - atualizado às 16:06
livros-victoria
Uma boa leitura pode abrir caminhos sobre como você investe seu dinheiro - Imagem: Andrei Morais/SeuDinheiro

Você topa um desafio?

Fim de ano costuma ser, para grande parte das pessoas, um tempo de rever o que se conseguiu fazer nos últimos 365 dias e, mesmo que apenas mentalmente, revisar ou renovar algumas promessas ou metas estabelecidas.

De minha parte, a única coisa que repito anualmente é meu desafio autoimposto. Todo início de ano, eu me proponho a ler algum livro que normalmente eu não teria tempo ou paciência para ler. Um grande clássico, alguma obra modernosa que desafia o status quo da literatura e que exige uma baita concentração do leitor.

Quer me acompanhar? Calma, prometo que não vou falar aqui para você gastar seus possíveis dias de folga encarando Os Miseráveis (admito, é um candidato meu neste 2019).

Mas vou deixar seu desafio mais legal.

Que tal começar o ano dedicando um tempo dos seus dias a ler algo interessante e que possa agregar uma boa dose de conhecimento à forma como você investe seus recursos?

Tenho uma boa lista para você tentar encarar. Escolha o título que achar mais interessante, o que você ainda não leu, ou, se você for um ávido por leitura, tente todos eles.

Depois me escreve contando o que você mais gostou (ou não) e de que forma o livro te ajudou a cuidar melhor do seu dinheiro. No fim desta coluna, eu conto como foi para mim. Mas prometa que você só vai ler o que eu aprendi depois de ter encarado o seu próprio desafio.

Um homem para qualquer mercado

Vamos começar bem fácil. A vida do matemático Edward Thorp é uma lista de lições para qualquer investidor disfarçada de uma grande história digna de cinema. É a sua chance de acompanhar o homem que desbancou os cassinos de Las Vegas e revolucionou a forma de ganhar dinheiro em Wall Street.

Princípios

Agora pense em um homem que gere 160 bilhões de dólares em patrimônio de terceiros, à frente de uma grande gestora, e saiba exatamente como ele norteia seu trabalho. Adicione a essa fórmula a possibilidade de entender em detalhes como um grande fracasso ajudou a construir uma história de muito sucesso. Se conseguir, termine seguindo a dica do próprio Ray Dalio, da Bridgewater, para seus leitores.

A lógica do Cisne Negro/Antifrágil

Vou dar uma roubadinha aqui e dizer que, quem escolher essa opção para o desafio, terá dois livros para ler. A única pessoa capaz de fazer você aceitar e até se sentir um pouco confortável com a ideia de que você não pode prever ou controlar o que acontece à sua volta (e mesmo o que acontece com os seus investimentos) é Nassim Taleb. Isso quer dizer que você não precisa fazer nada, então? Se foi o que você entendeu, vá direto iniciar a leitura dos livros.

Minhas lições (leia apenas depois de ter cumprido seu desafio de 2019):

Além de conhecer uma história de vida incrível, Ed. Thorp me ensinou que, às vezes, o melhor que você pode fazer é não fazer nada e esperar pela melhor hora de agir.

Ray Dalio me ensinou a levar em conta as minhas virtudes e falhas na hora de montar uma estratégia para o meu dinheiro (não adianta nada ser intolerante a perdas e colocar todo o seu dinheiro em criptomoedas e opções).

Taleb me ensinou que não basta ter uma carteira robusta, ela precisa ser antifrágil (até então, nunca soube bem a diferença). Vou dar um spoiler aqui e dizer que o que extraí disso foi que aquilo que vai me proteger não pode simplesmente não ir mal em uma crise, é necessário que aquele ativo também se beneficie dela.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

balanço do dia

Covid-19: casos sobem para 15,5 milhões e mortes, para 432,6 mil

O total de vidas perdidas durante a pandemia subiu para 432.628. Entre ontem e hoje, foram registradas 2.211 novas mortes.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mudaram as estações, mas nada mudou na bolsa

Quem olha para o saldo do Ibovespa na semana pode achar que os últimos dias foram um marasmo. O índice, afinal, ficou praticamente estável — uma quase desprezível queda de 0,13%. “Mas eu sei que alguma coisa aconteceu / tá tudo assim, tão diferente”, já dizia a música. E é verdade: nada mudou na bolsa, […]

Fechamento da semana

Inflação americana e minério de ferro vivem ‘dias de luta e dias de glória’, monopolizando a semana; dólar avança e bolsa recua no período

O minério de ferro puxou Vale e siderúrgicas para cima – mas depois derrubou. A inflação americana também assustou, mas conseguiu acalmar o ânimo dos investidores. Confira tudo o que movimentou a semana

Engordando o caixa

Petrobras gera US$ 2,5 bilhões com desinvestimentos em 2021; venda mais recente é para fundo árabe

E a estatal não deve parar por aí, pois o diretor financeiro da empresa já reafirmou a intenção de continuar com o programa de venda de ativos

Em evento do BofA

Presidente do BC revela preocupação com análise de autonomia no STF e planos para PIX internacional

Campos Neto e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm conversado com ministros da Corte sobre os questionamento acerca do tema

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies