🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Um alerta a quem investe em fundos de previdência de grandes bancos

Se você pertence a este grupo, por favor, com todo o respeito e a devida humildade, peço gentilmente que preste atenção nos dados a seguir. Muito provavelmente, você está fazendo uma coisa errada

12 de dezembro de 2018
10:59 - atualizado às 11:28

Se tivesse de apostar numa sequência para o roteiro da série Billions, não compraria muito a tese de protagonismo duradouro para a Taylor. Para mim, Bobby Axelrod vai esmagá-la muito rapidamente, triturando cada um de seus ossos de maneira impiedosa. Ela será atropelada por um rolo compressor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode até ser difícil ensinar truques novos para cães velhos, mas, ao mesmo tempo, somente a experiência de muitos anos na estrada pode aguçar-lhes o faro. E sem um bom olfato, meu caro, você não é ninguém neste jogo. Como é valiosa uma boa sensibilidade...

As mãos calejadas, as costas tatuadas por cicatrizes adquiridas por chibatadas ao longo do caminho e a pele desgastada pela exposição direta ao sol, sem tempo para repouso à sombra, desafiam qualquer capacidade cognitiva supostamente superior, típica da sabedoria arrogante dos jovens muito bem preparados tecnicamente, cujas epidermes lisas guardam atratividade estética enquanto tentam esconder a falta de experiência.

The old and tough guys

Os verdadeiros inimigos ainda são os caras velhos (“the old and tough guys!”), aqueles contra os quais, por mais que tentemos lutar contra, continuam lá, incólumes, cercados de uma rede protetora de lobbies e interesses estabelecidos. Taylor não pertence ao clube.

Desculpe se você não assiste a Billions. Não importa muito. A metáfora serve apenas para transmitir uma única ideia: os inimigos de verdade ainda são os bancos! É lá que está quase a integralidade do dinheiro do investidor pessoa física no Brasil, rendendo pouco em produtos caros. Toda uma grande farsa de famílias felizes com Golden Retriever no quintal e dois filhos lindos andando de bicicleta, “ricas” por terem comprado PICs e títulos de capitalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E é isso que precisamos combater, de maneira implacável, um dia após o outro, sem tergiversar, obstinados numa perseguição obsessiva (é necessária ser obsessiva, porque somente algum nível de patologia nos fará seguir em frente, mesmo quando tudo parecer jogar contra o objetivo maior) contra esse sistema corrompido, que se traveste de “feito para você”, finge “colocar você sempre à frente” ou se coloca como “bom para todos”.

Leia Também

Acima desses ou de qualquer outro interesse estabelecido, a Empiricus luta pelo investidor. Essa é a nossa causa. Tudo e só isso. E peço para que entenda a dificuldade de se lutar por esse cara. Não somente os inimigos são grandes e poderosos, numa disputa Davi e Golias. Vai além. Nossos alvos são tangíveis, instantâneos e diretos, materializados em imagens e instituições públicas e concretas. Enquanto isso, nosso “exército" (me desculpe a referência bélica, mas realmente não encontrei simbolismo mais apropriado) é difuso, desfocado, disperso e, pela essência da coisa, desorganizado. É uma luta dura, em que qualquer vitória exige sangue, suor e lágrimas.

Às favas com os escrúpulos!

Por isso, em determinadas situações, precisamos gritar. Somente assim poderemos ser ouvidos. Às favas com os escrúpulos! Que delícia! Sempre quis usar essa expressão, desde quando assisti à peça homônima com o Juca de Oliveira (nossa, ele babava tanto que quase ofereci meu guarda-chuva para a atriz coadjuvante). Checked!

Com qual tipo de linguagem você espera que eu trate um absurdo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você trata o absurdo como normal, o absurdo vira você mesmo. É como no clássico de Taleb: se você vê uma fraude e não grita “fraude”, a fraude é você.

Poucos conseguem ver toda a mágica no absurdo – talvez seja por isso que tenha gostado tanto daquele Hangout que fiz com o Lobão em 2014; perdoe a digressão. No dia em que eu perder a capacidade de me indignar, por favor, proíbam esta caneta de encontrar a folha de papel.

Onde estão as boas denúncias contra os produtos ruins e os apontamentos na direção dos bons investimentos? Já que estamos no clima Belchior (que homem!): nunca mais meu pai falou “ She's leaving home” e meteu o pé na estrada, “Like a Rolling Stone…” Onde estão os dedos em V, cabelos ao vento, amor e flor, querendo cartaz?

Grupos específicos

Às vezes, eu escrevo para todo mundo. Às vezes, confesso, mando recados subliminares (só de segunda a sexta), em subcamadas que, se não forem percebidas, não atrapalham em nada a compreensão geral. Há horas mais escuras em que escrevo para mim mesmo, como um processo terapêutico de autoanálise e reflexão. E existem alguns dias em que falo com grupos específicos. Hoje é um desses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escrevo nesta quarta-feira para todos aqueles que investem dinheiro (pode ser um real!) num fundo de previdência de um grande banco. Se você pertence a este grupo, por favor, com todo o respeito e a devida humildade, peço gentilmente que preste atenção nos dados a seguir. Muito provavelmente, você está fazendo uma coisa errada.

Hoje há no Brasil cerca de 800 bilhões de reais investidos em fundos PGBL e VGBL. É o terceiro segmento da indústria de fundos, perdendo apenas para os nichos de renda fixa e multimercados. Desse total, 93 por cento estão aplicados em fundos de renda fixa. Aí já está um primeiro absurdo. Se você investe para longo prazo, pode (e deve!) contemplar um maior pedaço de renda variável no bolo. Vamos em frente.

O grosso da grana está mesmo nos bancões, claro. Sempre eles! Os dados não estão 100 por cento atualizados, mas isso não muda nada. O Banco do Brasil lidera o ranking das reservas, com 235 bilhões de reais, seguido por Bradesco (194 bilhões de reais), Itaú (180 bilhões de reais), Caixa (55 bilhões de reais) e Santander (42 bilhões de reais).

Os cinco maiores fundos de Previdência da indústria totalizam 208 bilhões de reais, ou seja, quase 30 por cento da categoria. Nenhum desses fundos bate o CDI em janelas de 36 meses. Dos 835 fundos com mais de 36 meses, 69 por cento estão abaixo do CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo da média

Meu Deus! Por favor, entenda a barbaridade. Se, grosseiramente, podemos tomar o CDI como uma espécie de média de referência desse mercado, caímos quase num paradoxo lógico de que 70 por cento dos fundos estão abaixo da média!

Só uma breve digressão a respeito disso. Coisa rápida, mas que considero essencial. Dada a minha defesa recorrente da eficiência dos mercados, algumas pessoas têm me escrito com exemplos de fundos que têm conseguido bater seus respectivos benchmarks. O que lhes parece escapar é que, em uma distribuição gaussiana, 50 por cento da amostra vão mesmo superar a média. Confundir competência sistemática com mera imposição da aleatoriedade é um dos grandes erros neste mercado, inclusive por gente que se diz profissional.

Volto.

Pra encerrar, claro, apesar do desempenho pífio dessa turma toda, eles continuam cobrando de você uma taxa alta para administrar seu dinheiro. Eles fazem um mau trabalho e você paga caro mesmo assim. Olha que beleza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minha indicação hoje é bastante objetiva. Se você tem algum plano de previdência dentro de um dos bancos grandes, migre agora mesmo para algum outro. Conforme talvez você já saiba a esta altura, meu favorito nessa indústria é o Vitreo FoF SuperPrevidência, uma espécie de carteira dos melhores fundos da indústria selecionada pela brilhante Luciana Seabra e referendada pela diligência própria da também brilhante turma da Vitreo Gestão.

Mercados

Mercados iniciam a quarta-feira em alta, empurradas pelo bom humor no exterior. A liberação da CFO da Huawei e a redução da tarifa de importações chinesas sobre carros norte-americanos alimentam esperanças de avanços ainda mais concretos na relação entre EUA e China.

Declaração de ministros no Reino Unido apoiando Theresa May também ajudam a dispersar maiores preocupações sobre o Brexit, fortalecendo a libra.

Agenda do dia traz inflação ao consumidor norte-americano, relatório da Opep e estoques de petróleo nos EUA. Por aqui, sai fluxo cambial e o Copom conclui reunião de política monetária, em que deve manter Selic no atual patamar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa Futuro abre em alta de 0,7 por cento, dólar e juros futuros caem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

COMEÇA HOJE

Calendário do BPC/LOAS fevereiro 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

2 de fevereiro de 2026 - 6:04

Benefício assistencial começa hoje, seguindo o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

COMEÇA HOJE

Começa hoje o pagamento do INSS fevereiro 2026: confira o calendário e como consultar

2 de fevereiro de 2026 - 5:42

Aposentados e pensionistas já recebem com valores corrigidos pelo novo salário mínimo; depósitos seguem o número final do benefício  

MAIS LIDAS DO SD

Do risco de contágio do ‘caso will bank’ ao hotel no Brasil do casal da melhor vinícola do mundo: as mais lidas do SD

1 de fevereiro de 2026 - 17:30

Crise com o will bank, apostas de bilionários e análises de mercado estiveram entre os assuntos mais lidos no Seu Dinheiro nos últimos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar