🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Marina Gazzoni

Marina Gazzoni

Diretora-Executiva do Seu Dinheiro e Money Times. Tem 20 anos de experiência em gestão, edição e reportagem de projetos de conteúdo de Economia, passando por Empiricus Research, G1/Globo, Folha, Estadão e IG. Tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais e MBA em Marketing Digital. É planejadora financeira CFP® e mestranda na FGV (Inovação Corporativa).

EMPRESA PODE SAIR DA BOLSA

Nem o ‘trimestre extraordinário’ livrou o Smiles das perguntas difíceis dos investidores

Desde que Gol propôs o fechamento de capital do Smiles, o valor da ação caiu 27%. Valor da empresa depende da proposta final da Gol.

Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
31 de outubro de 2018
15:14 - atualizado às 15:38
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles - Imagem: Divulgação

A palavra "recorde" aparece três vezes no primeiro slide da apresentação de resultados do terceiro trimestre do Smiles. De seis indicadores destacados, três foram recorde no período: faturamento, acúmulo e resgate de milhas. E nem estava lá ainda as diferentes margens que a empresa contabiliza, que já são altas e ficaram ainda maiores. É um resultado extraordinário, mas que pouco importa neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação do presidente do Smiles, Leonel Andrade, na teleconferência de resultados na manhã desta quarta-feira (31) foi similar à de um técnico de um time que venceu o campeonato brasileiro e, ao mesmo tempo que comemora com os torcedores, conta pra eles que o clube não vai disputar a Libertadores. No caso da Smiles, a saída eminente é da bolsa de valores e o torcedor é o acionista minoritário.

A Gol comunicou no fim de outubro que pretende incorporar as ações do Smiles, em uma reversão da estratégia adotada cinco anos antes, quando tornou seu programa de milhagem uma empresa independente e listada na bolsa de valores. A proposta da Gol será avaliada por um comitê independente, indicado pelos conselheiros do Smiles, e terá que ser aprovada em assembleia marcada para o dia 29 de novembro. Desde que a proposta foi feita, a ação do Smiles caiu 27%.

Enquanto isso não se decide, o Smiles segue sua vida e mantém a agenda de divulgação de resultados. As palavras "trimestre extraordinário" não impediram uma chuva de perguntas difíceis dos analistas para a diretoria do Smiles nesta quarta-feira:

  • Como será escolhido o comitê independente que vai negociar a incorporação com a Gol?
  • O controlador vai participar da escolha?
  • A Gol disse que há um cenário futuro de quedas de margens e perdas competitivas para o Smiles. A empresa também vê dessa forma?
  • Como está a governança? A diretoria do Smiles vem sendo pressionada pela Gol para aceitar a proposta?
  • Há um pacote de incentivo aos executivos para permanência na empresa. Quais são os termos?

Para responder esses questionamentos, estavam Andrade e o diretor financeiro da empresa, Marcos Pinheiro. Eles fizeram o máximo para passar a mensagem de que o processo será transparente e que seguirão buscando o melhor para a companhia - ou seja, resultados ainda mais incríveis.  "É do interesse do nosso conselho e do acionista controlador que este processo seja tratado na maior transparência", disse Andrade.  E completou: “não estamos sob nenhuma pressão do controlador ou do managment da companhia aérea. A nossa governança é clara e sempre foi respeitada". A diretoria da Smiles disse que foi informada dos planos da Gol para a companhia junto com o mercado no último dia 14.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho da Smiles fechou um pacote de retenção para os executivos da empresa para evitar uma fuga em massa nesse período de transição. "O plano que foi aprovado pelo conselho hoje visa a manter e incentivar os principais executivos da companhia a trabalhar com foco e objetivo da operação até a decisão futura sobre essa transação", explicou Andrade. Ele reafirmou que fica na companhia, mas não quis dar detalhes sobre os termos do pacote de incentivo.

Leia Também

Visões diferentes

Apesar do discurso conciliador, a teleconferência deixou clara que a diretoria do Smiles tem uma visão diferente da Gol sobre o potencial da empresa.

Para defender o fechamento de capital do Smiles, a Gol disse que a margem da companhia é insustentável no futuro e que o ambiente competitivo da indústria de fidelidade mudou, o que faria ser necessária a integração do programa de fidelidade com a Gol novamente.

Leonel Andrade, presidente do Smiles - Imagem: Sergio Castro/Estadão Conteúdo

Andrade não corroborou a tese de que a margem do Smiles vai cair: "Há cinco anos me perguntam quando a margem do Smiles vai cair. E até hoje não caiu. Olhando pra frente, 3 ou 4 trimestres, a empresa vai continuar performando e está muito estruturada para isso", afirmou. "Do ponto de vista de resultado da companhia, ela continua muito forte, com indicadores extremamente positivos e em evolução constante. O faturamento continua crescendo de forma acelerada. Se estivesse em queda, seria um sinal de extinção do negócio a médio e longo prazos. Eu não posso ver um cenário de deterioração. Não é o caso", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ponderou, no entanto, que do lado da Gol "há claramente uma mudança de ambiente competitivo. Há uma mudança da ótica do controlador, a companhia aérea". Ele admitiu que reincorporação dos programas de fidelidade é uma tendência global, já seguida por outras empresas.

O que esperar da ação do Smiles

Andrade disse que vê uma continuidade do resultado positivo para o Smiles no quarto trimestre do ano. Mas isso pouco importa. A Smiles está de saída da bolsa. É fato. O que pode mudar no caminho é a proposta da Gol para fechar o capital da empresa. A primeira proposta foi muito ruim para o minoritário - basicamente, ele troca um negócio altamente gerador de caixa por ações da Gol. Sai mais barato do que fazer uma OPA (oferta pública de aquisição de ações, na sigla em inglês), como propôs a Latam para fechar o capital da Multiplus.

Me parece que a proposta da Gol foi bem ao estilo "vai que cola". Em 2016, a empresa propôs aos donos de bonds a troca da dívida com um desconto de quase 70%. Conseguiu uma adesão de 20% dos credores. Parece pouco? Depende como você olha a avaliação. Imagine que bom se você tivesse 10 cartões de créditos estourados e dois bancos aceitassem trocar sua dívida por outra 70% menor. Me soa um ótimo negócio para um endividado como era a empresa naquela época.

Voltando ao Smiles, depois da queda abrupta das ações, o preço dela está muito barato para o seu resultado. De 11 bancos que acompanham a ação, 7 estão recomendando a compra da ação da empresa, dois mandam seus clientes segurarem os papéis e dois sugerem a venda da ação do Smiles, de acordo com a Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, o desempenho da ação depende, basicamente, da proposta final que será feita pelos controladores e não mais dos fundamentos da empresa. Muita água vai rolar até a proposta final. A própria Gol admitiu uma possível OPA se o acionista minoritário não topar a conversão de ações do Smiles por papéis da Gol. De grande gerador de caixa e pagador de dividendos, a ação de Smiles virou um ativo de maior risco. Se você é cardíaco, fique longe.

Quer receber notícias por e-mail? Clique aqui e se cadastre na nossa newsletter gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O PÓS-COPOM

David Beker, do Bank of America, mantém projeção otimista para os juros: corte de 0,50 p.p. em janeiro e Selic a 11,25% em 2026

11 de dezembro de 2025 - 13:07

Economista-chefe do BofA acredita que o Copom não precisa sinalizar no comunicado antes de fazer qualquer ajuste e mantém olhar otimista para a política monetária

CAIU AÍ?

Ficou sem luz? Veja quanto custa um gerador para sua casa

11 de dezembro de 2025 - 13:01

Com a falta de luz atingindo milhões, veja quanto custa investir em um gerador para manter sua casa funcionando durante apagões prolongados

APOIO AO EMPREENDEDOR

Governo lança pacote “MEI em Ação” com novo app unificado, assistente virtual com IA e capacitações

11 de dezembro de 2025 - 11:32

O app Meu MEI Digital passa a reunir os serviços do Portal do Empreendedor com atalhos para formalização, alteração de dados e emissão de NF-e

DAQUI POUCO MAIS DE 6 MESES

Como comprar ingressos para Copa do Mundo 2026: nova fase abre hoje

11 de dezembro de 2025 - 10:35

Fifa abre nova fase de vendas da Copa do Mundo 2026; veja como se inscrever, participar do sorteio e garantir ingressos para acompanhar os jogos nos EUA, México e Canadá

ÚLTIMO DO ANO

Selic se mantém em 15% ao ano e Copom joga balde de água fria nos mercados ao não sinalizar corte nos juros

10 de dezembro de 2025 - 19:07

O Copom não entregou a sinalização que o mercado esperava e manteve o tom duro do comunicado, indicando que os cortes na Selic podem demorar ainda

BOLETO DO MEI

Valor do novo salário-mínimo altera contribuição para MEI; veja quanto fica

10 de dezembro de 2025 - 18:31

O piso nacional será de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026 e aumenta o valor da tributação dos microempreendedores individuais

CEIA SALGADA

Ceia de Natal 2025: veja os alimentos que mais tiveram alta nos preços

10 de dezembro de 2025 - 17:22

Com bacalhau, lombo e aves natalinas em alta, a ceia fica mais pesada no bolso; azeite e pernil registram queda

EM BUSCA DO (BI) MILHÃO

Aprenda com os bilionários: 5 hábitos financeiros de Elon Musk e Warren Buffett que podem te ajudar a construir patrimônio

10 de dezembro de 2025 - 17:00

Hábitos de bilionários como Warren Buffett, Elon Musk e Jeff Bezos mostram como visão de longo prazo, disciplina, diversificação e juros compostos podem impulsionar a construção de patrimônio

AGORA VAI?

Este parque marcou uma geração, quase quebrou — e agora mira recuperar os tempos de ouro

10 de dezembro de 2025 - 16:04

Hopi Hari encerra recuperação judicial, reduz dívida e anuncia R$ 280 milhões em investimentos até 2028

UM COPO DE ÁGUA NÃO SE NEGA

Lei da água gratuita: as cidades e Estados onde bares e restaurantes são obrigados a oferecer água potável sem custo 

10 de dezembro de 2025 - 14:02

Brasil vive um cenário fragmentado: leis estaduais caíram, outras sobreviveram, e um projeto nacional tenta unificar a regra

BILHÕES A MAIS NO BOLSO

Por que o BTG espera que os lucros disparem até 17% no ano que vem — e que ações mais ganham com isso

10 de dezembro de 2025 - 11:26

Banco projeta lucro R$ 33,78 bilhões maior para empresas: parte dessa alta vem das empresas que vendem principalmente no mercado doméstico,pressionado com os juros altos

CONDENADOS PELO STF

Penas menores para Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro? Câmara dos Deputados aprova redução; confira o que acontece agora

10 de dezembro de 2025 - 10:33

O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados de tentativa de golpe de Estado, mas trecho foi retirado

PRÊMIOS ACUMULADOS

Mega-Sena 2949 acumula e vai a R$ 38 milhões, enquanto Timemania salta para R$ 64 milhões; veja as loterias da Caixa

10 de dezembro de 2025 - 9:59

Hoje é dia de sorteios da +Milionária (R$ 11 milhões), da Quina (R$ 600 mil) e da Lotomania (R$ 1,6 milhão); amanhã entram em cena a Mega-Sena e a Timemania.

NA MIRA DO FISCO

Câmara aprova regras mais rígidas contra devedor contumaz; texto vai para sanção de Lula

10 de dezembro de 2025 - 7:21

Quando a Fazenda identificar um possível devedor contumaz, deverá enviar notificação e conceder prazo de 30 dias para pagamento da dívida ou apresentação de defesa

NAS ENTRELINHAS

O corte da Selic vem aí? Resposta do Copom estará nas entrelinhas do comunicado desta Super Quarta

10 de dezembro de 2025 - 6:02

Na última reunião do ano, mercado espera mudanças sutis no comunicado do comitê para consolidar apostas de cortes nos juros já em janeiro

CARO ASSIM?

Estes brinquedos já custam quase o mesmo que um smartphone da Samsung; veja a comparação

9 de dezembro de 2025 - 17:10

Modelos premium de Barbie, Lego e itens colecionáveis chegam ao varejo com preços que rivalizam com eletrônicos

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad crava: votação de projeto contra devedores contumazes deve acontecer nesta terça (9); ministro tenta destravar pauta fiscal

9 de dezembro de 2025 - 14:03

Haddad vê clima favorável na Câmara para avançar em medidas que reforçam a arrecadação e destravam o Orçamento de 2026

VALENDO!

CNH sem autoescola aprovada: veja como será o novo processo e quanto você vai economizar

9 de dezembro de 2025 - 12:18

As novas regras da CNH sem autoescola, agora dentro do programa CNH do Brasil, reduzem custos, flexibilizam aulas e ampliam o acesso à habilitação

QUEM QUER PROVENTOS?

Com dividendos no radar, Prio (PRIO3) é a queridinha do BTG Pactual, mas preço-alvo cai

9 de dezembro de 2025 - 11:21

A atualização veio na esteira do Investor Day, quando a petroleira forneceu mais detalhes sobre o momentum operacional e as prioridades

SEM MULTAS

Como vai funcionar a renovação automática da CNH para quem é bom motorista

9 de dezembro de 2025 - 10:30

Novas regras da CNH incluem renovação automática para bons condutores, provas mantidas, instrutores autônomos e queda de até 80% no custo da habilitação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar