🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O que fazer com o cupom das suas NTN-Bs?

Cinco alternativas que não precisam da técnica dos super-heróis de identificar uma ação mega-atrativa

14 de fevereiro de 2019
10:36 - atualizado às 11:25
Amanhã será pago cupom sobre as NTN-Bs cujos vencimentos acontecem em anos pares - Imagem: Shutterstock

Dinheiro pouco a gente tem muito. Bolsos de bêbado, com moedas baixinhas e notas de dois reais amassadas, misturadas a outros plásticos e papéis, como se acabássemos de assaltar o dízimo da igreja mais próxima. “Corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus.” É um estado de espírito, não uma situação patrimonial. Lealdade, humildade e procedimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amanhã será pago cupom sobre as NTN-Bs cujos vencimentos acontecem em anos pares. Sempre pinga aquele caraminguazinho. Pode não ser muito, mas dinheiro na conta, uma liquidez a mais, qualquer que seja, nunca é demais. Entre ser rico e saudável ou pobre e doente, ainda fico com a primeira opção.

Todo mundo tem (ou deveria ter) um pouco de títulos indexados à inflação, aqueles que pagam uma taxa de juro acima da variação do IPCA. Para a pessoa física, é ideal, alinhado cirurgicamente à noção de portfólio de mínimo risco, ou seja, aquele que faz o hedge perfeito de seu padrão de consumo.

Como o comportamento do IPCA pode ser uma proxy razoável para o quanto os seus próprios gastos, em preço, variam no tempo, as NTN-Bs oferecem uma alternativa apropriada de investimento, pois preservam o poder de compra ao longo do tempo. Pagam inflação mais uma taxa de juro, permitindo a preservação da capacidade de compra.

Por isso, construções patrimoniais sólidas e sem riscos excessivos deveriam conter, conforme o gosto do freguês, ao menos um pouco dos títulos indexados. Essa é a perspectiva do asset allocation, vale para hoje e para qualquer dia. Mas temos aí essa questão imediata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na próxima sexta-feira, famoso amanhã, será pago cupom sobre as NTN-Bs com vencimentos pares, representantes de um estoque de 161 milhões de papéis e 55 por cento do total. Vai pingar 93,69 reais por papel, totalizando um recebimento de 15,1 bilhões de reais pelo mercado.

Leia Também

Haverá mais liquidez no sistema. A primeira inferência é que isso pode conferir algum momentum às próprias NTN-Bs, pois ao menos parte desse dinheiro será reaplicado nos mesmos títulos. No entanto, com a inflação bem-comportada e as baixas taxas de juro, parece razoável antever alguma migração em direção a outros ativos de maior risco – mais especificamente, alguma troca de indexados por prefixados, alongamento dos durations (compra de papéis com vencimento mais longo) e rotação da renda fixa para a Bolsa.

Agora, falando mais diretamente com você, leitor. A mesma coisa que passa na minha cabeça neste momento talvez passe na sua também. O que eu posso fazer com essa centaveira a pingar na minha conta amanhã?

Pensei em cinco alternativas, sem precisar recorrer a stock picking, a técnica dos super-heróis de identificar melhor do que os seres humanos uma ação mega-atrativa em mercados informacionalmente bastante eficientes. O foco está em construção patrimonial, planejamento de longo prazo, gestão de portfólio e diversificação, não em acertos pontuais ou naquela “diquinha” esperta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira ideia já me visita há alguns meses. Desde que investi no FoF SuperPrevidência da Vitreo, me sinto incomodado em ainda não ter feito um plano também para o meu filho, João Pedro. Pode ter chegado a hora.

Aliás, ontem fiquei bastante satisfeito em checar meu extrato na Vitreo. Como o fundo não tem seis meses de vida, sua rentabilidade ainda não pode ser divulgada. Então, para saber quanto meu dinheiro está rendendo, tenho que acessar minha própria conta. Fiquei muito contente em saber do retorno equivalente a 160 por cento do CDI desde o começo, que seria bom em qualquer lugar do mundo. No universo de previdência, em que a maioria dos fundos é uma aberração, é um oásis.

Como eu havia indicado fortemente o FoF da Vitreo para novas contratações ou para portabilidades – indicação aqui reforçada hoje –, foi gratificante identificar esse desempenho. É sempre um alívio quando as sugestões dão certo. Também foi estimulante saber que o Vitreo FoF SuperPrevidência apurou a segunda maior captação líquida do segmento de multimercados de previdência nos últimos três meses, com 578,5 milhões de reais, atrás apenas de fundo do Itaú.

Um segundo possível destino para o dinheiro novo é o fundo Nimitz, da SPX, ainda aberto para captação na Ágora. Dos fundos multimercados abertos (aqui já falando fora do ambiente dos previdenciários), o Nimitz me parece o melhor. Está um chororô bem idiota em torno da SPX – se o termo “bullying” chegou aos traders e aos brokers, é porque a coisa está feia; geração mimimi. Retornos de curto prazo contam zero, pois são 100 por cento sensíveis à aleatoriedade. Olhe o histórico longo, a competência do time e os processos internos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tempo: quem fala da “dificuldade em ficar sócio na SPX” nunca viveu um partnership. Qualquer empresa bem-sucedida e em crescimento enfrenta essa dificuldade. Infelizmente, o equity só soma 100 por cento. Além disso, nos partnerships mais consolidados do mercado financeiro brasileiro, cerca de 10 por cento do headcount vira sócio – na SPX, são 29 sócios, para 150 pessoas.

A terceira possibilidade é no juro longo. Aqui por duas razões: vai ser natural o alongamento dos institucionais ao longo da curva, pois é onde se tem mais prêmio. Depois, aqui tem espaço para porrada. Não tem inflação no horizonte e a atividade econômica não engrena – as vendas ao varejo de ontem reforçam a sugestão. O Copom pode vir a ser forçado a rever seu posicionamento sobre os juros, vencido pelos dados. Para mim, estamos data dependent e voltaremos a discutir uma redução da Selic. Se não for o caso, tudo bem também, porque o carrego é bom.

O quarto deriva da imperiosa necessidade de se ter Bolsa. Vale usar ao menos parte do dinheiro do cupom de amanhã para comprar BOVV11 e SMAL11. Não precisa ir para o stock picking. Atue de forme diversificada para surfar esse ciclo de Bolsa, que vai ser longo e intenso. Acho razoável pensar em dobrar em três anos. Quase ninguém tem Bolsa ainda, está razoavelmente barato e os lucros corporativos vão voar por conta da alavancagem operacional. Se vier reforma da Previdência (vai vir), teremos re-rating.

O quinto é nosso hedge, porque tudo que falei até aqui pode estar errado. Se tem uma coisa boa na Empiricus (ao menos uma deve ter, não é possível), é que sabemos que não sabemos. Que vantagem! A todo momento nos beliscamos, sabemos da possibilidade de estarmos errados, montamos planos Bs (Cs, às vezes Ds), procuramos minimizar os danos da potencial falha. Meu hedge favorito para o momento é o ouro, porque o mundo anda bem estranho. E tem risco pra todo lado. Mas daí já é assunto para o pós-cupom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAZAMENTO DE DADOS

Banco Central alerta: quais dados foram expostos em vazamento de mais de 5 mil chaves Pix do Agibank?

14 de fevereiro de 2026 - 15:21

Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição

QUAL O PROBLEMA

O mundo rico deveria temer a “Brasilificação” da economia, diz The Economist

14 de fevereiro de 2026 - 14:30

O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil

GUARDIÃ

Nem São Paulo nem Rio: a capital com aluguel mais caro do Brasil acaba de substituir Brasília por alguns dias

13 de fevereiro de 2026 - 16:22

Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI

PRESENTE PARA OS CONCURSEIROS

Salários iniciais de até R$ 13 mil e mais de 270 vagas: IFCE divulga concurso público para técnicos e professores

13 de fevereiro de 2026 - 15:34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos

MERCADO DE TRABALHO

78,1% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, mas falta uma coisa para a satisfação ir a 100%

13 de fevereiro de 2026 - 14:04

Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros

CHEGOU A HORA DA FOLIA

Vai ter Mega-Sena, Lotofácil e Quina no Carnaval? Veja o calendário das loterias da Caixa para os próximos dias

13 de fevereiro de 2026 - 12:11

As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.

TEIMOSIA RECOMPENSADA

Apostador da Lotofácil insiste nos mesmos números e acorda milionário em plena sexta-feira 13 pré-Carnaval; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

13 de fevereiro de 2026 - 7:41

Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.

AGENDA DE CARNAVAL

Metrô 24h, B3 de portas fechadas, Correios de folga e mais: Confira o que abre e o que fecha nos dias de folia

13 de fevereiro de 2026 - 5:29

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público

POLARIZAÇÃO DE VOTOS

População máxima permitida: políticos querem limitar o número de moradores desse país

12 de fevereiro de 2026 - 15:09

Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários

JEFF BEZOS, MARK ZUCKERBERG E MAIS

“Bunker dos bilionários” ganha mais um morador célebre: conheça a ilha artificial em Miami onde moram os super-ricos

12 de fevereiro de 2026 - 12:24

Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar

COMO EVITAR O CROWD CRASH

Carnaval em segurança: confira dicas para se prevenir em situações de superlotação

12 de fevereiro de 2026 - 9:10

Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação

HISTÓRIA DE CINEMA

Apostador joga 1, 2, 3, 4, 5, 6 na loteria e fica milionário; Mega-Sena pode pagar R$ 55 milhões hoje

12 de fevereiro de 2026 - 7:06

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.

CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Calendário do Bolsa Família: governo começa a pagar hoje (12) a parcela de fevereiro de 2026; confira o cronograma completo

12 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

CEO CONFERENCE 2026

Para os gringos, tanto faz o próximo presidente — a trajetória de crescimento do Brasil está traçada, diz André Esteves

11 de fevereiro de 2026 - 19:05

Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país

CEO CONFERENCE 2026

Brasil vive melhor momento em anos, diz André Esteves — e o próximo presidente só terá um desafio na economia

11 de fevereiro de 2026 - 17:03

Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar

PRESIDENTE DO BC

“Banco Central é um transatlântico”: Galípolo sinaliza cortes da Selic, mas evita decisões precipitadas

11 de fevereiro de 2026 - 16:10

“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC

LINHA GALAXY S

Já era, fofoqueiros: Samsung prepara celular com recurso anticuriosos; veja data de lançamento e como conseguir descontos de até R$ 1.500

11 de fevereiro de 2026 - 11:04

Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Lotofácil 3610 faz 5 milionários de uma vez só, mas Dia de Sorte paga o maior prêmio da rodada; Mega-Sena acumula

11 de fevereiro de 2026 - 7:28

Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.

CEO CONFERENCE 2026

Até onde a Selic pode cair? BTG projeta cortes totais de 3 pontos nos juros este ano; questão fiscal é o principal risco

10 de fevereiro de 2026 - 18:32

Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos

REFÚGIO MILIONÁRIO

Quer ser vizinho do Bill Gates? Veja quanto custa a casa colocada à venda pelo fundador da Microsoft

10 de fevereiro de 2026 - 15:37

Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar