🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

O que fazer com o cupom das suas NTN-Bs?

Cinco alternativas que não precisam da técnica dos super-heróis de identificar uma ação mega-atrativa

14 de fevereiro de 2019
10:36 - atualizado às 11:25
Amanhã será pago cupom sobre as NTN-Bs cujos vencimentos acontecem em anos pares - Imagem: Shutterstock

Dinheiro pouco a gente tem muito. Bolsos de bêbado, com moedas baixinhas e notas de dois reais amassadas, misturadas a outros plásticos e papéis, como se acabássemos de assaltar o dízimo da igreja mais próxima. “Corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus.” É um estado de espírito, não uma situação patrimonial. Lealdade, humildade e procedimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amanhã será pago cupom sobre as NTN-Bs cujos vencimentos acontecem em anos pares. Sempre pinga aquele caraminguazinho. Pode não ser muito, mas dinheiro na conta, uma liquidez a mais, qualquer que seja, nunca é demais. Entre ser rico e saudável ou pobre e doente, ainda fico com a primeira opção.

Todo mundo tem (ou deveria ter) um pouco de títulos indexados à inflação, aqueles que pagam uma taxa de juro acima da variação do IPCA. Para a pessoa física, é ideal, alinhado cirurgicamente à noção de portfólio de mínimo risco, ou seja, aquele que faz o hedge perfeito de seu padrão de consumo.

Como o comportamento do IPCA pode ser uma proxy razoável para o quanto os seus próprios gastos, em preço, variam no tempo, as NTN-Bs oferecem uma alternativa apropriada de investimento, pois preservam o poder de compra ao longo do tempo. Pagam inflação mais uma taxa de juro, permitindo a preservação da capacidade de compra.

Por isso, construções patrimoniais sólidas e sem riscos excessivos deveriam conter, conforme o gosto do freguês, ao menos um pouco dos títulos indexados. Essa é a perspectiva do asset allocation, vale para hoje e para qualquer dia. Mas temos aí essa questão imediata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na próxima sexta-feira, famoso amanhã, será pago cupom sobre as NTN-Bs com vencimentos pares, representantes de um estoque de 161 milhões de papéis e 55 por cento do total. Vai pingar 93,69 reais por papel, totalizando um recebimento de 15,1 bilhões de reais pelo mercado.

Leia Também

Haverá mais liquidez no sistema. A primeira inferência é que isso pode conferir algum momentum às próprias NTN-Bs, pois ao menos parte desse dinheiro será reaplicado nos mesmos títulos. No entanto, com a inflação bem-comportada e as baixas taxas de juro, parece razoável antever alguma migração em direção a outros ativos de maior risco – mais especificamente, alguma troca de indexados por prefixados, alongamento dos durations (compra de papéis com vencimento mais longo) e rotação da renda fixa para a Bolsa.

Agora, falando mais diretamente com você, leitor. A mesma coisa que passa na minha cabeça neste momento talvez passe na sua também. O que eu posso fazer com essa centaveira a pingar na minha conta amanhã?

Pensei em cinco alternativas, sem precisar recorrer a stock picking, a técnica dos super-heróis de identificar melhor do que os seres humanos uma ação mega-atrativa em mercados informacionalmente bastante eficientes. O foco está em construção patrimonial, planejamento de longo prazo, gestão de portfólio e diversificação, não em acertos pontuais ou naquela “diquinha” esperta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira ideia já me visita há alguns meses. Desde que investi no FoF SuperPrevidência da Vitreo, me sinto incomodado em ainda não ter feito um plano também para o meu filho, João Pedro. Pode ter chegado a hora.

Aliás, ontem fiquei bastante satisfeito em checar meu extrato na Vitreo. Como o fundo não tem seis meses de vida, sua rentabilidade ainda não pode ser divulgada. Então, para saber quanto meu dinheiro está rendendo, tenho que acessar minha própria conta. Fiquei muito contente em saber do retorno equivalente a 160 por cento do CDI desde o começo, que seria bom em qualquer lugar do mundo. No universo de previdência, em que a maioria dos fundos é uma aberração, é um oásis.

Como eu havia indicado fortemente o FoF da Vitreo para novas contratações ou para portabilidades – indicação aqui reforçada hoje –, foi gratificante identificar esse desempenho. É sempre um alívio quando as sugestões dão certo. Também foi estimulante saber que o Vitreo FoF SuperPrevidência apurou a segunda maior captação líquida do segmento de multimercados de previdência nos últimos três meses, com 578,5 milhões de reais, atrás apenas de fundo do Itaú.

Um segundo possível destino para o dinheiro novo é o fundo Nimitz, da SPX, ainda aberto para captação na Ágora. Dos fundos multimercados abertos (aqui já falando fora do ambiente dos previdenciários), o Nimitz me parece o melhor. Está um chororô bem idiota em torno da SPX – se o termo “bullying” chegou aos traders e aos brokers, é porque a coisa está feia; geração mimimi. Retornos de curto prazo contam zero, pois são 100 por cento sensíveis à aleatoriedade. Olhe o histórico longo, a competência do time e os processos internos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tempo: quem fala da “dificuldade em ficar sócio na SPX” nunca viveu um partnership. Qualquer empresa bem-sucedida e em crescimento enfrenta essa dificuldade. Infelizmente, o equity só soma 100 por cento. Além disso, nos partnerships mais consolidados do mercado financeiro brasileiro, cerca de 10 por cento do headcount vira sócio – na SPX, são 29 sócios, para 150 pessoas.

A terceira possibilidade é no juro longo. Aqui por duas razões: vai ser natural o alongamento dos institucionais ao longo da curva, pois é onde se tem mais prêmio. Depois, aqui tem espaço para porrada. Não tem inflação no horizonte e a atividade econômica não engrena – as vendas ao varejo de ontem reforçam a sugestão. O Copom pode vir a ser forçado a rever seu posicionamento sobre os juros, vencido pelos dados. Para mim, estamos data dependent e voltaremos a discutir uma redução da Selic. Se não for o caso, tudo bem também, porque o carrego é bom.

O quarto deriva da imperiosa necessidade de se ter Bolsa. Vale usar ao menos parte do dinheiro do cupom de amanhã para comprar BOVV11 e SMAL11. Não precisa ir para o stock picking. Atue de forme diversificada para surfar esse ciclo de Bolsa, que vai ser longo e intenso. Acho razoável pensar em dobrar em três anos. Quase ninguém tem Bolsa ainda, está razoavelmente barato e os lucros corporativos vão voar por conta da alavancagem operacional. Se vier reforma da Previdência (vai vir), teremos re-rating.

O quinto é nosso hedge, porque tudo que falei até aqui pode estar errado. Se tem uma coisa boa na Empiricus (ao menos uma deve ter, não é possível), é que sabemos que não sabemos. Que vantagem! A todo momento nos beliscamos, sabemos da possibilidade de estarmos errados, montamos planos Bs (Cs, às vezes Ds), procuramos minimizar os danos da potencial falha. Meu hedge favorito para o momento é o ouro, porque o mundo anda bem estranho. E tem risco pra todo lado. Mas daí já é assunto para o pós-cupom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ACIMA DA INFLAÇÃO

Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou

24 de dezembro de 2025 - 13:30

A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior

NA MIRA DA JUSTIÇA

Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF

24 de dezembro de 2025 - 12:42

O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB

ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

LOTERIAS

Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada

20 de dezembro de 2025 - 15:33

O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada

ORÇAMENTO 2026

Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026

20 de dezembro de 2025 - 8:40

Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública

HOMENAGEM

Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso

19 de dezembro de 2025 - 16:29

Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário

DECISÃO EXTREMA DEMAIS?

Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar

19 de dezembro de 2025 - 15:20

O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda

NATAL 2025

Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços

19 de dezembro de 2025 - 11:38

Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar