Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
corrupção

Ex-gestores da Petrobras podem ter interferido em comissão interna, diz CVM

CVM diz ter encontrado indícios de que trechos de relatórios produzidos por comissão interna foram suprimidos; trabalho era feito para indicar irregularidades nos investimentos realizados na Refinaria Abreu e Lima

Letreiro da Petrobras em frente a prédio
Letreiro da Petrobras em frente a prédio - Imagem: Shutterstock

A ex-diretoria da Petrobras pode ter interferido no trabalho da Comissão Interna de Investigação (CIA) — que indica irregularidades nos investimentos realizados na Refinaria Abreu e Lima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o que aponta a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que diz ter encontrado indícios de irregularidades. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o jornal, a CVM afirma que diversos trechos de um relatório produzido pela CIA foram suprimidos. Entre as informações omitidas, estão várias menções a documentos de 2008 das áreas de planejamento e financeira da Petrobras, que apontavam a baixa atratividade e os riscos de investimentos.

De acordo com a CVM, também foi omitida a informação de que o cálculo do fluxo de caixa e da taxa de atratividade do investimento excluía o impacto tributário. Ainda assim, o investimento foi aprovado pela diretoria e pelo conselho de administração da petrolífera.

No final do ano passado, o relatório do inquérito administrativo apurou o caso e converteu a ação em processo sancionador. Ex-diretores e ex-conselheiros da companhia passaram então a ser acusados de faltarem com o dever fiduciário na aprovação dos investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arrolados ao processos estão, entre outros, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro Guido Mantega, a ex-presidente da estatal Maria das Graças Foster e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.

Leia Também

PROFECIA AUTORREALIZÁVEL

Ganhador do Nobel de Economia vê no medo da IA uma ameaça potencialmente maior que a própria tecnologia

CARA E COROA

A cara do rei: Moedas do Reino Unido ganham efígie de Charles III e são remodeladas para ajudar as crianças no aprendizado da matemática

Em depoimento à CVM, os membros da CIA confirmaram a suposta interferência no resultado do trabalho da comissão. Foster, por outro lado, declarou ter visto "várias coisas" fora do escopo do trabalho da CIA, mas entregou o relatório e "não soube de mais nada", ainda de acordo com O Estado de S. Paulo.

Outro lado

A reportagem do jornal obteve como resposta da Petrobras de que não comentaria o caso. A assessoria da ex-presidente Dilma disse que se manifestaria hoje. Mas a publicação desta nota não havia nada público. Graça Foster, ex-presidente da Petrobras não foi encontrada e Mantega disse que não se pronunciaria. Coutinho disse o mesmo — ao menos até ter conhecimento prévio do relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
fundos de investimento dividendos ações mercado 1 de julho de 2026 - 10:00
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 30 de junho de 2026 - 20:06
querosene petrus 30 de junho de 2026 - 14:54

TRABALHA E TRABALHA

Anvisa proíbe marca querosene por produção desconhecida

30 de junho de 2026 - 14:54
lanche de graça burguer king serasa bk (1) ID da foto:1309352410 30 de junho de 2026 - 13:36
taça copa do mundo 30 de junho de 2026 - 11:04
desenrola caixa economica federal (1) 29 de junho de 2026 - 13:54
repelente repele anvisa (1) ID da foto:992623726 29 de junho de 2026 - 13:41
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 29 de junho de 2026 - 7:23
29 de junho de 2026 - 6:57
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 29 de junho de 2026 - 6:18
Confira os números da Quina de São João. 28 de junho de 2026 - 14:23
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar