🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
segurança é tudo

De usuário do Nubank ao de bancão: 5 dicas para cuidar do seu dinheiro online

Comportamento online também reflete a maneira como você lida com o próprio dinheiro; aqui vão cinco dicas para você não colocar o seu dinheiro em risco

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2 de novembro de 2019
14:21 - atualizado às 14:45
segurança digital dinheiro
Imagem: Shutterstock

Usuários de bancos digitais como Nubank ou Inter tem ao menos uma coisa em comum com quem possui conta num bancão tradicional: precisa tomar cuidado na hora de usar a internet. O comportamento online também reflete a maneira como você lidar com o próprio dinheiro.

A segurança digital é uma preocupação que todo mundo deveria ter. Afinal, um descuido ou falta de informação pode fazer com que alguns valores saiam pelo ralo.

Mas, afinal, o que o você, sendo correntista do Nubank ou de um bancão precisa fazer? Aqui vão algumas dicas de cuidados que você deve tomar ao usar a internet para não perder dinheiro. As informações são do site Business Insider.

1. O cuidado com a senha

Mesmo que seu banco não seja nativamente digital, ele certamente usa tecnologia de segurança digital. Ou seja, fornece conexão segura ao seu navegador usando SSL (Secure Sockets Layer), práticas de segurança fortes em seus datacenters, entre outras ferramentas.

A instituição que te fornece o serviço financeiro tem um certo nível de segurança para cuidar o seu dinheiro. No entanto, de adiantam os sistemas do banco, se você não fornecer, no mínimo, uma senha de qualidade.

Mas o que é, afinal uma senha segurança? Para começar, a combinação de letras e/ou números para acessar a sua conta do Nubank, Bradesco e similares precisa ser exclusiva. É um hábito comum as pessoas adotarem as mesmas combinações de contas em diferentes tipos de serviço, por uma questão de praticidade. Mas é um barato que pode sair caro.

Empresas que não lidam com seu dinheiro são invadidas com certa frequência. Se você usa um serviço online cuja senha é a mesma de suas contas no banco. Isso significa que uma invasão em um site aleatório pode ser o suficiente para ter acesso a determinadas informações financeiras.

A dica é usar um gerenciador de senhas, como LastPass e Dashlane, por exemplo, para criar uma combinação de caracteres forte, aleatória e exclusiva para cada site e aplicativo. Seu dinheiro pode estar mais seguro dessa forma.

2. Sistemas atualizados

Pode ser chato ter de ocupar mais memória no celular ou computador para uma atualização que parece aleatória. Mas, acredite, ela pode ser necessária. Por isso, quando surgir uma notificação do seu telefone ou computador de que há uma atualização disponível, atualize imediatamente.

As atualizações podem trazer novos recursos ou alterar a vida útil da bateria, mas geralmente também vêm com uma série de correções de bugs e melhorias de segurança. A dica também é válida para aplicativos e programas instalados em seu dispositivo.

Um aplicativo ou programa malicioso pode visualizar a tele de seu dispositivo, registrar suas senhas e entrar em suas contas.

É possível tornar o cuidado com seu dinheiro mais fácil nesse sentido: defina as atualizações como automáticas.

3. Antivírus e programa de firewall

Usar um antivírus é um comportamento básico que se ouve como necessário desde os primórdios do uso do computador pessoal. Mas a verdade é que hoje tem muita gente não protegida suficientemente online ou simplesmente desprotegida - o que, é claro, pode impactar no seu dinheiro.

Antivírus e firewalls de marcas reconhecidas ajudam a manter seus dispositivos protegidos contra a maioria das ameaças. Usuários do Windows têm programas internos à disposição para lidar com a verificação de vírus e as necessidades de firewall sem pagar por uma ferramenta extra de terceiros.

Mas há também opções no mercado para quem se sente desprotegido com os programas de configuração padrão, como o McAfee, Norton, Bitdefender ou Kaspersky. Usuários de Mac também precisa de proteção contra vírus. Avast, Sophos e Norton são algumas das marcas reconhecidas no mercado.

Para proteger o próprio smartphone ou tablet, sendo Android ou iOS, vale fazer a mesma busca por ferramentas reconhecidas no mercado. Em geral, aqueles que oferecem proteção aos computadores pessoais, também disponibilizam produtos de proteção para dispositivos móveis.

4. VPN em wi-fi público

Nos últimos anos, estabelecimentos como cafés, aeroportos, bibliotecas tornaram a disponibilização de uma rede wi-fi um serviço básico. Esses espaço afinal hoje são o tipo de lugar que as pessoas usam para trabalhar, estudar, navegar na internet ou fazer coisas práticas, como consultar o aplicativo do Nubank, Bradesco, entre outros.

Mas essa é uma outra praticidade que exige cuidado redobrado. Redes públicas podem colocar você em risco de espionagem digital. Por isso, é preciso manter qualquer ameaça afastada com uma rede virtual privada (VPN) de qualidade no seu dispositivo.

Uma VPN cria um caminho seguro entre o seu computador/telefone e um servidor remoto. Com essa ferramenta, todo o tráfego da internet entre o servidor e o dispositivo é criptografado. Nem mesmo o provedor de serviços de internet pode ler o conteúdo com uma VPN no local.

5.  Olho nos links

Mesmo com excelentes antivírus e os aplicativos anti-malware instalados, o usuário pode por seus dados e seu dinheiro em risco ao clicar em links maliciosos em e-mails. Phishing e spam são uma das principais maneiras pelas quais os hackers obtêm acesso a um computador.

Basta um link equivocado para o um site ter uma chance de instalar um malware sem o conhecimento do usuário. De repente e sem aviso, suas senhas e informações da conta podem cair nas mãos erradas.

A dica básica esse problema é: se você não conhece a pessoa do outro lado do email ou ela parece suspeita, não clique no link. Toda a atenção nunca é demais.

Compartilhe

Receita para o fracasso

‘Você pode fracassar com seu dinheiro’: 4 coisas que podem destruir sua vida financeira e na Bolsa

14 de abril de 2022 - 15:44

Ninguém tem o caminho para o sucesso, mas dar alguns passos para longe do fracasso é sempre bom

PROBLEMA RESOLVIDO

Bancos dos EUA querem resolver o problema de custódia de stablecoins e buscam criar a sua própria criptomoeda; entenda

13 de janeiro de 2022 - 16:10

Com isso, o usuário pode se beneficiar da segurança da blockchain e ainda ter o respaldo legal de um banco americano para negociar criptomoedas

Radiocash

“Esses 4 milhões de pessoas na Bolsa vieram para ficar”, diz Gustavo Cerbasi

29 de novembro de 2021 - 11:44

Com 16 livros publicados e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, o ex-professor universitário encara com cautela a fama, e rejeita alguns rótulos

Investidor 3.0

Investidores tendem a comprar ações que estão recebendo muita atenção da mídia, diz Terrance Odean, especialista em finanças comportamentais

8 de novembro de 2021 - 19:04

O professor de Berkeley foi um dos convidados do evento de aniversário de 12 anos da Empiricus, onde fez uma palestra sobre o comportamento dos investidores pessoa física

PODCAST MESA PRA QUATRO

Mario Sergio Cortella dá lições filosóficas de como lidar com o dinheiro

23 de outubro de 2021 - 9:48

O filósofo e professor foi convidado do podcast Mesa Pra Quatro e contou sobre a sua trajetória, relação com o dinheiro e investimentos

de olho nas finanças

48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, mostra pesquisa CNDL/SPC

28 de janeiro de 2020 - 11:35

Segundo o levantamento, a frequência de análise de orçamento é inadequada mesmo entre a maioria dos 52% de brasileiros que utilizam alguma forma de controle de suas finanças

em busca da felicidade?

Trocar paixão por objetivo pode ser a chave para uma carreira bem sucedida, diz estudo

30 de novembro de 2019 - 13:30

Em artigo publicado na revista Harvard Business Review, pesquisador diz que a felicidade é um péssimo guia de carreira

Pensando em gastos

7 coisas comuns e muito caras que você consome e que não fazem seu dinheiro valer a pena

31 de outubro de 2019 - 15:02

Pensando em investimentos, cada consumo mal feito pode ser uma chance perdida de ampliar seus lucros

Vídeo

Como as emoções interferem nas suas decisões financeiras – e o que fazer para controlá-las

11 de outubro de 2019 - 12:00

Saiba o que a ciência já descobriu sobre a influência do nosso lado mais irracional nos processos de tomada de decisões financeiras e o que fazer para driblá-la

Investimentos

As sete características dos grandes investidores que você nunca terá

7 de outubro de 2019 - 15:27

Gente como Warren Buffett e Charlie Munger dividem alguns traços de personalidade que por mais que você tente, estude e se esforce, jamais conseguirá

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies