Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
O grande destaque da quarta-feira (7) foi a movimentação das siglas e dos candidatos derrotados no primeiro turno, desenhando o cenário de alianças para a votação do próximo dia 25

O segundo turno da eleição presidencial ganhou contornos mais nítidos nesta quarta-feira (7). Enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) acumulou novos apoios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu aliados no Palácio da Alvorada para traçar a estratégia da reta final.
O petista terminou o primeiro turno com pouco mais de 2,2 milhões de votos atrás de Flávio, diferença de 1,87 ponto porcentual. A votação decisiva será no dia 25.
O principal movimento do dia foi o anúncio do Republicanos. O presidente da sigla, deputado Marcos Pereira, declarou apoio a Flávio Bolsonaro em evento na sede do partido, em Brasília.
"O primeiro turno passou, o povo falou e agora o Brasil tem escolha clara", disse.
Pereira ressalvou que as seções do partido na Paraíba e em Pernambuco têm liberdade para decidir de acordo com as particularidades locais.
Estiveram presentes o governador reeleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador eleito de Minas Gerais, senador Cleitinho Azevedo, ambos do Republicanos.
Leia Também
A decisão reverte a neutralidade que o partido adotou no primeiro turno e se soma a União Brasil, PP e Novo, que já haviam anunciado apoio a Flávio Bolsonaro.
O alinhamento dos principais partidos de centro e centro-direita é um revés para Lula, que até agora não garantiu alianças além das legendas de esquerda.
Outros apoios (ou não)
Clariana Barão (DC), derrotada no primeiro turno, também declarou hoje voto em Flávio Bolsonaro.
Em vídeo publicado nas redes, ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ela afirmou que "não tinha alternativa" para a Democracia Cristã a não ser caminhar com o senador.
Clariana ficou na nona colocação, com 40.043 votos (0,03% dos válidos).
Outro nome disputado, Augusto Cury (Avante), terceiro colocado, com 3,45 milhões de votos (cerca de 2,89% dos válidos), não declarou apoio.
Em vídeo, disse estar em silêncio, mas "conversando olho no olho" com interlocutores, e pediu paciência aos eleitores. Prometeu se pronunciar em breve e defendeu "pacificar o País" e acabar com a "guerra de ódios".
Já Renan Santos, presidente do Missão, que também disputou a Presidência, afirmou não apoiar nenhum dos dois.
Em live no canal do MBL, disse ter "asco" de Flávio Bolsonaro, avaliou que ele é o favorito e declarou que o eleitor está "livre" para decidir.
Santos criticou ainda o que chamou de "alinhamento automático" de um eventual governo Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos.
- Leia também: Flávio Bolsonaro ou Lula no segundo turno? Moody’s compara cenários e aponta os riscos para investidores
O foco de Flávio Bolsonaro
Após reunião em Brasília com candidatos eleitos pelo PL, aliados de Flávio Bolsonaro defenderam intensificar a campanha de rua.
O senador Sergio Moro (PL-PR), eleito governador do Paraná, disse que a fórmula "está dando certo" e que a campanha deve insistir em temas como o preço dos alimentos, os juros altos e o endividamento das famílias.
Para Moro, o apoio dos partidos de centro reflete a tendência vista nas urnas.
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que as legendas de centro ajudam a atrair eleitores moderados e deu o desafio da reta final: recuperar quem deixou de votar e conquistar indecisos.
O senador eleito Domingos Sávio (PL-MG) acusou Lula de não fazer autocrítica e de espalhar notícias falsas nas redes.
A reação de Lula
No Alvorada, Lula recebeu a líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), e o senador Camilo Santana (PT-CE) para tratar da tramitação da PEC que acaba com a escala 6x1.
A votação no Senado está prevista para a próxima semana. Aliados de Flávio Bolsonaro tentam adiar a deliberação para depois do segundo turno, por temerem benefício eleitoral a Lula.
O petista também discutiu a estratégia para virar a disputa com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, os ministros Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) e Miriam Belchior (Casa Civil) e o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Douglas Ruas e Eduardo Paes vão ao segundo turno pelo governo do Rio de Janeiro; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Cleitinho Azevedo (Republicanos) é eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00RESULTADO DAS URNAS
Eleições 2026: Elmano de Freitas, do PT, derrota Ciro Gomes no primeiro turno e conquista reeleição no Ceará; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Sergio Moro, do PL, é eleito governador do Paraná no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro sai na frente, lidera 1º turno com 47% e puxa Lula para o 2º turno
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Dr. Daniel (Podemos) é eleito governador do Pará no 1º turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Raquel Lyra (PSD) é reeleita governadora de Pernambuco no primeiro turno; veja resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jerônimo Rodrigues (PT) é reeleito governador da Bahia no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jorginho Mello (PL) é reeleito governador de Santa Catarina no 1º turno; veja o resultado da disputa
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Luciano Zucco (PL) vence disputa pelo governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00PRIMEIRO TURNO
Eleições 2026: decisão do eleitor brasileiro é chave para planos de Trump, diz NYT
4 de outubro de 2026 - 16:35Eleições 2026
Market Makers promove live para acompanhar a apuração do primeiro turno das eleições; acompanhe
4 de outubro de 2026 - 15:14ELEIÇÕES 2026
Onde eu voto? Veja onde votar nas eleições 2026 e quais documentos levar antes de sair de casa
4 de outubro de 2026 - 12:02ELEIÇÕES 2026