🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

CERCO ESTÁ FECHANDO

Tornozeleira, toque de recolher e mais: veja as restrições impostas a Bolsonaro por Alexandre de Moraes — e as reações sobre a operação da PF

A defesa do ex-presidente, a família Bolsonaro e a Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados se pronunciaram sobre operação da PF; confira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
NÃO USAR ESSA FOTO - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Imagem: Diário do Comércio

Está cada vez mais difícil para Jair Bolsonaro se livrar das acusações por tentativa de golpe de Estado. Na manhã desta sexta-feira (18), o ex-presidente foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do mandado de busca e apreensão, Bolsonaro também será submetido a diversas medidas restritivas, que foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As limitações foram impostas após a PF apontar que o político tem atuado para dificultar o julgamento da ação penal, que tramita no STF sob a relatoria de Moraes.

Segundo a PF, as ações do ex-presidente podem caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

A operação foi realizada na casa de Bolsonaro, onde ele se encontrava, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda do político. As medidas restritivas impostas ao ex-presidente são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • recolhimento domiciliar entre 19h e 7h e nos finais de semana;
  • proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros;
  • proibição de se comunicar com outros réus e investigados;
  • proibição de acesso às redes sociais.

Além das novas medidas, o ex-presidente segue com o passaporte retido. Desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da PF, Bolsonaro está sem o documento.

Leia Também

O político tentou recuperá-lo em quatro ocasiões, mas todos os pedidos formulados por sua defesa para a devolução do documento foram negados por Moraes.

  • LEIA TAMBÉM: Quer se atualizar do que está rolando no mercado? O Seu Dinheiro liberou como cortesia uma curadoria das notícias mais quentes; veja aqui.

A reação de Bolsonaro

Após a operação, a defesa do ex-presidente afirmou ter recebido “com surpresa e indignação” a imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro. 

Os advogados de defesa classificaram as medidas como “severas” e alegaram que, até o momento, o político “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a equipe jurídica de Bolsonaro afirmou que vai se pronunciar “oportunamente” e informou ainda não conhecer a decisão judicial.

Porém, o ex-presidente decidiu não esperar e alegou que o inquérito do golpe é político. “Nada de concreto existe. [...] Nada me coloca num plano golpista, que não existiu”, afirmou a jornalistas.

Além disso, ele declarou que eventual saída do país ou refúgio em determinada embaixada nunca foi “pensada” e que um possível recurso a organismos internacionais vai depender da sua equipe jurídica. 

“Espero que a investigação seja técnica, e não política”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a operação da PF adiciona pressão no embate entre o governo brasileiro e Donald Trump, que anunciou tarifas de 50% aos produtos do país por conta do julgamento do ex-presidente

Ao falar do tema, Bolsonaro alegou que apenas o Brasil não estaria negociando devidamente a reversão da taxa anunciada pelo governo dos EUA. “Trump quis impor tarifa no aço e alumínio, eu resolvi quando era presidente”, afirmou.

A reação da família Bolsonaro

Os membros da família Bolsonaro usaram as redes sociais para se manifestar em relação à operação da PF e às medidas restritivas.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez uma publicação em que cita um versículo bíblico. “Senhor, Te amarei e Te louvarei por todos os dias da minha vida. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”, citando o livro de Salmos, que integra a Bíblia cristã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo apurou o Broadcast Político, Michelle está em casa neste momento. Aliadas à ex-primeira-dama conversaram com ela por telefone após a operação, tentando confortá-la.

Já o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro postou em inglês na rede social X (antigo Twitter) que Moraes “dobrou a aposta” contra o pai, após o deputado ter publicado um vídeo na noite de quinta-feira (17) endereçado a Trump.

Na gravação, que foi publicada nas redes sociais do ex-presidente, Eduardo agradece ao republicano por uma carta enviada a Bolsonaro.

Na publicação desta sexta, o deputado cita as medidas que foram determinadas contra o pai, incluindo a de que o ex-presidente não pode conversar com ele e com o irmão Carlos Bolsonaro, que também estão sob investigação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, Eduardo reside nos EUA e é apontado como o articulador para que o governo norte-americano decidisse sobretaxar produtos brasileiros importados pelos EUA.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) também se pronunciou na rede social X. Ele sugeriu que “o justo” seria que Trump suspendesse a tarifa de 50% sobre as importações de produtos do Brasil e, em vez disso, aplicasse sanções individuais a quem supostamente pratica perseguições para interesses próprios.

“O justo seria @realDonaldTrump suspender a taxa de 50% sobre importações brasileiras e meter sanção individual em quem persegue cidadãos e empresas americanas, viola liberdades, usa o cargo público para violar direitos humanos e implodir a democracia de um país para satisfazer seu próprio ego”, afirmou o senador.

O que disseram os apoiadores do ex-presidente?

Além da família Bolsonaro, apoiadores também saíram em defesa do ex-presidente. A senadora Damares Alves (Republicanos), afirmou que considera injustas as medidas contra o político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“São injustas as medidas impostas, mas não estou surpresa. É assim que a esquerda persegue inimigos: se escondem atrás de tribunais, sentenças e seus magistrados”, disse.

A senadora afirmou que aliados a Bolsonaro têm mantido conversas nos grupos virtuais e tentarão se reunir ainda hoje para debater os impactos da operação da Polícia Federal. Damares disse ainda que está preocupada com Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente e sua amiga.

“Ela é mãe. Imagine como uma mãe se sente quando a polícia chega em casa e a invade? Pense nela como mãe e como esposa”, afirmou.

A Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados também se pronunciou ao divulgar uma nota de repúdio à operação da PF. O grupo alega que a ação agrava “ainda mais a deterioração da imagem internacional do País”, além de representar uma “escalada autoritária, sem qualquer freio institucional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Além do atentado institucional, é impossível ignorar a dimensão humanitária dessa decisão. Jair Bolsonaro é um homem idoso, com graves problemas de saúde, que não representa qualquer risco de fuga — inclusive está com o passaporte retido por decisão anterior”, afirmaram em documento.

Após a publicação da nota, o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Sóstenes Cavalcante, convocou uma reunião entre os parlamentares aliados do ex-presidente para debater estratégias e os efeitos do mandado de busca e apreensão.

Segundo Sóstenes, a conversa foi feita pelo Zoom, ou seja, de forma virtual, uma vez que a maioria dos congressistas já estão em seus Estados por conta do recesso parlamentar.

A reação de Lula

Quem também usou as redes sociais nesta manhã foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele publicou um vídeo, no qual o petista anda à beira do Rio São Francisco, em Juazeiro da Bahia, e diz que agradece a Deus todos os dias de manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou feliz por mais um dia de vida, Deus foi muito generoso comigo”, disse. “Estar na beira do Rio São Francisco, estar respirando esse ar gostoso, vendo essa água maravilhosa. É isso que estou fazendo nesse momento, são 8h30 de sexta-feira”, completou.

Lula não menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro em nenhum momento do vídeo. O presidente não se manifestou sobre a operação da Polícia Federal.

Porém, alguns de seus ministros fizeram publicações comemorando a operação contra o ex-presidente.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DE BRASÍLIA A WASHINGTON

Sem saída na diplomacia, governo Lula aposta em advogados americanos para reagir à Lei Magnitsky e às tarifas de 50%

25 de agosto de 2025 - 18:24

AGU se prepara para defender Brasil em tribunais dos EUA e diante da administração federal norte-americana

REFORMA DO IR

Isenção de IR até R$ 5 mil vem aí? Confira quais são os próximos passos do projeto de lei no Congresso

22 de agosto de 2025 - 12:25

Regime de urgência agiliza a tramitação, mas texto ainda deve passar pelo plenário da Câmara e do Senado

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Bolsonaro na Argentina? Indiciamento do ex-presidente e possível fuga repercutem no exterior; veja o que os principais jornais disseram

21 de agosto de 2025 - 15:49

Na minuta endereçada ao presidente argentino, Bolsonaro afirma que é “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”

QUARTO MANDATO?

Tarifaço de Trump pesa sobre Bolsonaro e coloca Lula na rota da reeleição; entenda como fica o cenário eleitoral de 2026

21 de agosto de 2025 - 12:05

Com a imagem da família prejudicada pela taxação dos EUA, cresce a pressão para que Jair Bolsonaro — que está inelegível — abra mão da tentativa de se candidatar no ano que vem

NOVAS DISPUTAS

CPMI do INSS é instalada com derrotas para o governo e líderes do Congresso; oposição comemora

20 de agosto de 2025 - 18:11

Eleição de Carlos Viana para a presidência e escolha de Alfredo Gaspar como relator contrariam indicações de Davi Alcolumbre e Hugo Motta

GENIAL QUAEST

Aprovação do governo Lula chega a 46%, o maior nível desde janeiro — avaliação sobre tarifaço também avança

20 de agosto de 2025 - 12:11

Popularidade do presidente cresce no Nordeste, entre homens e eleitores mais velhos, de acordo com o levantamento

QUARTOS RESERVADOS

Após polêmica com preços abusivos, ministro do Turismo diz que Belém terá “leitos para todos” na COP30

19 de agosto de 2025 - 17:03

Celso Sabino afirma que valores abusivos são exceção e garante acomodações entre US$ 100 e US$ 600 para lideranças globais

INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

Moraes manda recado para Trump: “Não há  possibilidade de recuar nem um milímetro”; confira tudo o que o ministro do STF disse

18 de agosto de 2025 - 15:08

Ele é alvo de punições pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky — que penaliza estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos

PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO

Para 35% dos brasileiros, Lula é o culpado pelo tarifaço; 22% acusam Bolsonaro, diz Datafolha

16 de agosto de 2025 - 17:55

Pesquisa do Datafolha revela o impacto da crise tarifária nos brasileiros, dividindo as responsabilidades entre Lula, Bolsonaro e outros nomes políticos

LONGE DO IDEAL

Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática

16 de agosto de 2025 - 15:41

País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos

Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA

16 de agosto de 2025 - 15:05

Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço

ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar