Tarifaço de Trump pesa sobre Bolsonaro e coloca Lula na rota da reeleição; entenda como fica o cenário eleitoral de 2026
Com a imagem da família prejudicada pela taxação dos EUA, cresce a pressão para que Jair Bolsonaro — que está inelegível — abra mão da tentativa de se candidatar no ano que vem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mais perto de vestir a faixa presidencial pela quarta vez, segundo pesquisa da Genial/Quaest. E quem vem colocando o petista na rota da reeleição é Donald Trump. Isso porque, desde que o presidente norte-americano anunciou as tarifas de 50% aos produtos brasileiros, a oposição de Lula vem perdendo força.
Agora, em meio às dificuldades de negociação com o governo dos EUA, o petista desponta como o candidato favorito para as eleições de 2026, segundo o levantamento.
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (21), dos nove cenários testados, Lula avançou sobre seus adversários em oito deles, em comparação às rodadas anteriores.
Além disso, o levantamento mostrou que 72% dos entrevistados avaliam que é errado Trump impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Vale lembrar que, ao anunciar as tarifas adicionais, o republicano justificou a medida com base no que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que enfrenta um processo na Justiça brasileira por tentativa de golpe de Estado.
A pesquisa da Genial/Quaest ouviu 2004 brasileiros com 16 anos ou mais, em 519 municípios, durante os dias 10 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, enquanto o nível de confiabilidade é de 95%.
Leia Também
- VEJA TAMBÉM: Receba os episódios do Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, em primeira mão para saber quais são as principais recomendações dos “gigantes” do mercado
Imagem arranhada da família Bolsonaro
O tarifaço de Trump está pesando especialmente na conta de Jair Bolsonaro e seus familiares. O levantamento mostrou que Lula dobrou a vantagem registrada até então, passando de 6 pontos à frente do ex-presidente para 12 pontos.
Em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, o petista teria 47% das intenções de voto contra 35%. Porém, vale lembrar que a participação do ex-presidente é improvável, uma vez que está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mas não foi apenas Jair Bolsonaro que saiu prejudicado com a interferência de Trump. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, aparece com 34% das intenções de voto contra 47%. Até julho, ela aparecia com 36% contra 43% para Lula.
O mesmo percentual é mantido contra Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente: enquanto o petista soma 47%, o deputado federal teria 32%.
O pior desempenho é o do senador Flávio Bolsonaro, que alcança apenas 32% das intenções de voto, diante de 48% de Lula. Foi também o único cenário em que o atual presidente não ampliou a vantagem, já que o nome do senador não constava no levantamento anterior.
Com a imagem da família prejudicada com o tarifaço, cresce a pressão para que Jair Bolsonaro, que está inelegível, abra mão da tentativa de se candidatar em 2026 e apadrinhe um outro nome. Entre os participantes da pesquisa, 65% apoiam que ele não participe da corrida eleitoral. Em julho, o percentual era de 62%.
Até o momento, o nome favorito da oposição para enfrentar Lula é Michelle Bolsonaro. Segundo a Genial/Quaest, 16% apoiam a candidatura da ex-primeira-dama, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem apoio de 14% dos entrevistados.
- LEIA MAIS: Quer viver de renda? Descubra quanto é preciso investir com calculadora gratuita do Seu Dinheiro
Não é só a família Bolsonaro que sai perdendo
Os aliados da família Bolsonaro também sentiram os impactos do tarifaço de Trump. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, até mesmo Tarcísio de Freitas foi prejudicado pelo embate entre o presidente norte-americano e o Brasil.
“Mesmo sendo o nome mais competitivo da direita, Tarcísio também sofreu desgaste pela associação a Bolsonaro no tarifaço”, disse em publicação no X (antigo Twitter).
Vale lembrar que Tarcísio chegou a se pronunciar na época do anúncio das taxas de 50%, culpando Lula pelos impostos adicionais ao afirmar que “não adianta se esconder atrás de Bolsonaro”, mas mudou o discurso em seguida.
Além dos possíveis cenários com a família Bolsonaro, a pesquisa avaliou as disputas de Lula contra os governadores Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; e Tarcísio de Freitas.
Entre os nomes da direita, o governador de São Paulo apresenta numericamente o melhor desempenho em um eventual segundo turno contra Lula. Segundo a pesquisa, o governador paulista soma 35% das intenções de voto, contra 43% do presidente.
Na sequência vem Ratinho Jr., com 34% das intenções frente a 44% do presidente. Já nos cenários contra outros governadores, Lula registra 46% contra 32% de Zema e 30% de Leite; diante de Caiado, a vantagem é de 47% a 31%.
- CONFIRA: Monte sua estratégia de investimentos ideal em minutos: Acesse o simulador do Seu Dinheiro e descubra como diversificar sua carteira
Lula vai conquistar quarto mandato em 2026?
Apesar de o tarifaço de Trump impulsionar a reeleição de Lula, ainda há obstáculos no caminho do petista para conquistar o quarto mandato. E um deles é a idade.
Em entrevista, Lula afirmou que só vai participar da corrida eleitoral caso esteja bem de saúde, e chegou a dizer que não quer passar pelo mesmo que Joe Biden, ex-presidente dos EUA.
Durante a última disputa para ocupar a Casa Branca, Biden preocupou eleitores por conta da idade avançada e teve que renunciar da candidatura por conta da pressão dos democratas.
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 58% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria participar das eleições de 2026, enquanto 39% apoiam a candidatura do petista.
Apesar disso, os eleitores indicam ter mais medo de um retorno de Jair Bolsonaro à presidência do que um novo mandato de Lula. O levantamento mostrou que 47% dos entrevistados temem a volta do ex-presidente contra 39% para o petista.
Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática
País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos
Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA
Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço
Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República
Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo
Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro
Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro
“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump
O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA
WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar
Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’
Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?
Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores
O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas
Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global
Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis
A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios
O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente
A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular
O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro
As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas
Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira
O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar
Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais
Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha
O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País
Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha
Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%
Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF
Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado
Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa
O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula
Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada
Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar
Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia
Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA
Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.