🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Monique Lima

Monique Lima

Repórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

Monique Lima
Monique Lima
10 de setembro de 2025
13:05 - atualizado às 12:43
LCIs financiam mercado imobiliário, debêntures incentivadas financiam infraestrutura e LCAs financiam agronegócio
Imagem: Montagem Canva Pro/ Seu Dinheiro

A medida provisória (MP 1303/25) que tributa em 5% os investimentos hoje isentos de imposto de renda segue em negociação no Congresso. Mas, em entrevista ao jornal Valor Econômico, o relator do texto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), afirmou que pretende retirar da proposta a tributação sobre os rendimentos de debêntures incentivadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, esses títulos de renda fixa são isentos de IR para pessoas físicas porque são fonte de financiamento para projetos de infraestrutura relevantes. O benefício tributário tornou esses papéis populares entre os pequenos investidores, mas o governo sugeriu na MP a cobrança de uma alíquota de 5% sobre os rendimentos desses títulos a partir de 2026. 

Zarattini, no entanto, considera que a manutenção da isenção é estratégica para políticas públicas e conta com o apoio de ministérios do próprio governo, como Transportes e Portos e Aeroportos.

O relatório com ajustes na MP deve ser apresentado no dia 16 de setembro, segundo o jornal, depois que o relator fechar algumas conversas pendentes com líderes partidários.

Negociações ainda em jogo: LCI, LCA e CRA

O relator dá como certa a manutenção da isenção de IR para as debêntures incentivadas. Outros títulos de crédito que passariam a ter seus rendimentos tributados em 5%, segundo o texto atual da MP, estão em fase de negociação. Entre eles estão a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o jornal, a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) pressiona para manter o benefício fiscal para os títulos destinados ao financiamento de atividades agropecuárias. Entretanto, o relator afirmou que precisa chegar a um meio termo, pois há “pouco espaço” para ceder.

Leia Também

Nos bastidores, uma alternativa discutida seria acabar com a isenção apenas de LCA e LCI (Letra de Crédito Imobiliário), preservando a isenção de outros instrumentos, como CRA, CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), Fiagro e fundos imobiliários (FIIs).

Para reduzir a resistência em relação às tributações nos setores agrícolas, o Ministério da Fazenda estaria preparando um pacote regulatório para ser votado no Conselho Monetário Nacional (CMN). 

A ideia é condicionar os incentivos ao uso efetivo dos recursos nos setores de origem — ou seja, garantir que LCIs financiem habitação e LCAs, o agronegócio, evitando distorções. A pasta afirma que, com essa garantia de aplicação, a oferta de crédito deve aumentar e os custos de financiamento, diminuir. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há uma avaliação da Fazenda de que o incentivo tributário sobre papéis como LCI e LCA — que continuará com o fim da isenção, já que a alíquota de 5% é menor do que a dos demais investimentos, como títulos públicos, por exemplo —, não têm chegado aos setores imobiliário e agronegócio.

A alíquota única dos tributáveis fica

Outro ponto da MP deve avançar sem mudanças, segundo o Valor: a unificação da alíquota de IR em 17,5% para aplicações financeiras que hoje já são tributadas, independentemente do prazo. 

Hoje, a tributação de uma série de investimentos é regressiva: começa em 22,5% para resgates em até seis meses e cai para 15% em prazos acima de dois anos. Para outros, a alíquota é única de 15% ou 20%.

Segundo a Fazenda, o modelo escalonado perdeu sentido, já que os títulos emitidos pelo governo chegam a prazos muito superiores a dez anos. A avaliação é de que a mudança aumenta a liquidez do mercado, já que o objetivo é apenas alongar o prazo dos títulos, "e não fazer com que as pessoas fiquem com o título na mão".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas ouvidos pelo jornal admitem que a mudança deve gerar impacto na dívida pública, refletindo em um prêmio de risco maior, sobretudo no curto prazo. No entanto, o entendimento é de que o ajuste se acomodará com o tempo. 

Corrida contra o tempo

A MP 1303/25 precisa passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal até 10 de outubro, sob risco de perder a validade. Entretanto, a proposta enfrenta resistências nas duas Casas. 

Além das mudanças em produtos de investimento, a proposta também amplia a taxação sobre apostas esportivas, fintechs, bancos e o mecanismo de juros sobre capital próprio (JCP). O texto estima arrecadação de R$ 20 bilhões, valor já contabilizado no orçamento de 2026, quando a meta oficial é um superávit primário de 0,25% do PIB.

A principal fonte de receita virá da limitação das compensações tributárias usadas pelas empresas, ponto que enfrenta forte resistência do setor produtivo. A Fazenda defende a medida e afirma que o mecanismo combate fraudes tributárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zarattini disse ao Valor que aguarda um relatório da Receita Federal com a estimativa de arrecadação por item para negociar ajustes com as bancadas. Apesar do clima hostil em Brasília — com a pressão de partidos do Centrão e da oposição contra qualquer aumento de imposto —, o relator acredita que ainda é possível construir um acordo.

*Com informações do Valor Econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar