Volvo EX90, a inovação sobre rodas que redefine o conceito de luxo
Novo top de linha da marca sueca eleva a eletrificação, a segurança e o conforto a bordo a outro patamar

Superlativo nas tecnologias e no preço, o novo EX90 é uma obra de arte sobre rodas criada pela Volvo. O elétrico começa a ser vendido no Brasil este mês por R$ 849.950.

Concebido do zero como elétrico e fabricado nos Estados Unidos, é considerado o mais tecnológico e seguro veículo produzido pela Volvo.
O SUV tem nos seus 5,03 metros de comprimento um design impactante: os faróis com assinatura do “martelo de Thor” contam com a tecnologia pixel led (sistema que ajusta o foco dos faróis de acordo com a situação do trânsito e adapta a luz para iluminar a estrada sem ofuscar os outros veículos).

São 1.3 megapixels, que equivalem a 1,3 milhão de pequenos pontos de luz que o carro consegue controlar individualmente em cinco áreas de sombra, entregando uma maior precisão da iluminação, a qualquer hora do dia.
A traseira exibe a nova assinatura da linha 90, que lembra a do EX30, dividida em três partes de iluminação dinâmica.

Foco na aerodinâmica
Tudo no EX90, aliás, é voltado à aerodinâmica, que levaram o SUV a ter um ótimo cx de 0,29. A silhueta pouco recortada, as maçanetas embutidas, os retrovisores sem borda e as rodas de 22” quase fechadas para oferecer menos resistência são alguns dos elementos.
Leia Também

Até as portas recebem pela primeira vez em um Volvo o sistema “soft close” – basta encostar que ela fecha suavemente, sem a necessidade de batê-la.
Sala de estar escandinava
Por dentro, o elétrico topo de linha da Volvo é uma sala de estar escandinava, mas sem os exageros minimalistas do EX30. Os bancos ergonômicos com alto-falantes embutidos nos encostos de cabeça oferecem massagem (nos dianteiros) e aquecimento.

A parte têxtil interna foi feita com materiais sustentáveis, incluindo polímeros de florestas da Suécia e Finlândia. Conforme a versão, os revestimentos podem conter material não-animal ou um acabamento que mescla 30% de lã (com procedência de bem-estar animal) e 70% de poliéster, aconchegante ao toque.

A terceira fileira de bancos tem o rebatimento totalmente elétrico por um toque no botão, facilitando a vida das famílias. Por falar nisso, o porta-malas acomoda 310 litros (com 7 lugares), 655 litros (com 5 lugares) e 1.040 litros (segunda e terceira fileiras rebatidas). Sob o capô, o frunk (brincadeira com o front trunk, ou porta-malas frontal) leva mais 53 litros, com isolamento contra sujeira e água.
O assoalho plano amplia o conforto na segunda fileira com os generosos 2,98 metros de distância entreeixos. Além disso, as três fileiras têm diferentes alturas para tratar melhor a acomodação dos passageiros, o ar-condicionado é de 4 zonas e todos contam com tomadas USB.
Noise cancel e telas
A cabine é retroiluminada por um acabamento em madeira de origem sustentável, que traz a sensação de aconchego. Os vidros dianteiros são laminados e transformam o habitáculo em um impressionante espaço isolado dos ruídos externos.
Para completar, a Volvo instalou 25 alto-falantes da Bowers&Wilkins: para se ter ideia, esta é a marca premium que equipou o icônico estúdio de gravação consagrado pelos Beatles, Abbey Road.
O EX90 é o primeiro Volvo com coluna da direção elétrica e o curioso é que o cluster de 9” está integrado e acompanha o ajuste de altura.

A enorme tela do multimídia de 14,5” integra a maior parte das funções do veículo, mas um botão no console, praticamente sem outros elementos, serve para ajustar os comandos do som e ajudar o motorista não perder a atenção.

Autonomia e suavidade
O conjunto elétrico que traciona este Volvo também é de ponta: são dois motores, um em cada eixo, que combinados rendem 517 cv de potência e poderosos 92,8 kgfm de torque. Mesmo grandalhão e pesado (quase 2.800 kg), o EX90 acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
A bateria de 111 kWh e 400 volts garantem a boa autonomia de 459 km, segundo o Inmetro. A recarga num wallbox de 7 kW pode levar até 15 horas ou 10 horas no wallbox trifásico de 11 kW. Por isso é importante planejar a infraestrutura em casa ou no local de trabalho.
Já em um carregador rápido DC de 250 kW, é possível fazer a recarga de 10 a 80% em 30 minutos.

Na experiência dinâmica, este Volvo desliza suave e muito rápido: o SUV ganha velocidade rapidamente e seja pelo silêncio interno ou pela sua robustez, o motorista só percebe que ele excedeu a velocidade permitida da estrada pelo velocímetro digital em destaque no cluster.
Segurança usa até IA
Como contrapartida, precisa entregar segurança também de ponta: o EX90 é considerado o carro mais seguro já produzido pela marca.
Inteligente e conectado, com Google integrado, o SUV conta com um poderoso sistema central e pode ser atualizado ao longo do tempo de forma remota por engenheiros da Volvo, utilizando IA e dados em tempo real.

O veículo possui um computador de IA baseado na plataforma Nvidia Drive e utiliza a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm, além de software desenvolvido internamente pela Volvo. Isso resulta em funções essenciais, como segurança e entretenimento, trabalhando de forma integrada, proporcionando uma experiência automotiva mais responsiva e conveniente.
O sistema avançado de sensoriamento LiDAR conta com câmeras, radares e sensores ultrassônicos para detecção externa e de ocupantes, com noção de profundidade até 250 metros de distância, além de um sensor de distração que percebe até se o motorista desmaia e aciona alertas, reduz a velocidade e contata o sistema de emergência.

O veículo possui assistente de permanência na faixa, alertas de saída de faixa e mitigação de colisão frontal e saída de estrada em diversas faixas de velocidade. Em mudanças de faixa intencionais, há suporte para ponto cego e freio automático em cruzamentos.
Para prevenir colisões em altas e baixas velocidades, o sistema oferece alertas sonoros e gráficos, além de frenagem assistida.
Um sensor de ocupação utiliza um sistema de radares que mapeiam o interior do veículo e caso detecte pessoas esquecidas, não permite que o carro seja trancado. E para evitar sufocamento de crianças ou animais, aciona automaticamente o ar-condicionado.
A Volvo explica que aguarda uma autorização da Anatel para ativar essa função no Brasil – a frequência em Gigahertz (GHz) é controlada pela a agência do governo, que verifica se ela não vai interferir em outros sistemas (de rádio, por exemplo) e depois a certifica. Mesmo sem os radares, se o carro for fechado com o cinto afivelado, o ar é acionado.
Nove airbags, com inéditas bolsas na parte interna dos bancos, e um sistema de proteção de pedestres completam a segurança aprimorada do Volvo EX90.
Antes de fechar negócio saiba que...
Para esta linha, a Volvo oferece a nova cor Mullberry Red, uma tonalidade que se aproxima da marsala, além de outras mais sóbrias.

É de se estranhar a marca sueca oferecer apenas 3 anos de garantia ou 100 mil km, o que destoa da maioria dos elétricos, que contam com 5 anos ou mais de garantia de fábrica. Os componentes da bateria são assegurados por 8 anos ou 160 mil km.
Os executivos da marca lembram que existe um programa de garantia vitalícia ilimitada contra falhas em peças de reposição instaladas nas concessionárias, válido para todos os veículos que já ultrapassaram a garantia de fábrica, exceto para peças que sofram desgaste natural.
Efeito Trump pode tornar preço da Adidas no Brasil mais parecido com o dos EUA
Resultados da empresa alemã já foram afetados pelas tarifas de Donald Trump — e a estratégia de precificação nos Estados Unidos pode mudar em breve
O paradoxo do Porsche no Brasil: do crescimento ao dilema do luxo acessível
De marca exclusiva e cobiçada por privilegiados ao símbolo de carros para emergentes, analisamos os motivos que levaram a marca alemã a se popularizar, as consequências para sua imagem e as estratégias para o futuro
A volta da França em 10 vinhos: os melhores rótulos das regiões do Tour de France
De olho na chegada do Tour de France, levantamos 10 vinhos emblemáticos das regiões por onde passa a prova
Ranking dos carros premium tem BMW, Volvo e Mercedes no top 3 do 1º semestre; confira
Entre avanços eletrificados e modelos defasados a preços competitivos, confira como está o segmento de carros de luxo e esportivos no Brasil e as vendas no primeiro semestre
Este relógio praticamente brasileiro é um símbolo da relojoaria mundial há mais de um século — mas ele não é da Rolex
Modelo ‘Santos’ da joalheria francesa nasceu a partir de uma amizade entre Louis Cartier e Alberto Santos Dumont
Quem mexeu no meu queijo? Produtores franceses reagem a ameaças “desastrosas” de Trump
Se aplicadas, ameaças de tarifas a 30% devem ser “desastrosas” para indústria de queijos e vinho dos dois lados do Atlântico, declaram produtores
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Alta-fidelidade: as melhores caixas de som de 2025 e o que torna uma experiência sonora completa
Guiados por especialistas, desvendamos a tecnologia Hi-Fi e indicamos caixas de som que valem o investimento
O mercado de luxo pode enfrentar a pior crise dos últimos 15 anos — e aqui estão os gatilhos
Além da guerra comercial e das tensões no Oriente Médio, outros fatores têm impactado o mercado; confira
Seminovos de luxo viram tendência no Brasil e podem custar mais caro que modelos zero km
Busca por status e a urgência por segurança revelam as dinâmicas do mercado de carros usados de alto padrão no Brasil
Não é futebol: time de basquete é vendido no negócio mais valioso da história do esporte
Anteriormente, o time mais valioso do esporte era o Boston Celtics, que foi vendido por US$ 6,1 bilhões no início deste ano
Além da aparência: por que o design interno do carro importa mais do que você pensa
Design, materiais sustentáveis e inovação sensorial estão moldando os carros de hoje e amanhã; conheça as tendências
Festival Interlagos expõe 17 carros inéditos para o mercado brasileiro
Confira o guia completo do que ver antes de chegar às lojas e dirigir – incluindo test drive de superesportivos na pista e brutos do off-road
Coleção de vinhos de bilionário é leiloada na Christie’s com rótulos a até R$ 166 mil; veja destaques
William I. Koch é considerado um dos mais respeitados colecionadores dos Estados Unidos; seu último leilão arrecadou US$ 22 milhões
Novo Ford Bronco chega mais off-road, conectado e com o mesmo preço — mas não é o Bronco ‘raiz’
Linha 2025, agora na versão Badlands, não é o SUV ‘raiz’ dos EUA, mas encara trilhas e entrega conforto
Logotipo coloca produtor de licores português na mira da Louis Vuitton
Gigante do luxo acusa marca artesanal portuguesa de se apropriar do monograma LV
Minas na Taça: vinhos mineiros conquistam o Brasil; entenda o fenômeno e descubra os melhores rótulos
Produção de vinhos cresce no estado, qualidade impressiona e especialistas indicam os melhores rótulos do momento
Nova marca da Von Dutch escolhe brasileiro Vintage Culture como primeiro artista a assinar colaboração
DJ sul-mato-grossense de 31 anos é o primeiro artista a assinar uma collab com marca que revitaliza legado da Von Dutch através da música