🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Ricardo Preto

Ricardo Preto

Ricardo Preto é mestre pela UTFPR e um viajante profissional, apaixonado por arte, gastronomia e turismo.

COUNTRY INGLÊS

Um roteiro em Cotswolds, a Inglaterra rural que sobreviveu ao tempo; como ir, o que explorar, preços e mais

No sudoeste britânico, essa região preserva o que se tem de mais tradicional na cultura inglesa, entre arquitetura medieval e paisagens bucólicas

Ricardo Preto
Ricardo Preto
19 de agosto de 2025
9:16 - atualizado às 9:14
Costwolds, Inglaterra
Costwolds, Inglaterra - Imagem: istock/CHUNYIP WONG

Na Inglaterra, uma hora de trem separa o caos urbano e molhado de Londres de um universo pacato à parte. Pela janela, prados extensos, campos verdejantes e uma vida bucólica são um convite a entrar na vida rural de Cotswolds.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Distante da vibração cosmopolita da capital e de outros centros britânicos, como Manchester ou Edimburgo, a região guarda uma Inglaterra de outro ritmo. Por lá, chega quem busca desacelerar, caminhar sem pressa, ouvir o som dos rios e entrar em pubs que funcionam há centenas de anos.

Cotswolds se estende por mais de 2 mil km² de colinas, vales e vilarejos que mantêm a mesma aparência há séculos, espalhados por seis condados – Oxfordshire, Gloucestershire, Wiltshire, Somerset, Warwickshire e Worcestershire.

Marcada pela nascente do rio Tâmisa, ela é uma Area of Outstanding Natural Beauty (Área de Notável Beleza Natural) pelo governo britânico, oficialmente protegida em 1966.

Costwolds, Inglaterra
Costwolds, Inglaterra

Qual o estilo de Cotswolds?

Ali a pegada é a preservação histórica e natural. A região mantém sua própria identidade por meio dos prédios e vilarejos, que perseveram a cultura local como museus. Por lá se experimenta a legítima culinária inglesasim, ela existe. E algumas tradições curiosas, como a emblemática (e viral) corrida do queijo de Cooper's Hill, aliás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas quem ainda pede uma pegada pop pode encontrá-la na relação do local com a escritora conterrânea Jane Austen, por exemplo. Ou mesmo com a obra de J.R.R. Tolkien. Isso porque o lendário escritor de O Senhor dos Anéis se inspirou francamente no estilo de vida de Cotswolds para dar origem à parte de sua mitologia – especialmente quando escreve sobre os pacatos hobbits, em sua paz imperturbável.

Leia Também

No guia abaixo, contamos mais sobre Cotswolds e sobre como aproveitar ao máximo o refúgio bucólico desta Inglaterra pacífica e tradicional. E, para isso, a dica é escolher uma base para explorar melhor, seja no sul ou no norte da região.

Mas antes, como explorar Cotswolds

A melhor forma de conhecer a região é de carro. Pode ser alugado (lembrando que no Reino Unido a direção é pelo lado direito, o que pode ser desafiador), via tours privados ou até usando aplicativos de transporte para trajetos mais curtos. Porém, a vantagem de dirigir é a liberdade de parar em vilarejos menores e seguir no seu próprio tempo.

Para um primeiro contato, três noites dão uma boa amostra. Mas com cinco dias, é possível conhecer diferentes áreas. Uma estratégia eficiente é escolher duas bases: Bath, para explorar o sul, e Burford, para o norte. Entre os vilarejos, a distância raramente ultrapassa 40 minutos de estrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Costwolds, Inglaterra
Costwolds, Inglaterra

Cotswolds pelo Sul: base em Bath

Visitar Bath, com suas termas romanas e arquitetura georgiana, já valeria a viagem por si só. Fundada no século 1 como estação termal romana (Aquae Sulis), foi revitalizada no século 18, quando se tornou um destino de lazer da aristocracia.

Além disso, é a cidade natal da escritora Jane Austen. Hoje, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece hotéis, restaurantes e transporte que facilitam explorar o sul dos Cotswolds. A sugestão de hospedagem em Bath é no histórico The Royal Crescent Hotel & Spa (diárias a partir R$2.400)

Casa com jardim na frente de castelo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Crédito: Ricardo Preto

Castle Combe

A 25 km de Bath, Castle Combe é frequentemente citado como “o vilarejo mais bonito da Inglaterra”. O título vem da harmonia entre as casas de pedra e o traçado medieval preservado.

Costwolds, Inglaterra
Costwolds, Inglaterra

A vila foi próspera no comércio têxtil até o século 19, quando a industrialização desviou a produção para as cidades maiores. Ironicamente, foi isso que ajudou a preservar sua aparência original. A igreja de St. Andrew, com seu relógio do século 15, por exemplo, é um testemunho dessa história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Castelo com ponte na frente de uma igreja

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Crédito: Ricardo Preto

Tetbury

Seguindo por cerca de 30 minutos a nordeste, está Tetbury. Conhecida pela ligação com a família real britânica, por abrigar a Highgrove House, residência de campo do rei Charles III, que abre seus jardins ao público em datas específicas.

No passado, a cidade foi um centro importante do comércio de lã. Mais tarde, de antiguidades, o que se preserva até hoje, especialmente na Long Street, repleta de lojas especializadas. O Market House, mercado coberto do século 17, ainda é usado para feiras e eventos comunitários.

Casa grande com jardim na frente

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Highgrove House, crédito: Ricardo Preto

Lacock

Fechando o circuito voltamos em direção ao sul, para chegarmos em Lacock: um vilarejo medieval praticamente intacto. Suas ruas de paralelepípedo e casas dos séculos 15 e 16 são tão bem preservadas que serviram de cenário para obras como Harry Potter, Downton Abbey e Orgulho e Preconceito.

O destaque é a Lacock Abbey, fundada no século 13 como mosteiro agostiniano, transformada em residência Tudor após a dissolução dos monastérios por Henrique VIII. No século 18, foi ainda lar de William Henry Fox Talbot, um dos inventores da fotografia. Por isso, o edifício abriga hoje um museu dedicado a ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Castelo no alto de prédio

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Lacock Abbey, crédito: Ricardo Preto

Cotswolds pelo norte: base em Burford

Burford é conhecida como “a porta de entrada para os Cotswolds”. No século 15, era um centro de comércio de lã. Sua rua principal, aliás, ainda mantém a arquitetura daquela época.

O local é um ponto de partida para quem quer visitar os vilarejos do norte dos Cotswolds sem grandes deslocamentos. Uma opção de hospedagem na cidade é o Bull Buford, situado no centro, com fachada datada do século 16 e interiores com design contemporâneo (diárias a partir de R$1.900).

Bibury

A pouco mais de 20 minutos de Burford, está o vilarejo que foi descrito por William Morris, líder do movimento Arts and Crafts, como “o mais bonito da Inglaterra”.

Bibury, é famoso por Arlington Row, fileira de casas do século 17 construídas para abrigar tecelões. O rio Coln corta a vila e cria áreas ideais para caminhadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Bibury Trout Farm, fundada em 1902, é uma das mais antigas fazendas de truta do país. Por lá é possível ver o processo de criação e até degustar o peixe fresco.

Casa com jardim na frente

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Arlington Row, Crédito: Ricardo Preto

Stow-on-the-Wold

Seguindo viagem, por cerca de 20 minutos em direção ao norte,  encontramos o ponto mais alto dos Cotswolds: Stow-on-the-Wold. Sua praça central ainda é cercada por pubs, lojas e antiquários.

O The Porch House, que afirma ser o pub mais antigo da Inglaterra, remonta ao ano 947 e quem passar por lá não pode deixar de experimentar uma de suas cidras artesanais. Um dos pontos mais fotografados é a porta da igreja St. Edward’s:

Caminho de cimento ao lado de um prédio

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Crédito: Ricardo Preto

Chipping Campden

Por fim, em um trajeto de pouco mais de 10 minutos, está Chipping Campden. Conhecida por sua High Street, considerada uma das ruas mais belas da Inglaterra. O vilarejo que foi um próspero centro de comércio de lã no século 17.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Market Hall, de 1627, construído para abrigar comerciantes em dias de chuva, ainda se mantém como símbolo da cidade. É também um ponto de partida da trilha Cotswold Way, que percorre 164 km até Bath (uma opção para quem inicia a visita pelo Norte). Desde o final do século 19, a cidade é associada ao movimento Arts and Crafts, com ateliês e galerias que preservam o artesanato tradicional.

Outro atrativo da região são os campos de lavanda, que criam uma paisagem idílica, encerrando o roteiro da melhor forma.

Grupo de animais no campo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Crédito: Ricardo Preto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A ÚLTIMA PONTA

Saúde nas Maldivas: arquipélago proíbe o consumo de tabaco para nascidos em ou após 2007

6 de novembro de 2025 - 15:49

O país torna-se o primeiro no mundo a implementar tal proibição geracional; a medida impede que qualquer pessoa nascida em ou depois de 1º de janeiro de 2007 compre, use ou fume tabaco

SABOR COM HISTÓRIA

Catalunha 2025: um guia de comida e luxo na Capital Mundial da Gastronomia

3 de novembro de 2025 - 8:16

O luxo de azeite, arte e tempo ganha contornos saborosos, com a elevação da região ao título de Capital Mundial da Gastronomia; aqui, um guia de onde comer, dormir e viver bem

PREÇO DO PRIMOR

Quanto custa se hospedar em 7 dos melhores hotéis do mundo, segundo o 50 Best Hotels 2025

1 de novembro de 2025 - 8:30

O Seu Dinheiro compilou preços em hospedagens na Ásia, Europa, África e América do Sul; a diária na suíte mais exclusiva pode chegar a R$ 428.400

COPA NO TOPO

Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo; Rosewood São Paulo fica na 24ª posição

30 de outubro de 2025 - 23:00

Hotéis carioca e paulista são destaques no The World’s 50 Best Hotels 2025 campeão é asiático

ADEUS ÀS TARIFAS OCULTAS?

Cobrança por bagagem de mão: taxa abusiva? Entenda por que o preço disfarçado de economia não beneficia o consumidor

30 de outubro de 2025 - 17:30

Após a aprovação no Senado do projeto de lei que proíbe tal cobrança, profissionais do direito e do turismo discutem sobre como a medida abre espaço para um futuro mais favorável aos passageiros

DESTINOS QUE ABRAÇAM

Lista elege as 20 cidades mais amigáveis ​​do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques

29 de outubro de 2025 - 17:28

Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina

LADO B

Lado asiático de Istambul é o mais cool da cidade (e também o mais barato)

29 de outubro de 2025 - 8:16

Muitas vezes esquecida pelos viajantes, a parte oriental da cidade turca é muito mais eclética do que o lado europeu, e agrega boa parte da vida noturna local

PREÇO PELO BÁSICO

Quais as 10 taxas mais abusivas cobradas por companhias aéreas? Ranking aponta as piores de 2025

28 de outubro de 2025 - 18:30

Entre as políticas, está a restrição do direito à bagagem de mão tradicional, bem como cobranças para reclinar os assentos ou fazer check-in no balcão

EXCELÊNCIA A BORDO

Premiação elege os melhores aeroporto e companhia aérea internacional de 2025; veja quais são e confira os destaques

28 de outubro de 2025 - 8:16

Entre as categorias de “Verified Air Travel Awards”, do Forbes Travel Guide, também estão primeira classe e executiva, bem como sala vip, lounge e inovação do ano

JAPÃO EM SÃO PAULO

Guia aponta bairro brasileiro como um dos melhores lugares para se visitar em 2026; saiba qual é e veja os destaques da lista

25 de outubro de 2025 - 8:30

O destino é descrito pelo guia ‘Best in Travel 2026’, da editora Lonely Planet, como “ideal para um cruzamento de cultura e gastronomia”

TAKE ON ME, TAKE ME ON…

Fiordes, bacalhau e A-ha: a Noruega é um destino na Europa para quem quer escapar do hype e do overtourism

23 de outubro de 2025 - 8:16

Oslo é o destino para quem quer fugir da obviedade de roteiros europeus como Paris, Londres ou Roma; a capital da Noruega une a tradição viking à modernidade — e ainda conta com um restaurante Michelin três estrelas e sua própria “Monalisa”

CULTURA EM FOCO

Cidade brasileira está entre os melhores lugares do mundo para se visitar em 2026; saiba qual é e confira os destaques da lista

22 de outubro de 2025 - 12:15

Embora o destino seja conhecido por suas belas praias, a cultura é o elemento destacado pela National Geographic em sua publicação anual ‘Best of the World 2026’

REFÚGIO (QUASE) URBANO

Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos de São Paulo 

18 de outubro de 2025 - 8:00

Natureza, arquitetura e conforto se unem nestes endereços de luxo nos arredores da metrópole paulista

ACESSO INTERNACIONAL

Brasil é o 19º passaporte mais poderoso do mundo em índice; EUA saem do top 10

15 de outubro de 2025 - 19:40

No 12º lugar, os Estados Unidos ficam de fora das dez primeiras colocações pela primeira vez na história do índice Henley Passport Index

HOTELARIA PREMIADA

Brasil tem destaque na primeira lista estendida do The World’s 50 Best Hotels; saiba qual o hotel listado

14 de outubro de 2025 - 18:30

Hospedagem brasileira aparece na 76ª colocação do ranking com posições entre o 51º e 100º lugar; veja qual é

DOCE ILUSÃO

Vai a Paris? Confeitaria de Cédric Grolet é atração imperdível para muitos turistas na França

14 de outubro de 2025 - 8:16

Cerca de 90% dos clientes do chef Cédric Grolet são estrangeiros que querem provar as sobremesas mais famosas da internet – incluindo ‘frutas’ hiper-realistas

EXCELÊNCIA HOTELEIRA

Michelin para hotéis? Veja quanto custa se hospedar nos brasileiros premiados com as “Chaves Michelin”

11 de outubro de 2025 - 8:16

20 estabelecimentos do setor hoteleiro no Brasil entraram para a nova lista renomada com uma, duas e três Chaves

EXTREMO AMENO

Verão no fim do mundo: um guia para Ushuaia na alta temporada 

9 de outubro de 2025 - 8:16

De pinguins no Canal Beagle a trekkings na Laguna Esmeralda, confira dicas para se aventurar por Ushuaia durante a alta temporada 

ESTADIA ENTRE AS NUVENS

Check-in nas alturas: hotel mais alto do mundo será inaugurado em Dubai

8 de outubro de 2025 - 8:16

Ciel Dubai Marina inaugura em novembro, com cerca de 377 metros de altura; edifício também abriga a piscina de borda infinita mais alta do planeta

DA FAZENDA AO CHÂTEAU

De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo

4 de outubro de 2025 - 8:00

As diferentes localizações pelo mundo se destacam por trazer autenticidade por meio de história e sabor do queijo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar