🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha é jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em cultura, entretenimento e mídias sociais. Já colaborou para veículos como Papel Pop, Hollywood Forever TV e CARAS Brasil.

ABAPORU E ALÉM

Tarsila do Amaral: 18 museus e destinos para conhecer as obras da artista

A artista brasileira, ícone do Modernismo, ganha novo fôlego internacional com exposições na Europa, enquanto suas obras seguem como pilares em coleções no Brasil e no mundo

Ricardo Archilha
Ricardo Archilha
28 de maio de 2025
8:16 - atualizado às 18:16
Abaporu (11.01.1928), Auto-Retrato (1923), A Lua (1928): nos últimos meses, Tarsila do Amaral tem reafirmado sua grandiosidade em solo europeu
Abaporu (11.01.1928), Auto-Retrato (1923), A Lua (1928): nos últimos meses, Tarsila do Amaral tem reafirmado sua grandiosidade em solo europeu - Imagem: Romulo Fialdini

Tarsila do Amaral (1886-1973) não foi apenas uma pintora; foi uma das arquitetas da identidade cultural brasileira no século 20. Em um gesto audacioso de reinvenção, destilou as vanguardas europeias para criar uma linguagem visual inconfundivelmente nacional: transformou em cor e forma a alma de um país em busca de si mesmo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua importância para a arte brasileira é incontestável; Tarsila não foi apenas uma das integrantes do Grupo dos Cinco, que estabeleceu as bases do Modernismo no país, mas também a pintora da mais icônica obra deste movimento, “Abaporu” (1928), que inspirou o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.

Abaporu
Abaporu

Ao longo de sua vida, Tarsila deu ao Brasil uma nova maneira de se ver, de se pensar, de se imaginar. Traduziu suas cores, sua gente, sua fauna e suas inquietações sociais em uma linguagem acessível, colorida, singular. 

Nos últimos meses, a pintora paulista tem reafirmado sua grandiosidade em solo europeu. A exposição individual Tarsila do Amaral: Painting Modern Brazil – que esteve no Museu do Luxemburgo, em Paris, e segue em cartaz no Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha – sinaliza um novo olhar sobre sua obra, convidando um público internacional a conhecer ou revisitar a artista.

Aqui, apresentamos um guia para apreciar o legado de Tarsila do Amaral, com o olhar de sua sobrinha-bisneta, Paola Montenegro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma Tarsila (re)descoberta

Essa crescente atenção internacional é um fenômeno que Paola Montenegro, sobrinha-bisneta de Tarsila e gestora do instituto Tarsila S/A, acompanha de perto. Para ela, o impacto dessas mostras é significativo. 

Leia Também

A Cuca (1924)
A Cuca (1924)

"Em Paris, considerando sua história com a cidade, talvez tenha sido uma redescoberta", pondera Paola. "A narrativa da exposição foi construída de uma forma que talvez os franceses não a conhecessem tão profundamente, talvez apenas as obras pintadas naquele período [em que morou na França] ou “A Cuca”, exposta no acervo do Museu de Grenoble". 

Já em outros centros, a experiência pode ser de uma primeira imersão. 

"Em outros lugares, como Bilbao ou Londres [na mostra coletiva Brasil! Brasil! The Birth of Modernism, na Royal Academy of Arts], acredito que foi como se estivessem olhando para Tarsila pela primeira vez", avalia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Negra (1923)
A Negra (1923)

Paola relembra sua experiência na capital inglesa: "Fiz questão de passar muito tempo na exposição e ouvir os comentários dos grupos. Achei notável não ouvir português; eram muitos estrangeiros comentando sobre a sutileza do traço, detalhes da obra. Parecia que muitos não dimensionavam sua importância".

"A impressão era que as pessoas entravam na exposição sem grandes expectativas e eram surpreendidas positivamente. Isso é bom, pela surpresa, mas também indica que ainda há um desconhecimento sobre o nascimento do Modernismo no Brasil e seus protagonistas", complementa.

Do MASP ao MALBA

Antropofagia (1929)
Antropofagia (1929)

Essa expansão do reconhecimento, segundo Paola, ganhou força após um marco no Brasil. Desde a exposição Tarsila Popular, no MASP, em 2019, a artista ganhou uma nova dimensão de grandeza e reconhecimento. 

“A exposição do MASP foi um divisor de águas, e desde então, especialmente no ano passado, falou-se muito sobre Tarsila em diversos âmbitos. A ideia é que esse reconhecimento continue crescendo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No contexto latino-americano, a recepção é calorosa, especialmente onde repousa sua obra-prima: "Vou começar pelo MALBA, em Buenos Aires, onde está o “Abaporu”. É nítido o carinho que o museu tem pela obra; ela tem uma importância surreal ali. Para nós, latino-americanos, é uma pintura que dialoga profundamente", explica Paola. 

Recentemente, uma exposição educativa no Chile também abriu portas. "Muitos chilenos não conheciam Tarsila; essa exposição foi importante para iniciar essa relação do Chile com sua arte".

Apesar do crescente reconhecimento, a missão persiste. "Na minha visão, o maior desafio é conseguir que Tarsila seja olhada internacionalmente de igual para igual com os grandes mestres mundiais", confessa Paola, entregando um spoiler: “Tem algo muito especial vindo por aí”

Composição (Figura Só)
Composição (Figura Só)

A pintora de seu país 

Além da artista singular, Paola destaca a Tarsila mulher: "Ela estava muito à frente de seu tempo, tomou as próprias decisões e perseguiu seus objetivos. Colocou sua ambição, de forma positiva, em primeiro lugar". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em qualquer entrevista, ela conversava de igual para igual, como se estivesse tomando um café. Ver que ela alcançou um patamar comparável aos grandes pintores mundiais, mantendo essa simplicidade, é algo muito lindo".

Questionada sobre o pilar da importância de Tarsila para além do Modernismo, Paola é enfática. 

"O ‘Abaporu’ e o Movimento Antropofágico são, sem dúvida, cruciais. Mas, para mim, o fato de ela ser uma mulher brasileira que, mesmo durante sua temporada em Paris, sempre retratou o Brasil em suas obras é fundamental. A maioria de suas pinturas contém elementos brasileiros. Pintar o Brasil ao longo de toda a sua vida, de formas diversas, é o que a consagra como uma referência brasileira". 

Procissão do Santíssimo, estudo (1956)
Procissão do Santíssimo, estudo (1956)

A missão de um legado 

Carregar o legado de uma figura tão emblemática é uma responsabilidade que Paola Montenegro abraça com dedicação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Quando vou a um museu e vejo uma obra da Tarsila, preciso de um momento, só observando. É realmente emocionante constatar que o meu trabalho, e o de toda a família, impacta diretamente a história da arte e a história do Brasil", compartilha. 

O instituto Tarsila S/A, sob sua gestão, atua em diversas frentes.

O touro (Boi na floresta) (1928)
O touro (Boi na floresta) (1928)

 "Nosso trabalho envolve a conexão com parceiros para incluir as obras de Tarsila em materiais didáticos, produtos e produções audiovisuais. Autorizamos e fazemos parcerias com museus para que tenham produtos licenciados. Apoiamos exposições, no Brasil e no exterior. Buscamos aproximar Tarsila das pessoas, espelhando o carinho que ela sempre teve pelo Brasil e seu povo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarsila, no Brasil e no mundo 

Para quem deseja se conectar com a força da arte de Tarsila, Paola Montenegro indica caminhos preciosos, tanto no Brasil quanto no exterior. A capital paulista, epicentro do modernismo no Brasil, abriga uma parcela significativa do acervo de Tarsila. “Em São Paulo, estamos muito bem servidos”, observa Paola, que não deixa de citar outras cidades brasileiras. 

MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) possui em sua coleção obras como “Composição (Figura Só)”, “Trabalhadores”, “Estudo (Nu)”, “Autorretrato Com Vestido Laranja” e “Porto I”, que revelam diferentes facetas da produção da artista.

“Composição (Figura Só)”, 1930 Foto: Romulo Fialdini
“Composição (Figura Só)”, 1930

Pinacoteca do Estado

Seguindo o roteiro paulistano, a Pinacoteca do Estado de São Paulo se destaca por abrigar peças fundamentais como “Antropofagia” e “Carnaval em Madureira”, além de “A Distância”, a favorita de Paola. 

“Antropofagia” (1929) é uma obra intrinsecamente ligada ao Movimento Antropofágico, propondo a "deglutição" da cultura estrangeira para a criação de uma identidade autenticamente brasileira. Já “Carnaval em Madureira” (1924), com suas cores intensas e formas simplificadas, é um dos expoentes da fase Pau-Brasil, valorizando a cultura popular e a exuberância tropical do país. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Antropofagia” (1929) e “Carnaval em Madureira” (1924)
“Antropofagia” (1929) e “Carnaval em Madureira” (1924)

MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) guarda preciosidades como “A Negra”, “Floresta” e “Costureiras”. Destas, “A Negra” (1923) é uma das mais emblemáticas. Pintada em Paris, a obra retrata uma figura feminina com volumes estilizados, remetendo às memórias de infância da artista e marcando sua busca por uma linguagem singular e a valorização de temas nacionais.

“A Negra” (1923) e “Floresta” (1929)
“A Negra” (1923) e “Floresta” (1929)

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo também possui um conjunto expressivo, incluindo o xodó de Paola: “Operários” (1933). A tela marca uma fase de maior engajamento social de Tarsila, retratando trabalhadores de diversas etnias em um cenário industrial, refletindo as preocupações da artista com as questões trabalhistas e a diversidade brasileira. O acervo conta ainda com outras nove telas de Tarsila. 

“Operários” (1933)
“Operários” (1933)

CCSP, MAM e outros

Outras instituições paulistanas que enriquecem o circuito de Tarsila são o Centro Cultural São Paulo (CCSP), com o painel “Procissão do Santíssimo (Estudo)”; o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), que possui “Retrato de Oswald de Andrade” e “O Sapo”; a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, com “Rio de Janeiro”; e o Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB USP), guardião de “O Mamoeiro”.  

A lista segue na Secretaria de Estado da Cultura, com “Romance”; o acervo do Banco Itaú, com “Retrato de Luis Martins”; e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), com “Paisagem da Fazenda Santa Tereza do Alto”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Procissão do Santíssimo (Estudo)” (1956)
“Procissão do Santíssimo (Estudo)” (1956)

Museu Nacional de Belas Artes e MAM Rio

No Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) exibe "Manteau Rouge”. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) apresenta “Urutu”, ”Vendedor de Frutas” e “Anjos”. “Urutu” (1928), também conhecida como “O Ovo”, é uma pintura emblemática da fase antropofágica, carregada de simbolismo ligado à renovação e aos mitos indígenas.

“Urutu” (1928)
“Urutu” (1928)

MAM Bahia e Fundação Edson Queiroz

A influência de Tarsila se estende ao nordeste, com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) abrigando “Boi na Floresta”, e a Fundação Edson Queiroz, em Fortaleza, Ceará, que possui “Religião Brasileira IV”.

“Boi na Floresta” (1928)
“Boi na Floresta” (1928)

MALBA 

A força da arte de Tarsila do Amaral cruza fronteiras brasileiras e se faz presente em importantes museus internacionais. Na Argentina, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) detém uma das joias da coroa de Tarsila: “Abaporu” (1928).  

A obra, cujo título em tupi-guarani significa "homem que come gente", inspirou o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade e é um símbolo máximo do modernismo brasileiro e da identidade cultural latino-americana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Abaporu” (1928)
“Abaporu” (1928)

Do MoMA ao Museu Hermitage

Nos Estados Unidos, o prestigioso Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, inclui em seu acervo “A Lua”. “O fato de uma obra dela estar lá, uma das minhas cidades favoritas, é muito especial para mim", confidencia Paola.

Na Europa, a Espanha celebra Tarsila no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, que possui ”A Família” e um dos quatro rascunhos do “Abaporu”. 

Na França, o Museu de Grenoble abriga “A Cuca” (1924). Inspirada no folclore brasileiro, a obra da fase Pau-Brasil é uma vibrante representação de elementos da cultura popular e do imaginário infantil nacional. Finalmente, na Rússia, o Museu Hermitage, em São Petersburgo, um dos mais importantes do mundo, também conta com uma obra de Tarsila do Amaral em seu acervo: “O Pescador”.

“A Lua" (1928)
“A Lua" (1928)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GHIBLI FEST

Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação

18 de setembro de 2025 - 16:05

De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora

CINEMA

Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente

16 de setembro de 2025 - 12:37

Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo

HERANÇA MUSICAL

Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família

12 de setembro de 2025 - 8:16

Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias

15 ANOS DE ARTRIO

ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina

10 de setembro de 2025 - 8:16

Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio

ABRE ALAS

National Gallery de Londres recebe doações recordes para construção de nova ala focada em arte do século 20

9 de setembro de 2025 - 14:00

A National Gallery obteve um valor sem precedentes de 375 milhões de libras para o projeto, que tem inauguração prevista para o início da década de 2030

O CÓDIGO DE GATES

Em livro de memórias, Bill Gates resgata impacto da curiosidade na fonte de seu sucesso

9 de setembro de 2025 - 8:16

De prodígio da computação a homem mais rico do mundo, Bill Gates revisita a infância e a juventude em Seattle em ‘Código-fonte: Como tudo começou’, um ensaio sobre o papel da família, da educação e da curiosidade no caminho do fundador da Microsoft 

NOSTALGIA

Quanto você pagaria por um sabre de luz original de Star Wars? Item alcança quase R$ 20 milhões em leilão

6 de setembro de 2025 - 15:19

Sabre de luz leiloado essa semana foi usado por Darth Vader nas filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’, da saga Star Wars

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

The Town 2025: curador e vice-presidente artístico do festival, Zé Ricardo dá dicas de shows imperdíveis

6 de setembro de 2025 - 8:55

Até o dia 14, festival brasileiro conecta música nacional a circuito global; ao Seu Dinheiro, o curador do The Town dá a lista com as atrações imperdíveis entre mais de uma centena de shows

ATÉ JANEIRO

Bienal de São Paulo 2025: programação e os destaques da maior mostra de arte contemporânea da América Latina

6 de setembro de 2025 - 8:00

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo será ocupado com mostras de mais de 120 artistas de cerca de cinquenta países, além de experiências multissensoriais e com realidade aumentada

ENTREVISTA

Da rua à editora, como Ponta de Lança prosperou na literatura paulistana (e quais os próximos capítulos)

28 de agosto de 2025 - 8:16

Para Bruno Eliézer Martins, da Ponta de Lança, vender livros é vender magia; mas a paixão virou um dos epicentros da literatura paulistana; ao Seu Dinheiro, ele adianta os próximos capítulos

ALÉM DO CUBO BRANCO

Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria

21 de agosto de 2025 - 8:16

Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra

PROGRAME-SE

Venda de ingressos para show de Marisa Monte abre ao público geral nesta quarta (20); veja como adquirir

20 de agosto de 2025 - 7:05

Turnê aguardada de Marisa Monte com orquestra sinfônica causou frisson entre fãs em pré-venda nesta segunda-feira (18); veja como garantir o ingresso na venda geral

ÍCONE DO LUXO

“Ovos de ouro” da Fabergé vão mudar de dono: joalheria icônica é vendida por R$ 272 milhões

11 de agosto de 2025 - 18:47

Joalheria emblemática por seus luxuosos ovos ornamentais foi adquirida por firma americana de investimentos após mais de uma década sob controle de mineradora

EXTRAPOLANDO FRONTEIRAS

7 museus internacionais com obras brasileiras para colocar no seu próximo roteiro de viagem

4 de agosto de 2025 - 9:01

Arte brasileira de diversos períodos históricos pode ser encontrada em museus de renome, da Argentina ao Japão

BELEZA RECONHECIDA

Biblioteca brasileira está entre as 10 mais bonitas do mundo; saiba qual é e confira o ranking completo

3 de agosto de 2025 - 15:31

A lista foi feita pela organização 1000 Libraries, que contabilizou os votos de mais de 200 mil pessoas em seu site

POESIA POP

FLIP chega a 2025 com aposta em popularidade de Paulo Leminski para driblar críticas e concorrência

30 de julho de 2025 - 8:16

Com críticas nas redes e concorrência acirrada d’A Feira do Livro em São Paulo, a tradicional FLIP projeta o poeta curitibano Paulo Leminski no centro do debate contemporâneo

SHOWTIME!

Lollapalooza Brasil anuncia datas da edição 2026 e abre primeiro lote de pré-venda nesta terça-feira (22)

22 de julho de 2025 - 13:00

Ainda sem atrações confirmadas, festival anunciou datas e criação de pré-venda exclusiva, que começa ainda hoje

EM CHAMAS

Incêndio destrói o palco do Tomorrowland, marcado para esta sexta-feira; como fica o festival agora?

16 de julho de 2025 - 17:37

Ninguém ficou ferido, mas o palco principal do evento foi todo destruído pelas chamas

O VALOR DA ARTE

O que define o valor de uma obra de arte em leilão?

15 de julho de 2025 - 9:01

Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte

PARCERIA DE LUXO

O Louvre do Brasil? Museu paulistano é patrocinado por joalheria e terá baile de gala com a Chanel

10 de julho de 2025 - 17:38

Com parceria de três anos, Pinacoteca vai alinhar iniciativas de conservação e restauro do acervo com os padrões internacionais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar