🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

WARHOL PELO MUNDO

Andy Warhol: 6 museus para ver as obras do mestre da Pop Art — incluindo exposição inédita no Brasil

Tão transgressor quanto popular, Warhol ganha mostra no Brasil em maio; aqui, contamos detalhes dela e indicamos onde mais conferir seus quadros, desenhos, fotografias e filmes

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
1 de maio de 2025
8:02 - atualizado às 14:26
The Velvet Underground, The Velvet Underground & Nico, 1967; e Andy Warhol
The Velvet Underground, The Velvet Underground & Nico, 1967; e Andy Warhol - Imagem: The Andy Warhol Museum, Pittsburgh; Founding Collection, Contribution The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Reprodução/Instagram @thewarholmuseum

Andy Warhol desafiou cânones, provocou o status quo, incomodou muita gente e, ainda assim, conseguiu o impensável: ele lucrou com isso. Muito. Em vida. Enquanto mudava o panorama estético do século 20 e criava um novo movimento artístico, a Pop Art.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O efeito de seu impacto ainda reverbera. Trinta e cinco anos após sua morte, a obra Shot Sage Blue Marilyn foi vendida por US$ 195 milhões (R$ 1,1 bilhão) em um leilão na Christie’s, em 2022, consagrando-se como a obra estadunidense mais cara já vendida na história

De acordo com a Warhol Foundation, o representante do underground americano produziu mais de 9 mil pinturas e esculturas e quase 12 mil desenhos, entre o final da década de 1940 e 1987.

Diante desse número expressivo, encontrar obras do artista em alguns dos museus mais visitados do mundo não é exatamente difícil. 

  • LEIA MAIS: O Lifestyle do Seu Dinheiro chegou para te manter atualizado sobre as principais tendências de comportamento e consumo; receba nossa newsletter gratuita

No entanto, é nos museus dos Estados Unidos, em especial da cidade de Nova York, que Warhol encontra espaço cativo para brilhar e atrair uma boa quantidade de visitantes ano após ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui no Brasil, são poucas as instituições com obras do “pai da Pop Art” no acervo fixo. Mostras temporárias chegam à agenda cultural de tempos em tempos, reforçando a popularidade do americano entre os brasileiros. 

Leia Também

A mais recente é a exposição Andy Warhol: Pop Art!, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, que vai ter o maior acervo do artista já exibido fora dos EUA. 

Entre os dias 1º de maio e 30 de junho, o museu vai expor mais de 600 obras, incluindo trabalhos como “Campbell’s Soup”, “Elvis”, “Marilyn”, “Michael Jackson” e “Pelé”.

Andy Warhol, Marilyn Monroe (Marilyn), 1967
Andy Warhol, Marilyn Monroe (Marilyn), 1967

Todas as peças vieram de um único espaço, o Andy Warhol Museum em Pittsburgh, explica Roberto Souza Leão, co-fundador do Instituto Totex, que organiza a exposição. Segundo ele, foram três anos de negociação para chegar ao conjunto, com o qual a mostra pretende atrair 250 mil pessoas para o MAB até junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Priscyla Gomes, curadora brasileira da exposição, conta que Andy Warhol: Pop Art! será organizada em em duas salas do museu. Uma delas é dedicada ao início da carreira, quando Warhol adota a serialidade como estratégia de ruptura com os paradigmas da arte tradicional – pense nas ilustrações da lata de sopa de tomate Cambpell e nos retratos de Elvis e Marilyn por aqui.

Andy Warhol, Campbell's Soup Box, 1962
Andy Warhol, Campbell's Soup Box, 1962

Já a segunda sala retrata os anos 1960 de Warhol e sua experiência na Factory, o ateliê-estúdio das paredes prateadas, por onde a cena artística de Nova York respirou naquela década. É a maturidade artística, quando o criador estadunidense extrapola os limites de suas telas – o que aparece retratado na mostra em documentos, fotografias, filmes, revistas, pinturas e instalações.

The Velvet Underground, The Velvet Underground & Nico, 1967
The Velvet Underground, The Velvet Underground & Nico, 1967

“Andy Warhol abordou temáticas que conversam com o grande público de maneira direta, desde o uso de signos e símbolos comuns ao cotidiano popular, até suas explorações com celebridades e famosos que marcaram o século 20”, reflete Priscyla. “Seus trabalhos que refletem sobre o papel da mídia na sociedade permanecem atuais e ganham mais complexidade com os avanços tecnológicos do século 21.”

  • Nota do editor: toda a euforia e a decadência da Factory, por entre as celebridades e criadores da Nova York da época, são perfeitamente descritos pelo próprio Andy Warhol no livro Popismo: Os Anos 60 Segundo Warhol, distribuído no Brasil em 2013 pela editora Cobogó.

Onde ver obras de Andy Warhol em Nova York

Que Nova York é um dos grandes polos artísticos e abriga alguns dos museus mais visitados e conhecidos do mundo, não é exatamente uma novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desafio de entrar no Museum of Modern Art (MoMA) é conseguir sair. Isso porque os mais de 58 mil metros quadrados abrigam uma infinidade de obras, entre as exposições fixas e as temporárias, que deixam qualquer pessoa perdida. 

Por lá, Warhol é acompanhado por Van Goghs, Picassos, Monets e Duchamps. E deixa sua marca também: só no site do museu, são 271 trabalhos catalogados como parte da coleção (embora nem todos estejam expostos). 

Além de ter lugar cativo em algumas das salas expositivas, o americano é frequentemente incluído em mostras temáticas  temporárias. 

Cruzando a cidade rumo ao descolado Meatpacking District, o Whitney Museum of American Art abriga uma coleção ainda maior e mais diversa de Warhol, incluindo centenas de fotos tiradas pelo artista com câmera Polaroid nos anos 1970. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No site, estão catalogados 975 trabalhos, incluindo o quadro “Green Coca-Cola Bottles”, feito com as técnicas de serigrafia que deixaram o americano famoso e permitiram a reprodução repetitiva de itens da cultura de massa — como as garrafas de Coca e as latas de sopa Campbell.

Acervo do Whitney Museum of Art. 

Como última parada na Big Apple, o The Metropolitan Museum of Art (MET) também tem uma coleção não desprezível de obras de Pop Art.

Por lá, é possível ver uma das obras da série dedicada à Marilyn Monroe e também a releitura da “Mona Lisa”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Curiosidade: o quadro “Shot Sage Blue Marilyn” foi vendido para um colecionador anônimo e não está à mostra em lugar algum. 

Uma ‘esticadinha’ em Chicago

Outras reproduções de Marilyn, da obra de Leonardo Da Vinci, do líder chinês Mao Tsé-Tung e da ex-primeira dama Jackie Kennedy podem ser encontradas no Art Institute of Chicago.

Vale lembrar: Warhol não é o destaque deste museu que tem uma das maiores coleções de Impressionismo e Pós-Impressionismo fora da Europa. Mas, se estiver passeando pela cidade, trata-se de um ponto turístico quase obrigatório para os amantes de arte, já que o acervo tem mais de 300 mil obras que contemplam milhares de anos de história da Humanidade.

Honrando a cidade natal 

Apesar de todo o prestígio que carregam os museus de Nova York, não é na “cidade que nunca dorme” que você encontrará a maior coleção de Warhol do mundo. É pegando seis horas de estrada ou um voo de 1h40 à cidade de Pittsburgh, no estado vizinho da Pensilvânia, para ir até o The Andy Warhol Museum.

São mais de 12 mil trabalhos do artista, incluindo não só as obras em artes plásticas, mas também no audiovisual e seus trabalhos como ilustrador comercial. Em complemento, há também desenhos da mãe de Warhol, Julia Warhola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o maior museu dos Estados Unidos dedicado a um só artista

Além da exposição fixa, o museu também promove mostras temporárias e eventos culturais e musicais. A ideia é explorar a influência de Warhol nas artes e na cultura contemporânea ao longo dos anos. 

Em 2022, o museu foi responsável pela criação do Pop District, uma espécie de “campus” nos arredores da instituição que visa promover iniciativas artísticas e culturais.

* Com informações de My Art Broker e Lonely Planet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HISTÓRICO

Oscar 2026: ‘O Agente Secreto’ faz história com quatro indicações, incluindo uma inédita para Wagner Moura

22 de janeiro de 2026 - 10:03

“O Agente Secreto” e Wagner Moura foram indicados ao Oscar 2026, no anúncio realizado nesta quinta-feira (22); Brasil ainda teve uma quinta indicação em Melhor Fotografia

VAI VIAJAR?

Louvre, MoMA e mais: Quanto custa a entrada para os museus mais famosos do mundo em 2026

17 de janeiro de 2026 - 8:00

Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta

TRAGÉDIA RELANÇADA

Por que ‘Macbeth’ continua tão importante? Tradutor de nova edição reflete sobre clássico no português atual

12 de janeiro de 2026 - 8:16

Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje

É DO BRASIL!

Wagner Moura e O Agente Secreto fazem história com duas vitórias no Globo de Ouro 2026

12 de janeiro de 2026 - 7:26

Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa

CINEMA

Vai dar Wagner Moura? Veja os indicados ao Globo de Ouro 2026 e quais os favoritos de cada categoria

11 de janeiro de 2026 - 8:16

Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama

REVIEW

Como violência e superação levaram ‘Língua interior’ e o argelino Kamel Daoud ao topo da literatura francófona

8 de janeiro de 2026 - 8:16

De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’

RESGATE PAULISTANO

Jardim Nacional: novo espaço recupera legado histórico de edifício na Avenida Paulista em São Paulo

7 de janeiro de 2026 - 11:16

Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower

MÚSICA

Shows internacionais no Brasil em 2026: confira datas, locais e preços

7 de janeiro de 2026 - 8:16

Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar