Andy Warhol: 6 museus para ver as obras do mestre da Pop Art — incluindo exposição inédita no Brasil
Tão transgressor quanto popular, Warhol ganha mostra no Brasil em maio; aqui, contamos detalhes dela e indicamos onde mais conferir seus quadros, desenhos, fotografias e filmes

Andy Warhol desafiou cânones, provocou o status quo, incomodou muita gente e, ainda assim, conseguiu o impensável: ele lucrou com isso. Muito. Em vida. Enquanto mudava o panorama estético do século 20 e criava um novo movimento artístico, a Pop Art.
O efeito de seu impacto ainda reverbera. Trinta e cinco anos após sua morte, a obra Shot Sage Blue Marilyn foi vendida por US$ 195 milhões (R$ 1,1 bilhão) em um leilão na Christie’s, em 2022, consagrando-se como a obra estadunidense mais cara já vendida na história.
De acordo com a Warhol Foundation, o representante do underground americano produziu mais de 9 mil pinturas e esculturas e quase 12 mil desenhos, entre o final da década de 1940 e 1987.
Diante desse número expressivo, encontrar obras do artista em alguns dos museus mais visitados do mundo não é exatamente difícil.
- LEIA MAIS: O Lifestyle do Seu Dinheiro chegou para te manter atualizado sobre as principais tendências de comportamento e consumo; receba nossa newsletter gratuita
No entanto, é nos museus dos Estados Unidos, em especial da cidade de Nova York, que Warhol encontra espaço cativo para brilhar e atrair uma boa quantidade de visitantes ano após ano.
Aqui no Brasil, são poucas as instituições com obras do “pai da Pop Art” no acervo fixo. Mostras temporárias chegam à agenda cultural de tempos em tempos, reforçando a popularidade do americano entre os brasileiros.
Leia Também
A mais recente é a exposição Andy Warhol: Pop Art!, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, que vai ter o maior acervo do artista já exibido fora dos EUA.
Entre os dias 1º de maio e 30 de junho, o museu vai expor mais de 600 obras, incluindo trabalhos como “Campbell’s Soup”, “Elvis”, “Marilyn”, “Michael Jackson” e “Pelé”.

Todas as peças vieram de um único espaço, o Andy Warhol Museum em Pittsburgh, explica Roberto Souza Leão, co-fundador do Instituto Totex, que organiza a exposição. Segundo ele, foram três anos de negociação para chegar ao conjunto, com o qual a mostra pretende atrair 250 mil pessoas para o MAB até junho.
Priscyla Gomes, curadora brasileira da exposição, conta que Andy Warhol: Pop Art! será organizada em em duas salas do museu. Uma delas é dedicada ao início da carreira, quando Warhol adota a serialidade como estratégia de ruptura com os paradigmas da arte tradicional – pense nas ilustrações da lata de sopa de tomate Cambpell e nos retratos de Elvis e Marilyn por aqui.

Já a segunda sala retrata os anos 1960 de Warhol e sua experiência na Factory, o ateliê-estúdio das paredes prateadas, por onde a cena artística de Nova York respirou naquela década. É a maturidade artística, quando o criador estadunidense extrapola os limites de suas telas – o que aparece retratado na mostra em documentos, fotografias, filmes, revistas, pinturas e instalações.

“Andy Warhol abordou temáticas que conversam com o grande público de maneira direta, desde o uso de signos e símbolos comuns ao cotidiano popular, até suas explorações com celebridades e famosos que marcaram o século 20”, reflete Priscyla. “Seus trabalhos que refletem sobre o papel da mídia na sociedade permanecem atuais e ganham mais complexidade com os avanços tecnológicos do século 21.”
- Nota do editor: toda a euforia e a decadência da Factory, por entre as celebridades e criadores da Nova York da época, são perfeitamente descritos pelo próprio Andy Warhol no livro Popismo: Os Anos 60 Segundo Warhol, distribuído no Brasil em 2013 pela editora Cobogó.
Onde ver obras de Andy Warhol em Nova York
Que Nova York é um dos grandes polos artísticos e abriga alguns dos museus mais visitados e conhecidos do mundo, não é exatamente uma novidade.
O desafio de entrar no Museum of Modern Art (MoMA) é conseguir sair. Isso porque os mais de 58 mil metros quadrados abrigam uma infinidade de obras, entre as exposições fixas e as temporárias, que deixam qualquer pessoa perdida.
Por lá, Warhol é acompanhado por Van Goghs, Picassos, Monets e Duchamps. E deixa sua marca também: só no site do museu, são 271 trabalhos catalogados como parte da coleção (embora nem todos estejam expostos).
- É no MoMA que está “A Noite Estrelada” (1889), obra de Van Gogh que pode ser equiparada ao que foi a “Mona Lisa” para Leonardo da Vinci: Veja aqui outros museus e destinos para conferir as obras do holandês.
Além de ter lugar cativo em algumas das salas expositivas, o americano é frequentemente incluído em mostras temáticas temporárias.
Cruzando a cidade rumo ao descolado Meatpacking District, o Whitney Museum of American Art abriga uma coleção ainda maior e mais diversa de Warhol, incluindo centenas de fotos tiradas pelo artista com câmera Polaroid nos anos 1970.
No site, estão catalogados 975 trabalhos, incluindo o quadro “Green Coca-Cola Bottles”, feito com as técnicas de serigrafia que deixaram o americano famoso e permitiram a reprodução repetitiva de itens da cultura de massa — como as garrafas de Coca e as latas de sopa Campbell.
Acervo do Whitney Museum of Art.
Como última parada na Big Apple, o The Metropolitan Museum of Art (MET) também tem uma coleção não desprezível de obras de Pop Art.
Por lá, é possível ver uma das obras da série dedicada à Marilyn Monroe e também a releitura da “Mona Lisa”.
- Curiosidade: o quadro “Shot Sage Blue Marilyn” foi vendido para um colecionador anônimo e não está à mostra em lugar algum.
Uma ‘esticadinha’ em Chicago
Outras reproduções de Marilyn, da obra de Leonardo Da Vinci, do líder chinês Mao Tsé-Tung e da ex-primeira dama Jackie Kennedy podem ser encontradas no Art Institute of Chicago.
Vale lembrar: Warhol não é o destaque deste museu que tem uma das maiores coleções de Impressionismo e Pós-Impressionismo fora da Europa. Mas, se estiver passeando pela cidade, trata-se de um ponto turístico quase obrigatório para os amantes de arte, já que o acervo tem mais de 300 mil obras que contemplam milhares de anos de história da Humanidade.
- VEJA TAMBÉM: Claude Monet: os 12 melhores museus para ver as obras do artista (um deles fica no Brasil)
Honrando a cidade natal
Apesar de todo o prestígio que carregam os museus de Nova York, não é na “cidade que nunca dorme” que você encontrará a maior coleção de Warhol do mundo. É pegando seis horas de estrada ou um voo de 1h40 à cidade de Pittsburgh, no estado vizinho da Pensilvânia, para ir até o The Andy Warhol Museum.
São mais de 12 mil trabalhos do artista, incluindo não só as obras em artes plásticas, mas também no audiovisual e seus trabalhos como ilustrador comercial. Em complemento, há também desenhos da mãe de Warhol, Julia Warhola.
É o maior museu dos Estados Unidos dedicado a um só artista
Além da exposição fixa, o museu também promove mostras temporárias e eventos culturais e musicais. A ideia é explorar a influência de Warhol nas artes e na cultura contemporânea ao longo dos anos.
Em 2022, o museu foi responsável pela criação do Pop District, uma espécie de “campus” nos arredores da instituição que visa promover iniciativas artísticas e culturais.
* Com informações de My Art Broker e Lonely Planet.
MASP gratuito no feriado: sucesso de Monet faz o museu paulista expandir visitação
Neste feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho, o museu vai oferecer entrada gratuita durante o dia inteiro
A Feira do Livro ocupa lacuna deixada pela Bienal em São Paulo; veja destaques da programação
Entre os dias 14 a 22 de junho, evento ocupa a praça do Pacaembu e o Museu do Futebol
‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura e premiado em Cannes, terá pré-estreia exclusiva no Louvre
Exibição faz parte do festival de cinema ao ar livre do museu parisiense
Tony Awards 2025: veja a lista de premiados no ‘Oscar’ do teatro’
Cerimônia contou com performance original do elenco de ‘Hamilton’ e apresentação da estrela de “Wicked”
Onde e como acompanhar os Tony Awards 2025, o ‘Oscar’ do teatro, neste domingo (8)
Cerimônia, apresentada por Cynthia Erivo de “Wicked”, terá performance do elenco original de Hamilton
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025 celebra Chitãozinho & Xororó em noite de encontros inéditos
Primeira edição do prêmio com apoio do BTG Pactual transformou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro em um palco de celebração histórica à diversidade da música nacional; confira os vencedores
Djavan, musical: por dentro do espetáculo que revela as esquinas de sua vida e carreira
Musical que estreia nessa quinta-feira (5) no Rio de Janeiro retrata vida e obra de ídolo por entre suas canções, com João Viana, filho de Djavan, na direção musical
Coala Festival volta a Portugal com intenção de ser plataforma da música em português no mundo
Do underground paulistano ao palco em Caiscais, Portugal, Gabriel Andrade, criador do Coala Festival, conta como segunda edição do festival na Europa, neste fim de semana (31 e 1º) amplia seu projeto de promover a música em língua portuguesa no globo
Falência bilionária da FTX vai virar série da Netflix; confira elenco e o que já sabemos sobre “Os Altruístas”
Netflix anunciou produção sobre ascensão e queda da segunda maior corretora de criptomoedas do mundo
“Um festival ‘true'”: Popload volta após hiato com aposta em música alternativa e line-up feminino
Popload Festival retorna neste sábado (31) ao Parque Ibirapuera com Norah Jones, Kim Gordon, St. Vincent e mais; ao Seu Dinheiro, o fundador Lúcio Ribeiro comenta o hiato e a volta
Centre Pompidou, museu francês fechado até 2030, abre nova unidade em… Foz do Iguaçu; entenda
O espaço é um dos clássicos da cena artística de Paris e tem um acervo extenso de arte moderna e contemporânea
Quatro galerias brasileiras vão expor na Art Basel Paris, uma das feiras de arte mais importantes do mundo
Evento acontece em outubro no Grand Palais; uma exposição gratuita será feita em frente ao Louvre
Tarsila do Amaral: 18 museus e destinos para conhecer as obras da artista
A artista brasileira, ícone do Modernismo, ganha novo fôlego internacional com exposições na Europa, enquanto suas obras seguem como pilares em coleções no Brasil e no mundo
Festival The Town abre as vendas gerais hoje (27), ao meio-dia; veja preços e como comprar
Evento é organizado pelos mesmos produtores do Rock In Rio e traz grandes nomes do pop, rock e do trap como headliners
O que ler nas férias de julho? Veja os 16 livros que o J.P. Morgan recomenda para os clientes do private banking
Seleção da “NextList” consultou mais de mil assessores do banco e passou por revisão de comitê especial
Buscando sua próxima leitura? Veja 5 livros recomendados por Bill Gates
Lista de “leituras para o verão” do bilionário incluem autobiografias que o inspiraram
Filme brasileiro estrelado por Wagner Moura ganha 2 dos prêmios mais importantes do Festival de Cannes
Longa retrata uma história fictícia da época da ditadura militar brasileira
Brasil fica de fora das capitais da cultura do mundo em 2025; veja a lista completa
Seleção da revista Time Out considera a acessibilidade e a qualidade da oferta cultural, que se expande além de museus e teatros
Air, A.G. Cook e mais: os destaques do C6 Fest 2025 na opinião dos curadores do festival
Convidamos os curadores da edição 2025 do C6 Fest para eleger os cinco shows mais aguardados entre a programação do evento, que acontece dias dias 24 e 25 de maio no Parque Ibirapuera, São Paulo
Filme de Wagner Moura sobre a ditadura estreia em Cannes: seria um novo ‘Ainda Estou Aqui’?
Longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorre ao maior prêmio do festival francês