Premiação elege os melhores aeroporto e companhia aérea internacional de 2025; veja quais são e confira os destaques
Entre as categorias de “Verified Air Travel Awards”, do Forbes Travel Guide, também estão primeira classe e executiva, bem como sala vip, lounge e inovação do ano
Viajar é preciso, mas, quando se trata de pegar voos e esperar o embarque nos aeroportos, a experiência pode ser um tanto desgastante. No entanto, não para quem opta por voar de Emirates, companhia aérea eleita como a melhor de 2025 pelo Verified Air Travel Awards. Ou a quem faz conexões no Aeroporto Changi de Singapura, reconhecido também como o melhor do ano pela mesma premiação, que chega esse ano a sua segunda edição.
- O reconhecimento foi criado pelo sistema independente e global de classificação Forbes Travel Guide. Embora compartilhe o nome com a revista, ele não é o veículo propriamente dito. Trata-se de uma operação independente de classificação de hospitalidade que licencia o nome e a marca Forbes desde 2009.
“Os viajantes de hoje são frequentemente inundados com marketing inteligente ou grupos de discussão egoístas, tornando mais difícil do que nunca distinguir a excelência genuína de uma marca refinada”, afirma Peter Greenberg, jornalista de viagens, vencedor do Emmy e apresentador do Eye on Travel na CBS Radio, em comunicado oficial.
A premiação inclui 18 categorias que abrangem tanto o mercado internacional quanto o americano. Entre elas, primeira classe, executiva, sala VIP independente, lounge de companhia aérea, bem como inovação do ano. Isso além de aeroporto e companhia aérea internacionais. Não fica de fora a vertente gastronómica, sendo também reconhecidos os melhores restaurante de aeroporto e colaboração culinária a bordo.
Seleção dos indicados feita por avaliadores especializados
Quem constrói a lista de indicados para cada categoria é o comitê editorial executivo da Forbes Travel Guide. Já a determinação dos vencedores se deu por meio de uma pesquisa exclusiva com mais de 9 mil dos profissionais “mais viajados do setor de hospitalidade”, como indica a marca. Entre eles, consultores de viagens de luxo, os inspetores anônimos e a equipe de treinamento.
Os responsáveis pela validação dos resultados são os especialistas do Forbes Travel Guide. Eles fazem isso por meio de um sistema de estrelas, com 67 anos de existência. O método, inclusive, se baseia em avaliações anônimas de inspetores especialistas. O mesmo ocorre ocorre para as classificações anuais de hotéis, restaurantes, spas e navios de cruzeiro oceânicos.
“O Verified Air Travel Awards oferece uma referência confiável — uma verificação anual validada pelo Forbes Travel Guide para separar a substância da manipulação”, diz Peter Greenberg. De acordo com o jornalista, o verdadeiro diferencial da premiação é que ela não se baseia em votos populares ou tendências momentâneas. Sua base está na “expertise das vozes mais exigentes em viagens e hospitalidade”
Leia Também
Na Emirates, experiência do passageiro de excelência e compromisso com acessibilidade
De acordo com o guia, o que levou a Emirates a receber o título de Melhor Companhia Aérea Internacional foi sua capacidade de aprimorar continuamente todos os aspectos da experiência do passageiro. E não é só a revista que chancela esse título. A Emirates ganhou novamente o reconhecimento de Melhor Companhia Aérea Global pelo Business Traveller Middle East Awards. Em 2025, consolida o renome por 12 anos consecutivos.
Um exemplo desta qualidade da companhia foi o lançamento de uma luxuosa área de check-in. Semelhante a um lounge, com acesso VIP, foi aberta em julho deste ano. O espaço se destina aos membros da primeira classe e do Skywards Platinum, categoria mais alta no programa de fidelidade da empresa.

Além disso, a acessibilidade é outro aspecto que o guia destaca. A companhia aérea sediada em Dubai é a primeira certificada para autismo, com o selo Autism Certified Airline. Quem concedeu essa validação foi o Conselho Internacional de Credenciamento e Padrões de Educação Continuada (na tradução livre do inglês). Isso após a empresa concluir o treinamento inicial de mais de 30.000 funcionários para lidar com as necessidades de passageiros com autismo.
Melhor Aeroporto Internacional: Aeroporto Changi de Singapura
O Aeroporto Changi de Singapura é bicampeão no Verified Air Travel Awards, que tem sua segunda edição neste ano.
- O hub também foi reconhecido pelo Skytrax World Airport Awards neste ano como o melhor aeroporto global pela 13ª vez na história da premiação.
O estabelecimento se mantém imbatível, de acordo com o guia, principalmente por ostentar uma arquitetura e infraestrutura diferenciadas. Entre as instalações, está a Rain Vortex,maior cachoeira interna do mundo, de sete andares. Impressionante, mas não é “só” isso. O hub atende 100 companhias aéreas diferentes e apresenta um cinema 24 horas. Além disso, há uma piscina e jacuzzi na cobertura, onde os viajantes podem assistir à decolagem dos aviões.
O hub também é reconhecido na categoria de Melhor Refeição de Aeroporto, com mais de 200 restaurantes. Para pratos icônicos de Singapura, a indicação do Forbes Travel Guide é o Jumbo Seafood, que oferece caranguejo apimentado e o Ya Kun, que tem no cardápio a torrada kaya, um sanduíche com uma pasta que lembra coco.
Entre os restaurantes inaugurados em 2025, o veículo destaca o Tsuta Japanese Soba Noodles, um queridinho de lámen de Tóquio, e o Gwangjang Gaon, de Seul, que oferece “costelinhas de dar água na boca".
Luxo e inovação a bordo
O título de Melhor Primeira Classe Internacional no Verified Air Travel Awards foi para a da Emirates no Boeing 777-300ER. De acordo com o guia, entre as regalias luxuosas das suítes, estão portas do chão ao teto e assentos com gravidade zero, que permitem que o passageiro tenha as pernas elevadas ao mesmo nível do coração, reduzindo a pressão nas áreas do corpo que suportam peso, como costas e coxas.
Além disso, amenities incluem fragrâncias Bvlgari e as opções de comida vão de petiscos de cinema a caviar, tudo à vontade. A companhia aérea ainda oferece extras como traslados com motorista, um serviço que ajuda os passageiros a navegar rapidamente pelas conexões em Dubai, e acesso ao lounge do aeroporto.

Já como Melhor Classe Executiva Internacional ficaram as QSuites da Qatar Airways. Segundo o guia, um de seus destaques é que elas atendem a quem viaja em grupo, permitindo diferentes configurações. Entre elas, a “Twin”, em que duas pessoas ficam lado a lado; a “Double”, na qual duas suítes centrais podem ser transformadas em uma cama de casal; e “Quadruple”, que permite a combinação de até quatro suítes centrais, formando uma espécie de sala privada para grupos.
O título de Inovação do Ano, por sua vez, ficou com os assentos Economy Skycouch da Air New Zealand, disponíveis nas aeronaves 777-300ER e 787-9. Como indica o guia, eles têm apoios de pernas ajustáveis que podem criar um sofá totalmente reclinável, permitindo que o passageiro e seu acompanhante “se estiquem na cama fornecida”.
Durante a espera dos voos
O Louis Vuitton Lounge by Yannick Alléno, no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar, foi reconhecido como a Melhor Sala VIP Independente de Aeroporto é o primeiro assinado pela grife. Neste espaço, o renomado chef Yannick Alléno, traz um menu à la carte de pratos franceses com um toque catariano. Segundo o guia, lléno acumula 17 estrelas Michelin distribuídas por vários restaurantes em diferentes cidades.
“O que eu mais amo é a atmosfera — a luz, a calma, a sensação de serenidade”, disse o chef ao Forbes Travel Guide. Além disso, o Forbes Travel Guide afirma que é “quase possível se esquecer de que está em um aeroporto”, ao se encontrar cercado de monogramas e obras de arte.

Já a Emirates aparece novamente na premiação com seu lounge de primeira classe que, naturalmente, recebeu o título de Melhor Lounge de Companhia Aérea Internacional. Segundo o guia, o amplo lounge da companhia aérea em Dubai oferece pratos deliciosos que vão de peixe-galo assado a costelinha bovina assada por 72 horas. Há também um bar de charutos, um bar assinado pela Moët & Chandon, spas com duchas, um tratamento de spa de cortesia de 15 minutos, bem como muitas áreas para descansar ou trabalhar.
Gastronomia nos ares
A categoria de Melhor Colaboração Culinária a Bordo completa o grupo de destaques globais do prêmio. Para ela, o Forbes Travel Guide nomeou a collab da Air France com o chef Daniel Boulud, que detém cinco estrelas ao todo quatro estrelas Michelin, todas distribuídas por três restaurantes em Nova York: Daniel (2), Le Pavillon (1) e Jōji (1).

Na parceria, Boulud criou novos pratos franceses como frango com açafrão, nabos, abóbora e semolina de azeitonas verdes para as cabines La Première e Business da Air France.
- Essa é a segunda colaboração de Boulud com a companhia aérea. A primeira ocorreu em 2016, quando ele criou menus exclusivos para as cabines La Première (primeira classe) e Business em voos partindo de 11 cidades na América do Norte.
Boulud disse ao Forbes Travel Guide que buscou “criar pratos com alma, equilibrados e sazonais”. "Cada um traz à tona muitos sabores clássicos da França regionais", disse ele. "É importante para mim que os passageiros da Air France tenham um gostinho autêntico da minha culinária, assim como teriam em meus diversos bistrôs e restaurantes."
Roteiro de viagem feito por IA? Entenda como a Inteligência Artificial Generativa pode ajudar o turista, de fato
A IA vai mesmo mudar a forma como viajamos? Especialistas discutem as oportunidades, os limites e a importância do elemento humano, especialmente no turismo de alto padrão
Natal na Europa: 10 hotéis com programações especiais para celebrar – e seus valores
Entre as grandes redes de luxo e hotéis-boutique fora das capitais, as hospedagens no continente europeu têm se dedicado cada vez mais nos programas natalinos, indo além da tradicional ceia
Cristiano Ronaldo abrirá um clube privado em Madrid; veja os detalhes e quanto custará ser membro
O Vega tem inauguração está prevista para até o final deste ano e é uma parceria da empresa Mabel Hospitality, do jogador português e de Manuel Campos Guallar, com o empresário espanhol Íñigo Onieva
Sem espaço para bagunça: França pode multar em até R$ 124,5 mil passageiros que quebrarem as regras do voo
Violações sujeitas a multas de 10 mil a 20 mil euros incluem utilizar dispositivos eletrônicos quando proibidos, não cumprir as instruções da tripulação, além de agressões verbais ou físicas contra tripulantes ou outros passageiros
Férias de verão: como a Conta Jovem do BTG Pactual pode ajudar pais e filhos a aproveitarem o melhor da estação
A Conta Jovem do BTG Pactual oferece ferramentas para jovens planejarem gastos e desenvolverem autonomia financeira com a supervisão dos pais
48 horas em Marfa: um roteiro essencial pelo oásis artístico texano
Hotéis históricos, restaurantes premiados e obras monumentais no meio do nada: o que fazer e ver na cidade que virou ícone do deserto
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos do Rio de Janeiro
Cinco refúgios de luxo a menos de três horas do Rio, onde natureza, arquitetura e boa gastronomia transformam a escapada em experiência
Universal revela detalhes do novo parque infantil que será aberto em 2026 no Texas; confira as principais atrações
O Universal Kids Resort localizado na cidade de Frisco contará com sete áreas temáticas; entre os personagens que as inspiram estão Shrek, os Minions e o Gato de Botas
11 mercados de Natal autênticos que valem a visita na Europa
O final de ano é uma das épocas mais bonitas e encantadoras para viajar para o continente — e o motivo são os mercados de Natal
World Golf Awards 2025: por dentro dos melhores hotéis e campos de golfe do mundo e do Brasil
Na premiação deste ano, os vencedores se destacam por trazer desafios variados aos golfistas e cenários naturais deslumbrantes
Por que morar em Dublin ficou (ainda mais) caro — e o que explica o caos imobiliário
Crise habitacional, “bidding” e o boom tecnológico: um guia para entender o complexo mercado imobiliário da capital irlandesa
Como é o hotel dentro de Versalhes com diárias de até R$ 90 mil
Com apenas 13 suítes, o hotel Le Grand Contrôle é o único com permissão para operar nos domínios do castelo mais famoso da França
Black Friday e o viajante profissional: como garantir suas próximas passagens com o Programa de Fidelidade do BTG Pactual
Fechar uma viagem garantindo a próxima? Reunimos as dicas para expandir e rentabilizar suas compras de passagens e hotéis em 2025 usando as vantagens dos cartões de crédito BTG Pactual
Shutdown nos EUA: como a paralisação mais longa da história do país afeta o turismo em solo americano
Além dos diversos pontos turísticos fechados, haverá redução de 10% do tráfego aéreo em aeroportos de grande movimento; prejuízo para o setor de viagens dos Estados Unidos já supera os R$ 37,45 bilhões
Saúde nas Maldivas: arquipélago proíbe o consumo de tabaco para nascidos em ou após 2007
O país torna-se o primeiro no mundo a implementar tal proibição geracional; a medida impede que qualquer pessoa nascida em ou depois de 1º de janeiro de 2007 compre, use ou fume tabaco
Catalunha 2025: um guia de comida e luxo na Capital Mundial da Gastronomia
O luxo de azeite, arte e tempo ganha contornos saborosos, com a elevação da região ao título de Capital Mundial da Gastronomia; aqui, um guia de onde comer, dormir e viver bem
Quanto custa se hospedar em 7 dos melhores hotéis do mundo, segundo o 50 Best Hotels 2025
O Seu Dinheiro compilou preços em hospedagens na Ásia, Europa, África e América do Sul; a diária na suíte mais exclusiva pode chegar a R$ 428.400
Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo; Rosewood São Paulo fica na 24ª posição
Hotéis carioca e paulista são destaques no The World’s 50 Best Hotels 2025 campeão é asiático
Cobrança por bagagem de mão: taxa abusiva? Entenda por que o preço disfarçado de economia não beneficia o consumidor
Após a aprovação no Senado do projeto de lei que proíbe tal cobrança, profissionais do direito e do turismo discutem sobre como a medida abre espaço para um futuro mais favorável aos passageiros
Lista elege as 20 cidades mais amigáveis do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques
Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina
