🔴 TOUROS E URSOS: A AÇÃO QUE QUASE DOBROU E FOI UM TOURO EM 2025 – ASSISTA AGORA

Mário Coutinho

Mário Coutinho

Mário Coutinho é formado em Letras e mestrando em Arqueologia pela Universidade de São Paulo. Traduziu Jane Eyre (Clube de Literatura Clássica, 2022) e ensaia na crítica. Escreve para Rolling Stone Brasil, Bravo! e o Jornal Rascunho.

ANÁLISE

‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático

Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental

Mário Coutinho
Mário Coutinho
22 de novembro de 2025
8:00 - atualizado às 15:16
Mercadores da Dúvida ganha edição brasileira pela Quina Editora
Mercadores da Dúvida ganha edição brasileira pela Quina Editora - Imagem: Divulgação e istock:thehague

Recém-publicado no Brasil, Mercadores da Dúvida (Quina, R$ 89,90) revela como as indústrias do tabaco e do petróleo aprenderam a transformar a dúvida em arma política. O livro mostra que a manipulação da incerteza, vendida como debate legítimo, tornou-se o modelo para campanhas de desinformação e continua moldando a relação entre ciência, mídia e poder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obra é escrita por Naomi Oreskes, historiadora da ciência e professora em Harvard, e Erik M. Conway, historiador da tecnologia no Jet Propulsion Laboratory da NASA. Lançado pela primeira vez em 2010, o livro se tornou uma obra de referência para compreender como as indústrias do tabaco e do petróleo lançaram mão de técnicas visando a promoção sistemática de desinformação para ofuscar e negar dados científicos.

Mercadores da Dúvida conduz o leitor por quase sete décadas de táticas de desinformação, começando pela chamada Estratégia do Tabaco, pioneira entre elas. Com a proibição dos clássicos anúncios de cigarros endossados por médicos, a indústria do tabaco passou a financiar institutos de pesquisa. Mas o intuito era o de produzir estudos que oferecessem um contraponto ao consenso científico.

A mídia americana acabou obrigada pela legislação da época a mostrar os dois lados da questão – algo lícito num debate político. Porém, caiu na armadilha arquitetada pelos cientistas, lobistas e publicitários da indústria do tabaco. Mais do que provar que o cigarro não causava câncer, a estratégia visava a disseminação de desinformação a fim de confundir o público. 

A Estratégia do Tabaco se mostrou terrivelmente eficaz. Consequentemente, funcionou como a base para outras campanhas de desinformação em relação ao fumo passivo. E ainda sobre outros temas, como a chuva ácida, o buraco na camada de ozônio e às mudanças climáticas, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um aceno à COP30

Desde o seu lançamento, Mercadores da Dúvida teve um impacto enorme tanto na academia como na sociedade civil e vem recebendo sucessivas edições com acréscimos. A edição brasileira ganha um posfácio inédito escrito por Oreskes  que faz um aceno para à COP30, realizada esta semana Belém.

Leia Também

Apesar da Estratégia do Tabaco ter sido o modelo dessas corporações para todas as outras campanhas de desinformação e servir como ponto de partida para os autores, fica evidente que o negacionismo das questões climáticas é o problema premente para a garantia do futuro do planeta. 

'Mercadores da Dúvida' expõe como as indústrias do tabaco e do petróleo lançaram mão de técnicas visando a promoção sistemática de desinformação para ofuscar e negar dados científicos
'Mercadores da Dúvida' expõe como as indústrias do tabaco e do petróleo lançaram mão de técnicas visando a promoção sistemática de desinformação para ofuscar e negar dados científicos

E no entanto as táticas são as mesmas que eram 70 anos atrás. Há a insistência de que a ciência não está em consenso, o financiamento de cientistas e inclusive institutos aparentemente independentes para semear dúvida, a distorção de dados e a criação de uma falsa equivalência na mídia. 

Trata-se de um mecanismo refinado, pois ao explorar as brechas inevitáveis da incerteza científica consegue transformar a dúvida – própria à pesquisa – em arma retórica. Em vez de refutar dados, a estratégia era deslocar o ponto de foco. O resultado vem através de controvérsias artificiais e trocando o debate científico por narrativas morais e políticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O herdeiro da estratégia

Foi o negacionismo climático que herdou melhor essa engenharia, convertendo o debate ambiental em campo ideológico, onde cada dúvida fabricada é uma década perdida. Assim como o cigarro era defendido em nome da liberdade individual, o desmonte de políticas climáticas é hoje justificado em nome do crescimento econômico e da soberania nacional. 

Em 2025, às vésperas de um ponto de não retorno ecológico, o que está em jogo já não é o convencimento, mas a possibilidade de decisão. Este é o momento em que veremos se a política global continuará presa ao ciclo de manipulação e atraso que Mercadores da Dúvida revela.

No coração da Amazônia, a COP30 surge como mais uma tentativa – talvez uma das últimas – de alinhar ação global ao conhecimento científico. Oreskes e Conway veem uma oportunidade. Aqui, a proposta é a discussão de políticas de incentivo a tecnologias verdes, por exemplo. Além disso, também se estuda o corte de subsídios para usinas termelétricas baseadas no carvão. 

A relação é endossada já no prefácio, assinado por Al Gore, o ex-vice presidente dos Estados Unidos, vencedor do prêmio Nobel da Paz e autor de livros como A Terra em Balanço e Uma Verdade Inconveniente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercadores da Dúvida ajudou a transformar o debate público ao mostrar que a negação de problemas como a crise climática não é causada por ignorância científica”, escreve o político. “Pelo contrário, a negação resulta de um excesso de desinformação financiada por empresas cujos modelos de negócio se baseiam em um sistema que lança toneladas de poluentes todos os dias.”

Mercadores da Dúvida
Mercadores da Dúvida

Depois da dúvida

Depois de quase quinhentas páginas detalhando as táticas de desinformação, os autores não oferecem nenhuma solução milagrosa. Oreskes e Conway falam em recuperar a confiança pública na ciência, exigir transparência de quem financia o discurso e romper o falso equilíbrio midiático que dá o mesmo peso à mentira e ao fato. 

De acordo com os autores, o tecnofideísmo é um beco sem saída. Eles usam o termo para caracterizar a crença de que a tecnologia avançará a ponto de reverter os danos ao meio ambiente. Isso porque, afinal, foram justamente os avanços tecnológicos que os causaram. Eles propõem, no seu lugar, um esforço para regulamentação dessas indústrias e das redes sociais, hoje as maiores disseminadoras de desinformação.

Talvez o maior desafio da COP30 seja recuperar a confiança de dois públicos muito distintos – ainda que unidos pelo ceticismo –, aqueles que não acreditam nas mudanças climáticas e aqueles que já não acreditam mais na possibilidade de mudança por meio de ações governamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

ART BASEL

Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas

4 de dezembro de 2025 - 9:16

A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami

TRIBUTO

Mostra em homenagem a Cazuza chega a São Paulo ainda em 2025; saiba datas e detalhes

3 de dezembro de 2025 - 18:18

Após reunir mais de 60 mil pessoas no Rio de Janeiro, exposição em tributo ao poeta e ícone brasileiro da música desembarca na capital paulista dia 22 de dezembro

ANÁLISE

‘A Fraude’: romance histórico de Zadie Smith volta ao passado para iluminar o presente 

26 de novembro de 2025 - 8:16

Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’ 

ROCK IN RIO

Rock in Rio anuncia Elton John e Gilberto Gil para edição 2026

25 de novembro de 2025 - 15:31

Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio

JUSTIÇA PARA OS FÃS

Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original

20 de novembro de 2025 - 8:46

Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas

BRAND EXPERIENCE

Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência

18 de novembro de 2025 - 9:16

Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes

MÚSICA BRASILEIRA

Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil

14 de novembro de 2025 - 16:51

Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios

ARTE LATINA

Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano

11 de novembro de 2025 - 16:15

A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro

LUTO

Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB

3 de novembro de 2025 - 12:04

Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira

NO TOPO DO MUNDO

O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”

3 de novembro de 2025 - 10:40

Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta  

MAQUIAVEL HUMANIZADO

Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito

31 de outubro de 2025 - 8:16

Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”

ENTREVISTA

Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”

24 de outubro de 2025 - 8:16

Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista

NOVO PALCO PAULISTA

BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”

21 de outubro de 2025 - 16:30

Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar