Menos bolsa Birkin, mais bem-estar: por que o wellness e a longevidade são o ‘futuro do luxo’, segundo estudo
Report mostra que estamos entrando na era do ‘luxo transformacional’, em que o materialismo perde espaço para o ‘experimentalismo’
O luxo está mudando. E, dessa vez, não estamos falando da crise econômica que atinge o setor, por conta da desaceleração do consumo na China e das incertezas no cenário global. Desse assunto, já falamos em outras matérias.
Uma mudança nos princípios fundamentais — os chamados core values — do luxo está em curso no momento e as marcas que mais rapidamente se adaptarem a ela podem sair na frente.
Não que as bolsas de grife, os carros conversíveis e as joias exclusivas tenham saído de moda. Mas os itens por si só não serão mais suficientes para atrair o consumidor de alto poder aquisitivo.
Estamos entrando na era do chamado “luxo transformacional”.
A preocupação com a longevidade, com o bem-estar duradouro e a priorização das experiências de conexão espiritual ganham espaço em cima dos bens de consumo.
Não basta mais passar o cartão black (ou mais do que black) nas Avenue Montaigne e nas Gallerias Vittorio Emanuele ao redor do mundo.
Leia Também
O novo consumidor de luxo quer ir para um resort totalmente focado em wellness em que ele poderá passar pelos tratamentos de skincare mais sofisticados do mundo e usar as tecnologias mais avançadas da área da saúde.
E é por causa dessa mudança nos códigos do luxo, conforme os consumidores buscam “transformação pessoal e experiências significativas”, que o setor está evoluindo para uma convergência cada vez maior entre beleza, saúde e hospitalidade.
"O aumento da consciência dos consumidores sobre longevidade e qualidade de vida está reformulando o conceito de luxo, que passa a priorizar esses aspectos. Cada vez mais indivíduos buscam otimizar sua saúde, prolongar sua vida e elevar seu bem-estar, impulsionando uma transformação na oferta das marcas de beleza, saúde e hospitalidade."
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas são as conclusões mais recentes do relatório do Together Group e do The Future Laboratory, intitulado Novos Códigos de Luxo: Longevidade e Estratégias de Bem-Estar.
A nova era do luxo em 6 insights
O estudo apresenta seis pontos-chave, que ajudam a entender os principais fundamentos do luxo transformacional, que se relaciona à “economia da transformação”, na qual as pessoas procuram produtos e experiências que satisfaçam necessidades humanas mais profundas e contribuam para vidas mais plenas.
Essas mudanças estão diretamente ligadas a mudanças culturais e avanços tecnológicos.
- Longevidade e bem-estar são a “oferta máxima do luxo”
Este novo mercado pode atingir US$ 610 bilhões globalmente até o final deste ano, o que é uma oportunidade para as marcas irem além do lifestyle e fornecerem soluções que melhoram tanto a expectativa quanto a qualidade de vida.
- É só pensar no caso — extremo, mas ainda emblemático — do bilionário Bryan Johnson, que usa todos os seus recursos para tentar viver eternamente e encabeça o projeto “Don’t Die”, que inclui hábitos rígidos, tratamentos complexos e rotinas quase “malucas” visando prolongar o tempo de vida.
- O luxo transformacional está transformando os valores tradicionais
De materialismo para experimentalismo, os consumidores têm priorizado cada vez mais as experiências como meio de alcançar a autorrealização e formar conexões mais profundas.
Com isso, as marcas deixam de ser apenas fornecedoras de produtos para serem potenciais parceiras na busca por essa “vida mais plena”.
- A experiência de marca pode ser tão valiosa quanto o produto em si
Conforme os setores de beleza, saúde e hospitalidade se tornam cada vez mais sinérgicos, as marcas têm novas oportunidades para promover o engajamento dos clientes.
Um dado GWI mostra que 77% dos consumidores de luxo preferem comprar um produto ou serviço quando podem se sentir pertencentes à “comunidade da marca”.
Por isso, não é de se estranhar que muitas empresas estejam recorrendo a modelos de associação (memberships) para criar comunidades de bem-estar exclusivas que combinam serviços selecionados com este senso de pertencimento. Alguns exemplos bem-sucedidos são a Remedy Place e a Soho House.
- Hiper personalização é o novo parâmetro para exclusividade
A exclusividade é, por natureza, um dos princípios do luxo. No entanto, ela toma uma nova proporção nesse novo contexto com foco em bem-estar.
Com cada vez mais aparelhos e tecnologias que acompanham o corpo e a saúde dos usuários — smartwatches, pulseiras, anéis e outros wearables —, as marcas podem oferecer soluções e tratamentos cada vez mais personalizados para cada pessoa.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 66% dos membros da geração Z e 44% dos membros de outras gerações usam algum tipo de tracker para monitorar a saúde.
- O novo serviço de hospitalidade de luxo é focado em espaços de bem-estar, movidos por um propósito
As semelhanças com a terceira temporada de The White Lotus não são uma mera coincidência.
A ascensão dos resorts e hotéis de alto padrão focados em wellness — o mesmo tipo do que é mostrado na série — reflete um mercado imobiliário efervescente dentro da economia de bem-estar, que deve crescer a 7,3% ao ano até 2028, segundo o GWI.
- Os novos hotéis e resorts de wellness podem dar um upgrade nos serviços de saúde
De acordo com o relatório, as marcas de luxo estão em uma posição única para oferecer o que os clientes não conseguem obter nos serviços de saúde convencionais, fechando a lacuna entre ciência, saúde e hospitalidade.
“No frigir dos ovos”, o Together Group e o The Future Laboratory acreditam que o futuro do luxo está fundamentado em saúde, longevidade e conexão humana, o que só confirma a força das tendências de wellness, que já estavam sendo apontadas em diversos outros estudos.
O Anuário de Tendências de Luxo 2025, feito pela ILTM (International Luxury Travel Market) em parceria com o Panrotas e TRVL LAB, já indicavam esse caminho no setor de turismo.
"Ao focar no que é fundamental para a realização humana – saúde, propósito e conexão – as marcas podem transcender as fronteiras tradicionais, oferecendo aos consumidores não apenas serviços, mas soluções que moldam suas vidas de maneiras profundas”, dizem os autores do relatório Novos Códigos de Luxo.
Em Salvador, Fera Palace Hotel abre novo restaurante de frutos do mar inspirado na Itália
Em um dos hotéis mais luxuosos de Salvador, restaurante Arento celebra o prazer de comer com calma, adotando o frescor baiano e a técnica italiana em seu menu
Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?
Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia
São Silvestre ganha tênis oficiais pela primeira vez em 100 anos – veja modelos e preços
Asics lança coleção exclusiva para a 100ª edição da Corrida de São Silvestre; linha conta com peças de vestuário, acessórios e dois modelos de tênis inspirados na prova
James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood
James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor
Gen Z: Namoro ou corrida? Para a Geração Z, o date ideal é com a academia, diz estudo
Especialistas discutem sobre a forma do grupo enxergar a prática de atividades físicas não só como um meio de criar relacionamentos, mas uma prioridade no seu estilo de vida
Não é Aspen: qual a cidade mais cara para esquiar nos Estados Unidos — e por que os preços são tão altos?
Apesar de Aspen ser o principal cartão postal quando se pensa em turismo de luxo no inverno, não é ela a cidade mais cara para esquiar; veja o ranking dos quatro principais destinos americanos
Turismo de mergulho deve dobrar até 2030, mas será que é para você? 5 destinos para entrar de cabeça na tendência
O desejo de experimentar e proteger os oceanos, bem como equipamentos mais seguros e confortáveis, têm impulsionado a busca por essas experiências; especialistas indicam pontos ideais para iniciantes e mergulhadores mais experientes
Melhor que Mounjaro e Ozempic? Outra ‘canetinha’ pode reduzir 23% do peso corporal — mas quais os riscos?
A Eli Lilly, dona do Mounjaro, testou uma nova injeção contra obesidade que reduziu em quase um quarto o peso corporal dos participantes; veja os diferenciais do medicamento e quais os pontos de atenção
48 horas na Chapada dos Veadeiros: um bate-volta entre a natureza e o luxo no destino brasileiro
Um guia para uma escapada rápida (ou uma combinação de destinos) pela Chapada dos Veadeiros, sem abrir mão de conforto, boa mesa e experiências memoráveis
Istambul virou o epicentro da gastronomia global? Um raio-x sobre a revolução da culinária da Turquia
Dez anos de Gastromasa, o café da manhã como patrimônio e o baklava como diplomacia: a Turquia transforma sua cozinha em estratégia de poder cultural
Fintech abre pop-up na Faria Lima com produtos a preço de Estados Unidos; iPhone 17 e MacBook Air M4 estão entre os itens
Na DolarApp Experience, os visitantes poderão comprar desde dispositivos utilitários, até videogames e artigos de moda
Viajante profissional: quais as vantagens de cada Cartão de Crédito BTG Pactual para a sua próxima viagem?
Do planejamento ao desembarque, saiba como cada Cartão BTG Pactual – Platinum, Black, TAP e Ultrablue – molda uma experiência diferente para quem viaja
Réveillon em São Paulo: 5 hotéis que transformam o Ano Novo em experiências inesquecíveis
Mais que uma festa, estes hotéis em São Paulo transformam o Ano Novo em estadia completa, com gastronomia, hospedagem e um dia 1º para entrar em 2026 com o pé direito
Four Seasons retornará ao Brasil com hotel no Leblon; o que chegada da rede de Bill Gates diz sobre o cenário da hotelaria no Rio?
Hospedagem da rede hoteleira controlada por Bill Gates será instalada no ao antigo Hotel Marina Palace, com spa premiado, bar e piscina na cobertura; escolha de terreno de frente para o mar reflete raridade na hotelaria carioca hoje
Piloto mais bem pago da Fórmula 1 em 2025 ganhou R$ 412,7 milhões; saiba quem é e confira a lista completa
Os dez nomes mais bem remunerados da categoria faturaram, juntos, em torno de R$ 2 bilhões nesta temporada
Juan Valdez, gigante colombiana de cafés, chega ao Brasil com plano de abrir mais de 100 lojas até 2028
Com primeira unidade no interior paulista, empresa quer fugir do modelo tradicional e focar na experiência e na ancestralidade do grão
Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores
Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar
Rock in Rio 2026: venda geral dos ingressos começa hoje; veja preços e como comprar
Festival inicia a venda do Rock in Rio Card às 19h, sem taxa de serviço e com possibilidade de parcelamento; limite é de quatro ingressos por pessoa
Aeroporto americano é eleito o mais estressante do mundo; Lisboa fica com 2º lugar; veja os destaques do ranking
Estudo da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect avalia critérios como atrasos e cancelamentos de voos, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem
Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro
Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados
