Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
LUCE NA PASSARELA

Ferrari Luce: por dentro dos detalhes internos do primeiro carro elétrico da marca italiana

Estreia da Ferrari no segmento elétrico, Luce tem detalhes em homenagem ao legado da casa de Maranello

Ferrari Luce: revelados os detalhes do interior do primeiro modelo elétrico da marca italiana
Ferrari Luce: revelados os detalhes do interior do primeiro modelo elétrico da marca italiana - Imagem: Divulgação

Há cerca de quatro meses, a Ferrari anunciou os planos para seu primeiro veículo elétrico. Agora, a casa de Maranello revelou mais detalhes do projeto que finalmente ganha um nome, o Ferrari Luce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeira aposta totalmente elétrica da marca italiana, a plataforma vai além de um simples modelo. Trata-se, por outro lado, de um novo posicionamento da Ferrari, que visa abrir uma nova frente de produtos.

"Luce", dessa forma, significaria mais uma filosofia do que como uma tecnologia em si. O nome, que significa "luz" em italiano, lança os holofotes sobre essa proposta mais ampla.

"Acho que vocês vão se surpreender com o que o time de inovação fez com esse carro", disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. A apresentação foi a segunda de três etapas de revelação global do projeto e aconteceu na última semana, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Componentes em alumínio dialogam com legado analógico da Ferrari
Componentes em alumínio dialogam com legado analógico da Ferrari

Quem fez o Luce

Para entender o projeto da Ferrari Luce é preciso voltar à parceria entre a casa italiana e a empresa LoveFrom. Baseada na Califórnia, ela é capitaneada por Sir Jony Ive e Marc Newson, dois designers referência quando o assunto é inovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas, aliás, apontam como surpreendente o fato da Ferrari, tão tradicional, ter entregue parte significativa de seu projeto elétrico a dois designers de fora da empresa.

Leia Também

RESET À CHINESA

Por que a China domina e dita a nova ordem automotiva no mundo

MERCADO DE LUXO AQUECIDO

Dior traz conceito inspirado em Paris para sua 3ª loja no Brasil – e já tem endereço definido

A escolha, porém, faz todo o sentido: Ive é um dos nomes por trás de algumas das criações mais emblemáticas do design recente, em sua passagem pela Apple. Descrito por Steve Jobs como seu "parceiro espiritual" na Apple, ele assinou contribuições significativas nos desenhos do iMac, iPhone e iPad, por exemplo.

Já Marc Newson tem uma extensa lista de colaborações com marcas do universo de luxo e mesmo fora dele, de Louis Vuitton, Montblanc e Swarovski a Nike, Ford e Qantas.

À dupla, se juntou ainda Flavio Manzoni e a equipe do Centro Stile Ferrari, responsável por trazer parte da identidade da marca ao modelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DNA Ferrari

A conexão com a identidade clássica da Ferrari, aliás, foi parte fundamental da visão de Ive para o Luce. Na contramão de certa associação "bizarra e preguiçosa" entre elétrico e digital, o designer mirou no legado dos automóíveis clássicos.

"Acho que, especialmente por se tratar se uma fonte de energia que abre um conjunto de possibilidades, que podemos perder coisas que amamos nas Ferraris antigas", disse Ive na apresentação.

No interior do veículo, isso aparece, por exemplo, em interruptores mecânicos e botões de vidro, do que a Ferrari tem chamado de um display "multigráfico" no painel.

Nele, há três áreas principais em OLED, incluindo o display de instrumentos integrado ao volante e dois painéis de controle sobrepostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Painel de instrumentos do Ferrari Luce
Painel de instrumentos do Ferrari Luce

Em um deles, o mostrador alterna entre um relógio tradicional, um cronógrafo ou uma bússola, por exemplo. Apesar da diferentes funções, todos contam com ponteiros de alumínio, que se alternam de acordo com cada função específica.

Mostradores em OLED alternam funções, mantendo ponteiros em alumínio
Mostradores em OLED alternam funções, mantendo ponteiros em alumínio

Outros botões similares ainda controlam funções como ar-condicionado, posição de bancos e ventilador.

Aceno ao legado

Um aceno ao legado clássico de Ferrari também aparece no volante de três raios. A inspiração é nos modelos dos anos 1950, como o da Ferrari Europa, que Ive afirma ter sido sua inspiração. Aqui, porém, ele aparece em um desenho minimalista e feito em alumínio reciclado.

Volante de três raios: referência ao legado dos modelos dos anos 1950 e 1960
Volante de três raios: referência ao legado dos modelos dos anos 1950 e 1960

A caixa retangular da chave vem em vidro Corning Fusion 5, que utiliza uma tinta eletrônica. Acesa em amarelo até ser ligada, ela se apaga para um preto na ignição, quando as luzes dos painéis se acendem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os assentos são algumas das contribuições mais significativas de Marc Newson ao projeto. Aqui, ele parece aludir aos bancos dos modelos Daytona.

Assentos do Ferrari Luce
Assentos do Ferrari Luce

Com a revelação do nome e dos detalhes do interior da Ferrari, as atenções agora se voltam para o mês de maior, quando o design externo do Luce deve ser revelado.

Ferrari Luce
Ferrari Luce
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Costa Rica é o quarto país mais feliz do mundo, segundo ranking 14 de maio de 2026 - 9:16
Bodytech Iguatemi 13 de maio de 2026 - 8:16
TikTok agora permite reservar hotéis e passeios diretamente pelo aplicativo 12 de maio de 2026 - 18:00
Filadélfia recebe o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 12 de maio de 2026 - 8:16
Fachada do Museu da Imagem e do Som em Copacabana 11 de maio de 2026 - 18:10
Patti Smith e o livro 'Pão dos Anjos' 11 de maio de 2026 - 8:16
Vinho mais caro do mundo Romanée Conti 1945 é vendido por cifra milionária 10 de maio de 2026 - 9:00
Segmento wellness deve liderar crescimento no e-commerce em 2026 9 de maio de 2026 - 10:00
Instituto Inhotim 9 de maio de 2026 - 8:00
Anthony Bourdain provou lanche de mortadela do Mercadão e feijoada da Lana 8 de maio de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia