🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 COMEÇOU: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Oferecimento:

BTG Pactual
Ricardo Preto

Ricardo Preto

Ricardo Preto é mestre pela UTFPR e um viajante profissional, apaixonado por arte, gastronomia e turismo.

IMERSÃO PERUANA

Lima ou Machu Picchu: qual roteiro peruano tem mais a sua cara?

De um lado, gastronomia e conforto em Lima; de outro, a imersão cultural roots de Machu Picchu. Qual é o ideal para você? No guia abaixo, comparamos o estilo, a gastronomia e a hospedagem de cada destino peruano

Ricardo Preto
Ricardo Preto
31 de julho de 2025
8:16 - atualizado às 12:12
Lima e Machu Picchu: um guia pelos dois principais destinos peruanos
Lima e Machu Picchu: um guia pelos dois principais destinos peruanos - Imagem: agaliza e tobiasjo (istock)

Em 2025, o Peru já registrou uma alta de 40% no número de visitantes vindos do Brasil, segundo dados da PromPeru. E quando o assunto é o país, dois destinos saltam aos olhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um lado há Lima, a capital à beira-mar, riquíssima em cultura e gastronomia. De outro há Machu Picchu, uma joia arqueológica entre montanhas, cercada por lendas e paisagens de tirar o fôlego.

O ideal é combinar os dois roteiros em uma viagem, mas, em caso de dúvidas, levantamos as principais características de ambos abaixo, para entender qual faz mais o seu perfil.

Lima e Machu Picchu: o estilo geral

O estilo de Lima

Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina. Não à toa, seus restaurantes figuram entre os mais premiados do mundo – caso do Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, por exemplo. Eleito recentemente o melhor restaurante do mundo pelo guia The World’s 50 Best Restaurants, ele dá sequência a uma série de conquistas de pares, como o Central, que levou o mesmo título há apenas alguns anos.

Circuito de Playas de la Costa Verde, Lima
Circuito de Playas de la Costa Verde, Lima

Por aqui, você encontrará desde o tradicional ceviche até menus degustação elaborados por chefs estrelados. Muitos turistas, inclusive, vão a Lima só para comer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Lima é muito mais que gastronomia. Para quem se interessa por arte e cultura alternativa, por exemplo, o hypado bairro de Barranco é uma parada obrigatória. É ali que cafés charmosos se misturam com murais coloridos, galerias independentes e o MATE, museu dedicado ao renomado fotógrafo peruano Mario Testino. No fim do dia, o pôr do sol sobre o Pacífico dá um charme cinematográfico ao bairro.

Leia Também

Puente de los Suspiros, em Barranco
Puente de los Suspiros, em Barranco

O Centro Histórico, por outro lado, transporta o visitante ao período colonial. JA Plaza de Armas, cercada por palácios, convida a um passeio para conhecer a história da cidade. Vale a pena visitar o Museo Convento San Francisco, que fica perto dali, e ficou conhecido por suas catacumbas surpreendentes.

O Museo Larco é um programa à parte. Além de um foco reforçado em arqueologia, com acervo riquíssimo de peças pré-colombianas, seu jardim florido e café criam um ambiente ideal para um programa completo.

Museo Larco
Museo Larco

A orla de Miraflores pede tranquilidade e relaxamento. Por lá é possível caminhar, assistir aos voos de parapente e até mesmo brindar com um drink no Shopping Larcomar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Maido: Ca. San Martín No. 399, Miraflores
  • MATE: Av. Pedro de Osma 409, Barranco
  • Museo Convento San Francisco y Catacumbas: Jirón Ancash, Lima
  • Shopping Larcomar: Mal. de la Reserva 610, Miraflores

O estilo de Machu Picchu

Machu Picchu é considerada por muitos uma das experiências mais transformadoras da América do Sul. A Cidade Perdida dos Incas, encravada entre montanhas, pede uma aventura ainda antes da chegada, com vista privilegiada a quem vence o desafio. E há várias formas de fazer esse trajeto.

Machu Picchu
Machu Picchu

Quem busca espírito aventureiro e conexão com a natureza pode encarar a famosa Trilha Inca, que leva quatro dias a pé por caminhos históricos, florestas e ruínas incas até chegar a Machu Picchu pelo famoso Inti Punku, o “Portão do Sol”. A trilha requer bom preparo físico, mas é uma jornada bem estruturada, com acampamentos e guias especializados.

Há ainda uma opção sem perder o trajeto de vista, pelos trens panorâmicos. O Vistadome (acima) oferece janelas amplas e entretenimento cultural a bordo, enquanto o luxuoso Hiram Bingham, da Belmond, proporciona experiência com refeições e serviços impecáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cusco, Peru
Cusco, Peru

A principal cidade base deste roteiro é Cusco, antiga capital do Império Inca. Além de servir para aclimatação à altitude, o local oferece uma cena cultural interessante. Mercados típicos, rituais andinos, templos coloniais e uma gastronomia deliciosa fazem parte da experiência.

Cusco é também o ponto de partida para conhecer o Vale Sagrado dos Incas, região formada por vilarejos como Pisac, Ollantaytambo, Moray e as Salinas de Maras (todos com ruínas, feiras de artesanato, trilhas e muita história).

Moray
Moray

Na base da montanha onde fica Machu Picchu está Águas Calientes, vila charmosa com bons hotéis, restaurantes, banhos termais e acesso direto às ruínas via ônibus ou trilha curta. Muitos turistas optam por pernoitar ali para subir bem cedo e ver o sol nascer sobre as ruínas. 

Lima e Machu Picchu: onde ficar?

Onde ficar em Lima?

Escolher onde se hospedar em Lima é quase tão importante quanto escolher onde comer (e isso diz muito). A cidade oferece três regiões principais que atendem a diferentes perfis de viajantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Miraflores
Miraflores

Miraflores é, sem dúvida, o queridinho dos turistas. Moderno, seguro e super bem localizado, o bairro combina vista para o mar com uma excelente oferta de restaurantes, bares, shoppings e parques. Entre as boas opções para se hospedar por lá estão o luxuoso Miraflores Park, que faz parte do grupo Belmond; o moderno JW Marriott; e o descolado Souma Hotel, da Vignette Collection, que mistura conforto e design com muito bom gosto.

  • Miraflores Park: Mal. de la Reserva 1035, Miraflores
  • JW Marriott: Mal. de la Reserva 615, Miraflores
  • Souma: Mal. 28 de Julio 385, Lima
Puente de los Suspiros, em Barranco
Puente de los Suspiros, em Barranco

Mais artístico e boêmio, outro destino certo é Barranco. Antigo refúgio de escritores e pintores, o bairro respira cultura. O clima é mais descontraído e romântico (ótimo para casais e viajantes criativos). Para mergulhar nesse espírito, vale se hospedar em hotéis cheios de charme como o Casa Republica Barranco ou em seu vizinho mais intimista, o Hotel B.

  • Casa Republica Barranco: Jirón Sáenz Peña 208, Barranco
  • Hotel B: Jirón Sáenz Peña 204, Barranco

San Isidro é o encontro de Lima com a exclusividade. Mais discreto e residencial, é o endereço de embaixadas, parques bem cuidados e restaurantes estrelados. Entre os destaques estão o clássico Country Club Lima Hotel e o luxuoso Swissôtel Lima.

View this post on Instagram

A post shared by Swissôtel Lima (@swissotel.lima)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Country Club Lima Hotel: Ca. Los Eucaliptos 590, San Isidro
  • Swissotel Lima: Av. Santo Toribio 173, San Isidro

Onde ficar em Machu Picchu?

Um dos segredos para aproveitar bem a jornada até Machu Picchu é escolher bem onde se hospedar em cada etapa do caminho. O roteiro clássico inclui pelo menos três pontos principais: Cusco, Vale Sagrado e Águas Calientes, a vila na base da montanha sagrada. Cada parada tem suas particularidades.

Cusco, Peru
Cusco, Peru

Cusco é o ponto de partida da maioria dos viajantes. Quem gosta de ficar no coração da cidade, próximo à Plaza de Armas, vai encontrar opções muito convenientes. Ótimas opções são o Palacio del Inka, que ocupa uma antiga mansão colonial; ou o Belmond Monasterio, que está instalado em um antigo seminário jesuíta do século XVI. Para algo um pouco mais contemporâneo, o JW Marriott El Convento é excelente opção.

  • Monasterio, A Belmond Hotel: Nazarenas 337, Cusco
  • Palacio del Inka: Santo Domingo 259, Cusco
  • JW Marriott El Convento: Esquina de la, Ruinas 432, Cusco

Seguindo viagem, o Vale Sagrado dos Incas é um ótimo lugar para quem quer desacelerar e ficar mais próximo da natureza antes de subir a Machu Picchu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Machu Picchu
Machu Picchu

As cidades de Urubamba e Ollantaytambo são as mais populares para hospedagem, sendo que a segunda também é ponto de partida dos trens para Águas Calientes. O Tambo del Inka, em Urubamba, é uma opção luxuosa com spa e acesso direto à estação de trem. Já o El Albergue, em Ollantaytambo, é uma charmosa hospedaria dentro da própria estação, perfeita para quem quer sair cedo rumo à cidade sagrada. Outra opção em Ollantaytambo é o Belmond Hotel Rio Sagrado, um retiro de luxo que mistura design local com conforto sofisticado.

  • Tambo Del Inka: Av. Ferrocarril S/N, Urubamba
  • El Albergue: Estación de Tren, Av. Ferrocarril 1, Ollantaytambo
  • Belmond Hotel Rio Sagrado: Km. 75.8, Carretera Urubamba-Ollantaytambo

Em Águas Calientes, você estará literalmente aos pés de Machu Picchu. A vila é pequena, mas oferece boa estrutura para quem deseja pernoitar e subir bem cedo até o sítio arqueológico. O Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel é considerado o melhor para quem não abre mão do conforto, e conta com trilhas internas, spa e restaurante próprio. Já o El MaPi by Inkaterra combina praticidade com um toque moderno, e o Sumaq Machu Picchu Hotel se destaca pelo serviço personalizado e gastronomia andina de alto nível.

  • Inkaterra Pueblo Hotel: Aguas Calientes
  • El MaPi: Ave Pachacutec 109, Aguas Calientes
  • Sumaq: Avenida Hermanos Ayar Mz 1, Aguas Calientes

Para quem busca algo único, também é possível se hospedar no Belmond Sanctuary Lodge, o único hotel ao lado da entrada de Machu Picchu. Embora mais caro, ele permite que visitantes ingressem nas ruínas pela manhã, uma vantagem e tanto para quem quer viver a experiência com mais luxo e exclusividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Belmond Sanctuary Lodge: Carretera Hiram Bingham Km 7.5

A gastronomia peruana em Lima e em Machu Picchu

Onde comer em Lima?

Não é exagero dizer que Lima é um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. A cidade une ingredientes únicos do Peru com técnicas inovadoras, tradição e ousadia. Entre barracas de mercado e menus premiados, o lema é o mesmo: comer bem.

Começando pelo topo, temos o célebre Central, eleito diversas vezes como o melhor restaurante da América Latina e número 1 do mundo em 2023. Comandado por Virgilio Martínez, ele propõe uma expedição pelas altitudes do Peru, em pratos que parecem obras de arte. Por lá, o menu degustação sai a 1.045 soles peruanos, aproximadamente R$ 1.641, e é preciso reservar com bastante antecedência. 

Estrela do momento, o Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, foi eleito o melhor restaurante do mundo em 2025 pelo The World’s 50 Best Restaurants. De frente com o menu, logo se entende o porquê: trata-se de um exemplo responsável da cozinha Nikkei, que funde elementos japoneses e peruanos. Seu menu degustação, a 730 soles (cerca de R$ 1.146) é criativo, preciso e contemporâneo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maido, o melhor restaurante do mundo em 2025, fica no distrito hype de Miraflores, em Lima
Maido, o melhor restaurante do mundo em 2025, fica no distrito hype de Miraflores, em Lima

Outro destaque é o novato Kjolle, da chef Pía León (ex-Central), que cria pratos autorais com ingredientes andinos pouco explorados, em um ambiente leve e contemporâneo. Já o Mayta, do chef Jaime Pesaque, é novo queridinho de quem curte ambiente descolado com alta cozinha, e oferece um menu degustação simplesmente imperdível.

O clássico Astrid y Gastón, do chef Gastón Acurio, foi eleito o melhor da América Latina por anos, consecutivamente. Hoje, ele continua sendo parada obrigatória para conhecer a cozinha andina com sofisticação e muito sabor.

Mas nem só de alta gastronomia vive Lima. Para um ceviche autêntico, experimente os restaurantes La Mar e o El Mercado. E para uma comida tradicionalmente Limeña não deixe de ir ao Isolina, em Barranco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Central: Av. Pedro de Osma 301, Barranco
  • Maido: Ca. San Martín No. 399, Miraflores
  • Kjolle: Av. Pedro de Osma 301, Barranco
  • Astrid y Gastón: Av. Paz Soldán 290, San Isidro
  • La Mar Cebichería Peruana: Av. Mariscal La Mar 770, Miraflores
  • El Mercado: Av. Hipólito Unanue 203, Miraflores
  • Isolina Taberna Peruana: Av. San Martín 101, Barranco

Onde comer em Machu Picchu?

Na rota de Machu Picchu, a gastronomia ganha destaque principalmente por seus ingredientes locais e ambientes imersos na cultura andina.

Em Cusco, comece pelo imperdível Cicciolina, um dos restaurantes mais procurados da cidade, com pratos que misturam cozinha internacional com insumos peruanos. O MAP Café, dentro do Museu de Arte Pré-Colombiana, impressiona pelo cenário imersivo.

Já o Chicha, também do chef Gastón Acurio, leva um toque mais descontraído e moderno, valorizando ingredientes locais como milho roxo, quinoa e alpaca. Se preferir algo mais informal, o Green Point é uma opção vegana assertiva.

View this post on Instagram

A post shared by Chicha por Gastón Acurio-Cusco (@chichacusco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Vale Sagrado, muitos hotéis oferecem experiências gastronômicas exclusivas, como o El Huerto, restaurante do Belmond Hotel Rio Sagrado, por exemplo, com pratos orgânicos e vista para o rio Urubamba. Outro destaque é o MIL, restaurante de Virgilio Martínez (do Central), localizado em Moray.

Apesar de ser uma vila pequena e turística, Águas Calientes também surpreende com boas opções. O Indio Feliz é um bistrô franco-peruano com pratos fartos e ambiente cheio de personalidade. Já o Toto’s House, por outro lado, tem uma bela vista do rio e serve desde carnes a pratos típicos como ají de gallina e trucha andina. Outra boa opção para experimentar a culinária peruana é o festival Mistura.

  • Cicciolina: C. Palacio 110, Cusco
  • MAP Café: Nazarenas 231, Cusco
  • Chicha por Gaston Acurio: Plaza Regocijo 261, Cusco
  • Green Point Vegan Restaurant: Carmen Bajo 235, Cusco
  • MIL: Vía a Moray, Maras
  • Bistro Bar Indio Feliz: Pje. Lloque Yupanqui 103, Aguas Calientes
  • Toto's House: Imperio de los Incas, Aguas Calientes
  • Mistura: Avenida Imperio de los Inkas 115, Aguas Calientes

Lima ou Machu Picchu, qual escolher?

Com um roteiro repleto de gastronomia de alto nível, arte urbana, história colonial e drinks com vista para o mar, Lima agrada para uma viagem confortável e cosmopolita – e talvez seja um dos, senão o melhor destino para foodies latinos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Machu Picchu, por sua vez, é a garantia de uma viagem sem paralelo no mundo. Reunindo história ancestral, espiritualidade, aventura e natureza, ela também é feita sob medida hoje, entrando até mesmo no roteiro de quem não abre mão do conforto.

Nesse caso, porém, dividir o tempo entre os dois destinos não é só um luxo: é também o recomendável. Isso porque eles ficam relativamente próximos, com um voo de aproximadamente 1h30 entre Lima e Cusco. Em uma consulta para outubro/2025, por exemplo, ida e volta saem a partir de R$ 368. Um planejamento simples basta para encaixar dois universos de um rico destino latino em uma mesma viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AUDIOVISUAL EM ALTA

Festival de Gramado ganha força com sucesso do cinema brasileiro no exterior; veja como organizar sua viagem para o evento

19 de julho de 2025 - 9:31

Entre os dias 13 e 23 de agosto, cidade gaúcha recebe grandes nomes do audiovisual brasileiro e é palco de estreias importantes para a indústria nacional

DANÇA DAS POLTRONAS

Mudanças na Virgin Atlantic aumentam a primeira classe (mas acabam com o bar a bordo)

14 de julho de 2025 - 17:42

Faturamento recorde levou empresa a aumentar a disponibilidade de cabines de luxo e oferta de WiFi a bordo – mas icônico serviço de bar a bordo deve ser encerrado

MEIO HOME, MEIO OFFICE

A nova classe executiva: conheça as business mais exclusivas do mundo e quanto custa voar em cada uma delas

14 de julho de 2025 - 8:16

Mais tecnológica, personalizada e exclusiva, a classe executiva assume o protagonismo no céu e redefine o que é voar com conforto e personalidade

NOVA TAXA

Visto americano vai ficar mais caro em quase R$ 1,4 mil após Big Beautiful Bill de Trump; entenda

13 de julho de 2025 - 10:44

Nova taxa se aplica para turistas, estudantes, jornalistas, Au pairs, diplomatas e pessoas que fazem tratamento médico

RANKING INTERNACIONAL

Cidade mexicana fora do radar é eleita a melhor do mundo por viajantes; saiba qual é e quanto custa

10 de julho de 2025 - 15:22

Travel + Leisure premiou este destino como o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo

CARA, MAS NEM TANTO

A cidade mais cara dos EUA para turistas não é Nova York, nem Los Angeles; confira o ranking

9 de julho de 2025 - 12:18

Novo levantamento apontou as cidades mais caras dos Estados Unidos para visitantes – e o resultado é um banho de água fria em quem pretendia tirar férias em certo destino de esqui…

A NOVA RIVIERA

Um dos países mais baratos da Europa está virando a sensação do verão no Hemisfério Norte

9 de julho de 2025 - 8:16

Com praias paradisíacas e preços que são “pechincha”, a Albânia entrou de vez na lista de desejo dos viajantes europeus

PRAIA URBANA

Paris inaugura praias artificiais no rio Sena após 100 anos de proibição; como elas vão funcionar?

8 de julho de 2025 - 8:16

Nesse verão, o afluente mais famoso da França abrirá locais para banho em meio a uma onda de calor histórica – a última vez que o cartão postal parisiense recebeu banhistas foi em 1923, quando a prática foi proibida devido a poluição do rio

A PARTIR DE R$ 905 MIL

De Machu Picchu a Tóquio, com jatinho particular: Four Seasons oferece experiências de viagem acima da primeira classe; veja os preços

6 de julho de 2025 - 11:41

A Private Jet Experience propõe viagens de “volta ao mundo” da forma mais confortável e exclusiva possível

SUA BIKE NO VOO

Como viajar com sua bicicleta no avião; veja dicas e preços, dentro e fora do Brasil

4 de julho de 2025 - 9:01

Pesquisamos as regras nas três principais companhias aéreas brasileiras — Latam, Gol e Azul; veja também dicas complementares que valem para qualquer lugar do mundo

PRIX VERSAILLES

Prêmio francês elege os 6 aeroportos mais bonitos do mundo (e nenhum fica no Brasil)

2 de julho de 2025 - 9:01

O reconhecimento veio do Prix Versailles, um dos mais renomados prêmios de arquitetura e design do mundo

EXPERIÊNCIAS DE LUXO

Atacama na rota do wellness: os hotéis que estão apostando em bem-estar no meio do deserto

28 de junho de 2025 - 7:56

O deserto chileno dá ‘check’ em critérios importantes para uma viagem com foco em bem-estar

VIAGENS AÉREAS

União Europeia pode impedir as companhias aéreas de cobrarem pela bagagem de mão no avião

26 de junho de 2025 - 10:57

Proposta foi aprovada pelo Comitê de Transportes e Turismo, mas ainda precisa passar pelo Parlamento

PIRÂMIDES E FARAÓS

Cruzeiro no rio Nilo: Hilton aposta em embarcação de luxo para levar hóspedes a um tour pelo Egito

24 de junho de 2025 - 12:17

A embarcação, digna de livros da Agatha Christie, terá 29 suítes, todas com vistas para o rio; clientes poderão usar pontos para pagar a viagem

NO PICTURES, PLEASE

Um dos museus mais importantes da Itália vai limitar as selfies dos visitantes; mas por quê?

24 de junho de 2025 - 9:01

Decisão foi comunicada pelo diretor da Galleria degli Uffizi, em Florença, após incidente com turista

ULTIMATE UPGRADE

A reinvenção do luxo aéreo: as cabines de primeira classe mais exclusivas do mundo

21 de junho de 2025 - 8:00

Cama de 2m, chuveiro privativo e três ambientes: descubra quais companhias aéreas estão redefinindo os padrões de conforto, tecnologia e privacidade nas cabines de luxo em 2025

PRIMEIRA CLASSE

Este hotel em Lisboa fica em uma estação de trem de 1865 (e o luxo é uma viagem ao passado)

19 de junho de 2025 - 8:00

Localizado na estação Santa Apolónia, a poucos minutos a pé do centro da capital portuguesa, o The Editory Riverside foi inaugurado em 2022 –  e mesmo assim é considerado um dos hotéis históricos mais imperdíveis da Europa

PREPARE O TÊNIS

Cidade brasileira é eleita a ‘capital mundial das trilhas’; veja qual é

18 de junho de 2025 - 11:01

Ranking considera o número de trilhas perto de cada cidade, a quantidade de resenhas e também a nota média de cada percurso

LUXURY TRAVEL REPORT

Sem redes sociais nem ChatGPT, viajantes de luxo buscam roteiros autênticos e personalizados, diz pesquisa

18 de junho de 2025 - 9:01

Menos influenciadores, mais consultores: conclusões do Luxury Travel Report apontam preferências no turismo de altíssima renda

NO TOPO DO MUNDO

E o “Oscar da aviação” de Melhor Companhia Aérea em 2025 vai para…

17 de junho de 2025 - 11:42

Em sua 26ª edição, os Skytrax World Airline Awards reconhecem os maiores nomes da indústria da aviação em 2025, com domínio asiático nas principais categorias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar