🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Bruna Amendola

Bruna Amendola

Bruna Amendola é especialista em gastronomia, hospitalidade e relações públicas, com mais de 15 anos de experiência internacional. Mora em Barcelona há mais de 15 anos, onde atua como consultora estratégica para marcas, chefs e eventos de alto padrão. Com forte atuação no mercado de luxo, conecta oportunidades de negócios com foco em experiências exclusivas e tendências globais. Reportagens incluem colaborações para a GQ Brasil e para a Forbes Brasil.

AMARGOU?

Guia Michelin 2025 e o “banho de água fria” em Portugal: entre frustrações e destaques

A ausência do reconhecimento com três estrelas do Guia Michelin no país deu gosto amargo a quem esperava surpresas e o reconhecimento da gastronomia lusa – mas há boas novidades e até novos brasileiros estrelados

Bruna Amendola
Bruna Amendola
13 de março de 2025
7:23 - atualizado às 21:14
Cerimônia de anúncio do Guia Michelin Portugal 2025
Cerimônia de anúncio do Guia Michelin Portugal 2025 - Imagem: Reprodução/Instagram @michelinguide

O prestígio do Guia Michelin é inegável. Para muitos chefs e investidores, uma estrela singular chega a significar o sucesso absoluto no setor gastronômico. Da mesma forma, uma perda ou ausência pode representar uma decepção de grande escala. Assim, é fácil entender o misto de sensações que a edição 2025 do guia despertou em Portugal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Realizado há algumas semanas em Porto, a segunda edição exclusiva do guia para o país chegou a ter seus destaques, mas o resultado geral, especialmente para aqueles que esperavam ascensões e o cobiçado prêmio de três estrelas, soou como um balde de água fria para parte do setor.

O impacto de um "não"

Para quem acompanha a cena gastronômica de Portugal de perto, os rumores e expectativas apontavam para uma possível adição de ao menos um nome ao seleto grupo de três estrelas Michelin. No entanto, as projeções não se confirmaram, e o país segue sem restaurantes nesse patamar, considerado o máximo de excelência gastronômica.

Para dois restaurantes, especificamente, a decepção ficou evidente quando a mestre de cerimônias do evento, a jornalista portuguesa Marta Leite Castro, afirmou que todos os restaurantes bi estrelados da edição anterior manteriam o status.

Muitos viram imprevisibilidade e critérios para lá de misteriosos na decisão que manteve em duas estrelas o Belcanto, do chef José Avillez em Lisboa, e o Ocean, do chef Hans Neuner em Alporchinhos, Lagoa, ambos amplamente especulados para essa conquista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naturalmente, a frustração não se restringiu apenas a eles – a Casa de Chá da Boa Nova, do chef Rui Paula em Leça da Palmeira, também vinha sendo cotada para uma terceira estrela. Mas a ausência de novos restaurantes bi estrelados também foi sentida, deixando claro que, para o Michelin, o avanço da cena portuguesa parece ter estagnado, pelo menos sob a ótica da publicação.

Leia Também

Por um lado, é claro, esse posicionamento levanta questionamentos sobre a evolução da hospitalidade lusa.  Ainda que continue reconhecendo a força de Portugal como uma cozinha interessante, a falta de novas grandes promoções por parte do guia pode impactar a motivação de chefs e investidores que buscam consolidar o país como um epicentro da alta gastronomia mundial.

Por outro lado, no entanto, esse cenário de relativa estagnação faz pensar em até que ponto o guia tem condições de refletir, de fato, a inovação e sofisticação crescente do país.

Um cenário de estabilidade e algumas surpresas

Talvez seja importante recordar que 2025 marca apenas a segunda edição do Guia Michelin dedicado exclusivamente a Portugal, após anos em que o país figurava no guia em conjunto com a Espanha. Antes, os restaurantes espanhóis sempre receberam muito mais destaque. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A implementação do novo formato é vista como uma oportunidade para que a gastronomia portuguesa brilhe de forma mais independente, mesmo que os resultados ainda gerem debates (um dos mais acalorados, aliás, foi em torno da perda da estrela do 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, um dos sobressaltos da cerimônia).

E, se falta de novas estrelas pode ter amargado a cerimônia para alguns, nem tudo foi decepção no Guia 2025 em Portugal: a manutenção das conquistas de restaurantes já reconhecidos trouxe um certo alívio. É o caso específico dos bi estrelados, um seleto grupo composto de apenas oito estabelecimentos:

  • Alma (Lisboa), do chef Henrique Sá Pessoa
  • Belcanto (Lisboa), do chef José Avillez
  • Il Gallo d'Oro (Funchal), do chef Benoît Sinthon
  • The Yeatman (Vila Nova de Gaia), do chef Ricardo Costa
  • Vila Joya (Albufeira), do chef Dieter Koschina
  • Ocean (Alporchinhos, Lagoa), do chef Hans Neuner
  • Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), do chef Rui Paula
  • Antiqvvm (Porto), do chef Vítor Matos, o mais recente a alcançar a segunda estrela, há apenas um ano

Entre esses restaurantes, vale ressaltar que apenas cinco são liderados por chefs portugueses, enquanto os outros três têm à frente chefs estrangeiros.

Mais que um detalhe, isso tem levantado um questionamento pertinente entre a cena gastronômica do país: qual seria a mensagem caso o Michelin Portugal concedesse uma terceira estrela a um chef não português antes de premiar um conterrâneo? A dúvida, que ressoou fortemente nos bastidores do evento, cresce em importância num cenário em que a valorização da identidade culinária portuguesa se torna cada vez mais uma pauta essencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reprodução/Instagram @michelinguide

Novas

No campo das boas novidades, um dos grandes destaques deste ano foi a primeira estrela Michelin concedida a uma mulher em Portugal: a chef Marlene Vieira, do restaurante Marlene, de Lisboa. Esse reconhecimento marca um avanço importante para a representatividade feminina na alta gastronomia do país e reforça a pluralidade de talentos que Portugal tem a oferecer.

Junto a outros sete endereços, ela representa um lado otimista do prêmio, o olhar para os novos reconhecimentos e nomes a se acompanhar.

  • Arkhe (Lisboa), do chef João Ricardo Alves
  • Blind (Porto), dos chefs Rita Magro e Vítor Matos
  • Grenache (Lisboa), do chef Philippe Gelfi
  • Marlene (Lisboa), da chef Marlene Vieira
  • Oculto (Vila do Conde) dos chefs Hugo Rocha e Vítor Matos
  • Palatial (Braga), do chef Rui Filipe
  • Vinha (V.N. Gaia), dos chefs Jonathan Seiller e Henrique Sá Pessoa
  • Yoso (Lisboa),  do chef Habner Gomes

Destes novos estrelados, destacam-se a presença de dois brasileiros, o chef João Ricardo Alves, do Arkhe, e o chef Habner Gomes, do Yoso.

Vale lembrar ainda que o próprio Brasil ainda não possui nenhum restaurante com três estrelas Michelin. Com a nova edição prevista para maio deste ano, fica a expectativa: será que finalmente o país receberá seu primeiro tri estrelado? Uma resposta aguardada com ansiedade por chefs, investidores e amantes da gastronomia na América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTRE ITÁLIA E BAHIA

Em Salvador, Fera Palace Hotel abre novo restaurante de frutos do mar inspirado na Itália

17 de dezembro de 2025 - 10:20

Em um dos hotéis mais luxuosos de Salvador, restaurante Arento celebra o prazer de comer com calma, adotando o frescor baiano e a técnica italiana em seu menu

BANQUETE DO FUTURO

Istambul virou o epicentro da gastronomia global? Um raio-x sobre a revolução da culinária da Turquia

12 de dezembro de 2025 - 8:16

Dez anos de Gastromasa, o café da manhã como patrimônio e o baklava como diplomacia: a Turquia transforma sua cozinha em estratégia de poder cultural 

DNA COLOMBIANO

Juan Valdez, gigante colombiana de cafés, chega ao Brasil com plano de abrir mais de 100 lojas até 2028

10 de dezembro de 2025 - 8:16

Com primeira unidade no interior paulista, empresa quer fugir do modelo tradicional e focar na experiência e na ancestralidade do grão

ADEUS AOS VINHEDOS?

Plano da França para salvar indústria vinícola destina R$ 715 milhões a arrancamento de videiras; entenda 

6 de dezembro de 2025 - 8:00

A indústria do vinho tem enfrentado uma crise há tempos pela redução do consumo, tensões geopolíticas e mudanças climáticas; medida do país que é um dos maiores produtores da bebida no mundo visa combater esse cenário

O PÓDIO LATINO

Tuju é eleito o melhor restaurante brasileiro no Latin America’s 50 Best

3 de dezembro de 2025 - 13:01

Mais: brasileiras Tássia Magalhães e Bianca Mirabili trazem prêmios individuais de peso

O NOVO BRINDE

Melhor bartender do Brasil, Ariel Todeschini abre novo endereço de café e coquetelaria em Curitiba

29 de novembro de 2025 - 8:30

Na carona do sucesso do World Class, Todeschini inaugura o Testarossa, casa de inspiração ítalo-brasileira com coquetéis e cafés em destaque, na capital paranaense

DELÍCIAS NATALINAS

Então é (quase) Natal: 20 panetones que vão surpreender em 2025; veja quanto custam e o que trazem de diferente 

27 de novembro de 2025 - 8:16

Doces têm combinações de ingredientes inusitadas, bem como sabores não esperados para o clássico natalino

SUAVE E INTENSO

O melhor uísque do mundo pode custar até R$ 13 mil; saiba qual é e por que ele ganhou o título mundial 

25 de novembro de 2025 - 17:22

Destaque de garrafa 18 anos consagrada na International Spirits Challenge 2025 está na suavidade e intensidade do sabor

SABOR E AS CONSOANTES

Da Geórgia à Romênia, sommeliers traçam um tour pelos vinhos do leste europeu

25 de novembro de 2025 - 8:16

De Tokaj às encostas do Cáucaso, vinícolas da Geórgia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslovênia revelam tradições milenares, terroirs singulares e um novo fôlego para o vinho europeu

ESTRELA DAS CAFETERIAS

Matcha foi a febre do verão no Hemisfério Norte; mas será que a trend pega por aqui?

22 de novembro de 2025 - 8:46

Especialistas discutem a popularização do ingrediente, como ela tem se refletido no Brasil e se a moda permanecerá a longo prazo

TEMPERATURA MÁXIMA

O retorno do fogo: do Chile à Capadócia, a cozinha em chama viva ganha o luxo e movimenta milhões

21 de novembro de 2025 - 8:16

O fogo voltou a ser o ingrediente mais valioso da gastronomia global,  e está transformando eventos, restaurantes e negócios ao redor do mundo

TÍTULO EXCLUSIVO

Gin sem álcool não pode ser chamado de gin, determina Tribunal da União Europeia

19 de novembro de 2025 - 8:46

A medida aponta que apenas os destilados feitos com a substância etílica, aromatizadas com bagas de zimbro, e que contenham um teor mínimo alcoólico de 37,5%, possam ser denominados como gim

50 BEST RESTAURANTS

São Paulo emplaca seis restaurantes e lidera lista estendida do The Latin America’s 50 Best 2025

18 de novembro de 2025 - 17:45

Salvador tem o melhor brasileiro rankeado; restaurantes do Rio de Janeiro e de Curitiba também aparecem na lista

O SABOR E O BUZZ

No hype das experiências instagramáveis, restaurante em São Paulo propõe brincadeira saborosa – e cara – para adultos

17 de novembro de 2025 - 11:15

Inspirado no internacional Le Petit Chef, o molecular O Alaric tem um chef holográfico que apresenta a sequência de oito pratos; experiência imersiva custa R$ 450 por pessoa e só funciona sob reserva

PAUSA PARA O DOCE

Rosewood São Paulo abre pop-up com doces da chef confeiteira Saiko Izawa

13 de novembro de 2025 - 15:10

A inauguração marca a primeira vez que suas criações são vendidas diretamente ao público; o espaço conta com opções clássicas e receitas de sucesso da chef para viagem

GENUÍNA E HYPE

O renascimento da Criolla: a redescoberta da uva autóctone da América do Sul

12 de novembro de 2025 - 8:16

Deixadas de lado por décadas, castas que deram origem à viticultura no continente são resgatadas por produtores que buscam uma identidade genuinamente sul-americana

BRINDE CENTENÁRIO

100 anos de Pinotage: a trajetória da uva ícone da África do Sul

7 de novembro de 2025 - 8:16

Criada em 1925, a casta enfrentou décadas de má reputação, mas se reinventou com novos terroirs e vinificação. Especialistas analisam a evolução e indicam os melhores rótulos para celebrar o centenário

PERDEU O BRILHO?

A Estrela Verde está apagando? Mudanças no Guia Michelin lançam dúvidas sobre selo sustentável

25 de outubro de 2025 - 12:00

Selo concedido desde 2020 reconhece os restaurantes com práticas sustentáveis. No entanto, movimentos recentes apontam para seu desaparecimento nas plataformas do Guia Michelin, que se posiciona: ‘a Estrela Verde continua existindo’

INNOVAZIONE

Em São Paulo, chefs desafiam a tradição para criar o futuro da gastronomia italiana na capital

25 de outubro de 2025 - 8:00

Em uma cidade marcada pela tradição das cantinas, uma nova geração de chefs revisita receitas clássicas e dialoga com ingredientes brasileiros para provar que é possível inovar sem abandonar as raízes

BORBULHAS EM DETALHES

Champanhe, prosecco e cava: entenda as diferenças entre os espumantes mais famosos do mundo

15 de outubro de 2025 - 8:16

Embora pareçam sinônimos para o consumidor desavisado, os vinhos espumantes carregam universos distintos dentro de cada garrafa; a seguir, contamos as diferenças dos métodos de produção, uvas e terroir que definem a identidade de cada rótulo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar