🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Erick Tedesco

Erick Tedesco

Erick Tedesco é jornalista e historiador pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), especialista em cultura, educação e turismo. Tem experiência em redação e edição no setor público, jornais impressos e veículos diários online. Também atua em assessoria de imprensa no nicho musical.

SHOWMAN

Lady Gaga no Rio: quem é Luiz Guilherme Niemeyer, o nome por trás do megashow gratuito em Copacabana

Ao Seu Dinheiro, carioca de 30 anos conta como fez do formato com Madonna e Lady Gaga uma assinatura do Rio de Janeiro; de quebra, abre bastidores dos eventos e revela como pretende trazer de volta o emblemático Canecão 

Erick Tedesco
Erick Tedesco
3 de maio de 2025
8:00 - atualizado às 10:11
Luiz Guilherme Niemeyer, da Bonus Track: “[Lady Gaga] está num momento excepcional de carreira, diria que ela está no auge"
Luiz Guilherme Niemeyer, da Bonus Track: “[Lady Gaga] está num momento excepcional de carreira, diria que ela está no auge" - Imagem: Divulgação

Em menos de dois meses após o Carnaval 2025, o Rio de Janeiro é novamente epicentro de mais megaevento, daqueles de proporções internacionais que impulsiona a economia da capital fluminense em níveis estelares e atrai milhões de pessoas de todo o Brasil, ou melhor, de todo o mundo: o show gratuito da cantora pop norte-americana Lady Gaga, que acontece na noite de dia 3 de maio, em plena praia de Copacabana, na mesma grandiosidade que foi o show da Madonna em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos bastidores desta realização está o carioca Luiz Guilherme Niemeyer,o produtor cultural de 30 anos que trabalha para fazer deste espetáculo um dos maiores da história do setor de shows e eventos do país.

Luiz Guilherme Niemeyer
Luiz Guilherme Niemeyer

Luiz Guilherme Niemeyer, também conhecido como LG, é CEO da produtora Bonus Track Entretenimento, fundada em 2003 e que administra ao lado do pai Luiz Oscar Niemeyer – sim, o sobrenome famoso é mesmo de uma figura emérita da arte no Brasil: sobrinhos de Oscar Niemeyer, falecido em 2012 aos 104 anos, um dos maiores arquitetos modernos do Brasil e do mundo.

“Tivemos pouco contato, eu era muito pequeno quando ele faleceu e ainda não entendia a grandeza dele. Quando cresci e amadureci, fui entendendo quem ele foi”, conta Luiz, em entrevista por videochamada direto do escritório da Bonus Track, no Rio de Janeiro.

O aprendizado com o amplo universo do entretenimento foi mesmo com o pai Luiz Oscar Niemeyer, realizador do antológico show de Paul McCartney no Rio de Janeiro na década de 1990 (184 mil pessoas assistiram à apresentação), três edições do festival Hollywood Rock (em São Paulo e no Rio de Janeiro) e da histórica apresentação do Rolling Stones em 2006 na praia de Copacabana, apenas para citar uma fração da sua expertise no ramo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No show do Rolling Stones em Copacabana eu era garoto, tinha 12 anos, mas foi ali que entendi o que o meu pai fazia. E ali esse bichinho do mundo do entretenimento me mordeu. Sempre tive vontade de reeditar aquilo”, confessa. 

Leia Também

“Meu primeiro trabalho de fato com produção musical foi em 2012, no show do Stevie Wonder, no Rio de Janeiro, foi importante para aprender a dinâmica. Sou uma pessoa reparadora e me ajudou como referência para o que faço agora”, conta.

Um palco chamado Rio de Janeiro

Com semblante tranquilo e facilidade em conversar para falar de sua trajetória profissional já recheada de feitos interessantes e dos bastidores da produção do show da Lady Gaga, Luiz Guilherme é um apaixonado pelo Rio de Janeiro e pela cultura carioca. Praticamente todos os projetos, por meio da Bonus Track, convergem a esta relação com a Cidade Maravilhosa. 

“Por sermos do Rio, a gente acaba pensando mais com a cabeça daqui, né? É um lugar que conhecemos muito bem. Mas o Rio de Janeiro tem algumas particularidades. Aqui tem uma gama de entretenimentos gratuitos, como ir à praia. O consumo de cultura aqui é, digamos, mais democrático”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Outro exemplo são as tantas rodas de sambas abertas pelas ruas. Então, vejo o Rio de Janeiro como uma cidade que consome cultura de uma forma um pouco diferente do resto do Brasil.”

Não à toa, ele mais uma juntou dois destes elementos na produção do dia 3 de maio em Copacabana, que terá nada menos que Lady Gaga como a grande atração: praia e cultura gratuita. Luiz Guilherme não disse, mas este feito carrega, sem dúvida, uma reparação histórica daquele fatídico cancelamento do show da diva pop no Rock in Rio em 2017. 

Além disso, o show da Lady Gaga em Copacabana inaugura um novo projeto da Bonus Track, o Todo Mundo no Rio, que destaca a capital fluminense como uma enorme vitrine cultural por meio de grandes eventos. A projeção é que outras realizações dentro do Todo Mundo no Rio aconteçam ainda em 2025. O lançamento deste projeto, revela, Luiz Guilherme, era um planejamento antigo, o que evidencia a visão estratégica em alta escala pensada a longo prazo pela Bonus Track.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O show do Rolling Stones em 2006 em Copacabana deixou essa vontade de fazer algo em Copacabana, nos mesmos moldes, de novo. E aqui na Bonus Track temos uma diretriz de trabalho para a construção de marcas. Começamos com o festival MITA, depois veio o Doce Maravilha e tem também o Teatro Prio, no Jockey Clube da Gávea, que também é uma marca, né?!”, ele reflete.

“Buscamos uma recorrência anual em todos os projetos que realizamos. Não conseguimos lançar o Todo Mundo no Rio com o show da Madonna pelo pouco tempo de produção que tivemos para levantar o evento, mas está lançado agora com a Lady Gaga.”

Planejamento e Lady Gaga no auge da carreira

Impossível conversar com um produtor e não extrair algum caso de bastidor. Pela bagagem, Luiz Guilherme é um daqueles profissionais do ramo que se encaixa na famigerada lista do clichê “suas histórias dariam um livro”. Seguro com a produção e andamento dos preparativos para a apresentação da Lady Gaga em Copacabana, o carioca passou por apuros durante a pré-produção do evento com Madonna, em 2024. 

“Foi intenso. Vínhamos tentando fazer esse show há muito tempo e, em novembro de 2023, recebemos uma negativa, dizendo que ela não viria, que o show não ia acontecer. Com isso, desmobilizamos toda a equipe”, conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mas, no final de fevereiro de 2024, recebi um e-mail da produção da Madonna dizendo que, se ainda topássemos produzir o show, ela viria em maio. Ou seja, foram apenas dois meses para estruturar um megaevento em Copacabana. Foi em toque de caixa e provamos que conseguimos. Foi, até o momento, o maior desafio da Bonus Track, em tempo recorde. Foi uma comoção.”

Para Luiz Guilherme, o show de Lady Gaga em Copacabana tem tudo para se tornar o maior evento já feito pela Bonus Track.

“Desta vez anunciamos com antecedência e as pessoas tiveram mais tempo para planejar. O impacto deste show ao Rio de Janeiro pode sair ainda maior do que o da Madonna”, ele destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, o show da Madonna atraiu 150.000 turistas e teve um público estimado em 1,6 milhão de espectadores, além de ter gerado 14.000 empregos (diretos e indiretos) e mais de 300 milhões de reais em retorno para a esfera pública.

Madonna: público estimado em 1,6 milhão de espectadores em 2024
Madonna: público estimado em 1,6 milhão de espectadores em 2024

E, para Luiz Guilherme, Lady Gaga é o nome do momento no show business. “Ela está num momento excepcional de carreira. Diria que ela está no auge, com um novo álbum que explodiu em todo o mundo”, pondera.

“Além disso, é uma artista multifacetada, é uma atriz, do tipo que tem capacidade de encher a praia. Realizar seu show era uma vontade nossa, como empresa, e imagino que de milhares de pessoas do Brasil.”

Lady Gaga: primeira edição do 'Todo Mundo no Rio', da Bonus Track
Lady Gaga: primeira edição do 'Todo Mundo no Rio', da Bonus Track

A volta do Canecão

Em paralelo ao show da Lady Gaga, Luiz Guilherme está envolvido no projeto que reabrirá o Canecão, no bairro de Botafogo, uma das mais tradicionais casas de shows do Rio de Janeiro que está fechada desde 2010. A previsão de reabertura, segundo o produtor, é para 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Terminamos agora a fase de demolição da antiga estrutura, que estava totalmente condenada. Uma parte da estrutura estava submersa em água”, ele revela.

O novo Canecão será administrado pelo consórcio Bonus Klefer, composto pelas empresas Bonus Track Entretenimento e Klefer.

Portela, um projeto pessoal

Entusiasta da cultura do Rio de Janeiro, o Carnaval carioca está também no escopo dos negócios de Luiz Guilherme. Ele é sócio do Camarote Portela, que homenageia a tradicional escola de samba que desfila na Sapucaí. “Este é um projeto pessoal, de pessoa física. Mas, sim, sou portelense!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MÚSICA BRASILEIRA

Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil

14 de novembro de 2025 - 16:51

Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios

ARTE LATINA

Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano

11 de novembro de 2025 - 16:15

A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro

LUTO

Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB

3 de novembro de 2025 - 12:04

Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira

NO TOPO DO MUNDO

O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”

3 de novembro de 2025 - 10:40

Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta  

MAQUIAVEL HUMANIZADO

Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito

31 de outubro de 2025 - 8:16

Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”

ENTREVISTA

Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”

24 de outubro de 2025 - 8:16

Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista

NOVO PALCO PAULISTA

BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”

21 de outubro de 2025 - 16:30

Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual

TRADUZINDO PRÊMIOS

Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025

20 de outubro de 2025 - 8:16

Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025

ENTREVISTA

Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê

17 de outubro de 2025 - 8:16

Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte

HISTÓRIAS CRUZADAS

Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África

16 de outubro de 2025 - 18:59

Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos

PASSAGEM DOS IMPERADORES

Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês

15 de outubro de 2025 - 8:46

A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos

VALE O HYPE?

Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?

11 de outubro de 2025 - 8:00

Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil

MEMÓRIA EM QUATRO RODAS

Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

7 de outubro de 2025 - 8:16

Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional

ENTREVISTA

Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro

26 de setembro de 2025 - 8:16

Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem  Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento

HYPE À PAULISTANA

Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking

25 de setembro de 2025 - 15:00

O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado

VIDA & OBRA

5 casas de artistas para visitar pelo mundo (uma delas fica no Brasil)

23 de setembro de 2025 - 8:16

Cinco endereços ao redor do mundo onde a arte e a vida de grandes mestres permanecem vivas

GHIBLI FEST

Studio Ghibli: 5 paisagens japonesas que inspiraram cenários de filmes do estúdio de animação

18 de setembro de 2025 - 16:05

De olho no início do Ghibli Fest, festival de cinema em homenagem ao Studio Ghibli que começa hoje (18), levantamos cinco paisagens reais que ganharam versão animada no traço habilidoso da lendária produtora

CINEMA

Robert Redford morre aos 89 anos: de galã a diretor premiado e voz do cinema independente

16 de setembro de 2025 - 12:37

Um ícone que atravessou décadas, Robert Redford foi um diretor premiado, ativista e fundou o maior festival de cinema independente do mundo

HERANÇA MUSICAL

Dia de rock (e) bebê: como os festivais de música viraram as novas férias em família

12 de setembro de 2025 - 8:16

Novo relatório do Ticketmaster aponta como festivais de música têm captado o público familiar em busca de aproximação; ao Seu Dinheiro, produtores brasileiros refletem sobre medidas para ampliar oferta a famílias

15 ANOS DE ARTRIO

ArtRio 2025: confira a programação e destaques de um dos principais eventos de arte da América Latina

10 de setembro de 2025 - 8:16

Acessibilidade e valorização da economia cultural da cidade definem a edição deste ano da ArtRio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar