Chef gaúcho chegou ao topo das pizzas da Europa — e agora quer surpreender de novo
Após fazer história em Barcelona com a Sartoria Panatieri, eleita a melhor pizza da Europa fora da Itália, chef brasileiro Rafa Panatieri se prepara para disputar o primeiro lugar enquanto organiza a abertura de seu novo endereço

Em 2024, sete entre os top 10 do prêmio The Best Pizza Awards eram endereços italianos; dois eram japoneses; e um era catalão. Um olhar distraído talvez passasse reto para o fato de que, entre os nomes listados, teve também um brasileiro presente, quase no topo da lista, o gaúcho Rafa Panatieri, da Sartoria Panatieri.
Na vice-liderança do The Best Pizza Awards, Rafa dividiu o pódio com o sócio Jorge Sastre com seu endereço em Barcelona. Juntos, eles ficaram apenas atrás do chef Franco Pepe, do Pepe in Grani, de Caiazzo, na Itália.

Para a dupla, é uma evolução de quatro posições em relação ao mesmo prêmio em 2023, quando figuraram na sexta posição. Mas para Rafa é mais uma entre as realizações que o levaram de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, onde nasceu, ao topo de uma operação vencedora, que hoje se prepara para ganhar mais um endereço na capital catalã.
Desvio de rota
Vindo de uma tradicional família de médicos do Rio Grande do Sul — seu bisavô foi Luciano Raul Panatieri, primeiro médico negro formado no Sul do Brasil —, Rafa parecia destinado a seguir o ofício familiar. No caminho, chegou a considerar uma carreira na Veterinária. Mas o fascínio pelo fogo o levaria a uma vida totalmente diferente daquela.
Estabelecido há mais de uma década em Barcelona, Panatieri construiu sua carreira em algumas das cozinhas mais prestigiadas da cidade. Sem sucesso em conquistar uma vaga no lendário El Bulli, fechado em 2011, Rafa acabou cruzando o caminho dos irmãos Josep e Jordi do triestrelado Celler de Can Roca.
De estagiário, passaria a chef executivo do premiado e já extinto Roca Moo. Por lá, conheceria Sastre em 2016, hoje seu sócio e braço direito em todos os empreendimentos. À dupla, quem se juntou foi Ana Carolina, esposa de Rafa, que responde pelo equilíbrio financeiro e estratégico do negócio.
Leia Também
A parceria, que nasceu em um restaurante estrelado e começou como uma amizade profissional, é hoje uma sociedade sólida que já deu origem a duas marcas de peso e três endereços próprios na cidade — com um quarto logo em vista.
A fórmula do sucesso
Em um cenário em que a gastronomia de excelência se tornou um dos setores mais sofisticados e atrativos para investimentos, Panatieri desponta como um exemplo claro de empreendedorismo inteligente, gestão eficiente e produto de altíssima qualidade. Mais que uma pizzaria, a Sartoria Panatieri representa um modelo de negócio que vai muito além da cozinha e que se destaca no competitivo mercado europeu.
Essa história começa pouco antes da pandemia, em 2018. Contrariando o destino de muitos negócios na época, porém, a Sartoria Panatieri cresceu, se consolidou e tornou-se referência absoluta na cena gastronômica de Barcelona e da Europa.
Seu destaque vai para a produção artesanal própria, como explica o chef ao Seu Dinheiro:
- Todos os embutidos servidos nas casas são produzidos por eles mesmos, com técnicas apuradas de cura e maturação;
- O mesmo vale para a burrata e a stracciatella, essenciais nas pizzas mais famosas da casa — elas também são feitas artesanalmente pela equipe;
- Além disso, todos os produtos são adquiridos de fornecedores locais cuidadosamente selecionados, reforçando um compromisso do espaço com sustentabilidade, frescor e rastreabilidade.

Hoje, são dois espaços com o nome da Sartoria, mas cada um com uma identidade própria e o compromisso com os critérios acima. No endereço original do bairro de Gràcia, o que brilha são pizzas clássicas, com receitas tradicionais e foco em autenticidade. Já o localizado na calle Provença, no elegante bairro do Eixample, aposta em pizzas autorais, ousadas e premiadas, com combinações que dialogam diretamente com o universo da alta gastronomia.
Há ainda um movimento para abrir uma terceira casa em breve, mas o chef é rigoroso com detalhes, que não adianta nada tão facilmente:
"Queremos surpreender com algo diferente, pizzas como ainda não se viu por aqui. Um conceito novo, mas com a mesma qualidade e rigor que o público já conhece das outras casas", adianta o chef-empresário.

Brasileiro no topo
Não tardou até que as premiações começassem a bater na porta de Panatieri. Em 2023 viria o já citado sexto lugar no The Best Pizza Awards. No mesmo ano, a Sartoria Panatieri também venceria o prêmio 50 Top Pizza, que elege a melhor pizza da Europa fora da Itália. O título acabou colando e hoje é assim que o empreendimento é reconhecido por muitos.
Em 2024, Rafa e Jorge galgariam a segunda posição do The Best Pizza Awards — agora sim, confirmando o favoritismo da dupla, que, se não supera totalmente a tradição italiana, chega muito perto disso. Em 2025, a premiação ganha nova edição no fim de junho, em Milão, onde a única evolução possível os levaria ao topo da lista:
"Esperamos sim levar o prêmio esse ano. Mas o mais importante é manter o trabalho constante, a comunicação ativa com o público, e seguir inovando. Os prêmios ajudam, mas são momentâneos. O que fica é o trabalho sólido e consistente", afirma Rafa Panatieri, com a segurança de quem já conquistou espaço, mas sabe que o desafio é contínuo.
Brabo: o templo do fogo e das brasas
Deixando os discos de pizza de lado, mas sem nunca esquecer o fogo, Rafa e Jorge ainda possuem outro endereço em Barcelona. Esse último, com pouco mais de um ano, chama-se Brabo e é dedicado à cozinha de fogo.
Lá, carnes curadas, o famoso peixe turbot, vegetais na brasa e o icônico pão artesanal assado diretamente nas brasas se tornaram protagonistas.
Esse pão, em especial, virou item obrigatório para quem visita o restaurante e simboliza a essência do projeto: técnica refinada, respeito ao produto e experiência única para o cliente.
Vinhos da Califórnia: como o coração vitivinícola dos EUA se renova em 2025?
Produtores e sommeliers analisam o cenário atual da produção vinícola californiana e apontam os caminhos para um futuro incerto, mas que aposta na resiliência e na reinvenção
Melhor bartender do Brasil não é contra drinks instagramáveis nem julga nova geração; conheça Ariel Todeschini
Ariel Todeschini se prepara agora para a etapa internacional do World Class, torneio mundial de bartenders organizado pela Diageo
Quanto custa comer a ‘comida de avião estrelada’ da Air France em Paris?
Com menu completo que inclui bebidas, o restaurante temporário da companhia aérea fica no rooftop das Galeries Lafayette e traz pratos assinados por um chef francês dono de 3 estrelas Michelin
Rafael Cagali, chef brasileiro que virou referência em Londres, mira agora em São Paulo e Brighton
De Bethnal Green à Vila Olímpia: chef brasileiro consagrado em Londres, Rafael Cagali, anuncia novos projetos em Brighton e na capital paulista.
Origem, destino: o futuro do restaurante que levou Salvador ao topo da gastronomia brasileira
Fabrício Lemos e Lisiane Arouca transformaram união em identidade e voltaram às raízes baianas com o Origem; hoje entre os melhores do Brasil, eles preparam seus próximos passos
Maido: como é a experiência no melhor restaurante do mundo, em Lima, no Peru
Elevando a cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura foi eleito o melhor do mundo em 2025; aqui, contamos o porquê
Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas
Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio
Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada
Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade
Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso
Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças
Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda
Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação
Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais
No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha
Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon
De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa
Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo
De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro
Maido, do Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo no 50 Best 2025; e tem um brasileiro na lista…
Celebrando aa cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura em Lima driblou favoritos europeus e confirmou favoritismo em cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (19), em Turim, na Itália
50 Best 2025: Espanha, Brasil e as previsões para o ranking dos melhores restaurantes do mundo
Os favoritos, as surpresas e as quedas que mudam o jogo da gastronomia mundial: o que esperar da lista dos melhores restaurantes de 2025
Bangkok no prato: a gastronomia da cidade com a melhor chef do mundo em 2025
Pichaya “Pam” Soontornyanakij, ou simplesmente Chef Pam, a melhor chef mulher do mundo em 2025, nos conduz pela gastronomia e pelos contrastes vibrantes da Tailândia
O renascimento do Martini: 10 bares em São Paulo para revisitar o drink do momento
Ícone da coquetelaria, o Martini aparece repaginado sem abrir mão da aura clássica; entenda a Martineissance e descubra onde provar diferentes versões do drink
Temporada de trufas negras começa e ingrediente vira destaque em cardápios em São Paulo; veja onde comer
Mais frequente desde o fim de maio, trufa negra estivo tem sabor mais suave, mas é tipo mais comum em cardápios, mesmo a um oceano de distância de suas origens europeias; confira onde comer em SP
Café é o novo vinho? Um papo com o único brasileiro entre as melhores cafeterias do mundo
Gabriel Penteado, da premiada Cupping Café, explica as semelhanças e as diferenças entre os wine e os coffee lovers
4 restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; veja quais
A lista estendida da 50 Best foi revelada nesta quinta-feira (5); a seleção completa será lançada no dia 19 de junho