Brasil é o 19º passaporte mais poderoso do mundo em índice; EUA saem do top 10
No 12º lugar, os Estados Unidos ficam de fora das dez primeiras colocações pela primeira vez na história do índice Henley Passport Index
Ter que obter visto para entrar em algum país é uma burocracia desejável de evitar. Embora os brasileiros precisem do documento se quiserem acessar um destino popular como os Estados Unidos, em uma perspectiva global, o passaporte do Brasil não fica muito para trás quando se trata de permissão para entrada em territórios internacionais sem visto prévio.
É exatamente isso que mede o Henley Passport Index, da Henley & Partners. Na edição mais atualizada do índice de 2025, divulgada ontem (14), o passaporte brasileiro ocupa a 19ª posição como o mais poderoso do mundo. Já os Estados Unidos, pela primeira vez, saem do top 10 do ranking criado em 2006.
- CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber
Embora seja uma lista anual, desde 2023 o Henley Passport Index passou a ter atualizações trimestrais que seguem mudanças nas políticas de vistos e acordos diplomáticos entre países.
“O declínio da força do passaporte americano na última década é mais do que apenas uma reformulação nos rankings — sinaliza uma mudança fundamental na mobilidade global e na dinâmica do soft power. Nações que abraçam a abertura e a cooperação estão avançando rapidamente, enquanto aquelas que se baseiam em privilégios do passado estão sendo deixadas para trás", disse Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do índice em comunicado oficial.
Como se mede a força de um passaporte
O índice compara 199 passaportes em termos de acesso sem visto a 227 destinos. Se não for necessário visto, uma pontuação com valor igual a 1 é criada para o documento. O mesmo se aplica caso seja preciso obter um visto na chegada (VOA), uma autorização de visitante ou uma autorização eletrônica de viagem (ETA) a fim de ao entrar no destino.
Quando um visto é requerido ou o titular do passaporte tiver que obter um documento eletrônico aprovado pelo governo (e-Visa) antes da partida, uma pontuação com valor igual a 0 é atribuída. É válida a mesma regra caso seja preciso obter solicitação prévia do governo antes da viagem, mesmo que o visto seja concedido apenas na chegada ao destino.
Leia Também
Faria Lima estreia no ranking das ruas mais caras das Américas; veja as outras brasileiras na lista
A pontuação total de cada passaporte é igual ao número de destinos para os quais não é necessário obter visto (valor = 1).
Brasil entre os top 20 passaportes mais poderoso do mundo
Na última atualização do índice de 2025, o passaporte brasileiro ficou na 19ª colocação do Henley Passport Index, com acesso a 169 destinos sem precisar de visto. Com base no total de passaportes da lista, não é nada mal.
No entanto, houve uma leve queda de três posições em comparação à versão do índice divulgada em julho deste ano, quando esteve no 16º lugar, sendo aceito em 171 territórios sem a requisição do documento. Já em 2024, o país fechou o ano na 17ª posição, também com acesso a 171 destinos sem visto.

Uma mudança que ocorreu em setembro de 2025, por exemplo, foi a transição implementada pelo México na requisição de visto eletrônico (e-Visa) para brasileiros ao invés do visto físico. No entanto, é necessária a aprovação prévia do governo mexicano antes da viagem. Segundo a Panrotas, o ajuste impacta o ranking do Henley Passport Index porque o e-Visa só soma ponto se a sua emissão for automática. Isto é, sem a necessidade de análise governamental antes da viagem.
Desde a criação do ranking, a colocação mais baixa do Brasil foi 28ª, em 2010. A melhor foi a 16ª, em 2018, e na atualização do terceiro trimestre de 2025.
Estados Unidos saem do top 10 pela primeira vez
O grande furo desta última atualização do Henley Passport Index foi a saída dos Estados Unidos, pela primeira vez, do top 10. O país ficou no 12º lugar.
Como aponta a Henley & Partners, a perda do acesso dos norte-americanos ao Brasil sem a exigência de visto, que entrou em vigor em abril deste ano devido à falta de reciprocidade, marcou o início de sua queda. A exclusão do país da lista de destinos isentos de visto da China, que está em rápida expansão, também contribuiu para o resultado.
- Nos últimos anos e especialmente em 2025, a China tem ampliado o programa de isenção de visto para cidadãos de várias nações — sobretudo europeus, asiáticos e, mais recentemente, países da América do Sul como Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai.
Além disso, desde agosto deste ano, a Papua-Nova Guiné passou a exigir e-Visa com aprovação prévia , eliminando a categoria de “visto na chegada” para americanos. Já o país no sul da Ásia, Mianmar, retirou os EUA da lista de países elegíveis para solicitação eletrônica automática, passando a requisitar visto tradicional em alguns casos.

Mais recentemente, o lançamento de um novo sistema de autorização eletrônica pela Somália e a decisão do Vietnã de excluir os Estados Unidos de suas mais recentes adições de isenção de visto “deram o golpe final”, como aponta a empresa, tirando o país do top 10.
No índice divulgado em julho de 2025, os Estados Unidos ficaram na 10ª posição, com acesso sem visto ou “visto na chegada” a 182 destinos. Em 2024 , o país também esteve na 10ª colocação, com entrada livre em 184 territórios.
Os 10 passaportes mais poderosos do mundo
Em 1º lugar, como passaporte mais poderoso do mundo está Singapura, com acesso livre a 193 destinos. Na 2ª colocação ficou a Coréia do Sul, tendo isenção de visto a 190 territórios. Na 3ª, está o Japão, com passaporte aceito sem restrições em 189 localizações.

Empatados em 4º lugar, com acesso sem visto a 188 destinos estão Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e Suíça.
Já na 5º colocação (187), o empate ficou entre Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda e Holanda. Em 6º lugar (186), ficaram empatados Grécia, Hungria, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Suécia.
Mais pro fim do top 10, na 7ª posição (185), os colocados foram Malta, Polônia e Croácia. Já no 8º lugar (184) estão Eslováquia, Eslovênia, Emirados Árabes e Reino Unido.
A 9ª colocação (183) ficou com o Canadá e no top 10 (182) empataram a Letônia e o principado de língua alemã Liechtenstein.
O top 20
Como mencionado anteriormente, nesta última atualização do índice, no grupo do top 20 ficaram tanto o Brasil, em 19º lugar, quanto os Estados Unidos, na 12ª posição.
Na 11ª colocação, com acesso livre a 181 destinos estão a Islândia e a Lituânia. Já na 12ª posição (180), empatada com os EUA, figura a Malásia. A Romênia, por sua vez, ocupou o 13º lugar, tendo passaporte aceito sem visto em 179 territórios. Na 14ª posição (178), o empate ficou entre Bulgária e Chipre.

Na 15ª colocação, encontra-se Mônaco, com acesso irrestrito a 177 destinos. Já em 16º lugar (175), está o Chile, como o país da América do Sul com o passaporte mais poderoso. A 17ª (171) e a 18ª (170) posições foram ocupadas, respectivamente, pela Andorra e por Hong Kong.
Em 19º lugar (169), empatados com o Brasil, encontram-se a Argentina e o país independente europeu São Marino. Por fim, Israel (165) completa o top 20.
Sem espaço para bagunça: França pode multar em até R$ 124,5 mil passageiros que quebrarem as regras do voo
Violações sujeitas a multas de 10 mil a 20 mil euros incluem utilizar dispositivos eletrônicos quando proibidos, não cumprir as instruções da tripulação, além de agressões verbais ou físicas contra tripulantes ou outros passageiros
Férias de verão: como a Conta Jovem do BTG Pactual pode ajudar pais e filhos a aproveitarem o melhor da estação
A Conta Jovem do BTG Pactual oferece ferramentas para jovens planejarem gastos e desenvolverem autonomia financeira com a supervisão dos pais
48 horas em Marfa: um roteiro essencial pelo oásis artístico texano
Hotéis históricos, restaurantes premiados e obras monumentais no meio do nada: o que fazer e ver na cidade que virou ícone do deserto
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos do Rio de Janeiro
Cinco refúgios de luxo a menos de três horas do Rio, onde natureza, arquitetura e boa gastronomia transformam a escapada em experiência
Universal revela detalhes do novo parque infantil que será aberto em 2026 no Texas; confira as principais atrações
O Universal Kids Resort localizado na cidade de Frisco contará com sete áreas temáticas; entre os personagens que as inspiram estão Shrek, os Minions e o Gato de Botas
11 mercados de Natal autênticos que valem a visita na Europa
O final de ano é uma das épocas mais bonitas e encantadoras para viajar para o continente — e o motivo são os mercados de Natal
World Golf Awards 2025: por dentro dos melhores hotéis e campos de golfe do mundo e do Brasil
Na premiação deste ano, os vencedores se destacam por trazer desafios variados aos golfistas e cenários naturais deslumbrantes
Por que morar em Dublin ficou (ainda mais) caro — e o que explica o caos imobiliário
Crise habitacional, “bidding” e o boom tecnológico: um guia para entender o complexo mercado imobiliário da capital irlandesa
Como é o hotel dentro de Versalhes com diárias de até R$ 90 mil
Com apenas 13 suítes, o hotel Le Grand Contrôle é o único com permissão para operar nos domínios do castelo mais famoso da França
Black Friday e o viajante profissional: como garantir suas próximas passagens com o Programa de Fidelidade do BTG Pactual
Fechar uma viagem garantindo a próxima? Reunimos as dicas para expandir e rentabilizar suas compras de passagens e hotéis em 2025 usando as vantagens dos cartões de crédito BTG Pactual
Shutdown nos EUA: como a paralisação mais longa da história do país afeta o turismo em solo americano
Além dos diversos pontos turísticos fechados, haverá redução de 10% do tráfego aéreo em aeroportos de grande movimento; prejuízo para o setor de viagens dos Estados Unidos já supera os R$ 37,45 bilhões
Saúde nas Maldivas: arquipélago proíbe o consumo de tabaco para nascidos em ou após 2007
O país torna-se o primeiro no mundo a implementar tal proibição geracional; a medida impede que qualquer pessoa nascida em ou depois de 1º de janeiro de 2007 compre, use ou fume tabaco
Catalunha 2025: um guia de comida e luxo na Capital Mundial da Gastronomia
O luxo de azeite, arte e tempo ganha contornos saborosos, com a elevação da região ao título de Capital Mundial da Gastronomia; aqui, um guia de onde comer, dormir e viver bem
Quanto custa se hospedar em 7 dos melhores hotéis do mundo, segundo o 50 Best Hotels 2025
O Seu Dinheiro compilou preços em hospedagens na Ásia, Europa, África e América do Sul; a diária na suíte mais exclusiva pode chegar a R$ 428.400
Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo; Rosewood São Paulo fica na 24ª posição
Hotéis carioca e paulista são destaques no The World’s 50 Best Hotels 2025 campeão é asiático
Cobrança por bagagem de mão: taxa abusiva? Entenda por que o preço disfarçado de economia não beneficia o consumidor
Após a aprovação no Senado do projeto de lei que proíbe tal cobrança, profissionais do direito e do turismo discutem sobre como a medida abre espaço para um futuro mais favorável aos passageiros
Lista elege as 20 cidades mais amigáveis do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques
Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina
Lado asiático de Istambul é o mais cool da cidade (e também o mais barato)
Muitas vezes esquecida pelos viajantes, a parte oriental da cidade turca é muito mais eclética do que o lado europeu, e agrega boa parte da vida noturna local
Quais as 10 taxas mais abusivas cobradas por companhias aéreas? Ranking aponta as piores de 2025
Entre as políticas, está a restrição do direito à bagagem de mão tradicional, bem como cobranças para reclinar os assentos ou fazer check-in no balcão
Premiação elege os melhores aeroporto e companhia aérea internacional de 2025; veja quais são e confira os destaques
Entre as categorias de “Verified Air Travel Awards”, do Forbes Travel Guide, também estão primeira classe e executiva, bem como sala vip, lounge e inovação do ano
