🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

ACESSO INTERNACIONAL

Brasil é o 19º passaporte mais poderoso do mundo em índice; EUA saem do top 10

No 12º lugar, os Estados Unidos ficam de fora das dez primeiras colocações pela primeira vez na história do índice Henley Passport Index

Laís Campos
Laís Campos
15 de outubro de 2025
19:40 - atualizado às 22:13
O passaporte brasileiro ficou na 19ª colocação na última versão do Henley Passport Index, já os EUA saíram do top 10 pela primeira vez
O passaporte brasileiro ficou na 19ª colocação na última versão do Henley Passport Index, já os EUA saíram do top 10 pela primeira vez - Imagem: Cnva / iStock / Maduell e FlamingPumpkin

Ter que obter visto para entrar em algum país é uma burocracia desejável de evitar. Embora os brasileiros precisem do documento se quiserem acessar um destino popular como os Estados Unidos, em uma perspectiva global, o passaporte do Brasil não fica muito para trás quando se trata de permissão para entrada em territórios internacionais sem visto prévio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É exatamente isso que mede o Henley Passport Index, da Henley & Partners. Na edição mais atualizada do índice de 2025, divulgada ontem (14), o passaporte brasileiro ocupa a 19ª posição como o mais poderoso do mundo. Já os Estados Unidos, pela primeira vez, saem do top 10 do ranking criado em 2006.

  • CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber

Embora seja uma lista anual, desde 2023 o Henley Passport Index passou a ter atualizações trimestrais que seguem mudanças nas políticas de vistos e acordos diplomáticos entre países.

“O declínio da força do passaporte americano na última década é mais do que apenas uma reformulação nos rankings — sinaliza uma mudança fundamental na mobilidade global e na dinâmica do soft power. Nações que abraçam a abertura e a cooperação estão avançando rapidamente, enquanto aquelas que se baseiam em privilégios do passado estão sendo deixadas para trás", disse Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do índice em comunicado oficial. 

Como se mede a força de um passaporte

O índice compara 199 passaportes em termos de acesso sem visto a 227 destinos. Se não for necessário visto, uma pontuação com valor igual a 1 é criada para o documento. O mesmo se aplica caso seja preciso obter um visto na chegada (VOA), uma autorização de visitante ou uma autorização eletrônica de viagem (ETA) a fim de ao entrar no destino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando um visto é requerido ou o titular do passaporte tiver que obter um documento eletrônico aprovado pelo governo (e-Visa) antes da partida, uma pontuação com valor igual a 0 é atribuída. É válida a mesma regra caso seja preciso obter solicitação prévia do governo antes da viagem, mesmo que o visto seja concedido apenas na chegada ao destino.

Leia Também

A pontuação total de cada passaporte é igual ao número de destinos para os quais não é necessário obter visto (valor = 1).

Brasil entre os top 20 passaportes mais poderoso do mundo

Na última atualização do índice de 2025, o passaporte brasileiro ficou na 19ª colocação do Henley Passport Index, com acesso a 169 destinos sem precisar de visto. Com base no total de passaportes da lista, não é nada mal. 

No entanto, houve uma leve queda de três posições em comparação à versão do índice divulgada em julho deste ano, quando esteve no 16º lugar, sendo aceito em 171 territórios sem a requisição do documento. Já em 2024, o país fechou o ano na 17ª posição, também com acesso a 171 destinos sem visto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na versão do índice divulgada em julho deste ano, o Brasil esteve no 16º lugar
Na versão do índice divulgada em julho deste ano, o Brasil esteve no 16º lugar

Uma mudança que ocorreu em setembro de 2025, por exemplo, foi a transição implementada pelo México na requisição de visto eletrônico (e-Visa) para brasileiros ao invés do visto físico. No entanto, é necessária a aprovação prévia do governo mexicano antes da viagem. Segundo a Panrotas, o ajuste impacta o ranking do Henley Passport Index porque o e-Visa só soma ponto se a sua emissão for automática. Isto é, sem a necessidade de análise governamental antes da viagem. 

Desde a criação do ranking, a colocação mais baixa do Brasil foi 28ª, em 2010. A melhor foi a 16ª, em 2018, e na atualização do terceiro trimestre de 2025. 

Estados Unidos saem do top 10 pela primeira vez

O grande furo desta última atualização do Henley Passport Index foi a saída dos Estados Unidos, pela primeira vez, do top 10. O país ficou no 12º lugar. 

Como aponta a Henley & Partners, a perda do acesso dos norte-americanos ao Brasil sem a exigência de visto, que entrou em vigor em abril deste ano devido à falta de reciprocidade, marcou o início de sua queda. A exclusão do país da lista de destinos isentos de visto da China, que está em rápida expansão, também contribuiu para o resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Nos últimos anos e especialmente em 2025, a China tem ampliado o programa de isenção de visto para cidadãos de várias nações — sobretudo europeus, asiáticos e, mais recentemente, países da América do Sul como Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

Além disso, desde agosto deste ano, a Papua-Nova Guiné passou a exigir e-Visa com aprovação prévia , eliminando a categoria de “visto na chegada” para americanos. Já o país no sul da Ásia, Mianmar, retirou os EUA da lista de países elegíveis para solicitação eletrônica automática, passando a requisitar visto tradicional em alguns casos.

O passaporte norte-americano
O passaporte norte-americano

Mais recentemente, o lançamento de um novo sistema de autorização eletrônica pela Somália e a decisão do Vietnã de excluir os Estados Unidos de suas mais recentes adições de isenção de visto “deram o golpe final”, como aponta a empresa, tirando o país do top 10.

No índice divulgado em julho de 2025, os Estados Unidos ficaram na 10ª posição, com acesso sem visto ou “visto na chegada” a 182 destinos. Em 2024 , o país também esteve na 10ª colocação, com entrada livre em 184 territórios.

Os 10 passaportes mais poderosos do mundo

Em 1º lugar, como passaporte mais poderoso do mundo está Singapura, com acesso livre a 193 destinos. Na 2ª colocação ficou a Coréia do Sul, tendo isenção de visto a 190 territórios. Na 3ª, está o Japão, com passaporte aceito sem restrições em 189 localizações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O passaporte de Singapura é o mais poderoso do mundo segundo o Henley Passport Index
O passaporte de Singapura é o mais poderoso do mundo segundo o Henley Passport Index

Empatados em 4º lugar, com acesso sem visto a 188 destinos estão Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e Suíça.

Já na 5º colocação (187), o empate ficou entre Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda e Holanda. Em 6º lugar (186), ficaram empatados Grécia, Hungria, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Suécia

Mais pro fim do top 10, na 7ª posição (185), os colocados foram Malta, Polônia e Croácia. Já no 8º lugar (184) estão Eslováquia, Eslovênia, Emirados Árabes e Reino Unido.

A 9ª colocação (183) ficou com o Canadá e no top 10 (182) empataram a Letônia e o principado de língua alemã Liechtenstein

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O top 20 

Como mencionado anteriormente, nesta última atualização do índice, no grupo do top 20 ficaram tanto o Brasil, em 19º lugar, quanto os Estados Unidos, na 12ª posição.

Na 11ª colocação, com acesso livre a 181 destinos estão a Islândia e a Lituânia. Já na 12ª posição (180), empatada com os EUA, figura a Malásia. A Romênia, por sua vez, ocupou o 13º lugar, tendo passaporte aceito sem visto em 179 territórios. Na 14ª posição (178), o empate ficou entre Bulgária e Chipre.

O passaporte chileno é o  mais poderoso da América do Sul
O passaporte chileno é o mais poderoso da América do Sul

Na 15ª colocação, encontra-se Mônaco, com acesso irrestrito a 177 destinos. Já em 16º lugar (175), está o Chile, como o país da América do Sul com o passaporte mais poderoso. A 17ª (171) e a 18ª (170) posições foram ocupadas, respectivamente, pela Andorra e por Hong Kong.

Em 19º lugar (169), empatados com o Brasil, encontram-se a Argentina e o país independente europeu São Marino. Por fim, Israel (165) completa o top 20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DA FAZENDA AO CHÂTEAU

De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo

4 de outubro de 2025 - 8:00

As diferentes localizações pelo mundo se destacam por trazer autenticidade por meio de história e sabor do queijo

CONECTADO, MAS NEM TANTO

Guarulhos entra (por pouco) em ranking de aeroportos mais conectados do mundo

2 de outubro de 2025 - 8:46

O maior e mais movimentado aeroporto do Brasil caiu da 46ª posição em 2024 para a 48ª de 50, na lista global Megahubs 2025, da OAG

RECORDE NAS ALTURAS

Duas horas em dois minutos: ponte mais alta do mundo é inaugurada na China

30 de setembro de 2025 - 18:45

A recém-construída ponte Huajiang Grand Canyon, na província de Guizhou, sul da China, reduz trajeto sobre o rio Beipan de duas horas para dois minutos

MAIS LATINOS, MENOS EUA

Cresce interesse latino por viagens ao Brasil, mas buscas nos EUA caem, diz pesquisa

30 de setembro de 2025 - 15:02

América do Sul e Europa lideram ranking que mede buscas por voos ao Brasil; interesse americano e britânico caiu com relação a 2024

BOAS FÉRIAS

Estudo aponta a cidade mais feliz do mundo para turistas; e a campeã é…

29 de setembro de 2025 - 16:40

Comida saudável, facilidade para andar a pé e áreas verdes são algumas das vantagens oferecidas pelo destino segundo estudo do BookRetreats em parceria com psicóloga instrutora em Harvard

VAI ENCARAR?

O voo mais longo do mundo: viagem entre Xangai e Buenos Aires vai durar 29 horas — se não houver atrasos

23 de setembro de 2025 - 11:07

Nova rota, considerada a mais longa do mundo, fará parada em Auckland e terá preços a partir de US$ 1.715 na classe econômica

MITOS DESMENTIDOS

Os “assentos em pé” estão mesmo sendo cogitados por companhias? Agência de checagem derruba mito

20 de setembro de 2025 - 9:30

Na última semana, houve especulações sobre a possibilidade de viajar de pé em aviões; confira os projetos já apresentados e se eles serão de fato concretizados

RUMO À COPA

Vai para a Copa do Mundo 2026? Confira os melhores aeroportos da América do Norte e veja por onde chegar

20 de setembro de 2025 - 8:00

Pesquisa de satisfação com passageiros incluiu aeroportos nos Estados Unidos e Canadá, onde acontecerá a tão aguardada competição de futebol

MORAR OU VISITAR?

De turistas a investidores: como brasileiros estão redefinindo Miami entre férias, segurança e retorno financeiro

19 de setembro de 2025 - 8:16

Com tíquete médio de quase US$ 1 milhão e maioria das compras à vista, o brasileiro redefine sua relação com a cidade, priorizando a segurança do capital e a rentabilidade em dólar na antiga capital das férias

LUXO NÁUTICO

Não chame de cruzeiro: como são os “megaiates” dos hotéis de luxo?

17 de setembro de 2025 - 8:16

As marcas por trás dos hotéis mais exclusivos do mundo agora querem conquistar os oceanos com megaiates que têm helipontos, suítes gigantes, chefs com estrela Michelin e tíquetes que chegam à casa dos milhões

PAIXÃO (INTER)NACIONAL

Dubai é a bola da vez: reservas de brasileiros no destino crescem 82% em 2025

16 de setembro de 2025 - 18:15

Cidade é o destino internacional que mais cresceu em reservas feitas por brasileiros no último ano, diz estudo; atraente, também cresce na área de turismo de negócios e como moradia de super-ricos

VOTAÇÃO POPULAR

Passageiros elegem Latam e Azul como companhias 5 estrelas em premiação internacional

12 de setembro de 2025 - 18:45

O grupo Latam recebe o reconhecimento pelo quarto ano consecutivo e a Azul volta ao reconhecimento máximo após três anos de fora

ACOLHEDOR E CONECTADO

Quer mudar de país? Ranking aponta o melhor lugar para se viver como estrangeiro e o campeão é…

11 de setembro de 2025 - 17:35

Lazer, possibilidade de trabalho remoto e cultura amigável são alguns dos indicativos que levaram o país ao topo do ranking Expat Insider 2025

JEITO ESCOCÊS

Um roteiro pela Escócia para os amantes do uísque, de Highlands a Campbeltown

30 de agosto de 2025 - 8:00

Um guia de hotéis, destilarias e restaurantes que oferecem um conhecimento profundo sobre a história e a produção de uísque na Escócia

NÃO É PARQUE (AINDA)

Uma Disney da Netflix? Onde empresa quer chegar com complexos anunciados para 2025

27 de agosto de 2025 - 14:37

Anunciadas para 2025, Netflix Houses vão colocar fãs dentro de séries e filmes favoritos, mas experiência ainda não é parque de diversão; saiba o que esperar

UMA CIDADE, DOIS PERFIS

Orlando para morar e Orlando para visitar: um guia de regiões para turistas e futuros moradores

26 de agosto de 2025 - 8:16

Na cidade da Disney, conheça os bairros mais procurados por turistas e as regiões que atraem famílias brasileiras em busca de segurança, educação e estabilidade

DIÁRIA REAL

Quer dormir no antigo palácio do Rei do Marrocos? Prepare-se para um preço digno de realeza

22 de agosto de 2025 - 8:16

O Royal Mansour Marrakech é um hotel construído a mando rei marroquino Mohammed VI,  que não poupou dinheiro para os hóspedes se sentirem parte da realeza

COUNTRY INGLÊS

Um roteiro em Cotswolds, a Inglaterra rural que sobreviveu ao tempo; como ir, o que explorar, preços e mais

19 de agosto de 2025 - 9:16

No sudoeste britânico, essa região preserva o que se tem de mais tradicional na cultura inglesa, entre arquitetura medieval e paisagens bucólicas

PREMIUM NAS ALTURAS

Viagens premium superaram crescimento da classe econômica em 2024, diz relatório global

18 de agosto de 2025 - 12:28

Informação é do report mundial da International Air Transport Association (IATA), com dados e o perfil de viagens para o último ano

FÉRIAS OU FÚRIA?

Sol, areia e críticas: ranking aponta as praias com mais reclamações no mundo (e tem Brasil na lista)

14 de agosto de 2025 - 9:10

Medindo filas, sujeira, barulho e lotação, lista elegeu as piores praias do mundo, na avaliação dos turistas pelo TripAdvisor

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar