Aeroporto americano é eleito o mais estressante do mundo; Lisboa fica com 2º lugar; veja os destaques do ranking
Estudo da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect avalia critérios como atrasos e cancelamentos de voos, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem
Viajar para fora do país é bom, mas antes de chegar ao destino planejado, os procedimentos de aeroporto são obstáculos inevitáveis e, possivelmente, estressantes. Um estudo recente da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect, ranqueou os hubs mais estressantes do mundo. No topo, estão estabelecimentos de países comumente visitados pelos brasileiros: Estados Unidos e Portugal.
O 1º lugar focou com o Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey. Já na 2ª colocação, figura o Aeroporto Humberto Delgado, também conhecido como Aeroporto de Lisboa.
- LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
O estudo avaliou 50 grandes hubs globais, a partir de critérios estressantes comuns. Dentre eles, atrasos e cancelamentos de voos, facilidade de acesso ao aeroporto, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem.
“[A lista] foi elaborada para ajudar os viajantes a identificar e se preparar com antecedência para uma viagem sem estresse”, afirma a empresa.
O cálculo do nível de estresse
O ranking da iSelect é construído a partir de um “índice de estresse”. Ele combina dados operacionais (atrasos, cancelamentos) e avaliações de experiência do passageiro (check-in, segurança, imigração, bagagem e acessibilidade).
O cálculo do indicador se dá por meio da soma do desempenho do aeroporto em cada critério. Todos são convertidos para a mesma escala de 0 a 100, até chegar a uma única pontuação final, que é a nota geral no índice.
Leia Também
Cada critério tem sua própria pontuação, em geral, expressa como porcentagem de avaliações positivas ou desempenho relativo). Elas, depois, são agregadas em um valor único que classifica o aeroporto em relação aos demais analisados.
A plataforma divulgou publicamente o topo e a base do ranking. Ou seja, as primeiras cinco posições (que causam mais estresse) e as três últimas (as menos desgastantes).
Confira, a seguir, os destaques negativos da avaliação de cada hub.
Aeroporto Internacional de Newark, o mais estressante do mundo
Com uma avaliação de 18,46 pontos, o hub localizado em Jersey City apresentou o pior desempenho no check-in entre todos os analisados. Uma parcela de 77% dos avaliadores considerou o processo de atendimento nesta etapa satisfatório. Essa foi a menor quantidade quando comparada aos outros. O aeroporto também registrou o segundo pior resultado em facilidade de acesso, com 74% de avaliações positivas.
- Vale destacar que embora as porcentagens pareçam altas, elas são as menores na comparação com os outros hubs avaliados.
Newark também figurou entre os piores no controle de segurança (70%), e teve o pior score em tempo de espera na alfândega e imigração (66%). Quem desembarca no aeroporto também pode enfrentar longa espera para receber a bagagem. O hub ficou com o terceiro pior resultado nesse critério (71%).
Além disso, o Newark Liberty International Airport teve desempenho negativo em termos de pontualidade e cancelamentos de voos. No último ano, o atraso médio nas partidas foi de 21,40 minutos, e a taxa de cancelamentos chegou a 1,43%.
Recentes problemáticas
Em 2025, um estudo de satisfação da J.D. Power também colocou Newark em último lugar entre os megaaeroportos norte‑americanos.
De acordo com a Forbes, no último ano, o hub passou por uma sequência de ground stops, ou seja, paralisações temporárias de pousos e decolagens. Eles estiveram associados a falhas de equipamento, bem como obras de pista e falta de controladores. Consequentemente, centenas de voos foram atrasados ou cancelados, principalmente em alguns dias em agosto e outubro.

Companhias como a United, segundo a Reuters, reduziram voos em maio. A medida veio somada a alegações de que, a estrutura atual do aeroporto não consegue lidar com o volume de operações planejado.
Já a CNBC relatou, no mesmo mês, que controladores de tráfego aéreo e supervisores ligados ao centro que atendem o hub denunciaram publicamente falhas de tecnologia e comunicação recorrentes. Dentre elas, perda temporária do radar e rádio com aeronaves que se aproximam do aeroporto.
Em outubro deste ano, todavia, o aeroporto anunciou investimentos bilionários em um plano de plano de renovação, de acordo com a NBC New York. Parece que há, pelo menos, uma tentativa de reverter o cenário.
Aeroporto de Lisboa em 2º lugar no ranking
O Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa, ficou em segundo lugar entre os mais estressantes do índice, com 22,51 pontos.
O hub apresentou o maior tempo médio de atraso nas partidas entre todos os aeroportos analisados, com 27,39 minutos no último ano. Também teve uma taxa de cancelamentos de voos de 1,49%, a terceira pior taxa do ranking.

Já quando se trata dos procedimentos pré-embarque, o check-in foi outro destaque negativo, com 79% de avaliações positivas, segunda pior porcentagem na lista.
Por outro lado, entre os cinco primeiros colocados do ranking mais estressantes, o aeroporto em Lisboa obteve o melhor resultado em facilidade de acesso entre os cinco primeiros colocados do ranking, com 84%.
Mesmo assim, “esse fator pode representar apenas um pequeno alívio diante do que tende a ser uma experiência de viagem estressante”, descreve a iSelect.
Contexto negativo do hub português
O Aeroporto Humberto Delgado também foi destaque negativo em um outro estudo, com base em dados de pontualidade da Eurocontrol, que o classificou como o 2º aeroporto mais estressante da Europa.
Segundo o The Portugal News, o própria gestora ANA Aeroportos de Portugal, reconheceu em outubro deste ano “problemas operacionais” e “enormes problemas com tempos de espera”, em particular nas filas de raio‑X e controle de segurança, admitindo necessidade de rever o padrão de qualidade de serviço.

No mesmo mês, o portal The Resident relatou filas de espera de 90 minutos para passageiros de países que que não fazem parte do Espaço Schengen — o Brasil é um deles.
- Espaço Schengen é o nome da área de livre circulação que inclui 29 países europeus, unidos sob uma política comuns de vistos, que dispensa viajantes de mecanismos de controle interno.
Entre os esforços para combater a situação, está uma "força-tarefa" composta pelo Ministério da Administração Interna, pela AIMA (Agência para o Transporte Rodoviário Internacional) e pelo Ministério da Infraestrutura.
O objetivo é reforçar o número de portões eletrônicos e de pessoal responsável pelo controle de passaportes. O plano foi relatado ao The Portugal News pelo subdiretor nacional da Polícia de Segurança Pública de Portugal, João Ribeiro.
O restante do top 5 e EUA em destaque
O Reino Unido também está representado no grupo dos aeroportos mais estressantes do mundo pelo Aeroporto de Manchester, no Reino Unido, que ficou em 3º lugar (23.10 pontos).
A percepção dos passageiros sobre a retirada de bagagem foi a pior de todo o índice, com 69% de satisfação nesse quesito. A mesma porcentagem foi observada em relação ao tempo de espera para passar pelo controle de segurança.

Na 4ª posição está, novamente os Estados Unidos, com o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (26,83 pontos). O hub, segundo a plataforma, é uma alternativa ao Newark para muitos viajantes com destino a Nova York.
O JFK apresentou taxa relativamente baixa de cancelamentos, de 0,91%, além de uma avaliação de 74% na satisfação com a retirada de bagagem, de acordo com os próprios passageiros. No entanto, como ainda está entre os top 5 do ranking, quem for à cidade dos arranha-céus, parece que não terá muito como fugir do estresse.
Completa o topo da lista mais um representante norte-americano: o Aeroporto Internacional Chicago O’Hare (31,01 pontos). O hub ficou com o terceiro pior desempenho em relação a imigração e alfândega, com 70% de satisfação relatada pelos passageiros.
O destaque mais positivo do estabelecimento ficou para a espera para o check-in. Este indicativo recebeu a melhor avaliação do grupo dos cinco, com 81% de satisfação.
Quais são os menos estressantes?
Embora o foco do ranking da iSelect seja os aeroportos mais estressantes, fica a curiosidade sobre quais ocupam os (positivos) últimos lugares desse ranking nada favorável.
De acordo com o índice, os aeroportos asiáticos se destacam como os menos estressantes. O hub com a experiência mais tranquila entre os avaliados foi o Aeroporto de Changi, em Singapura. Sua pontuação foi de 82,07 de 100.

O estabelecimento alcançou as melhores avaliações em imigração e alfândega (92%), controle de segurança (92%), tempo de espera para realizar o check-in (93%) e facilidade de acesso ao aeroporto (94%). Além disso, apresentou a segunda menor taxa de cancelamento de voos, com média de 0,19% no último ano.
Já o Aeroporto Internacional Hamad (75,89 pontos), em Doha, no Qatar, que ocupa o penúltimo lugar na lista, obteve o melhor desempenho na retirada de bagagem, com 93% de aprovação. O hub também se destacou pela qualidade das conexões de transporte até o aeroporto, com 94% de satisfação.
Por fim, o Aeroporto Internacional de Incheon (72,61 pontos), em Seul, na Coreia do Sul, foi o melhor avaliado em taxa de cancelamentos. O estabelecimento registrou apenas 0,15% de voos cancelados no último ano.
Cristiano Ronaldo abrirá um clube privado em Madrid; veja os detalhes e quanto custará ser membro
O Vega tem inauguração está prevista para até o final deste ano e é uma parceria da empresa Mabel Hospitality, do jogador português e de Manuel Campos Guallar, com o empresário espanhol Íñigo Onieva
Sem espaço para bagunça: França pode multar em até R$ 124,5 mil passageiros que quebrarem as regras do voo
Violações sujeitas a multas de 10 mil a 20 mil euros incluem utilizar dispositivos eletrônicos quando proibidos, não cumprir as instruções da tripulação, além de agressões verbais ou físicas contra tripulantes ou outros passageiros
Férias de verão: como a Conta Jovem do BTG Pactual pode ajudar pais e filhos a aproveitarem o melhor da estação
A Conta Jovem do BTG Pactual oferece ferramentas para jovens planejarem gastos e desenvolverem autonomia financeira com a supervisão dos pais
48 horas em Marfa: um roteiro essencial pelo oásis artístico texano
Hotéis históricos, restaurantes premiados e obras monumentais no meio do nada: o que fazer e ver na cidade que virou ícone do deserto
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos do Rio de Janeiro
Cinco refúgios de luxo a menos de três horas do Rio, onde natureza, arquitetura e boa gastronomia transformam a escapada em experiência
Universal revela detalhes do novo parque infantil que será aberto em 2026 no Texas; confira as principais atrações
O Universal Kids Resort localizado na cidade de Frisco contará com sete áreas temáticas; entre os personagens que as inspiram estão Shrek, os Minions e o Gato de Botas
11 mercados de Natal autênticos que valem a visita na Europa
O final de ano é uma das épocas mais bonitas e encantadoras para viajar para o continente — e o motivo são os mercados de Natal
World Golf Awards 2025: por dentro dos melhores hotéis e campos de golfe do mundo e do Brasil
Na premiação deste ano, os vencedores se destacam por trazer desafios variados aos golfistas e cenários naturais deslumbrantes
Por que morar em Dublin ficou (ainda mais) caro — e o que explica o caos imobiliário
Crise habitacional, “bidding” e o boom tecnológico: um guia para entender o complexo mercado imobiliário da capital irlandesa
Como é o hotel dentro de Versalhes com diárias de até R$ 90 mil
Com apenas 13 suítes, o hotel Le Grand Contrôle é o único com permissão para operar nos domínios do castelo mais famoso da França
Black Friday e o viajante profissional: como garantir suas próximas passagens com o Programa de Fidelidade do BTG Pactual
Fechar uma viagem garantindo a próxima? Reunimos as dicas para expandir e rentabilizar suas compras de passagens e hotéis em 2025 usando as vantagens dos cartões de crédito BTG Pactual
Shutdown nos EUA: como a paralisação mais longa da história do país afeta o turismo em solo americano
Além dos diversos pontos turísticos fechados, haverá redução de 10% do tráfego aéreo em aeroportos de grande movimento; prejuízo para o setor de viagens dos Estados Unidos já supera os R$ 37,45 bilhões
Saúde nas Maldivas: arquipélago proíbe o consumo de tabaco para nascidos em ou após 2007
O país torna-se o primeiro no mundo a implementar tal proibição geracional; a medida impede que qualquer pessoa nascida em ou depois de 1º de janeiro de 2007 compre, use ou fume tabaco
Catalunha 2025: um guia de comida e luxo na Capital Mundial da Gastronomia
O luxo de azeite, arte e tempo ganha contornos saborosos, com a elevação da região ao título de Capital Mundial da Gastronomia; aqui, um guia de onde comer, dormir e viver bem
Quanto custa se hospedar em 7 dos melhores hotéis do mundo, segundo o 50 Best Hotels 2025
O Seu Dinheiro compilou preços em hospedagens na Ásia, Europa, África e América do Sul; a diária na suíte mais exclusiva pode chegar a R$ 428.400
Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo; Rosewood São Paulo fica na 24ª posição
Hotéis carioca e paulista são destaques no The World’s 50 Best Hotels 2025 campeão é asiático
Cobrança por bagagem de mão: taxa abusiva? Entenda por que o preço disfarçado de economia não beneficia o consumidor
Após a aprovação no Senado do projeto de lei que proíbe tal cobrança, profissionais do direito e do turismo discutem sobre como a medida abre espaço para um futuro mais favorável aos passageiros
Lista elege as 20 cidades mais amigáveis do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques
Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina
Lado asiático de Istambul é o mais cool da cidade (e também o mais barato)
Muitas vezes esquecida pelos viajantes, a parte oriental da cidade turca é muito mais eclética do que o lado europeu, e agrega boa parte da vida noturna local
Quais as 10 taxas mais abusivas cobradas por companhias aéreas? Ranking aponta as piores de 2025
Entre as políticas, está a restrição do direito à bagagem de mão tradicional, bem como cobranças para reclinar os assentos ou fazer check-in no balcão
