🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

PERDEU O BRILHO?

A Estrela Verde está apagando? Mudanças no Guia Michelin lançam dúvidas sobre selo sustentável

Selo concedido desde 2020 reconhece os restaurantes com práticas sustentáveis. No entanto, movimentos recentes apontam para seu desaparecimento nas plataformas do Guia Michelin, que se posiciona: ‘a Estrela Verde continua existindo’

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
25 de outubro de 2025
12:00 - atualizado às 15:04
Mudanças em anúncios e em portal têm colocado questões sobre continuidade da Estrela Verde
Mudanças em anúncios e em portal têm colocado questões sobre continuidade da Estrela Verde - Imagem: istock

Em 2026, o Guia Michelin completa 100 anos de seu sistema de ranking estrelado, que desde o princípio tornou-se sinônimo de prestígio e excelência gastronômica. Por um século, restaurantes de todo o mundo têm elevado sua operação aos altos padrões técnicos da publicação. São critérios como qualidade, consistência e valor, que inspetores anônimos e profissionais avaliam para eleger os melhores entre os melhores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2020, essa história ganhou um novo capítulo, com a concessão das Estrelas Verdes, um reconhecimento aos lugares que adotam práticas sustentáveis relevantes e inovadoras. A implementação, que começou em 2021, já premiou mais de 500 restaurantes, acompanha uma preocupação crescente com a redução do impacto ambiental da gastronomia global.

No Brasil, restaurantes laureados pelo selo incluem A Casa do Porco, de Jefferson Rueda, reconhecido pela filosofia "do campo à mesa"; o Corrutela, de César Costa, que monitora a procedência das carnes e peixes servidos no espaço; e o Tuju, de Ivan Ralston, que avançou sobre a pesquisa de práticas de compostagem e otimização energética, além de dar visibilidade a produtores com manejo ético e sustentável.

No entanto, uma série de movimentos recentes parecem apontar, se não para a supressão, ao menos para uma aparente revisão na importância das Estrelas Verdes no universo do Guia Michelin. O anúncio de edições recentes do guia na Suíça e em Abu Dhabi sem qualquer menção ao selo parecem corroborar as suspeitas.

Um "desaparecimento silencioso"

A movimentação ganhou atenção de Nicholas Gill, jornalista e autor especializado em gastronomia, com passagens por títulos como o The New York Times e a revista Food & Wine. Em um texto publicado essa semana em seu Substack, Gill aponta para dois critérios que indicam que o Guia estaria silenciosamente removendo a categoria de Estrela Verde de suas plataformas e premiações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começando pelo portal do Guia Michelin, a categoria de Estrelas Verdes desapareceu dos filtros de busca por restaurantes. O site ainda inclui as distinções de três, duas e uma Estrelas Vermelhas, além do selo Bib Gourmand e de restaurantes selecionados. A procura por Green Stars, entretanto, não está mais disponível.

Leia Também

Existe outro indício, porém, que parece reforçar ainda mais a teoria. Na última semana, o anúncio do Guia Michelin na Suíça levantou dúvidas sobre o posicionamento das Estrelas Verdes na cerimônia de premiação.

Tradicionalmente anunciadas antes das categorias de uma, duas e três Estrelas Vermelhas, a divisão das Estrelas Verdes foi relegada ao início da cerimônia, que ocorreu no último dia 20, na Lausana.

Na publicação com os vencedores da cerimônia suíça, um novo silêncio: ao todo, seis restaurantes foram laureados com o reconhecimento sustentável. No entanto, o texto com o resumo da premiação, não lista nenhum deles. Tampouco há qualquer menção às Estrelas Verdes, apesar do material distinguir todos os 544 espaços listados com uma, duas ou três Estrelas Vermelhas, além do selo Bib Gourmand.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algo parecido ocorreu com Abu Dhabi, que recebeu a quarta edição da premiação essa semana, no hotel Emirates Palace Mandarin Oriental. No resumo dos premiados, no portal do guia, os principais vencedores são listados, bem como quatro outros reconhecimentos individuais, de coquetelaria excepcional, jovem chef, prêmio de serviço e abertura do ano. Ainda assim, não há sinal, menção ou reconhecimento às Estrelas Verdes no material.

O troféu de Estrela Verde
O troféu de Estrela Verde

A Estrela Verde continua existindo, diz o guia

Apesar das movimentações recentes, no entanto, a organização da premiação afirma que a Estrela Verde continua existindo. Procurado pela redação do Seu Dinheiro, o Guia Michelin enviou uma nota, reafirmando o compromisso do reconhecimento sustentável através do selo.

Sem detalhar as mudanças no portal ou nos anúncios das premiações recentes, a organização afirma que a Estrela Verde segue como "reconhecimento complementar" às distinções culinárias, as Estrelas Vermelhas. Confira a íntegra do posicionamento oficial abaixo:

O Guia MICHELIN é comprometido em promover uma comunidade de chefs dedicados e alinhados com os desafios da gastronomia do futuro. A Estrela Verde continua existindo: é um reconhecimento complementar às distinções culinárias (Estrelas Vermelhas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde sua criação em 2020, a Estrela Verde MICHELIN reconheceu mais de 500 chefs pioneiros na liderança de práticas inovadoras que inspiram colegas, clientes e impulsionam uma gastronomia mais sustentável.

ATUALIZAÇÃO: nesta segunda-feira (27), a organização do Guia Michelin enviou uma declaração complementar ao posicionamento oficial realizado anteriormente, referente à disponibilidade do filtro de buscas pela Estrela Verde no site.

O Guia MICHELIN informa que, em seu site oficial, as iniciativas para uma gastronomia do futuro continuam destacadas nas páginas dos estabelecimentos selecionados.

Diversos recursos do site estão sendo redesenhados para melhorar a experiência do usuário — como acontece com qualquer produto digital em constante evolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em breve, tanto o site quanto o aplicativo destacarão essa comunidade de chefs e seus compromissos, dando continuidade ao impulso do Guia MICHELIN na promoção de transições gastronômicas.

Um reconhecimento sustentável, afinal?

Seja como for, a mudança recente na exposição da Estrela Verde abre espaços para o debate e para críticas sobre a própria validade do reconhecimento em si. No artigo em que expõe a supressão silenciosa da premiação, Nicholas Gill pondera sobre a coerência em avaliar as práticas sustentáveis de um restaurante apenas pela comida servida a um inspetor anônimo em um prato:

"Como os inspetores podem saber? Sustentabilidade requer transparência. Virou conhecimento comum entre os restaurantes que eles podem conquistar uma Estrela Verde somente por publicarem um relatório vago sobre sustentabilidade todo ano, e estes [relatórios] são trocados e adaptados individualmente por cada restaurante. São proclamações ambíguas sobre agricultura regenerativa, redução de desperdício e licença remunerada. Mais que planilhas e gráficos técnicos, são listas de buzzwords feitas para planos de marketing. [O guia teria de] enviar inspetores independentes para observar a execução de cada prato, autorizados a inspecionar o equipamento e visitar as origens da maior parte dos ingredientes para que essas estrelas possuíssem qualquer peso real."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SABOR E AS CONSOANTES

Da Geórgia à Romênia, sommeliers traçam um tour pelos vinhos do leste europeu

25 de novembro de 2025 - 8:16

De Tokaj às encostas do Cáucaso, vinícolas da Geórgia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslovênia revelam tradições milenares, terroirs singulares e um novo fôlego para o vinho europeu

ESTRELA DAS CAFETERIAS

Matcha foi a febre do verão no Hemisfério Norte; mas será que a trend pega por aqui?

22 de novembro de 2025 - 8:46

Especialistas discutem a popularização do ingrediente, como ela tem se refletido no Brasil e se a moda permanecerá a longo prazo

TEMPERATURA MÁXIMA

O retorno do fogo: do Chile à Capadócia, a cozinha em chama viva ganha o luxo e movimenta milhões

21 de novembro de 2025 - 8:16

O fogo voltou a ser o ingrediente mais valioso da gastronomia global,  e está transformando eventos, restaurantes e negócios ao redor do mundo

TÍTULO EXCLUSIVO

Gin sem álcool não pode ser chamado de gin, determina Tribunal da União Europeia

19 de novembro de 2025 - 8:46

A medida aponta que apenas os destilados feitos com a substância etílica, aromatizadas com bagas de zimbro, e que contenham um teor mínimo alcoólico de 37,5%, possam ser denominados como gim

50 BEST RESTAURANTS

São Paulo emplaca seis restaurantes e lidera lista estendida do The Latin America’s 50 Best 2025

18 de novembro de 2025 - 17:45

Salvador tem o melhor brasileiro rankeado; restaurantes do Rio de Janeiro e de Curitiba também aparecem na lista

O SABOR E O BUZZ

No hype das experiências instagramáveis, restaurante em São Paulo propõe brincadeira saborosa – e cara – para adultos

17 de novembro de 2025 - 11:15

Inspirado no internacional Le Petit Chef, o molecular O Alaric tem um chef holográfico que apresenta a sequência de oito pratos; experiência imersiva custa R$ 450 por pessoa e só funciona sob reserva

PAUSA PARA O DOCE

Rosewood São Paulo abre pop-up com doces da chef confeiteira Saiko Izawa

13 de novembro de 2025 - 15:10

A inauguração marca a primeira vez que suas criações são vendidas diretamente ao público; o espaço conta com opções clássicas e receitas de sucesso da chef para viagem

GENUÍNA E HYPE

O renascimento da Criolla: a redescoberta da uva autóctone da América do Sul

12 de novembro de 2025 - 8:16

Deixadas de lado por décadas, castas que deram origem à viticultura no continente são resgatadas por produtores que buscam uma identidade genuinamente sul-americana

BRINDE CENTENÁRIO

100 anos de Pinotage: a trajetória da uva ícone da África do Sul

7 de novembro de 2025 - 8:16

Criada em 1925, a casta enfrentou décadas de má reputação, mas se reinventou com novos terroirs e vinificação. Especialistas analisam a evolução e indicam os melhores rótulos para celebrar o centenário

INNOVAZIONE

Em São Paulo, chefs desafiam a tradição para criar o futuro da gastronomia italiana na capital

25 de outubro de 2025 - 8:00

Em uma cidade marcada pela tradição das cantinas, uma nova geração de chefs revisita receitas clássicas e dialoga com ingredientes brasileiros para provar que é possível inovar sem abandonar as raízes

BORBULHAS EM DETALHES

Champanhe, prosecco e cava: entenda as diferenças entre os espumantes mais famosos do mundo

15 de outubro de 2025 - 8:16

Embora pareçam sinônimos para o consumidor desavisado, os vinhos espumantes carregam universos distintos dentro de cada garrafa; a seguir, contamos as diferenças dos métodos de produção, uvas e terroir que definem a identidade de cada rótulo

SUCULÊNCIA DA ARGENTINA

Corrientes 348 promove festival com cortes exclusivos do terroir argentino

8 de outubro de 2025 - 18:45

Em edição limitada, a casa traz lote selecionado em parceria com a Cabaña Juramento, tradicional produtora de carnes premium da Argentina

LISTA COMPLETA

The World’s 50 Best Bars 2025: Tan Tan, em São Paulo, é eleito o 24º melhor bar do mundo

8 de outubro de 2025 - 12:16

Endereço brasileiro sobe 7 posições; confira a lista completa e o que nossas previsões acertaram

ENTREVISTA

Márcio Silva, do Exímia, detalha o caminho (e faz suas apostas) para o The World’s 50 Best Bars 2025

7 de outubro de 2025 - 17:40

Bartender por trás do endereço brasileiro eleito o 61º melhor bar mundo, fala de retorno à lista e faz seus lances sobre quem deve aparecer entre os 50 melhores na cerimônia desta quarta-feira (8)

A TAÇA DE OURO

The World’s 50 Best Bars 2025: as tendências, as apostas e o que esperar da cerimônia em Hong Kong?

7 de outubro de 2025 - 13:00

Lista que elege os 50 melhores bares do mundo será divulgada na madrugada desta quarta-feira (8)

DOCE VIRADA

Rubaiyat renova menu de sobremesas com frutas brasileiras e clássicos com ‘plot twist’

6 de outubro de 2025 - 13:15

Novo cardápio doce de restaurantes inclui criações de Nina Piccini como petit gâteau de pistache e tiramisu com laranja Bahia

EXCLUSIVAS E MEMORÁVEIS

De 1988 a 1997: Don Melchor inclui três safras históricas e raras em marketplace brasileiro; saiba quais

4 de outubro de 2025 - 8:30

Os rótulos de 1988, 1989 e 1997 se destacam por expressar plenamente o terroir do vinhedo de Puente Alto e impulsionar o reconhecimento internacional dos vinhos chilenos

DOBRANDO O CLIMA

A vinícola da Mantiqueira que conquistou o mundo com seus ‘vinhos de altitude’

3 de outubro de 2025 - 8:16

Rótulos brasileiros produzidos a até 1700 metros acima do nível do mar, adquirem características únicas por causa de condições climáticas desafiadoras, colocando o Brasil no radar das principais premiações internacionais

O MELHOR CHEF

The Best Chef Awards 2025: do vai-não-vai colombiano ao reconhecimento do Brasil no palco milanês

2 de outubro de 2025 - 15:31

Cerimônia que coroa o melhor chef do mundo ocorre na noite desta quinta-feira (2) em Milão – e tem presença brasileira por lá; saiba quem participa

O BERÇO DO VINHO

Grécia para amantes de vinho: de Santorini a Naoussa, um roteiro pelo renascimento da bebida no país

1 de outubro de 2025 - 8:16

Os terroirs, as uvas e as vinícolas que estão colocando a Grécia de volta no centro do mapa do vinho mundial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar