🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

QUERER NEM SEMPRE É PODER

Trump diz ‘merecer’ o Nobel da Paz; o que depõe a favor e contra o desejo do presidente dos EUA

Donald Trump tem feito campanha pelo Prêmio Nobel da Paz, mas a pressão externa não é um dos critérios levados em conta para o laurel

Ricardo Gozzi
18 de setembro de 2025
7:08 - atualizado às 14:22
Em publicação no X, Casa Branca defendeu candidatura de Trump ao Nobel da Paz
Em publicação no X, Casa Branca defendeu candidatura de Trump ao Nobel da Paz. - Imagem: Divulgação: Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem se manifestado com frequência sobre o que parece ter se transformado em obsessão: ganhar o Prêmio Nobel da Paz. No entanto, o desejo do homem mais poderoso do mundo está diante de um obstáculo bastante conhecido por quem acompanha a premiação: o zelo pela independência dos membros do comitê responsável pela decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde janeiro, quando retornou à Casa Branca, Trump tem reiterado publicamente o desejo ao mesmo tempo em que tenta vender uma imagem de pacificador. O bilionário de 79 anos acredita "merecer" o Prêmio Nobel por ter, nas contas dele mesmo, "encerrado seis guerras".

"É claro que notamos que há muita atenção da mídia voltada para candidatos específicos", disse o secretário do comitê norueguês do Nobel, Kristian Berg Harpviken, citado pela agencia de notícias AFP. "Mas isso realmente não tem impacto nas nossas discussões", afirma

De acordo com Berg Harpviken, o colegiado "considera cada indicado individualmente com base em seus próprios méritos".

Como funciona o comitê

Embora os cinco membros do Comitê Norueguês do Nobel sejam indicados pelo Parlamento do país nórdico, a entidade afirma que suas decisões são tomadas independentemente da política partidária e do governo em exercício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um exemplo bastante citado por especialistas é o fato de o comitê ter ignorado avisos discretos do governo norueguês para que não premiasse o dissidente chinês Liu Xiaobo em 2010.

Leia Também

A decisão desencadeou um congelamento diplomático entre Pequim e Oslo que se estendeu por anos.

Um ano antes, a concessão do prêmio ao então presidente norte-americano Barack Obama ainda nos primeiros meses de seu mandato foi vista por muitos como precipitada.

Os EUA passaram todos os oito anos do governo Obama envolvidos em diferentes guerras. No período, ele autorizou 563 ataques aéreos com drones armados nos quais quase 3.800 pessoas foram mortas, inclusive centenas de civis, em pelo menos sete diferentes países, segundo dados públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha de Trump pelo Nobel da Paz

"Não vou ganhar um Prêmio Nobel da Paz. Não importa o que eu faça", reclamou Trump há alguns meses em suas redes sociais. Mas o comentário não o impediu de seguir em campanha pela nomeação.

Em julho, Trump teria levantado a questão do Prêmio Nobel da Paz em uma conversa por telefone com Jens Stoltenberg, ex-secretário-geral da Otan e atual ministro das Finanças da Noruega, de acordo com reportagem do jornal norueguês Dagens Naeringsliv.

O Ministério das Finanças confirmou o telefonema, mas não se pronunciou sobre o teor da conversa.

Na tentativa de sustentar a tese de que mereceria o prêmio, Trump afirma que seu nome foi indicado ao comitê por diversos líderes estrangeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, a Casa Branca divulgou uma breve lista com os nomes desses líderes.

São eles:

  • Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel;
  • Brice Oligui Nguema, presidente do Gabão;
  • Hun Manet, primeiro-ministro do Camboja;
  • Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão;
  • Nikol Pashinyan, primeiro-ministro da Armênia;
  • Olivier Nduhungirehe, ministro das relações exteriores de Ruanda; e
  • o governo do Paquistão.

No entanto, o grupo de cabos eleitorais precisaria ser dotado de dons premonitórios para defender a candidatura do presidente norte-americano. Isso porque o prazo para as indicações expirou em 31 de janeiro, apenas 11 dias depois da posse de Trump.

Fácil de ser indicado, mas difícil de ganhar

De qualquer modo, ser indicado não é necessariamente uma grande conquista, disse Berg Harpviken à AFP. "A lista de indicados é bastante extensa. A grande conquista é se tornar um laureado", disse Berg Harpviken.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2025, o comitê escolherá o vencedor entre os integrantes de uma lista de 338 pessoas e organizações. Os nomes dos indicados são um segredo guardado a sete chaves.

O anúncio do Prêmio Nobel da Paz de 2025 está programado para 10 de outubro.

Restando apenas algumas semanas para a decisão, pesam contra a campanha trumpista a guerra russa na Ucrânia e a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza.

De um lado, a promessa de Trump de encerrar a guerra na Ucrânia em 24 horas parece longe de ser cumprida.

De outro, o presidente norte-americano deu carta branca para Israel devastar o território palestino, em uma campanha militar que já deixou um rastro de dezenas de milhares de mortos e durante a qual foram praticados atos de genocídio, segundo investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU). Israel nega a acusação. A presidente da comissão da ONU responsável pelo inquérito, Navi Pillay, afirma dispor de provas para embasar a denúncia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também não ajuda a iniciativa de Trump para rebatizar o Pentágono como "Departamento de Guerra".

Os candidatos mais qualificados entram em uma lista restrita, com cada nome sendo avaliado por um especialista.

"Quando o comitê discute, é essa base de conhecimento que emoldura a discussão. Não se trata de qualquer notícia que tenha recebido mais atenção nas últimas 24 horas", disse Berg Harpviken, que orienta o comitê, mas não vota.

"Estamos cientes de que todos os anos há uma série de campanhas e fazemos o máximo para estruturar o processo e as reuniões de forma que não sejamos indevidamente influenciados por nenhuma campanha", disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O Comitê do Nobel atua de forma totalmente independente e não pode se dar ao luxo de levar essas considerações em conta ao discutir candidatos individuais", disse Berg Harpviken.

A Noruega acredita firmemente no multilateralismo que o criador do prêmio, Alfred Nobel, defendeu em vida, mas que foi abalado pela política "América em Primeiro Lugar" de Trump.

Trump, um Nobel improvável?

Em bolsas de apostas online, Donald Trump figura entre os favoritos ao Prêmio Nobel da Paz. Já os especialistas na premiação veem poucas chances reais de que isso venha a ocorrer.

"Esse tipo de pressão costuma ser contraproducente", afirma Halvard Leira, diretor de pesquisa do Instituto Norueguês de Relações Internacionais. "Se o comitê concedesse o prêmio a Trump agora, obviamente seria acusado de se curvar" e de desrespeitar a independência que afirma ter, disse ele à AFP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em agosto, um trio de historiadores do Nobel foi além.

"Os membros do Comitê do Nobel teriam que ter enlouquecido", escreveram em um artigo de opinião ao comentarem a possibilidade de o prêmio ser outorgado a Trump.

*Com informações da AFP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

LUXO NAS ALTURAS

Cachoeira, cinema 24h e jacuzzi com vista: o melhor aeroporto do mundo vai muito além do embarque e do desembarque

29 de outubro de 2025 - 12:03

Da cachoeira mais alta do mundo a suítes com caviar e fragrâncias Bvlgari, o luxo aéreo vive um novo auge nos aeroportos da Ásia

NÃO É PELA QUÍMICA

Por que a emissão de vistos de turismo e negócios para brasileiros continua mesmo com o ‘shutdown’ nos EUA

29 de outubro de 2025 - 11:01

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil informam que os vistos de turismo e negócios seguem em processamento

VERSALHES OU LAS VEGAS?

A nova Casa Branca de Trump: uma reforma orçada em US$ 300 milhões divide os EUA

27 de outubro de 2025 - 16:32

Reforma bilionária da Casa Branca, liderada por Trump, mistura luxo, política e polêmica — projeto sem revisão pública independente levantou debate sobre memória histórica e conflito de interesses

MOTOSSERRA LIGADA

Mercado festeja vitória expressiva de Milei nas eleições: bolsa dispara e dólar despenca; saiba o que esperar da economia argentina agora

27 de outubro de 2025 - 12:19

Os eleitores votaram para que candidatos ocupem 127 posições na Câmara dos Deputados e 24 assentos no Senado, renovando o Congresso da Argentina, onde Milei não tinha maioria

A BOLADA QUE LEVOU PARA CASA

Garoto de ouro: João Fonseca já soma R$ 13 milhões em prêmios e entra para o top 30 da ATP aos 19 anos

27 de outubro de 2025 - 11:30

Aos 19 anos, João Fonseca conquista seu primeiro título de ATP 500, entra para o top 30 do ranking mundial e já soma R$ 13 milhões em prêmios na carreira

MÁQUINA DE GUERRA

Máquina de guerra flutuante: conheça o porta-aviões enviado pelos EUA à costa da Venezuela e que ameaça a estabilidade regional

27 de outubro de 2025 - 11:01

Movido por reatores nucleares e equipado com tecnologia inédita, o colosso de US$ 13 bilhões foi enviado ao Mar do Caribe em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela

VITÓRIA SURPREENDENTE

A motosserra ronca mais alto: Javier Milei domina as urnas das eleições legislativas e ganha fôlego para acelerar reformas na Argentina

26 de outubro de 2025 - 22:20

Ao conseguir ampliar o número de cadeiras no Congresso, a vida do presidente argentino até o fim do mandato, em 2027, deve ficar mais fácil

BANDEIRA BRANCA

EUA e China costuram acordo sobre terras raras e tarifaço às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping; veja o que foi discutido

26 de outubro de 2025 - 17:27

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Argentina decide futuro do governo de Javier Milei nas eleições deste domingo; entenda o que está em jogo

26 de outubro de 2025 - 14:03

O partido de Milei, o La Libertad Avanza (LLA), busca conquistar ao menos um terço dos assentos na Câmara de Deputados e no Senado

EM INVESTIGAÇÃO

Roubo de joias no Museu do Louvre: polícia da França prende dois suspeitos, mas peças não são encontradas

26 de outubro de 2025 - 12:05

Apesar da prisão dos suspeitos, a França — e o mundo — pode nunca mais ver as joias, segundo especialistas

DOIS ANOS DE MISTÉRIO

O dia em que a Mona Lisa desapareceu: o crime que consolidou a pintura de Da Vinci como ícone mundial da arte

25 de outubro de 2025 - 13:32

O desaparecimento da Mona Lisa em 1911 mudou para sempre o destino da obra de Leonardo da Vinci. Entenda como o roubo no Louvre fez do quadro o símbolo mais famoso da arte mundial

QUER MORAR NA ITÁLIA?

Como é o charmoso vilarejo italiano que fica perto de Florença e promete pagar metade do aluguel para você morar lá

25 de outubro de 2025 - 10:11

Com pouco menos de mil habitantes, Radicondoli, na Toscana, oferece subsídios para compra de imóveis, aluguel e até abertura de negócios

UMA CANETA AMIGA

Além do fundador da Binance, confira outros 3 perdões de Donald Trump

24 de outubro de 2025 - 19:51

Mais de 1500 pessoas já foram perdoadas por Donald Trump, apenas em 2025. Relembre alguns dos casos mais icônicos

ESQUECERAM DE MIM?

O crime perfeito que não aconteceu: pintura de Picasso é encontrada e polícia revela o motivo do misterioso desaparecimento

24 de outubro de 2025 - 12:21

A pintura de Picasso deveria estar em exibição desde 9 de outubro, mas, dez dias depois, foi oficialmente dada como desaparecida. Mas o que aconteceu, na realidade?

MENOS FUNCIONÁRIOS

É por causa de 30 centavos? O plano da Amazon para substituir 600 mil funcionários por robôs

23 de outubro de 2025 - 16:05

A gigante fundada por Jeff Bezos tem planos ambiciosos para o futuro do trabalho, automatizando as operações e reduzindo custos

APERTA O PLAY!

China vs. Estados Unidos: começou uma nova guerra fria? O que está em jogo na disputa entre Trump e Xi

23 de outubro de 2025 - 15:25

Convidado desta edição do podcast Touros e Ursos, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor da FGV, comenta os impactos da disputa e se ela pode afetar a reaproximação entre Brasil e EUA

NOVA RECEITA?

Trump quer Coca-Cola com açúcar “de verdade” — e o Brasil pode acabar ajudando a adoçar o ícone americano

23 de outubro de 2025 - 11:45

O refrigerante 100% americano pode acabar com um ingrediente made in Brazil

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar