🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

A HORA H

Trump assina decreto que confirma tarifa de 50% para o Brasil, mas adia entrada em vigor para 6 de agosto

Até o momento, o Brasil é o país que recebeu a maior tarifa, sem que houvesse avanços nas tentativas de negociação com os EUA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de julho de 2025
15:18 - atualizado às 16:27
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação
Imagem: Canva Pro/ Grok Montagem Seu Dinheiro

O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu acabar com o suspense. Segundo comunicado oficial da Casa Branca, Trump assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que confirma a taxa de 50% sobre os produtos importados do Brasil pelos EUA. Há uma série de produtos que foram beneficiados e excluídos da taxação (você pode saber mais aqui).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, segundo a decisão de Trump, as tarifas devem entrar em vigor a partir de 6 de agosto, próxima quarta-feira, e não mais nesta sexta-feira (1º).

A decisão veio a público poucas horas depois de os EUA terem anunciado sanções da lei Magnitsky ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Também hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrevista ao jornal norte-americano The New York Times dizendo que não iria se curvar a Trump.

O que diz o decreto de Trump sobre o Brasil

A ordem executiva afirma que há uma nova emergência nacional e impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos vindos do Brasil — elevando a alíquota total para 50%. A medida, segundo a nota oficial, é uma resposta a ações do governo brasileiro, que são consideradas ameaça “extraordinária” aos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Hoje, o presidente Donald J. Trump assinou uma Ordem Executiva implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o valor total da tarifa para 50%, para lidar com políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos", afirma o comunicado da Casa Branca.

Leia Também

O comunicado cita expressamente o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, e acusa o Brasil de promover "violação dos direitos humanos": "A Ordem considera que a perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados pelo Governo do Brasil contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores são graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil."

A ordem executiva também justifica as tarifas como uma forma de preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão dos norte-americanos e defender empresas do país. A ameaça estaria, de acordo com o comunicado da Casa Branca, na suposta censura forçada por autoridades brasileiras, indo contra a política externa de "EUA em Primeiro Lugar" de Trump.

As tarifas foram aplicadas com base na Lei dos Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês) de 1977, que, segundo o texto, tem como objetivo enfrentar a perseguição política e as violações de direitos humanos atribuídas ao governo brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Alexandre de Moraes é citado como exemplo, sob a acusação de “abusar de sua autoridade para intimidar opositores, proteger aliados e coordenar ações com outros ministros da Corte que teriam prejudicado empresas americanas que operam no Brasil”.

Quando foi que tudo isso começou...

Até o momento, o Brasil é o país que recebeu a maior tarifa, sem que houvesse avanços nas tentativas de negociação com os EUA.

A alíquota de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada por Trump inicialmente em 9 de julho, por meio de uma carta enviada ao Brasil e publicada em sua rede social, o Truth Social.

No documento, o republicano usou Bolsonaro como justificativa para a medida, afirmando que "a forma como o Brasil trata o ex-presidente é uma desgraça internacional".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump também fez críticas ao STF, acusando a instituição de ser responsável por "ataques do Brasil contra a liberdade de expressão dos norte-americanos".

O anúncio não foi exatamente uma surpresa, já que a autoridade máxima dos EUA já havia sinalizado que aplicaria tarifas sobre os países do Brics.

Antes disso, Trump já havia publicado outra carta fazendo referência a Bolsonaro. “Compartilho de seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado sobre os ataques à livre expressão — tanto no Brasil, como nos EUA — vindo do atual governo", disse Trump.

A reação de Lula à época

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu às investidas de Trump. Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão, o petista chamou de chantagem as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto", iniciou Lula.

Em seguida, ele afirmou que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo.

"Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos EUA e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos", continuou.

Sobre as alegações de Trump em relação ao julgamento de Bolsonaro pelo STF, Lula reforçou que o Brasil tem um Poder Judiciário independente e que o país respeita o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI SUBIR OU CAIR

EUA tomam petroleiro na costa da Venezuela — o que pode acontecer com os preços de petróleo? 

11 de dezembro de 2025 - 15:33

As cotações operam em queda nesta quinta-feira (11), com os investidores concentrados nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia; entenda o que mexe com o mercado agora

O QUE FAZER AGORA?

Os juros caíram nos EUA: as janelas de oportunidade que se abrem para o investidor brasileiro 

10 de dezembro de 2025 - 18:01

Entenda por que a decisão do Fed desta quarta-feira (10) — que colocou a taxa na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano — importa, e como montar uma carteira de olho nos juros norte-americanos

O AFROUXAMENTO VEIO

A última do ano: Fed atende chamado do mercado e corta juros em 0,25 pp; a projeção para 2026 é de uma redução

10 de dezembro de 2025 - 16:10

No comunicado, o BC norte-americano indica que a incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada nos EUA e que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses

EM BUSCA DO HEXA

Copa do Mundo 2026: passagens para as cidades onde o Brasil joga já estão mais caras; confira os preços

10 de dezembro de 2025 - 11:23

Simulações do Google Flights mostram que as viagens para Nova York, Filadélfia e Miami ficaram mais caras após o sorteio da Copa do Mundo 2026

COMENDO PELAS BEIRADAS

Criptomoedas como o bitcoin (BTC) podem ser um risco para os bancos dos EUA, segundo a Fitch — mas há janelas de oportunidade 

9 de dezembro de 2025 - 19:41

A agência de classificação de risco aponta benefícios na emissão de stablecoins, na tokenização de depósitos e no uso de tecnologia blockchain

TUDO EM UM LUGAR SÓ

Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité 

9 de dezembro de 2025 - 18:20

A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira

MIAMI INVITATIONAL

João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário

8 de dezembro de 2025 - 20:30

João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito

DEU A BÊNÇÃO

Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York

8 de dezembro de 2025 - 20:09

Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China

NOVA MINA DE OURO?

O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas 

8 de dezembro de 2025 - 19:31

O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora

BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

DECISÃO DOS CONFRONTOS

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento

5 de dezembro de 2025 - 11:55

O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos

PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar