🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CEDEU, MAS NEM TANTO

Putin não aguentou a pressão? Rússia diz que pode negociar a paz direto com a Ucrânia — mas mantém condições

Presidente russo sinaliza na direção do fim do conflito, mas não retira condições para o fim da guerra no leste da Europa

Vladimir Putin, presidente da Rússia.
A Rússia ainda não retirou da mesa nenhuma das suas condições para encerrar o conflitoImagem: Kremlin/Divulgação

O cessar-fogo de Páscoa entre Rússia e Ucrânia pode ter aberto um caminho para conversas sobre o fim da guerra, ao menos no lado do presidente Vladimir Putin, que propôs nesta segunda-feira (21) negociações bilaterais com Kiev e disse estar aberto a outras pausas após uma trégua de 30 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “boa vontade” de Vladimir Putin acontece após pressão dos EUA para que as negociações de paz avançassem e vem na esteira da proposta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para estender trégua em 30 dias para alvos civis.

A possibilidade de conversas bilaterais foi citada durante entrevista de Putin à TV estatal russa, na qual o líder russo diz que Moscou estava aberta a qualquer iniciativa de paz e esperava o mesmo de Kiev.

"Tudo isso é assunto para estudo cuidadoso, talvez até bilateral. Não descartamos essa possibilidade", disse Putin, de acordo com a Reuters.

Mais tarde, a mensagem foi reforçada por um porta-voz do Kremlin, que confirmou a possibilidade de negociações diretas com a Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Quando o presidente disse que era possível discutir a questão de não atingir alvos civis, inclusive bilateralmente, o presidente tinha em mente negociações e discussões com o lado ucraniano", disse Dmitry Peskov, de acordo com a agência de notícias Interfax.

Leia Também

É SÓ O COMEÇO

O melhor está por vir para a TSMC após alta de 55% no ano. Entenda o que a Nvidia e Elon Musk têm a ver com o futuro das ações

SHERLOCKS DOS AMINOÁCIDOS

Mistério sobre a origem da vida: Nobel de Química premia dupla que resolveu enigma de mais de um século

Empenho de Donald Trump para encerrar a guerra

O presidente dos EUA, Donald Trump, está empenhado em encerrar a guerra que já dura mais de três anos.

A esperança da Casa Branca era conseguir encerrar o conflito antes da Páscoa, o que não aconteceu. Mas Trump não desiste. 

No mês passado, a Rússia rejeitou uma proposta dos EUA para um cessar-fogo total de 30 dias, que a Ucrânia havia aceitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autoridades norte-americanas mantiveram conversas paralelas com ambos os lados na Arábia Saudita, mas concordaram apenas com pausas limitadas nos ataques a alvos energéticos, condição que ambos os lados se acusam de violar.

A ideia de Trump é congelar o avanço russo, proibir a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aceitar a soberania da Rússia sobre os territórios anexados.

O esforço mais recente para o fim do conflito veio na última sexta (18), quando os EUA indicaram que abandonariam completamente as negociações de paz na Ucrânia se as partes não fizessem mais progressos em poucos dias.

Nesta segunda-feira (21), Trump disse, sem fornecer detalhes, que um acordo entre russos e ucranianos seria anunciado nesta semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rússia segue exigente para encerrar o conflito

A Rússia ainda não retirou da mesa nenhuma das suas condições para encerrar o conflito. Isso inclui a concessão, por parte da Ucrânia, dos territórios que Putin afirma ter anexado e a aceitação da neutralidade permanente.

A Ucrânia vê na aceitação dos termos uma rendição, que deixaria o país sem defesa caso Moscou ataque novamente.

Outro ponto crucial para o Kremlin é que Kiev não se torne parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ponto em comum com os EUA. 

Segundo a Deutsche Welle, o enviado de Washington à Ucrânia, General Keith Kellogg, disse neste domingo (21) que a adesão à aliança militar ocidental estava "fora de questão" para Kiev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Trump, a possível adesão da Ucrânia à aliança foi a causa da invasão russa. O porta-voz do governo russo expressou "satisfação" com o fato de a Casa Branca ter descartado a possível futura adesão da Ucrânia à Otan.

*Com informações de Reuters e Deutsche Welle

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Henry Kissinger 2 de outubro de 2026 - 15:05

NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÃO

Henry Kissinger, o Nobel da Paz que tentou devolver o prêmio, mas não conseguiu

2 de outubro de 2026 - 15:05
Peter Handke 30 de setembro de 2026 - 16:32
nvidia ações nvda ia 28 de setembro de 2026 - 19:18
Montagem com um fundo com notas de dólares e, ao centro, uma mão segurando um iPhone Duo aberto. 28 de setembro de 2026 - 14:30
27 de setembro de 2026 - 11:00
Imagem de um globo, com um termômetro e uma seta vermelha com a inscrição El Niño 25 de setembro de 2026 - 19:30
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 25 de setembro de 2026 - 17:27
bandeira dos estados unidos em wall street 25 de setembro de 2026 - 15:42
Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos após encontro na Coreia do Sul 24 de setembro de 2026 - 19:58
Gráfico de ações sobre bandeira dos Estados Unidos 24 de setembro de 2026 - 15:03
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Assembleia Geral da ONU 22 de setembro de 2026 - 13:37
Ata Fed 20 de setembro de 2026 - 16:45
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 20 de setembro de 2026 - 10:03
Bandeira do Japão e do Brasil 18 de setembro de 2026 - 18:00

LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO

Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você

18 de setembro de 2026 - 18:00
O presidente do Federal Reserve, Kevin Warsh, fala de pé, em frente a um púlpito, durante coletiva de imprensa na sede do banco central norte-americano, em Washington, D.C. 16 de setembro de 2026 - 15:01
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 15 de setembro de 2026 - 18:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar