O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Agência aprova plano emergencial para evitar instabilidade elétrica em a excesso de energia solar e eólica
O setor elétrico brasileiro acaba de encarar uma daquelas ironias que só sistemas complexos conseguem produzir. Após anos discutindo escassez hídrica, térmicas caras e risco de apagão, o país agora tem um novo problema: energia limpa demais.
E, sim, isso virou assunto para decisão regulatória. Na semana passada, a Aneel aprovou um plano emergencial apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para permitir cortes compulsórios de geração renovável em determinadas usinas. O alvo imediato são as chamadas usinas Tipo III — PCHs, usinas a biomassa e outras centrais ligadas às redes de distribuição e, portanto, fora do despacho direto do ONS.
O diagnóstico é simples. A solução, nem tanto.
O Brasil está produzindo mais energia renovável do que o sistema é capaz de administrar em alguns momentos.
O sistema elétrico vive do equilíbrio entre oferta e demanda. E esse equilíbrio exige que o ONS consiga modular a geração segundo a variação do consumo.
Mas o avanço acelerado da solar e da eólica, sobretudo no Nordeste, somado à expansão da micro e minigeração distribuída (MMGD), criou uma situação inédita: momentos do dia em que a carga líquida cai a níveis tão baixos que o ONS perde margem de controle sobre frequência e tensão, os dois parâmetros vitais para evitar blecautes.
Leia Também
Os sinais de alerta soaram alto em 4 de maio e 10 de agosto, quando a operação do SIN ficou próxima do limite. Em linguagem menos técnica: havia vento demais, sol demais e consumo de menos, tudo ao mesmo tempo.
Resultado? O operador passou a desligar usinas diariamente para evitar instabilidade.
Diante desse cenário, a Aneel autorizou o ONS a coordenar cortes de geração nas usinas Tipo III sempre que houver risco para a segurança operativa.
O mecanismo funciona assim:
As distribuidoras terão 20 dias para criar suas próprias Instruções de Operação, detalhando como agirão quando vier a ordem de corte.
Tudo isso porque, ao contrário de grandes hidrelétricas e térmicas, essas usinas não podem ser despachadas diretamente pelo operador. São peças descentralizadas em uma engrenagem que exige centralização.
O plano começa mirando 12 distribuidoras que concentram 80% da potência instalada de usinas Tipo III:
Outras podem ser incluídas, caso o problema se espalhe.
Prazo termina hoje para concorrer a uma das 60 vagas com remuneração equivalente a cerca de 14 salários mínimos
Estudo do LinkedIn aponta competências técnicas e comportamentais em alta, destacando IA, gestão de projetos e comunicação estratégica em diferentes áreas
Aeronaves ficam isentas; 25% das vendas ao país terão taxa de 10%
Há processos e investigações envolvendo a Ambipar, Banco de Santa Catarina, Reag Investimentos, Reag Trust e outras empresas conectadas ao caso
Enquanto a Lotofácil tem vencedores praticamente todos os dias, a Mega-Sena pagou o prêmio principal apenas uma vez este ano desde a Mega da Virada.
Cidade do interior de Minas Gerais ficou conhecida por ser o ‘Vale da Eletrônica’ no Brasil
Autores de um novo estudo dizem que as bulas das estatinas deveriam ser alteradas para refletir a conclusão
Expectativa com o lançamento do GTA 6 reacende debate sobre reprecificação no mercado de games; produtora ainda não divulgou o preço oficial.
Confira como os rendimentos variam entre os estados e onde estão as melhores e piores remunerações do país
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira, mas foi a que deixou os sortudos mais próximos da marca de R$ 1 milhão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Lotomania e a Lotofácil são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (23); confira os valores.
Elon Musk, homem mais rico do mundo e dono da SpaceX e Tesla, afirma que quer construir os centros no espaço, com uso de energia solar
A competitividade dos produtos brasileiros vai aumentar, na visão do vice-presidente. “Algumas indústrias, se não exportarem, não sobrevivem”, disse
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que até 22% dos empregos atuais serão impactados até 2030, com profissões qualificadas também na linha de corte
“Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria”, declarou Lula, em viagem à Índia