🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

APENAS EM JANEIRO

Simples Nacional 2026: pequenas empresas podem migrar para o regime neste mês 

O prazo para solicitar o enquadramento termina em 30 de janeiro, último dia útil do mês

Brasil registra recorde em 2025 com abertura de 4,6 milhões de pequenos negócios
Pequenas empresas podem migrar para o Simples Nacional neste mêsImagem: Freepik/Jcomp

Micro e pequenas empresas (MPEs) que pretendem aderir ao Simples Nacional em 2026 precisam ficar atentas ao calendário da Receita Federal. O prazo para solicitar o enquadramento termina em 30 de janeiro, último dia útil do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A opção deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal do Simples Nacional. Quem perder a data ficará impedido de ingressar no regime ao longo do ano, podendo fazer um novo pedido apenas em janeiro de 2027.

Criado em 2006, o Simples Nacional é um regime tributário que unifica o recolhimento de impostos em uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), simplificando o cumprimento das obrigações fiscais.

Quem pode optar pelo Simples Nacional?

Atualmente, três categorias podem integrar o Simples Nacional. O microempreendedor individual (MEI) é enquadrado automaticamente no Simples Nacional no momento da abertura do CNPJ, na modalidade Simei.

Já a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP) precisam solicitar formalmente a opção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • MEI: faturamento de até R$ 81 mil por ano, com até um funcionário e sem possibilidade de ter sócios ou participar de outras empresas;
  • ME: faturamento de até R$ 360 mil por ano, com até 10 funcionários e possibilidade de ter sócios;
  • EPP: faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, com até 100 funcionários e possibilidade de ter sócios.

Empresas que já são optantes pelo Simples Nacional não precisam renovar a opção anualmente. No caso do MEI excluído do Simples e desenquadrado do Simei, é necessário solicitar novamente a opção pelo Simples Nacional e, em seguida, pelo Simei.

Leia Também

BUILDINGS SUMMIT 2026

Mercado Livre vê ‘longo caminho’ para o e-commerce no Brasil e aposta em nova fronteira — mas há um obstáculo para o setor

A CONTA DA GOVERNABILIDADE

A euforia com Flávio Bolsonaro pode virar frustração? Por que uma vitória sobre Lula não é cheque em branco para reformas

Para ingressar no Simples Nacional, a empresa deve possuir:

  • CNPJ;
  • inscrição municipal;
  • inscrição estadual, quando exigida.

Débitos em cobrança na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional devem ser regularizados conforme as orientações da Receita. Já pendências com estados, Distrito Federal ou municípios devem ser tratadas diretamente com cada ente.

Quais são os impeditivos para que a empresa se enquadre no Simples Nacional?

Não há restrições quanto ao número de sócios; entretanto, existem limitações relacionadas ao perfil dos empreendedores. Por exemplo, eles não podem ser domiciliados no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o negócio não pode configurar, no Brasil, filial, sucursal, agência ou representação de uma pessoa jurídica com sede no exterior.

O empreendedor também deve analisar o setor de atuação e assegurar que a atividade exercida não esteja enquadrada entre aquelas vedadas ao Simples Nacional.

Entre as áreas proibidas estão empresas que:

  • sejam geradoras, transmissoras, distribuidoras ou comercializadoras de energia elétrica;
  • exerçam atividades de importação ou fabricação de automóveis e motocicletas;
  • realizem atividades de importação de combustíveis;
  • se dediquem à produção ou venda no atacado de cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes, cervejas sem álcool e bebidas alcoólicas (exceto, a partir de 2018, aquelas produzidas ou vendidas no atacado por micro e pequenas cervejarias, micro e pequenas vinícolas, produtores de licores e micro e pequenas destilarias).

Como funciona a adesão ao Simples Nacional em 2026?

A solicitação pode ser feita até o dia 30 de janeiro, por meio do portal do Simples Nacional. Se o pedido for deferido, a adesão retroage a 1º de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No momento da solicitação, a empresa deve declarar que não incorre em nenhuma situação impeditiva prevista na legislação.

A verificação de pendências é automática e envolve Receita Federal, estados, Distrito Federal e municípios. Se não houver pendências, a opção é deferida. Caso contrário, o pedido permanece em análise.

Durante o prazo de opção, é possível regularizar as pendências impeditivas, sem necessidade de novo pedido. Também é permitido cancelar a solicitação, desde que ela ainda não tenha sido aceita.

O andamento da solicitação pode ser acompanhado no serviço "Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional", também no portal do Simples Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado final da opção está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de fevereiro.

O que fazer em caso de indeferimento?

Se a opção for indeferida, será emitido um Termo de Indeferimento pelo ente federado responsável. Quando houver pendências com mais de um ente, serão emitidos termos distintos.

No caso da Receita Federal, a comunicação ocorre por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN).

A contestação deve ser feita diretamente ao ente que apontou a irregularidade, respeitando os prazos da legislação aplicável. Para indeferimentos da Receita Federal, o prazo é de 30 dias a partir da ciência do termo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 7 de outubro de 2026 - 12:03
renda carros usados 6 de outubro de 2026 - 8:00
5 de outubro de 2026 - 14:21
Mega-Sena perde a liderança dos maiores prêmios das loterias da Caixa. 5 de outubro de 2026 - 7:48
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 4 de outubro de 2026 - 11:39
Botijões do programa Gás do Povo, benefício social para famílias de baixa renda 4 de outubro de 2026 - 5:13
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 3 de outubro de 2026 - 5:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar