O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Em entrevista nesta quarta-feira (5), o petista disse que o mundo não pode se preocupar com as “bravatas” do presidente norte-americano
O Brasil por ora não é alvo do tarifaço de Donald Trump. Mas o presidente Lula já deixou claro que o país não deixará barato se os Estados Unidos taxarem os produtos brasileiros.
“É lógico. É o mínimo de decência um governo utilizar a reciprocidade”, afirmou.
Em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (5), Lula disse que o republicano realiza “bravatas”, ou seja, ameaças vazias e exageradas, e que ele está isolando os EUA do mundo.
“Tem um tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha dele assim. Tomou posse e já anunciou ocupar a Groenlândia, anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, reocupar o Canal do Panamá”, disse.
“Sinceramente, nenhum país, por mais importante que seja, pode brigar com todo mundo o tempo todo", afirmou Lula. “Os Estados Unidos estão se isolando do mundo”.
O petista lembrou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite a taxação de até 35% para qualquer produto. Com isso, se o Brasil for alvo de taxações pelos EUA ou outro país, haverá retaliação — ou o famoso “toma lá, dá cá”.
Leia Também
“Para nós, o que seria importante seria os EUA baixarem a taxação e nós abaixarmos a taxação, mas se ele ou qualquer país aumentar a taxação do Brasil, usaremos a reciprocidade e vamos taxar eles também”, declarou.
LEIA MAIS: Onde investir no exterior em 2025? EQI Research traz recomendações para dolarizar a carteira em guia gratuito
Lula defendeu que o Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros emergentes — tenha o direito de discutir uma eventual troca da moeda comum para as negociações, sem usar o dólar.
Vale lembrar que antes mesmo de tomar posse, Trump já havia ameaçado taxar o Brics caso o grupo resolvesse adotar outra moeda nas trocas comerciais.
“O Brics significa praticamente metade da população mundial, metade do comércio exterior do mundo”, afirmou.
“Temos o direito de discutir a criação de uma forma de comercialização que não dependa só do dólar. Não foi o mundo ou a ONU que decidiu que o dólar seria a moeda, foi os EUA”.
Para Lula, o mundo não pode se preocupar com as “bravatas de Trump”: afinal, os Estados Unidos precisam do mundo mais do que o mundo precisa dos EUA.
“É importante que a gente não tenha preocupação com as bravatas do Trump, que a gente discuta o que é importante para nós e para o mundo. Não é o mundo que precisa dos EUA, os EUA também precisam do mundo, precisam conviver harmonicamente com Brasil, México, China. Ninguém pode viver de bravata a vida inteira”, declarou Lula.
“Ele [EUA] não pode agora mudar do país que vendia a ideia da paz para o país que vende a ideia da provocação, da discordância”, disse.
Embora o Brasil não seja alvo das tarifas impostas pelos Estados Unidos até agora, algumas empresas brasileiras podem ser beneficiadas — ou prejudicadas — mesmo indiretamente.
O Seu Dinheiro mostrou exemplos de grandes companhias brasileiras que podem ser impactadas por essa nova guerra comercial na segunda maior economia do mundo.
Vale lembrar que, por enquanto, a taxação dos produtos canadenses e mexicanos está suspensa por 30 dias pelos EUA após acordo firmado no começo desta semana. Mas, caso as tarifas retornem, a Ambev (ABEV3), por exemplo, pode sofrer com a depreciação do dólar canadense.
Por outro lado, o tarifaço também pode criar um cenário favorável para o setor agrícola brasileiro, com oportunidades para JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3) caso os países atingidos decidam impor retaliações aos Estados Unidos — como no caso da China.
Já para a Weg (WEGE3), as medidas do governo dos EUA, com tarifa de 25% sobre os produtos importados do México e do Canadá, marcam uma significativa escalada no protecionismo comercial, mas a companhia está bem posicionada para enfrentar esse cenário.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Prazo termina hoje para concorrer a uma das 60 vagas com remuneração equivalente a cerca de 14 salários mínimos
Estudo do LinkedIn aponta competências técnicas e comportamentais em alta, destacando IA, gestão de projetos e comunicação estratégica em diferentes áreas
Aeronaves ficam isentas; 25% das vendas ao país terão taxa de 10%
Há processos e investigações envolvendo a Ambipar, Banco de Santa Catarina, Reag Investimentos, Reag Trust e outras empresas conectadas ao caso
Enquanto a Lotofácil tem vencedores praticamente todos os dias, a Mega-Sena pagou o prêmio principal apenas uma vez este ano desde a Mega da Virada.
Cidade do interior de Minas Gerais ficou conhecida por ser o ‘Vale da Eletrônica’ no Brasil
Autores de um novo estudo dizem que as bulas das estatinas deveriam ser alteradas para refletir a conclusão
Expectativa com o lançamento do GTA 6 reacende debate sobre reprecificação no mercado de games; produtora ainda não divulgou o preço oficial.
Confira como os rendimentos variam entre os estados e onde estão as melhores e piores remunerações do país
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira, mas foi a que deixou os sortudos mais próximos da marca de R$ 1 milhão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Lotomania e a Lotofácil são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (23); confira os valores.
Elon Musk, homem mais rico do mundo e dono da SpaceX e Tesla, afirma que quer construir os centros no espaço, com uso de energia solar
A competitividade dos produtos brasileiros vai aumentar, na visão do vice-presidente. “Algumas indústrias, se não exportarem, não sobrevivem”, disse
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que até 22% dos empregos atuais serão impactados até 2030, com profissões qualificadas também na linha de corte
“Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria”, declarou Lula, em viagem à Índia