🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DEPOIS DA CRISE

FII RCRB11 zera vacância com locação de imóvel alvo de inadimplência da WeWork — e os cotistas vão ganhar com isso

Até outubro de 2024, o imóvel estava locado para a WeWork. Porém, após passar por uma série de inadimplências, a empresa firmou acordo com o FII RCRB11, que determinou a desocupação do ativo

Edifício Girassol 555, localizado na Vila Madalena, em São Paulo.
Edifício Girassol 555, localizado na Vila Madalena, em São Paulo. - Imagem: Divulgação

O ano de 2024 foi difícil para os fundos imobiliários em geral, mas especialmente para o Rio Bravo Renda Corporativa (RCRB11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de lidar com o cenário macroeconômico, o FII também passou uma boa parte do período em meio a um imbróglio com a empresa WeWork.

A companhia passou por um período de inadimplências durante o primeiro semestre de 2024, quando deixou de pagar os aluguéis devidos ao RCRB11 e outros fundos imobiliários da B3. Na época, o calote prejudicou as receitas e levou o FII a reduzir os dividendos.

Porém, 2025 parece estar trazendo ventos mais favoráveis ao RCBR11.

Após anunciar a locação de um imóvel na Faria Lima e zerar a vacância na região, o FII comunicou a locação da Torre C do Edifícil Girassol 555, ativo que foi alvo da inadimplência da WeWork.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O imóvel está localizado na Vila Madalena, na cidade de São Paulo, e estava sem inquilinos desde outubro de 2024. Agora, o ativo será ocupado pela Opea Securitizadora.

Leia Também

SEM SURPRESA

Juros cada vez menores: Copom corta Selic para 13,75% e não sinaliza próximos passos, embora mercado espere mais cortes

SD EXPLICA

O Brasil vai quebrar? Entenda o que é risco fiscal e como as contas públicas afetam os seus investimentos

Com a operação, o RCRB11 zerou a vacância do fundo. Já os cotistas vão ver um dinheiro extra pingar na conta. A nova locação vai gerar um impacto positivo de R$ 0,08 por cota.

A locação no detalhe

A locação para a Opea foi feita no modelo plug-and-play, ou seja, o ativo já está mobiliado. Isso porque a WeWork já havia deixado o imóvel pronto para o uso quando deixou de ser inquilina na Torre C do edifício.

A determinação fez parte das negociações para a saída da companhia do ativo do RCRB11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, segundo a gestora do FII, a Rio Bravo, a Opea vai absorver toda a estrutura e mobília já instaladas, sem necessidade de investimento em infraestrutura pelo fundo.

O prazo de vigência do contrato é de 7 anos, tendo duração até fevereiro de 2032. Os valores terão o IPCA como índice de reajuste.

Segundo a Rio Bravo, com a locação, a gestão zerou a vacância do fundo cerca de 4 meses antes da meta estabelecida.

A saída da WeWork e o acordo com o RCRB11

Os problemas do fundo com a companhia de escritórios começaram em maio de 2024, quando o primeiro aluguel deixou de ser quitado. Na época, a WeWork era inquilina das três torres do edifício Girassol 555.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos dois meses seguintes, a empresa seguiu acumulando inadimplências com o RCRB11, deixando os pagamentos de maio, junho e julho em aberto. 

Em setembro, o FII moveu um processo contra a WeWork. O fundo conseguiu uma liminar que determinava o despejo da companhia caso os pagamentos dos três meses não fossem realizados.

Porém, em outubro, a empresa estabeleceu um acordo com o RCRB11. Segundo os termos definidos na época, a antiga locatária realizou o pagamento integral dos aluguéis em atraso sem correção e sem multa.

Com as dívidas quitadas, a WeWork pôde continuar a alugar as Torres A e B do imóvel. Além disso, passou a ter um desconto pontual no valor do aluguel pelo período de 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a companhia de coworking precisou desocupar a Torre C do ativo com “mobiliários e demais benfeitorias realizadas”. A WeWork também teve que pagar uma multa de rescisão antecipada.

“A devolução da Torre C do imóvel mobiliado faz parte da estratégia para garantir uma nova locação rápida e com bons termos comerciais”, escreveu o fundo na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
lotofácil da independência loteria sorteio caixa econômica federal (4) 15 de setembro de 2026 - 21:44
lotofácil da independência loteria sorteio caixa econômica federal (4) 15 de setembro de 2026 - 20:01

CHEGOU A HORA

Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026

15 de setembro de 2026 - 20:01
Tela de smartphone exibindo CNH digital; imagem ilustra renovação automática da CNH, prazo extra para CNH vencida e mudanças previstas no novo Código de Trânsito regulamentadas pelo Contran. 15 de setembro de 2026 - 13:13
imóveis 15 de setembro de 2026 - 11:59
casamento donald trump jr putin presidentes 15 de setembro de 2026 - 11:13
savegnago supermercados (1) 15 de setembro de 2026 - 10:20
lotofácil da independência 15 de setembro de 2026 - 6:57
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 14 de setembro de 2026 - 14:55
furacão el niño 14 de setembro de 2026 - 14:06
melhores cidades da europa londres inglaterra turismo viagem viagens 14 de setembro de 2026 - 11:15

EL NIÑO

Calor extremo cria nova ameaça imobiliária em Londres

14 de setembro de 2026 - 11:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar