🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

Monique Lima

Monique Lima

Repórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

SUSTENTABILIDADE

ESG não é caridade: é possível investir em sustentabilidade sem abrir mão da rentabilidade

Fundos IS e que integram questões ESG superaram o CDI no acumulado do ano e ganham cada vez mais espaço na indústria — e entre investidores que buscam retorno financeiro

Monique Lima
Monique Lima
12 de novembro de 2025
6:05 - atualizado às 15:54
Imagem: Grok/ Seu Dinheiro

Gestão de resíduos, tratamento de água e preservação de nascentes, reflorestamento e troca por energia renovável. Estes são alguns exemplos de projetos focados em aspectos sociais e de sustentabilidade financiados por empresas e fundos de investimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante muito tempo, a ideia de investir com foco em sustentabilidade trouxe consigo uma pecha: é preciso abrir mão do retorno financeiro em nome de um propósito maior. Mas essa lógica — quase filantrópica — vem perdendo força à medida que os resultados de empresas e fundos ESG (ambiente, sustentabilidade e governança, na sigla em inglês) mostram o contrário. 

A maioria atinge um retorno acima do CDI, que acompanha a Selic, no maior nível em quase 20 anos — patamar difícil para diversos fundos.

Os fundos de investimento sustentáveis (IS) já movimentam um volume recorde de recursos para o mercado brasileiro. Dados da Anbima, compilados pela XP, mostram que o patrimônio líquido desses fundos atingiu R$ 36,8 bilhões em julho de 2025, um salto de 48,4% desde dezembro de 2024. 

O número de contas de investidores também disparou: 149,8 mil em julho, ante 80,4 mil no fim do ano passado. No entanto, os fundos voltados à sustentabilidade ainda representam uma fração pequena da indústria: apenas 0,37% do total de fundos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os critérios ESG estão se tornando centrais na tomada de decisões, tanto por investidores quanto por empresas”, diz Marcella Ungaretti, head de research ESG da XP. E parte desse crescimento é pelo avanço do mercado em desmistificar o baixo retorno financeiro. De um lado, os próprios fundos IS se provam ao apresentar retornos acima do benchmark.

Leia Também

Do outro, empresas provam que investimentos ESG valem a pena ao apresentar menor volatilidade na bolsa, com qualidade e valuation igual em relação aos pares que não observam esses critérios. 

Fundos IS (muito) acima do CDI 

Entre janeiro e outubro, dos 187 fundos IS e que integram questões ESG levantados pela Anbima, 77% apresentaram retornos acima do CDI, conforme levantamento da consultoria Elos Ayta. Isso significa que esses fundos atingiram rentabilidades acima de 11,8% no acumulado do ano. 

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a principal referência de retorno financeiro para investimentos no Brasil. O indicador acompanha o juro básico do país (taxa Selic), que está em 15% ao ano — o maior nível em 19 anos, que muitos fundos tradicionais custam a atingir. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo que registrou o melhor resultado foi um ativo da gestora JGP: o JGP Equity ESG Previdência FIF Multimercado Investimento no Exterior IS. Seu desempenho superou em seis vezes o retorno do CDI no ano, com rentabilidade de 71% até o fim de outubro. 

O ativo, entretanto, é para investidores profissionais e é utilizado para compor o portfólio de outros fundos, ESG ou não. 

Dentre os fundos abertos para investidores em geral, o que registrou o melhor resultado no ano foi um ativo da Régia Capital, gestora fundada em outubro de 2024 focada em investimentos sustentáveis. O Régia Equities ESG Inst Master FIF Ações IS teve um retorno de 36,6% até outubro, valor três vezes maior que o do CDI no período. 

Considerando os 187 fundos, a média de rentabilidade no ano, até outubro, foi de 18% — 52% acima do CDI. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que impulsiona os fundos sustentáveis

Segundo Carlos Takahashi, diretor da Anbima e coordenador da Rede Anbima de Sustentabilidade, o avanço dos fundos IS vem de uma combinação poderosa: títulos verdes — como debêntures, bonds, CRIS e CRAs com foco em sustentabilidade — e taxas atrativas. 

Além disso, 2025 também tem sido generoso com ações listadas em bolsa. O índice de ações sustentáveis, ISE B3, acumulou 28,9% de valorização até outubro. 

Com esse combo de títulos verdes e ações ESG, Takahashi acredita que é possível unir propósito e performance nos investimentos.

Top 15 fundos ESG com melhores retornos no ano

FundoTipo de investidorRetorno acumulado 2025 (%) Prêmio vs. CDI (%)
JGP Eq ESG Pv FIF Mult Ie IS - Resp LimitadaProfissional71,07603,86
Classe Única de Cotas do Constellation CompoundersQualificado46,86398,12
Classe Única de Cotas do Constellation CompoundersQualificado44,51378,18
Classe Única de Cotas do Constellation CompoundersQualificado42,33359,67
JGP ESG Master FIF Ações IS - Resp LimitadaQualificado37,09315,12
JGP ESG PREV Master FIA ISProfissional37,08315,01
Régia Equities ESG Inst Master FIF Ações IS - RespGeral36,59310,84
Régia Brasilprev Fife ESG 100 Prev FIF Ações IS -Profissional35,84304,53
Neo Navitas B FIF Cic em Ações Resp LimitadaGeral34,90296,50
Bram FIF - Classe de Investimento em Ações IS SustGeral34,62294,11
JGP Ações ESG 100 Prev Aloc Icatu Seg Fc FIF AçõesProfissional34,61294,04
JGP Ações ESG 100 Prev Icatu Seg Fc FIF Ações - ReProfissional34,50293,16
JGP ESG Fc FIF Ações IS - Resp LimitadaQualificado34,36291,90
Neo Navitas Master FIF Ações Resp LimitadaGeral34,08289,54
JGP ESG Inst Fc FI Ações - Feeder VII IS - Resp LiGeral34,04289,25
Fonte: Anbima e Elos Ayta
Levantamento considerou fundos que investem em ESG (IS) e fundos que integram critérios ESG.

ESG não é caridade — é gestão de risco

Mas, afinal, o que são os investimentos em ESG?  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para as empresas, isso significa fomentar aspectos sociais e de sustentabilidade, além de trabalhar a governança para preservar o negócio no longo prazo. 

Andrea Minardi, professora e pesquisadora sênior no Insper, exemplifica a questão ao citar uma cervejaria. A água é um insumo essencial para o negócio. Dessa forma, investir em programas de preservação de nascentes ou uso eficiente de recursos hídricos não é um ato de boa vontade, mas uma forma de proteger o próprio lucro futuro.

Para ela, uma companhia que ignora riscos relevantes — como escassez de recursos naturais ou impactos climáticos — está aumentando o risco para o negócio e depreciando seu valor.

“Tudo isso afeta o fluxo de caixa, o valor da empresa e sua capacidade de pagamento de dívidas e aumento de lucro. Qualquer banco que você perguntar vai responder que riscos climáticos, sociais e de governança fazem parte da avaliação de crédito hoje em dia.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O International Business Report (IBR), pesquisa global trimestral da Grant Thornton que mede as expectativas do empresariado, mostrou que o investimento em ESG (76%) só perde para o investimento em tecnologia (85%) na estratégia das companhias. 

“As empresas brasileiras internalizaram o ESG como diferencial competitivo. É uma transformação impulsionada por exigências regulatórias, mas também pela pressão de clientes, fornecedores e instituições financeiras”, diz Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.  

O que significa investir em ESG? 

A Suzano (SUZB3), por exemplo, tem programas de combate e preservação a incêndios em territórios próprios e de proteção do Estado. A companhia também tem projetos de reflorestamento e restauração de áreas nativas. Tudo isso é considerado estratégico para o seu negócio de comercialização de papel e celulose. 

Outra empresa brasileira reconhecida por práticas ESG é a Lojas Renner (LREN3). A empresa tem aumentado a produção de roupas com fios reciclados ou algodão de origem comprovada. Além de implementar projetos de tratamento de água e resíduos químicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Minardi, com as redes sociais e a internet, hoje é mais fácil acompanhar quais objetivos as empresas comunicam aos seus consumidores e investidores.

Já no caso dos fundos, as estratégias são mais variadas. Há os que consideram riscos e retornos relacionados ao tema ESG para escolher empresas ou projetos e os que têm por fundamento investimentos em projetos sociais, de sustentabilidade e de governança (IS). 

Itaú Asset e BB Asset, por exemplo, seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) para priorizar os projetos financiados via fundos IS. 

Os ODS têm 17 principais metas globais para serem concluídos até 2030. Entre eles estão energia acessível e renovável, água limpa e saneamento básico, educação inclusiva e de qualidade, medidas contra a mudança do clima, entre outros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“São aspectos que guiam nossas decisões, e dentro desses aspectos avaliamos riscos e oportunidades. Um financiamento para a expansão de parques de energia, pensando em data centers para IA. Vamos olhar para o projeto pensando em energias renováveis e demais aspectos de preservação ambiental no processo”, diz Renato Eid, superintendente de investimento responsável da Itaú Asset. 

TFFF: o maior fundo IS de todos

Ainda que o mercado brasileiro esteja avançando na pauta ESG, algumas iniciativas patinam. O governo federal, por exemplo, está bem distante de atingir a meta de arrecadação para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).

O fundo global permanente, lançado na COP30, pretende arrecadar até US$ 125 bilhões para remunerar, com pagamentos anuais por hectare, países em desenvolvimento que conservam florestas tropicais. O objetivo é conseguir US$ 25 bilhões de países e US$ 100 bilhões da iniciativa privada ao longo do tempo —, sendo US$ 10 bilhões até o fim de 2026.   

Até o fechamento deste texto, na terça-feira (11) — segundo dia da COP30 —, os anúncios dos países somavam US$ 5,6 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos diferenciais do TFFF é justamente a sua premissa permanente e promessa de retorno financeiro. O fundo deve manter preservado o capital principal e remunerar anualmente os investidores e países beneficiados apenas com a sua rentabilidade.

“O TFFF não será doação, será investimento. Um fundo de pensão pode investir, um empresário pode investir, um governo pode investir”, afirmou o presidente Lula na Cúpula dos Líderes da COP30.

Não há informação sobre a expectativa de retorno para investidores, mas a projeção de repasse para os países beneficiados no futuro, quando os US$ 125 bilhões forem atingidos, é de US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões por ano. 

Virada de chave

Na visão de Minardi, do Insper, é preciso que o investidor brasileiro comece a ver o ESG como um fator econômico, não apenas de propósito. Afinal, a equação risco-retorno é a premissa básica do mercado de capitais. O investidor vai (e deve) demandar uma remuneração ajustada ao risco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Temos um problema sério de aquecimento global. Se as empresas em que eu invisto não se preocuparem, isso vai se traduzir em prejuízo para o meu investimento”, diz a professora.

“Um fundo de pensão, por exemplo, não pode abrir mão da relação risco-retorno, se não ele não paga a aposentadoria. O gestor deve respeitar isso, mas atrair o investidor de forma inteligente para soluções voltadas à sustentabilidade, social e governança”, diz Minardi. 

Ungaretti, da XP, afirma que, embora o interesse dos investidores brasileiros por fundos e empresas que incorporam práticas ESG esteja aumentando, ainda está concentrado em investidores institucionais e qualificados. Ela acredita que a tendência é o mercado se tornar mais democrático, com mais produtos: fundos, ETFs, bonds e dívidas locais. 

Eid, do Itaú, acredita que o brasileiro assimilou o seu poder enquanto consumidor, ao exigir responsabilidade das empresas. O mesmo precisa acontecer enquanto investidor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As pessoas precisam entender o poder que elas têm com o dinheiro. Tem que questionar o assessor e o gestor: ‘o que essa empresa faz? Quais são os projetos? Como trabalha a mitigação de risco? Pergunta sobre os fundos ESG. Tire dúvidas, só assim essa agenda vai ganhar mais espaço para além da COP30”, disse o superintendente do Itaú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MISTÉRIO

O que aconteceu com o ganhador da Mega da Virada que nunca foi buscar o prêmio

25 de dezembro de 2025 - 9:28

Autor de aposta feita pelos canais eletrônicos da Caixa não reivindicou o prêmio da Mega da Virada de 2020 e o dinheiro ficou com o governo; saiba o que fazer para não correr o mesmo risco

ACIMA DA INFLAÇÃO

Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou

24 de dezembro de 2025 - 13:30

A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior

NA MIRA DA JUSTIÇA

Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF

24 de dezembro de 2025 - 12:42

O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB

ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

LOTERIAS

Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada

20 de dezembro de 2025 - 15:33

O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada

ORÇAMENTO 2026

Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026

20 de dezembro de 2025 - 8:40

Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública

HOMENAGEM

Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso

19 de dezembro de 2025 - 16:29

Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário

DECISÃO EXTREMA DEMAIS?

Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar

19 de dezembro de 2025 - 15:20

O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar