🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CALENDÁRIO DE DIVULGAÇÕES

Agenda econômica: últimos balanços e dados dos Estados Unidos mobilizam o mercado esta semana

No Brasil, ciclo de divulgação de balanços do 4T24 termina na segunda-feira; informações sobre o mercado de trabalho norte-americano estarão no foco dos analistas nos primeiros dias de abril.

calendário do mercado
Imagem: iStock

A semana começa com o mercado de olho na Bolsa brasileira. Mas é sobre os Estados Unidos que os analistas estarão voltados nos primeiros dias de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O último dia de março marca essa segunda-feira (31) como encerramento do ciclo de divulgação dos balanços financeiros do quarto trimestre de 2024 das empresas que operam na B3.

A temporada dos balanços termina com JHSF (JHSF3), Cruzeiro do Sul (CSED3), Orizon (ORVR3) e Serena Energia (SRNA3).

No mesmo dia, sai o tradicional Boletim Focus no Brasil. No exterior, serão divulgadas informações do mercado de crédito ao consumidor do Banco da Inglaterra e os índices de compras dos EUA, China e Japão.

De terça em diante, saem dados importantes da economia brasileira como indústria e fluxo cambial estrangeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na agenda internacional os investidores se preparam para analisar indicadores importantes da economia norte-americana: dados como Balança Comercial, Payroll, Ofertas de Emprego JOLTS, Índice ADP de Variação de Empregos Privados, Demissões Anunciadas Challenger e os Pedidos Semanais por Seguro-Desemprego.

Leia Também

MAIS LIDAS DO SD

Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana

É BOM SABER

Todos os números da Lotofácil da Independência: veja os resultados e as dezenas que mais saíram na história

O payroll, principal relatório de emprego dos EUA, chega na sexta-feira (27), atraindo os holofotes do mercado internacional e fechando a semana. Enquanto isso, no Brasil, a inflação ganha destaque com a divulgação do IGP-DI de março e da balança comercial. 

Dados da última semana


Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) publicou a ata da última reunião. Na reunião, a Selic foi elevada em 1 ponto percentual (p.p.), em decisão unânime. A taxa básica de juros saiu de 13,25% para 14,25% ao ano.

No documento, a equipe afirma que as incertezas em torno de políticas nos Estados Unidos têm impacto sobre expectativas e inflação, além de restringirem novos investimentos. Segundo os diretores, parte dessa deterioração já está se materializando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comitê diz que o ambiente externo segue desafiador “em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente pela incerteza acerca de sua política comercial e de seus efeitos”.

Outro destaque da semana, foi o Relatório de Política Monetária (RTM), onde o Banco Central (BC) atualizou suas projeções para a economia brasileira.

A estimativa do banco para a inflação em 2025 é de 5,1%. O BC diz que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve seguir com variações mensais elevadas e o acumulado em 12 meses deve permanecer ao redor de 5,5% — as projeções apontam para 5,5% e 5,6% nos três primeiros trimestres, e 5,1% no final do ano.

No curto prazo, o banco espera altas na inflação de 0,63% em março, 0,42% em abril, 0,26% em maio e 0,27% em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda em solo brasileiro, o mercado também recebeu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Em março, o dado subiu 0,64%, indicando uma desaceleração em relação à alta de 1,23% apurada em fevereiro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agora, a prévia da inflação acumula alta de 1,99% no ano e de 5,26% em doze meses. No mês passado, esses números eram de 1,34% e 4,96%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Imagem gerada por inteligência artificial mostra muitos condôminos discutindo em um condomínio com diversas torres de prédios. Ao fundo, há ainda uma churrasqueira e uma piscina 10 de setembro de 2026 - 12:35
Botijões de gás de cozinha do programa Gás do Povo em destaque, com identidade visual do governo federal, representando benefício social para recarga gratuita de gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. 10 de setembro de 2026 - 9:01
Bomba de combustível diesel e gasolina 9 de setembro de 2026 - 19:15
Chuva forte em São Paulo 9 de setembro de 2026 - 16:02
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o projeto da OpenAI, dona do ChatGPT, para Wall Street. 9 de setembro de 2026 - 15:04
ID da foto:1275677842 9 de setembro de 2026 - 10:10
Fim do feriado 7 de setembro. 8 de setembro de 2026 - 6:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar