Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Guilherme Castro Sousa

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Discursos de lideranças do Fed e ata do Copom movimentam a semana de IPCA no Brasil

Após a Super Quarta, a semana deve ser agitada por indicadores decisivos e dados sobre atividade econômica e inflação por aqui

Guilherme Castro Sousa
3 de fevereiro de 2025
7:02 - atualizado às 13:35
Calendário
Imagem: iStock

Após uma semana marcada pela Super Quarta, a agenda econômica promete manter os investidores de olho em uma série de indicadores cruciais para a política monetária — aqui e lá fora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde os pronunciamentos dos membros do Federal Reserve (Fed) até a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), passando pela divulgação dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs), a agenda da semana está repleta de eventos que podem ditar os rumos dos mercados.

Enquanto a temporada de balanços das empresas norte-americanas segue a todo vapor, do outro lado do mundo o Ano Novo Chinês — que marca o início do Ano da Serpente — mantém o feriado prolongado na China até segunda-feira (03). 

Antes mesmo do Brasil abrir a semana com o tradicional Boletim Focus, os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) já estarão em reunião, discutindo os rumos do mercado de energia. A segunda-feira (03) também traz os PMIs industriais de janeiro da Zona do Euro, do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil.

Na terça-feira (04), os investidores poderão entender melhor o cenário monetário no Brasil com a divulgação da ata do Copom, que revela os detalhes da última reunião que elevou a Selic em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do lado norte-americano, os discursos de Raphael Bostic, Mary Daly e Philip N. Jefferson — membros do Fed — devem trazer insights sobre os próximos passos da política monetária dos EUA. Na semana passada, o BC dos EUA manteve a taxa entre 4,25% e 4,50% ao ano e indicou que não tem pressa para promover novos ajustes nos juros. 

Leia Também

A quarta-feira (05) será marcada por dados importantes no Brasil, como a produção industrial de dezembro e o fluxo cambial estrangeiro. Nos Estados Unidos, os pronunciamentos de autoridades do Fed continuam, enquanto a Zona do Euro divulga novos indicadores que podem revelar mais sobre o estado da economia regional.

O destaque da quinta-feira (06) é a decisão da taxa de juros no Reino Unido, acompanhada de um pronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra. 

A semana termina com os brasileiros de olho nos dados de inflação, com a divulgação do índice de preços ao consumidor amplo (IPCA). Nos Estados Unidos, o payroll — como é conhecido o principal relatório de emprego — referente ao mês de janeiro deve movimentar os mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda econômica dos próximos dias

A agenda econômica dos mercados financeiros não vai parar por aí. Para você não se perder em meio aos diversos dados que serão divulgados ao longo desta semana, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos principais eventos dos próximos dias.

Vale lembrar que todos os horários estão no horário oficial de Brasília. Confira:

Segunda-feira (03):

HoraPaísEvento
Todo o diaChinaFeriado - Ano Novo Chinês
06h00Zona do EuroPMI industrial de janeiro
06h30Reino UnidoPMI industrial de janeiro
07h00Estados UnidosReunião da Opep
07h00Zona do EuroIPC de janeiro
08h25BrasilBoletim Focus
10h00BrasilPMI Industrial de janeiro
11h45Estados UnidosPMI industrial de janeiro
14h30Estados UnidosDiscurso de Alberto Musalem, membro do Fed

*Não há balanços relevantes no dia

Terça-feira (04):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
HoraPaísEvento
05h00BrasilIPC-Fipe de janeiro
08h00BrasilAta do Copom
10h00BrasilÍndice de Preços ao Produtor (IPP) de janeiro
12h00Estados UnidosOfertas de Emprego Jolts de dezembro
13h00Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fed
16h00Estados UnidosDiscurso de Mary Daly, membro do Fed
21h30Estados UnidosDiscurso de Philip N. Jefferson, membro do Fed
21h30JapãoPMI do setor de serviços de janeiro
22h45ChinaPMI do setor de serviços Caixin de janeiro

Balanços:

EmpresaTickerHorário
PepsiCoPEPAntes da abertura
PfizerPFEAntes da abertura
PayPalPYPLAntes da abertura
FerrariRACEAntes da abertura
SpotifySPOTAntes da abertura
Alphabet (Google)GOOGLApós o fechamento
AMDAMDApós o fechamento

Quarta-feira (05):

HoraPaísEvento
06h00Zona do EuroPMI Composto e do setor de serviços de janeiro
06h30Reino UnidoPMI Composto e do setor de serviços de janeiro
07h00Zona do EuroIPP de janeiro
08h00Reino UnidoBoletim Trimestral do Banco da Inglaterra (BoE)
09h00BrasilProdução industrial de dezembro
10h00BrasilPMI Composto e do setor de serviços de janeiro
10h15Estados UnidosRelatório ADP de empregos privados de janeiro
10h30Estados UnidosBalança Comercial de dezembro
11h00Estados UnidosDiscurso de Thomas Barkin, membro do Fed
11h45Estados UnidosPMI Composto e do setor de serviços de janeiro
14h30BrasilFluxo cambial estrangeiro
15h00Estados UnidosDiscurso de Austan Goolsbee, do Fed
17h00Estados UnidosDiscurso de Michelle W. Bowman, do Fed

Balanços:

EmpresaTickerHorário
Santander BrasilSANB11Antes da abertura
Itaú UnibancoITUB4Após o fechamento
Walt DisneyDISAntes da abertura
UberUBERAntes da abertura
Novo NordiskNVOAntes da abertura
MicroStrategyMSTRAntes da abertura
Ford MotorFApós o fechamento

Quinta-feira (06):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
HoraPaísEvento
07h00Zona do EuroVendas no varejo de dezembro
09h00Reino UnidoDecisão da taxa de juros
10h30Estados UnidosPedidos por seguro-desemprego
11h15Reino UnidoPronunciamento de Andrew Bailey, presidente do BoE
16h30Estados UnidosDiscurso de Christopher J. Waller, membro do Fed
17h30Estados UnidosDiscurso de Mary Daly, membro do Fef
18h30Estados UnidosBalanço do Federal Reserve (Fed)

Balanços:

EmpresaTickerHorário
MultiplanMULT3Após o fechamento
CCR SACCRO3Após o fechamento
AstraZenecaAZNAntes da abertura
Philip MorrisPMAntes da abertura
ConocoPhillipsCOPAntes da abertura
AmazonAMZNApós o fechamento
CloudflareNETApós o fechamento

Sexta-feira (07):

HoraPaísEvento
09h00BrasilIPCA anual e mensal
10h30Estados UnidosRelatório de Emprego Payroll de janeiro
10h30Estados UnidosPayroll de janeiro
13h08ChinaReservas Cambiais de janeiro
Fonte: Investing.com

Balanços:

EmpresaTickerHorário
Banco BradescoBBDC4Antes da abertura
São MartinhoSMTO3Após o fechamento

*Essa matéria foi atualizada com os dados dos balanços trimestrais no Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Anitta quebra o silêncio sobre encontro com Daniel Vorcaro, do Banco Master

20 de março de 2026 - 11:40

Conteúdo apreendido pela PF detalha reunião de Vorcaro com Anitta e empresários do setor de bets

NOVO NOME NA FAZENDA

Ex-WhatsApp e assessor de Dilma: quem é Dario Durigan, sucessor de Haddad na Fazenda após a candidatura como governador de SP

20 de março de 2026 - 11:04

Lula convence Fernando Haddad à candidatura do governo de São Paulo e presidente anuncia Dario Durigan como o novo ministro da Fazenda

ENTENDA

Estado de greve dos caminhoneiros está mantido, mas classe topa esperar mais tempo e dá prazo para negociações com o governo

20 de março de 2026 - 10:14

Entidades apoiam medida do governo que endurece a fiscalização do piso mínimo do frete e cria regras mais rígidas para o pagamento aos caminhoneiros

ASSIM NÃO DÁ

Mega-Sena 2986, Lotofácil 3640 e outras loterias encalham; centenas de apostadores batem na trave e ficam com gostinho de ‘quero mais’

20 de março de 2026 - 7:04

Enquanto a Lotofácil e a Quina seguem com sorteios diários, Dupla Sena tem nesta sexta-feira (20) o último sorteio antes da Dupla de Páscoa.

GUIA DO LOLLA

O que pode (ou não) levar para o Lollapalooza 2026? Saiba tudo o que você precisa para o festival, como chegar ao Autódromo e o line-up completo

20 de março de 2026 - 5:00

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa antes de ir para o Lollapalooza 2026; veja o “manual de sobrevivência”

AGORA VAI

Ozempic perde patente no Brasil: veja o que acontece com o preço (e a verdade sobre genéricos)

19 de março de 2026 - 17:40

Concorrência deve aumentar após quebra de exclusividade, mas novas versões ainda dependem de aprovação da Anvisa

LEILÕES CANCELADOS

Vai faltar gasolina? Sindicato com Vibra e Raízen alerta governo sobre risco e cobra Petrobras; entenda

19 de março de 2026 - 17:04

“O cenário global atravessa um dos choques mais severos da história recente, elevando preços e intensificando a disputa internacional por suprimentos”, disse o Sindicom em nota

CRISE GLOBAL

Fim da guerra? Itaú BBA trabalha com um cenário e vê efeito limitado no Brasil — pelo menos por enquanto

19 de março de 2026 - 16:21

Banco se baseia em análises políticas que indicam um limite para a participação dos Estados Unidos no conflito

STREAMING

Césio-137: relembre a tragédia em Goiânia que inspirou série da Netflix

19 de março de 2026 - 14:01

“Emergência Radioativa” resgata acidente com césio-137 em 1987 e mostra como a contaminação se espalhou rapidamente

COMBUSTÍVEL EM ALTA

Greve dos caminhoneiros: o dia em que o preço da gasolina passou de R$ 15 e o país parou — mesmo sem pandemia

19 de março de 2026 - 11:19

Com o país em alerta para uma possível nova paralisação, lembrança de 2018 volta ao radar; preços já se aproximam de níveis críticos em algumas regiões

BRILHO SOLITÁRIO

Lotofácil 3639 deixa 2 vencedores a meio caminho do primeiro milhão de reais; Mega volta à cena, mas 3 loterias prometem prêmios maiores hoje

19 de março de 2026 - 7:08

Mesmo sem estar acumulada, a Lotofácil promete prêmio de R$ 7 milhões nesta quinta-feira. Isso porque o número do concurso tem final zero. Mega-Sena só paga mais que a Quina hoje.

AGENDA DE FERIADOS

Hoje, 19 de março, é feriado — mas não em todo Brasil; veja quais cidades e estados folgam nesta quinta-feira e se haverá emenda

19 de março de 2026 - 5:02

Mesmo sem feriados nacionais, março garante folgas regionais. Dia 19 de março permite descanso em dois estados e algumas cidades

ENFIM, CAIU

Copom não recua e corta a Selic em 0,25 p.p., para 14,75% ao ano — próximos ajustes dependem da guerra e da inflação

18 de março de 2026 - 18:35

Diretores do Banco Central optaram por seguir a sinalização anterior, mas o corte de hoje não significa o início do ciclo de afrouxamento monetário

TENSÃO NAS ESTRADAS

A crise que travou o Brasil e derrubou o PIB: relembre a greve dos caminhoneiros de 2018

18 de março de 2026 - 17:30

Paralisação de dez dias causou desabastecimento generalizado e ainda serve de alerta em meio ao aumento do diesel

VAI PESAR NO BOLSO

Conta de luz vai subir o dobro da inflação em 2026 — e o motivo está “escondido” na sua fatura

18 de março de 2026 - 16:50

Enquanto a inflação projetada para o ano é de 3,9%, a tarifa de energia deve subir muito mais

SOB PRESSÃO

Com greve dos caminhoneiros no radar, governo quer zerar ICMS do diesel e dividir conta bilionária

18 de março de 2026 - 14:55

Medida proposta nesta quarta-feira (18) busca segurar preços diante da alta do petróleo e evitar paralisações

PREÇO JUSTO?

Com greve de caminhoneiros à porta, Petrobras (PETR4) bate o pé e reforça política de preços e alta do diesel

18 de março de 2026 - 10:45

A estatal ressaltou ainda que, mesmo após o reajuste, os preços do diesel A acumulam queda de R$ 0,84 por litro desde dezembro de 2022 — uma redução de 29,6%, considerando a inflação do período

GOSTO AMARGO

O chocolate vai desaparecer? Entenda a crise do cacau que pode acabar com o doce no mundo até 2050

18 de março de 2026 - 10:15

Alta de custos, queda na qualidade e mudanças climáticas redesenham a indústria do chocolate e desafiam produtores

TRABALHO DE GRAÇA?

Você treinou robôs sem saber enquanto jogava Pokémon Go — e quem vai ganhar com isso é a inteligência artificial

18 de março de 2026 - 9:32

Bilhões de imagens capturadas por jogadores do Pokémon Go agora estão sendo usadas para treinar robôs de entrega nos EUA

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Com números repetidos, Mega-Sena 2985 faz a festa de 3 ganhadores com quase R$ 35 milhões para cada um; Lotofácil 3638 e Quina 6978 também fazem novos milionários

18 de março de 2026 - 6:45

Enquanto três apostas dividiram o prêmio principal da Mega-Sena, os vencedores da Quina e da Lotofácil ganharam sozinhos. Dia de Sorte e Timemania acumularam. +Milionária pode pagar R$ 31 milhões hoje (18).

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar