O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional
Pode até não parecer, mas o plano de investimentos de uma empresa pode ser tão aguardado e cheio de forças opostas quanto o final de uma novela.
É o caso dos projetos da Petrobras para os próximos cinco anos, que devem ser divulgados nesta semana.
Pense nos personagens: de um lado, estão analistas, gestores e investidores do mercado financeiro. Para eles, a petroleira é uma das maiores empresas da bolsa de valores e vaca leiteira de dividendos.
Do outro, está o governo: a estatal também tem papel relevante nos investimentos em combustíveis, geração de empregos e receitas.
No meio, está o pagamento de dividendos da empresa — essencial para os dois lados.
Além desses personagens, temos o cenário, que ano que vem será bastante instável: a empresa será afetada pela queda do preço internacional do petróleo e pelas eleições presidenciais.
Leia Também
A Petrobras precisará escolher como irá equilibrar seus investimentos, dívida e pagamentos a acionistas. Porém, há um impasse entre o governo Lula e a administração da companhia.
Nesse cabo de guerra, há uma certeza: a política de dividendos deve ser mantida, segundo o próprio diretor financeiro. A editora do Seu Dinheiro, Carolina Gama, conversou com especialistas para entender o que o mercado financeiro espera dos anúncios da estatal. Veja nesta matéria aqui.
Quem estava com saudade de ver o Ibovespa no azul conseguiu voltar a sentir o gostinho ontem. Depois de passar a semana passada inteira no vermelho, o principal índice da B3 voltou a subir, encerrando o pregão de ontem com alta de 0,33%, aos 155.277 pontos.
Com a agenda nacional ainda esvaziada, a bolsa brasileira vai tentar manter a recuperação hoje na esteira dos mercados internacionais.
Lá fora, esta terça-feira (25) conta com novos dados da economia dos EUA. Os investidores ainda digerem a ligação entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping realizada ontem.
Além disso, investidores também acompanham as tensões entre China e Japão, Rússia e Ucrânia e o desenrolar do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), que deve ser aprovado até dezembro, segundo o embaixador brasileiro.
Com isso, as bolsas asiáticas encerraram o dia em alta. Já os mercados europeus amanhecem no vermelho. Em Wall Street, o clima também é de cautela, com os índices futuros de Nova York indicando um dia de perdas para as bolsas norte-americanas.
DESTAQUES DO JORNALISMO
Seu Dinheiro figura no Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2025. Site contou com três jornalistas na primeira seleção que escolhe os 50 mais admirados do país.
POLÍTICA MONETÁRIA
“O Banco Central não se emociona”, diz Galípolo; juro vai se manter restritivo até que inflação chegue à meta de 3%. Em evento da Febraban, o presidente do BC destacou o papel técnico da autarquia para controlar a inflação, sem influência da “questão midiática”.
FORA DAS FRONTEIRAS
Lula mira expansão da Petrobras (PETR4) e sugere perfuração de gás em Moçambique. O presidente afirmou que o país africano tem muito gás natural, mas não tem expertise para a extração — algo que a Petrobras pode oferecer.
PEDIU REFORÇOS
Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso. A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores.
POR UNANIMIDADE
STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro; entenda o que acontece agora. A ministra Cármen Lúcia foi a última a votar e apenas acompanhou o relator, sem apresentar voto escrito. Além dela, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram para confirmar prisão preventiva.
INVESTIGADO PELA PF
Defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pede habeas corpus para o banqueiro ao STJ. Ele recebeu voz de prisão de um policial federal à paisana no momento em que passava no raio-x do Aeroporto de Guarulhos para sair do Brasil na segunda-feira passada (17).
BOLETIM FOCUS
Taxa Selic vai voltar para um dígito, segundo economistas, mas só em 2028 — já a inflação deve continuar acima da meta por bastante tempo. Boletim Focus desta segunda diminuiu a projeção de juros para 2026 e 2028, projetando pela primeira a Selic em 9,75% em 2028.
VEJA PREÇO
Mais um adeus à B3: Controladora da Neoenergia (NEOE3) lança OPA para comprar ações e retirar empresa da bolsa. A espanhola Iberdrola Energia ofereceu um prêmio de 8% para o preço dos papéis da Neoenergia; confira o que acontece agora.
SEM RELAÇÕES
Banco Master: Light (LIGT3) e Gafisa (GFSA3) dizem não ter exposição ao banco, após questionamentos da CVM. A Light — em recuperação judicial — afirmou que não mantém qualquer relação comercial, operação financeira ou aplicação ligada ao Banco Master ou a instituições associadas ao conglomerado.
RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS
Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo. STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas.
13° do INSS
INSS começa a pagar o décimo terceiro de novos aposentados: veja quem recebe e como consultar. Quem entrou na folha após junho recebe o 13º integral do INSS nesta rodada; confira as datas e valores.
BRAND EXPERIENCE by BTG Pactual
Férias de verão: como a Conta Jovem do BTG Pactual pode ajudar pais e filhos a aproveitarem o melhor da estação. A Conta Jovem do BTG Pactual oferece ferramentas para jovens planejarem gastos e desenvolverem autonomia financeira com a supervisão dos pais.
RUMO À GLÓRIA ETERNA
Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025. Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul.
PRIMEIRO EMPREGO
O tempo está acabando: Tractian e MRV encerram inscrições nesta semana; veja esse e outros programas de estágio e trainee que pagam até R$ 8 mil. O Natal se aproxima, mas estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito.
MINIMALISMO NO MAPA
48 horas em Marfa: um roteiro essencial pelo oásis artístico texano. Hotéis históricos, restaurantes premiados e obras monumentais no meio do nada: o que fazer e ver na cidade que virou ícone do deserto.
As expectativas do norte-americano Rubio para a presidente venezuelana interina são claras, da reformulação da indústria petrolífera ao realinhamento geopolítico
Assim como na última temporada de Stranger Things, encontrar a abertura certa pode fazer toda a diferença; veja o FII que ainda é uma oportunidade e é o mais recomendado por especialistas
Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina
A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity
O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?
China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado
Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025
Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres
A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência
Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)
Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs
Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores
Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026
De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026
A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais
O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora
Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso
Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você
Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições
Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria