Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Não existe almoço grátis no mercado financeiro: verdades e mentiras que te contam sobre diversificação

A diversificação é uma arma importante para qualquer investidor: ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, mas essa estratégia não é gratuita

B3, bolsa de valores, ações, mercados.
B3, a operadora da bolsa brasileira. - Imagem: iStock

Você também recebe uma infinidade de emails inúteis todos os dias?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, isso não acontece só com você, e depois de um tempo me estressando para “zerar” a caixa de entrada todos os dias, eu simplesmente passei a ignorá-los.

Para você não achar que estou mentindo, segue um print do meu inbox com exatamente 65.501 mensagens não lidas, e que não me tiram mais nem um segundo de sono.

Ou seja, para que eu abra um email, ele precisa realmente chamar muito a minha atenção, e foi assim que eu me deparei com uma das coisas mais absurdas que já li no mercado financeiro – a pior parte, é que ele veio de um grande banco.

Existe almoço grátis no mercado financeiro?

Você já deve ter ouvido falar que não existe almoço grátis no mercado. Qualquer ativo ou decisão que possa trazer um benefício financeiro terá um custo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem uma opção baratinha de apenas um centavo será um almoço grátis, porque ela ainda te custou um centavo. 

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje

SEXTOU COM O RUY

Uma triste despedida, que pode ser bom sinal para os seus investimentos

Pois o tal email, escrito pela equipe de um dos maiores bancos do país, trazia a seguinte frase grifada em azul, para parecer um ensinamento importante para os investidores:

Diversificação continua sendo um dos poucos princípios incontestáveis em investimentos — o verdadeiro “almoço grátis” do mercado. 

Será que diversificação é realmente um almoço grátis, ou seja, um benefício sem custo algum?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversificação é importante, mas não é grátis

Não me entenda mal, diversificação é sim uma arma importante para qualquer investidor. Ajuda a diluir os riscos e aumenta as chances de você ter na carteira um ativo vencedor, capaz de se multiplicar por várias e várias vezes. 

O ponto é que essa estratégia não é gratuita. O tal email defendia a compra de bitcoin para diversificar, o que me parece um estratégia legal, mas poxa, vamos pensar um pouquinho: se você vai tirar dinheiro do bolso para comprar bitcoin, por definição isso já não se enquadra como um almoço grátis. 

Veja que isso serve para qualquer ativo: ouro, dólar, bitcoin, ações, obra de arte, que seja… qualquer diversificação representará um custo adicional, e mesmo que traga retornos formidáveis no futuro, não é grátis!

Toda escolha é uma renúncia, e toda escolha tem um risco

Outro ponto importante é que toda diversificação é uma escolha, e toda escolha envolve renúncias e riscos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especificamente em finanças, toda vez que você decide colocar dinheiro em um ativo diferente, indiretamente você está escolhendo não aumentar a  posição em um outro ativo que você já possui na carteira. 

E se esse ativo que você já tinha subir muito mais do que o que você acabou de comprar, você deixará de ganhar dinheiro por conta da diversificação. Isso não me parece um almoço grátis. 

Existe um cenário ainda pior. Pode acontecer de esse novo ativo despencar e fazer você perder muito dinheiro. Isso parece um almoço grátis para você? Nem um pouco. 

Ou seja, a diversificação tem sim as suas vantagens, mas está longe de ser uma estratégia infalível no mercado várias pesquisas importantes mostram que diversificar demais tende a atrapalhar os retornos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verdades do mercado: diversificar demais é ruim

Diversificar exageradamente pode se tornar um problema, porque você deixa de investir em ativos que têm mais confiança para, no limite, comprar qualquer porcaria que passar na sua frente.

Existem diversos estudos sobre diversificação e sobre qual seria a quantidade ideal de ativos em um portfólio. Não há uma resposta exata para esse problema, mas a maioria desses estudos apontam que uma diversificação exagerada é prejudicial para o retorno da sua carteira. 

Um dos artigos mais famosos sobre o assunto é de Evans e Archer, e é resumido pelo gráfico abaixo. 

Evans, J.L. and Archer, S.H. (1968), DIVERSIFICATION AND THE REDUCTION OF DISPERSION: AN EMPIRICAL ANALYSIS. The Journal of Finance, 23: 761-767.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo eles, a partir de uns 20 ativos, as particularidades de cada ação começam a perder importância para assuntos mais sistêmicos.

Por exemplo, se você tem oitenta ações na carteira, pouco importa se a Vivara (VIVA3) soltou um excelente resultado e subiu 8%. Com tantos ativos, é bem provável que uma fala do presidente ou uma decisão sobre tarifas nos Estados Unidos tenha muito mais influência na sua carteira do que a melhora dos fundamentos das suas ações.

E nesse caso, seria muito mais fácil e barato ter comprado ETFs do índice (BOVA11 ou BOVX11) do que ter gastado tempo comprando 80 ações diferentes.

Voltando à sugestão de diversificar o seu portfólio com bitcoin, eu também sou à favor dessa estratégia, e inclusive deixo aqui essa lista exclusiva de criptomoedas encontradas pela equipe da Empiricus Research.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas lembre-se que diversificação não é um almoço grátis, e desconfie toda vez que escutar essa expressão. 

Um abraço e até a próxima semana!

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra o prédio do banco central visto de baixo. o céu está bem azul com poucas nuvens ao fundo 4 de agosto de 2026 - 8:24
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 4 de agosto de 2026 - 7:20

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juros: o corte que cabe e o corte que custa

4 de agosto de 2026 - 7:20
Imagem criada por inteligência artificial mostra uma fila de pessoas para usar um aparelho em uma academia. Homens e mulheres aguardam para usar o equipamento de crossover 3 de agosto de 2026 - 8:27
Aperto de mãos representando apoio entre amigos ou colegas de trabalho 2 de agosto de 2026 - 8:00
30 de julho de 2026 - 8:32
Microsoft 29 de julho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um olhar mais detalhado sobre as hyperscalers

29 de julho de 2026 - 20:00
28 de julho de 2026 - 8:21
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 28 de julho de 2026 - 7:35
Blocos representam escolha e seletividade 27 de julho de 2026 - 15:19
24 de julho de 2026 - 8:30
Imagem mostra um investidor preocupado olhando para um tablet com gráfico de um papel em queda, com prejuízo 23 de julho de 2026 - 8:17
Imagem traz um corte de um título de eleitor 22 de julho de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E nessa loucura de dizer que não te quero 

22 de julho de 2026 - 19:55
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 21 de julho de 2026 - 7:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar