B3 deitada em berço esplêndido — mas não eternamente — e o que mexe com os mercados neste segunda-feira (29)
Por aqui, investidores aguardam IGP-M e Caged de agosto; nos EUA, Donald Trump negocia para evitar paralisação do governo

Nada mais fácil (e sem graça) do que ser o maioral num mercado sem concorrência. Não é preciso oferecer o melhor serviço, tampouco se preocupar com preços.
Por muitos anos, tem sido mais ou menos assim a vida da B3, a bolsa brasileira. Sem brincadeira, já faz uns 15 anos desde que começaram a surgir as primeiras ideias de uma nova bolsa no Brasil, sempre pensando em enfrentar o atual monopólio.
Mas, agora, parece que o negócio ficou sério de verdade. A sensação no mercado é de que essa possibilidade nunca esteve tão próxima. E tem gente séria na jogada.
Afinal, temos espaço por aqui para mais de uma bolsa? E o que deve acontecer com a B3 com a chegada de novos players? Para entender esse cenário que se avizinha, você pode ler a reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro.
Os melhores momentos do Macro Day
POWERED BY BTG PACTUAL
Não conseguiu acompanhar o Macro Day? Nós reunimos os melhores momentos do evento sobre macroeconomia global realizado pelo BTG Pactual; confira aqui.
Leia Também
Pequenas notáveis, saudade do que não vivemos e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (26)
Esquenta dos Mercados
O Ibovespa encerrou a sessão de sexta-feira (26) em alta de 0,10%, aos 145.447. Porém, o principal índice da B3 acumulou uma leve queda de 0,29% na última semana.
Nesta segunda-feira (29), os investidores estão de olho na publicação do IGP-M e do Caged de agosto.
No mercado internacional, o destaque fica por conta das negociações de Donald Trump para evitar a paralisação do governo dos EUA, enquanto investidores se preparam para o payroll, que será divulgado na sexta-feira (3). Confira aqui tudo o que agita os mercados nesta semana.
Em meio às expectativas, as bolsas asiáticas encerraram o pregão de hoje majoritariamente em alta. O bom humor dos mercados também chegou à Europa, e os principais índices europeus amanheceram no azul.
Em Wall Street o cenário não é diferente: os índices futuros de Nova York iniciam o dia com valorização.
Outros destaques do Seu Dinheiro:
VIVER DE RENDA
Quanto custa se aposentar nas melhores cidades do Brasil para aposentados? Se preparar para a aposentadoria não é somente sobre quanto dinheiro você terá na conta, é sobre o que esse capital precisa comprar no futuro.
MERCADO CRIPTO
De Apple, Tesla (TSLA) e Coinbase para o Nubank (ROXO34): conheça o novo diretor de criptomoedas do banco digital. O novo executivo se dedicará a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da plataforma Nubank Cripto.
COMPRAR OU VENDER
BB Seguridade (BBSE3) ainda vale a pena? BTG Pactual dá a resposta. Segundo os analistas, após reunião com investidores em São Paulo, a gestão da empresa mostrou confiança em 2025.
RECORDE ATRÁS DE RECORDE
Fundo imobiliário TRXF11 sobe o sarrafo e anuncia emissão recorde para captar até R$ 3 bilhões. A operação também vem na esteira de um outro marco: o FII atingiu a marca de 200 mil investidores.
VELHAS CONHECIDAS
Do Guaraná Antarctica à Lacta: marcas centenárias brasileiras que deram a volta por cima. Nem só de tradição vive uma marca: conheça empresas centenárias que ousaram mudar para sobreviver.
IMPACTOS NO TIJOLO
Setor de construção tropeça no juro alto e corta projeções. O recuo das previsões de crescimento da construção também reflete o desaquecimento da economia brasileira como um todo.
FALTA POUCO
Petrobras (PETR4) protocola resposta ao Ibama e fica mais perto de explorar a Margem Equatorial. O procedimento é a etapa final do processo de licenciamento ambiental para exploração do bloco.
DESINVESTIMENTO BILIONÁRIO
Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, se desfaz de ações da BYD, e empresa responde. Buffett encerrou participação de 17 anos na BYD; a saída começou em 2022 e foi concluída após anos de valorização.
BIG TECH SOB PRESSÃO
Trump quer a demissão da presidente de assuntos globais da Microsoft — entenda o que está por trás da exigência. A executiva atuou como assessora sênior de segurança nacional no governo do Barack Obama e procuradora-geral adjunta na administração de Joe Biden.
LÁ VAMOS NÓS DE NOVO…
“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira. Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir dirigentes do Fed à vontade.
RELAÇÕES COMERCIAIS EM FOCO
Secretário dos EUA coloca Brasil na lista dos países que precisam ‘consertar’ o comércio. Em entrevista publicada no sábado (27), Lutnick mencionou outros três países sobre os quais os EUA ainda esperam concessões.
BANCO AO RESGATE
BNDES vai proteger empresas prejudicadas por tarifas de Trump, diz Mercadante. O presidente do BNDES avaliou que o Brasil “entrou de gaiato” nas tarifas de Trump e também defendeu a fiscalização das fintechs no Brasil.
NA VISÃO DO MINISTRO
Haddad sai em defesa da reforma tributária e vê abuso de recuperação judicial por setores da economia. Em entrevista neste sábado (27), o ministro discutiu medidas para combater a corrupção e fraudes tributárias no Brasil.
ELEIÇÕES NO RADAR
Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP. Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar.
ENERGIA EM FOCO
Conta de luz terá alívio em outubro: Aneel reduz bandeira tarifária. Com a piora nas expectativas de chuva, os brasileiros viram a bandeira tarifária ser elevada para vermelha patamar 2 em agosto deste ano.
NA CARTEIRA
É hora compra de comprar LVBI11? Santander diz que sim e revela FIIs favoritos. Apesar de recomendar compra para o LVBI11, o banco ainda prefere outros dois fundos do segmento de galpões.
MULHERES NO TOPO?
Mulheres CEOs duram menos tempo no cargo do que homens, mostra levantamento. O estudo também revela que as mulheres têm menos acesso aos cargos que tradicionalmente servem de trampolim para o posto de CEO.
FALTA MENOS DE UM ANO…
Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece. Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Economia burra? Atitudes que fazem você gastar mais com o carro enquanto acha que está reduzindo custos. Descubra como atitudes populares para economizar com o carro podem, na verdade, aumentar seus custos e prejudicar a vida útil do veículo.
Dois coelhos com uma cajadada só, um grande encontro e o que move os mercados nesta terça-feira (23)
Investidores acompanham hoje ata do Copom, início da Assembleia Geral da ONU e discurso do presidente do Fed
80 anos de ONU: discursos idealistas, cofres vazios e investidores correndo para o ouro
Ao mesmo tempo em que busca reafirmar seu papel global, a ONU enfrenta talvez a mais profunda crise de legitimidade e de recursos de sua história
Felipe Miranda: O novo ouro é… o próprio ouro
Há uma narrativa de que o bitcoin seria o “ouro digital”, mas existem motivos pelos quais o paralelo com o metal precioso não é tão correto assim
Quem quer dinheiro? Uma jogada de mestre com o ouro, e o que mexe com os mercados nesta segunda-feira (22)
Dia tem discursos de dirigentes do Banco Central da Inglaterra e do Federal Reserve; investidores também se preparam para a Assembleia Geral da ONU, que começa amanhã
Petrobras (PETR4): novo plano estratégico pode abrir as portas para mais dividendos aos acionistas; saiba o que esperar
Estamos perto da divulgação do Plano Estratégico 2026-2030 da Petrobras, o que pode ser um catalisador relevante para os papéis da estatal
Super Quarta de contrastes: a liquidez vem lá de fora, a cautela segue aqui dentro
Fed inicia novo ciclo de cortes, Copom sinaliza flexibilização futura e mercados globais reagem à virada monetária que impulsiona ativos de risco
O melhor aluno da sala fazendo bonito na bolsa, e o que esperar dos mercados nesta quinta-feira (18)
Investidores ainda reagem às decisões e declarações da Super Quarta; no Reino Unido e no Japão, definição de juros vem hoje
Rodolfo Amstalden: A falácia da “falácia da narrativa”
Pela visão talebiana, não conseguimos nos contentar com o simples acaso, precisamos sempre de uma explicação para o que está acontecendo
Como a Super Quarta mexe com os seus investimentos, e o que mais move os mercados nesta quarta-feira (17)
Após mais um recorde na bolsa brasileira, investidores aguardam decisão sobre juros nos EUA e no Brasil
Para qual montanha fugir, Super Quarta e o que mexe com os mercados nesta terça-feira (16)
À espera da definição da política monetária nos EUA e no Brasil, investidores repercutem aviso de que Trump deve anunciar reação após condenação de Bolsonaro
Felipe Miranda: A neoindustrialização brasileira (e algumas outras tendências)
Fora do ar condicionado e dos escritórios muito bem acarpetados, há um Brasil real de fronteira tecnológica, liderando inovação e produtividade
O que a inteligência artificial vai falar da sua marca? Saiba mais sobre ‘AI Awareness’, a estratégia do Mercado Livre e os ‘bandidos’ das bets
A obsessão por dados permanece, mas parece que, finalmente, os CMOs (chief marketing officer) entenderam que a conversão é um processo muito mais complexo do que é possível medir com links rastreáveis
A dieta do Itaú para não recorrer ao Ozempic
O Itaú mostrou que não é preciso esperar que as crises cheguem para agir: empresas longevas têm em seu DNA uma capacidade de antecipação e adaptação que as diferenciam de empresas comuns
Carne nova no pedaço: o sonho grande de um pequeno player no setor de proteína animal, e o que move os mercados nesta quinta (11)
Investidores acompanham mais um dia de julgamento de Bolsonaro por aqui; no exterior, Índice de Preços ao Consumidor nos EUA e definição dos juros na Europa
Rodolfo Amstalden: Cuidado com a falácia do take it for granted
A economia argentina, desde a vitória de Javier Milei, apresenta lições importantes para o contexto brasileiro na véspera das eleições presidenciais de 2026
Roupas especiais para anos incríveis, e o que esperar dos mercados nesta quarta-feira (10)
Julgamento de Bolsonaro no STF, inflação de agosto e expectativa de corte de juros nos EUA estão na mira dos investidores
Os investimentos para viver de renda, e o que move os mercados nesta terça-feira (9)
Por aqui, investidores avaliam retomada do julgamento de Bolsonaro; no exterior, ficam de olho na revisão anual dos dados do payroll nos EUA
A derrota de Milei: um tropeço local que não apaga o projeto nacional
Fora da região metropolitana de Buenos Aires, o governo de Milei pode encontrar terreno mais favorável e conquistar resultados que atenuem a derrota provincial. Ainda assim, a trajetória dos ativos argentinos permanece vinculada ao desfecho das eleições de outubro.
Felipe Miranda: Tarcisiômetro
O mercado vai monitorar cada passo dos presidenciáveis, com o termômetro no bolso, diante da possível consolidação da candidatura de Tarcísio de Freitas como o nome da centro-direita e da direita.
A tentativa de retorno do IRB, e o que move os mercados nesta segunda-feira (8)
Após quinta semana seguida de alta, Ibovespa tenta manter bom momento em meio a agenda esvaziada