🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

B3 deitada em berço esplêndido — mas não eternamente — e o que mexe com os mercados neste segunda-feira (29)

Por aqui, investidores aguardam IGP-M e Caged de agosto; nos EUA, Donald Trump negocia para evitar paralisação do governo

29 de setembro de 2025
7:54 - atualizado às 8:04
B3 (B3SA3), operadora da bolsa brasileira, ações, mercados, Ibovespa, renda variável
Espaço B3, da B3 (B3SA3), operadora da bolsa brasileira. - Imagem: Divulgação

Nada mais fácil (e sem graça) do que ser o maioral num mercado sem concorrência. Não é preciso oferecer o melhor serviço, tampouco se preocupar com preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por muitos anos, tem sido mais ou menos assim a vida da B3, a bolsa brasileira. Sem brincadeira, já faz uns 15 anos desde que começaram a surgir as primeiras ideias de uma nova bolsa no Brasil, sempre pensando em enfrentar o atual monopólio.

Mas, agora, parece que o negócio ficou sério de verdade. A sensação no mercado é de que essa possibilidade nunca esteve tão próxima. E tem gente séria na jogada.

Afinal, temos espaço por aqui para mais de uma bolsa? E o que deve acontecer com a B3 com a chegada de novos players? Para entender esse cenário que se avizinha, você pode ler a reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro.

Os melhores momentos do Macro Day

POWERED BY BTG PACTUAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não conseguiu acompanhar o Macro Day? Nós reunimos os melhores momentos do evento sobre macroeconomia global realizado pelo BTG Pactual; confira aqui.

Leia Também

Esquenta dos Mercados

O Ibovespa encerrou a sessão de sexta-feira (26) em alta de 0,10%, aos 145.447. Porém, o principal índice da B3 acumulou uma leve queda de 0,29% na última semana.

Nesta segunda-feira (29), os investidores estão de olho na publicação do IGP-M e do Caged de agosto.

No mercado internacional, o destaque fica por conta das negociações de Donald Trump para evitar a paralisação do governo dos EUA, enquanto investidores se preparam para o payroll, que será divulgado na sexta-feira (3). Confira aqui tudo o que agita os mercados nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio às expectativas, as bolsas asiáticas encerraram o pregão de hoje majoritariamente em alta. O bom humor dos mercados também chegou à Europa, e os principais índices europeus amanheceram no azul.

Em Wall Street o cenário não é diferente: os índices futuros de Nova York iniciam o dia com valorização.

Outros destaques do Seu Dinheiro:

VIVER DE RENDA
Quanto custa se aposentar nas melhores cidades do Brasil para aposentados? Se preparar para a aposentadoria não é somente sobre quanto dinheiro você terá na conta, é sobre o que esse capital precisa comprar no futuro.

MERCADO CRIPTO
De Apple, Tesla (TSLA) e Coinbase para o Nubank (ROXO34): conheça o novo diretor de criptomoedas do banco digital. O novo executivo se dedicará a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da plataforma Nubank Cripto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPRAR OU VENDER
BB Seguridade (BBSE3) ainda vale a pena? BTG Pactual dá a resposta. Segundo os analistas, após reunião com investidores em São Paulo, a gestão da empresa mostrou confiança em 2025.

RECORDE ATRÁS DE RECORDE
Fundo imobiliário TRXF11 sobe o sarrafo e anuncia emissão recorde para captar até R$ 3 bilhões. A operação também vem na esteira de um outro marco: o FII atingiu a marca de 200 mil investidores.

VELHAS CONHECIDAS
Do Guaraná Antarctica à Lacta: marcas centenárias brasileiras que deram a volta por cima. Nem só de tradição vive uma marca: conheça empresas centenárias que ousaram mudar para sobreviver.

IMPACTOS NO TIJOLO
Setor de construção tropeça no juro alto e corta projeções. O recuo das previsões de crescimento da construção também reflete o desaquecimento da economia brasileira como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALTA POUCO
Petrobras (PETR4) protocola resposta ao Ibama e fica mais perto de explorar a Margem Equatorial. O procedimento é a etapa final do processo de licenciamento ambiental para exploração do bloco.

DESINVESTIMENTO BILIONÁRIO
Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, se desfaz de ações da BYD, e empresa responde. Buffett encerrou participação de 17 anos na BYD; a saída começou em 2022 e foi concluída após anos de valorização.

BIG TECH SOB PRESSÃO
Trump quer a demissão da presidente de assuntos globais da Microsoft — entenda o que está por trás da exigência. A executiva atuou como assessora sênior de segurança nacional no governo do Barack Obama e procuradora-geral adjunta na administração de Joe Biden.

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO…
“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira. Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir dirigentes do Fed à vontade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RELAÇÕES COMERCIAIS EM FOCO
Secretário dos EUA coloca Brasil na lista dos países que precisam ‘consertar’ o comércio. Em entrevista publicada no sábado (27), Lutnick mencionou outros três países sobre os quais os EUA ainda esperam concessões.

BANCO AO RESGATE
BNDES vai proteger empresas prejudicadas por tarifas de Trump, diz Mercadante. O presidente do BNDES avaliou que o Brasil “entrou de gaiato” nas tarifas de Trump e também defendeu a fiscalização das fintechs no Brasil.

NA VISÃO DO MINISTRO
Haddad sai em defesa da reforma tributária e vê abuso de recuperação judicial por setores da economia. Em entrevista neste sábado (27), o ministro discutiu medidas para combater a corrupção e fraudes tributárias no Brasil.

ELEIÇÕES NO RADAR
Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP. Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENERGIA EM FOCO
Conta de luz terá alívio em outubro: Aneel reduz bandeira tarifária. Com a piora nas expectativas de chuva, os brasileiros viram a bandeira tarifária ser elevada para vermelha patamar 2 em agosto deste ano.

NA CARTEIRA
É hora compra de comprar LVBI11? Santander diz que sim e revela FIIs favoritos. Apesar de recomendar compra para o LVBI11, o banco ainda prefere outros dois fundos do segmento de galpões.

MULHERES NO TOPO?
Mulheres CEOs duram menos tempo no cargo do que homens, mostra levantamento. O estudo também revela que as mulheres têm menos acesso aos cargos que tradicionalmente servem de trampolim para o posto de CEO.

FALTA MENOS DE UM ANO…
Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece. Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REDUÇÃO DE CUSTOS
Economia burra? Atitudes que fazem você gastar mais com o carro enquanto acha que está reduzindo custos. Descubra como atitudes populares para economizar com o carro podem, na verdade, aumentar seus custos e prejudicar a vida útil do veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Japão como paraíso de compras para investidores, balanços de Ambev (ABEV3), Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e o que mais move a bolsa hoje

12 de fevereiro de 2026 - 8:59

O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos dizer que a Bolsa brasileira ficou cara? 

11 de fevereiro de 2026 - 19:50

Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja se vale a pena atualizar o valor de um imóvel e pagar menos IR e se o Banco do Brasil (BBAS3) já começa a sair do fundo do poço

11 de fevereiro de 2026 - 9:39

Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O equilíbrio no Japão que afeta o mundo todo, as vantagens do ESG para os pequenos negócios e o que mais move as bolsas hoje

10 de fevereiro de 2026 - 9:30

Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Entre estímulo e dívida: o novo equilíbrio do Japão após uma eleição que entra para a história

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar